Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

#350531 | jbpl71 | 23 set 2014 07:30

Caros,

Investigo a família Leal de Vale Formoso, antiga Aldeia do Matto, Concelho da Covilhã.

De momento investigo minha penta-avó(?!)

Genoveva Leal (também referida como Genoveva Ritto casada Joam Lopes/João Esteves, FILHA de Manoel Leal e Rita Mendes, todos do mesmo Vale Formoso.

tiveram os seguintes filhos (pelo menos!):

Maria Leal (n. 1819 - minha Tetra-avó), casada com Manoel Antunes da Costa/Caixinha -> descendência de apelidos Leal ou Elvas

António Lopes Leal (n. 1804), casado com Maria Soares Louro -> descendência de apelido Soares Louro

Manoel Esteves Leal (n. ?) casado com Joaquina Soares -> descendência de apelido Esteves Ritto

Se estes nomes já pareceram nas pesquisas de alguns confrades, agradecia que pudéssemos trocar informação, pois estou com alguma dificuldade em "subir" nesta genealogia, bem como relacionar todos os "LEAL/LIAL" de vale formoso no Sec. XIX.

Agradeço de antemão

José Leal

Resposta

Link directo:

Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

#350533 | Tgalvao | 23 set 2014 10:52 | Em resposta a: #350531

Caro José Leal, tenho ascendentes em Vila do Mato com o apelido Esteves.

I - Tomé Esteves cc Maria Francisca foram pais de:

II - Manuel Esteves "Trintário", nascido em Aldeia do Mato, por volta de 1680/70 cc Maria Rodrigues, filha de Manuel Rodrigues Ratinho de S. Tiago da Covilhã e sua mulher Maria Rodrigues, possivelmente do mesmo lugar. Viveram em S. Tiago da Covilhã e foram pais de:

III - Dr. Silvestre Esteves da Fonseca, nascido em 1708 em S. Tiago da Covilhã cc Dona Luisa de Gouveia Pinto ou Pinto de Gouveia.

Esta descendência continua até mim. Quando chegar a tempos mais recuados talvez possamos aqui entroncar alguns antepassados, ficarei a aguardar notícias suas.

Cumprimentos,

Tiago F. M. Galvão

Resposta

Link directo:

Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

#350534 | Tgalvao | 23 set 2014 10:53 | Em resposta a: #350531

Na mensagem anterior queria dizer Aldeia do Mato, ao invés de Vila do Mato ***

Resposta

Link directo:

Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

#350535 | jbpl71 | 23 set 2014 11:03 | Em resposta a: #350533

Caro Tiago,

Obrigado pela sua resposta.

No meu ramo, o Esteves mais recuado que encontro é a Maria Esteves, nascido em Urjais, que casou com Manoel da Rosa "Bichinho(?)" da Aldeia do Mato, e que estimo terem nascido pelos 1750 (estimando gerações de 25 anos - os seus netos nascem a partir de 1803)

São pais de João Esteves/Lopes (ainda não consegui perceber se são uma ou duas pessoas diferentes), que casou com a Genoveva Leal(Ritto) que menciono no email acima - tenho a certidão de nascimento dela pedida à TT há tempo, mas ainda não a recebi. Também pedi a de João Esteve/Lopes, mas com as incertezas que ainda tenho, é possível que neste pedido não tenha sucesso

De qualquer forma, quando conseguir mais informação sobre os "meus" Esteves, partilharei aqui.

José Leal

Resposta

Link directo:

Genoveva LEAL/Ritto - Aldeia do Matto/Vale Formoso (Covilhã)

#350545 | Tgalvao | 23 set 2014 15:19 | Em resposta a: #350531

Caro confrade,

Não consigo encontrar aqui uma correspondência, de qualquer forma, uma vez que vejo que tem ascendentes dessa zona, recomendo-lhe uma leitura do blog:

http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt

há muitas referências a pessoas que viveram nessa zona e arredores.

Um bem haja,
Tiago G.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen