"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#349729 | jbpl71 | 30 ago 2014 14:08

Caros Confrades,

A memória familiar lembra um tio-avô que morreu em França, na grande guerra. Sei que era conhecido como o "Sentinela 9 de Abril" por causa de algum evento durante a guerra que não conhecemos.

Tinha de apelido Rodrigues Viegas mas o primeiro nome não é claro, será Manoel ou Henrique (o nome de dois irmãos, não sabemos qual foi para a guerra).

Já procurei na lista oficial de mortos, mas o nome não consta - saberão os confrades apontar-me em alguma direcção que me permita encontrar o rasto a este meu tio-avô?

Muito grato

José Leal

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#349940 | jbpl71 | 05 set 2014 13:49 | Em resposta a: #349729

Renovo a pergunta na esperança de resposta

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#349960 | rfmc | 05 set 2014 21:46 | Em resposta a: #349729

Caro José Leal;
... Sugiro que indique mais elementos do seu familiar.... Localidade a que pertencia, data
do nascimento... qual a diferença de idades em relação ao outro irmão etc....
Pergunto; vc. tem em seu poder os registos de nascimento desses seus tios-avôs?...como
vê as hipóteses são bastantes, desde que se explorem! ....
Cumprimentos
Ana Simões
-

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#350031 | jbpl71 | 08 set 2014 10:38 | Em resposta a: #349960

Cara Ana,

As pessoas em causa são:

Manoel Rodrigues Viegas, nascido em Alcântara Lisboa em 2/10/1889
Henrique Rodrigues Viegas, nascido em AlCântara, Lisboa, em 29/2/1892

Tenho os registos de nascimento, mas não têm nenhuma anotação extra. A única coisa que sei destes é que um foi oficial de Marinha e morreu num acidente (caiu do barco, bateu com a cabeça no cias), e o outro morreu em França na primeira grande guerra, tendo como alcunha "Sentinela 9 de Abril". É este último "factoide" que tento seguir na esperança que os registos do CEP ou outros registos de história militar o pudessem revelar, mas até agora sem sucesso. Sei que 9 de Abril foi a data da nossa derrota na batalha de La Lys, mas não consigo tirar nenhum significado a partir dai.

Com a mesma informação consegui encontrar rasto de dois irmãos:

- António Rodrigues Viegas, (13/1/1895-30/11/1976) que esteve no 2º Batalhão de Artilharia de Costa entre 1917 e 1918 ,e cuja história estou a investigar - sei que mais tarde veio a ser governador provincial em Moçambique, em Quelimane.

- Jorge Rodrigues Viegas (19/7/1899-?) que foi para os EUA e foi recrutado lá para participar na guerra, mas tão tarde que não é plausível ter participado. Estou também a tentar deslindar a história dele - já o encontrei marinheiro em vários Barcos registados a chegar aos EUA.

Se a Ana ou alguém me puder dar alguma dica onde eu poderei procurar mais finromação eu ficarei mujo agradecido,

José Leal (sobrinho neto destes senhores Rodrigues Viegas)

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#350042 | Cora | 08 set 2014 18:15 | Em resposta a: #349729

Boa tarde,

encontrei este artigo no Luso Jornal, de 2010, que parece bastante interessante.

http://www.lusojornal.com/archives/unefr252.pdf

Quem sabe pode lá encontrar alguma pista, ou local onde procurar ... ou até entrar em contacto com algumas das pessoas que participaram ou escreveram o artigo ?

Boa sorte nas pesquisas !

Fátima Belling

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#350043 | Cora | 08 set 2014 18:19 | Em resposta a: #349729

... e já agora, quando fala da "memória familiar" ... existe ainda alguém na família que se recorde como surgiu esta alcunha ... através de alguma carta do próprio por exemplo ? Algum amigo sobrevivente ?

Qualquer informação, mesmo que muito ténue, pode levar a uma pista ...

Resposta

Link directo:

"Sentinela 9 de Abril" falecido na 1ª grande guerra

#354617 | catialvw | 10 fev 2015 23:27 | Em resposta a: #350031

Muito boa noite
Eu sou neta do Antonio Rodrigues Viegas, fiquei muito surpreendida e feliz com a sua pesquisa. Sou filha de Luiz Dias Viegas, filho mais novo de Antonio R.V.

Agradecia contacto consigo,

Cumprimentos

Catia Viegas Wesolowska

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 23:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen