Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349178 | maria engracia | 12 ago 2014 15:09

A historia contada por minha familia é que meu trisavô é natural de Cachoeiras de Basto, Provincia de Tras dos Montes, Portugal.Vieram para o Brasil quatro irmãos Jose Antonio Texeira Basto , Francisco Texeira Basto, Manoel Texeira Basto e Domingos Texeira Basto.
Meu trisavô é Domingos Texeira Basto que casou no Brasil com Rosa de Oliveira.
-Jose Antonio Texeixa Basto casou com Emilia de Oliveira Basto filha de seu irmão Domingos e foi Comendador.
-Francisco Texeira Basto não casou.
-Manoel Texira Basto casou com Alexandrina.
Conheço toda a descendência destes quatro irmãos, agora gostaria muito de saber sobre os seus ancestrais.
Gostaria muito da ajuda de todos.

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349239 | MCNN | 13 ago 2014 23:45 | Em resposta a: #349178

Cara Maria Engrácia

Eu não conheço nenhuma terra com o nome de Cachoeiras do Basto em Portugal.

Mas existe uma outra localidade com o nome foneticamente parecido, estou a falar de Cabeceiras de Basto. Por coincidência (ou talvez não) aparentemente existe um lugar no concelho de Cabeceiras de Basto que se chama Cachoeira.

Cabeceiras de Basto fica no Norte de Portugal, distrito de Braga, mas não fica em Trás-os-Montes.

Tem alguma noção, mesmo que aproximada, dos anos de nascimento desses seus familiares ?

E sabe em que anos é que eles foram para o Brasil ?

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349242 | lezico | 14 ago 2014 04:58 | Em resposta a: #349178

http://www.politicamentealagoano.com/2013/04/comendador-teixeira-basto.html

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349253 | maria engracia | 14 ago 2014 13:29 | Em resposta a: #349178

Caro Cesar,
Como falei ,são quatro irmãos que vieram de Portugal para o Brasil.O mais velho José Antonio Teixeira Basto nasceu em Portugal em 26 de Abril de 1857 e faleceu em Rio Largo/Maceió/Brasil em 05 de Outubro de 1918 viveu uns vinte anos no Recife depois mudou-se para Maceio onde prosperou bastante, foi comendador . Casou com a filha do seu irmão Domingos, chamada Emilia de Oliveira Basto , ficando viuvo casou com Umbelina de Oliveira Basto irmã de Emilia.
Não sei se os irmãos chegaram juntos de Portugal ou se vieram depois, a chamado do irmão mais velho.Os outros irmãos foram Francisco Teixeira Basto,Manoel Teixeira Basto e Domingos Teixeira Basto este meu trisavô , casado com Rosa de Oliveira tiveram seis filhos :
Alfredo, Umbelina, Emilia, Candida, Ana e Maria .
A informação da cidade que eles nasceram foi dada pela familia pode existir realmente erro.Localizei um registro de casamento do primeiro filho de Domingos, Alfredo de Oliveira Basto que nasceu em 05/07/1862 batizado na Matriz do Campo Santo Recife casou com Zulmira Eugenia Teixeira Basto ( que era filha de seu tio Manoel Teixeira Basto)o casamento foi em 20 de setembro de 1863.
Gostaria muito de localizar seus ancestrais.Agradeço a todos que me ajudarem .Conto com você Cesar.

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349254 | maria engracia | 14 ago 2014 13:45 | Em resposta a: #349242

Realmente tem esse trabalho, feito pelo Arnaldo Paiva, mais como ele, estou em busca dos ancestrais do comendador e seus irmãos em Portugal preciso da ajudas de meus colegas portugueses.Acredito que vou conseguir, obrigada a todos,
Maria Engracia

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349273 | lezico | 15 ago 2014 04:51 | Em resposta a: #349178

Mas parece-me que ele saberá dados que podem ser muito úteis, por exemplo, para afirmar que José Antonio Teixeira Basto viveu meio século no Brasil deverá saber a data de chegada. E talvez saiba em que freguesia de Cabeceiras de Basto ele nasceu.

De certeza que José Antonio era o mais velho? Ele teria cerca de 11 anos quando chegou ao Brasil!

Encontrei este anúncio fúnebre de um Domingos Teixeira Basto, de 1890. Já era avô na altura em que José Antonio tinha só 33 anos.

http://memoria.bn.br/docreader/cache/5477001836783/I0006731-12PX=001080PY=001239.JPG

Pode ser coincidência, já que algumas coisas não parecem bater certo com o que diz, mas são imensas as coincidências! Pelo anúncio este Domingos parece ter filhos com os nomes
Alfredo, Cândida e Ana, como o seu trisavô. A ausência do nome de Emília podia ser explicada por já ter falecido e Umbelina e Maria estariam listadas apenas como esposas dos seus maridos. Portanto quanto aos filhos apenas não bate certo com o que disse parecerem existir mais 2: José e Antonio.

Também não bate certo o nome da esposa de Domingos, que morreu um ano antes: Cândida Gomes de Oliveira Basto.
http://ufdc.ufl.edu/AA00011611/18792/6x?vo=31&vp=1228,4391 (perto do fim da página)

Encontrei o casamento dos dois (o nome da noiva está um pouco diferente) no índice, mas o livro respetivo não parece ter nada a ver com o índice, deve haver algum erro:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-17371-1403-9?cc=2177293&wc=MHN5-BZ9:371209401,373252701,373608801


O que escreveu sobre Alfredo de Oliveira Basto também não bate certo, nem entre si (casou com 1 ano de idade?) nem com a afirmação de que Domingos era mais novo que José António.



São mesmo muitas coincidências ou é este o seu trisavô?

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349294 | maria engracia | 15 ago 2014 18:19 | Em resposta a: #349273

Olá caro amigo,
Fico feliz em uma resposta em tão pouco tempo.Vou entrar em contato com o Alfredo Paiva, para saber de mais alguns dados, essa data de nascimento e morte do comendador Jose Antonio Teixeira Basto retirei de site dele.Como falei encontrei uns banhos para o casamento de Alfredo de Oliveira Basto" Aos Dezessete de agosto de mil oitocentos e sessenta e dois nesta matriz do Campo Santo, solenemente batizei a Alfredo, branco, filho legitimo de Domingos Teixeira Basto e Ana Candida Gomes de Oliveira Basto, desta freguesia, nasceu em cinco de julho deste ano foi padrinho Jose Lourenço Gonçalves solteiro desta freguesia"
O primeiro link que mostra o convite para a missa de um ano do falecimento da esposa de Domingos ( no Diario de Pernambuco de 1890) maravilha ,o segundo link não consegui abrir, o terceiro é dos mormons como chegar a certidão de casamento?É o casal sim.
Vamos ao que sei para vc tentar ajudar: Domingos seria o quarto irmão , casado com "Rosa de Oliveira" hoje Candida Gomes de Oliveira eles tiveram 6 filhos 1- Alfredo de Oliveira Basto( meu trisavô) casado Zulmira Eugenia Teixeira Basto sua prima , filha do Manoel 2- Umbelina Teixeira Basto casada com o seu tio o comendador Jose Antonio Teixeira Basto que depois de viuvo de Emilia casou a segunda vez com a irmã de sua esposa Umbelina. 3- Emilia de Oliveira Basto casada com o comendador e que faleceu teve uma filha Leonor 4- Candida de Oliveira Basto( não tenho dados) 5- Ana de Oliveira Basto casada com Jose Pereira Leite. 6- Maria de Oliveira Basto casou com Adriano Teixeira de Albuquerque..
Quanto a Cachoeira ou Cabeceira de Basto realmente não sei informar, isso a familia vai passando e com os anos vai se perdendo, tenho que achar algum documento de Portugal que de alguma direção.
O meu e-mail. engraciaregis@hotmail.com
Fico muito grata com a ajuda de todos muitíssimo obrigada pelas informações..
Atenciosamente, Engracia

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#349296 | lezico | 15 ago 2014 19:09 | Em resposta a: #349178

Realmente a página deixou de estar disponível, tentemos assim:

http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=128066_01&pagfis=6651&pesq=&esrc=s
(na última coluna)

Pode ver os livros paroquiais do Recife aqui:
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FMHN2-FT5%3A371209401%3Fcc%3D2177293

Os assentos que encontrei foi em "Santíssimo Sacramento"

Desconfio que o livro de casamentos que lá está para o ano de casamento de Domingos estará trocado ou existiria outro a cobrir essa data, porque o que lá está nada tem a ver com o índice, pelo que vi.

Os óbitos de Domingos e Candida estão digitalizados com má resolução e têm um letra minúscula praticamente ilegível....

Domingos:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-17253-85389-41?cc=2177293&wc=MHNR-938:371209401,373252701,373626201 (2º nome)

Candida:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-17253-85834-31?cc=2177293&wc=MHNR-938:371209401,373252701,373626201 (por baixo de "Amaro, pardo")

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#351664 | maria engracia | 28 out 2014 20:09 | Em resposta a: #349178

Ola, obrigada pelos sites vão ajudar bastante.
Seria possível localizar o casamento de Manoel Teixeira Basto f.1881 e Maria Alexandrina Teixeira Basto f. 1876 ambos no Recife. Preciso muito saber os pais de Manoel Teixeira Basto.
Ou de Jose Antonio Teixeira Basto com Emilia primeira esposa ou Umbellina segunda esposa.
São irmãos.
Estou tentando mais não consigo achar, eles eram Portugueses.
Fico muito grata com sua ajuda,
Engracia

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#379419 | porciúncula99 | 01 abr 2017 21:09 | Em resposta a: #349178

Engracia,
Percebo que já fizeste um grande avanço na pesquisa sou Fernando Teixeira Basto Junior ,onde Manoel casado com Maria Alexandrina eram meus tataravós.Diante de sua pesquisa pude observar a data do casamento em 1881 algo mais?
Agaradeço ao demais também se puderem ajudar e aguardo retorno

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#379454 | engracia | 02 abr 2017 18:07 | Em resposta a: #379419

Olá Fernando, acredito sermos parentes. Qual nome de seus pais e seus avos? Ate onde você conhece da sua genealogia?.
A minha família no Brasil acredito ter a árvore praticamente terminada.Meu avô Manoel de Oliveira Basto casado com Noêmia Ramiro Basto , tiveram quatro filhos Carlos ( meu pai) Alfredo, Lucia, e Berenice.
O pai do meu avô, meu bisavô chamava-se Alfredo Teixeira Basto casado com sua prima Zulmira Eugenia Teixeira Basto.
O pai de Alfredo T. Basto chamava-se Domingos T. Basto
O pai de Zulmira Eugenia chamava-se Manoel Teixeira Basto
Vamos trocar dados vai me ajudar bastante meu e-mail engraciaregis@hotmail.com
Aguardo contato, Engrácia

**Eles moravam no Recife , depois de casado meu avô veio para Maceió

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#379517 | porciúncula99 | 03 abr 2017 17:05 | Em resposta a: #349178

Manoel Teixeira Basto(tataravô ) casado com Maria Alexandrina Teixeira Basto ,este casal teve 9 filhos o quinto filho seria Arthur Teixeira Basto(meu bisavô) casando com Rosa Lavra ,no qual tiveram 6 filhos,o mais velho Oscar Teixeira Basto( meu avô)casou-se com Luiza da Conceição Figueredo e tivera, 5 filhos: Fernando Teixeira Basto(este meu pai)Abigail Onildo,Eunice e Maria Celeste.
Bem é tudo que sei até agora, estou tentando buscar algo que me dê uma "luz" para achar a procedência destes 4 irmãos que vieram para o Brasil.

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#379525 | engracia | 03 abr 2017 18:22 | Em resposta a: #379517

Ola primo Fernando,
O que sempre me foi passado pela família é que quatro portugueses : Domingos, Francisco , Manoel e Jose Antonio Teixeira Basto , vieram para o Brasil, acredito que desembarcaram no Rio de Janeiro pois o Francisco continuou no Rio após a vinda dos três irmão para o Recife. O meu trisavô, também é o Manoel Teixeira Basto que casou Alexandrina de Oliveira .Tiveram os filhos: :Manoel Filho, Alberto,Aureliano ,Arthur Teixeira Basto ( seu seu bisavô) que casou com Rosa Lavra, Maria Alexandrina( Marroquinha) , Zulmira Eugênia ( Yayá) esta minha bisavó casada com um primo dela Alfredo Teixeira Basto, depois veio Luiza, Maria Carolina e Amalia.
Acho a um ano mais ou menos encontrei aqui mesmo no Geneall uma pessoa de Portugal se dizendo meu primo, foi incrível ele conta que sua família é de Cabeceira de Basto ( não de Cachoeira de Basto) e em Alvações existe uma uma quinta onde foram encontradas varias cartas vindas do Brasil estavam em um bau guardadas bastante tempo. Os nomes coincidem tem Manoel, tem Francisco, tem Bernardo que desconhecia.Precisamos achar algum registro nascimento , passaporte, algo que contenha o nome dos pais para finalizar as buscas. Esta pessoa ficou muito minha amiga , e passou agora dois meses aqui em Maceió. Aguardo seu contato , mande o e-mail que lhe mando as cartas e fotos para você me ajudar nesta pesquisa.

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#379539 | porciúncula99 | 03 abr 2017 21:14 | Em resposta a: #379525

Que bom, fico feliz em crescer a família e conhecimento sobre a mesma!Meu contato é o adm@fernandobasto.com.br ,meu celular o 81-999739596.
Agradeço sua resposta imediata e vou juntando os dados que estou a procura e lhe repasso.Há algumas pessoas amigas que moram em Lisboa estão me ajudando na busca,de certo passarei as informações achadas.
Um abraço

Resposta

Link directo:

Familia Texeira Basto, naturais de Cachoeiras do Basto , Tras dos Montes

#437371 | alexfernandes2011 | 02 nov 2021 15:26 | Em resposta a: #349178

https://www.historiadealagoas.com.br/comendador-teixeira-basto-pioneiro-da-industria-textil-de-rio-largo.html

Nesse link tem a historia completa do comendador José Antônio Teixeira Basto, escrita por seu bisneto ,historiador e escritor Arnaldo Paiva Filho, neto da filha do comendador, Judith , Paiva por casamento com o comendador Gustavo Paiva.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen