Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Pessoas

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348750 | jbpl71 | 31 jul 2014 10:51

Caros,


Na minha demanda pela história da família, reparei que nunca encontrei anúncios de jornais sobre óbitos e funerais em Portugal. Saberão se estes anúncios existirão em algum arquivo, onde e se são consultáveis? Imagino que os próprios jornais, a existirem ainda, terão os seus próprios arquivos, mas com sorte há algum espaço centralizado que alguém aqui conheça e me possa indicar?

Obrigado pela ajuda

Jose Leal

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348753 | aforjaz | 31 jul 2014 13:25 | Em resposta a: #348750

Boa tarde,

não sei que periodo procura, mas eu encontro esses mesmos anúncios em 1880. O melhor jornal da época, para esses fins, era o Diário de Notícias, mas outros também tinham.

cumprimentos,

Alexandra

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348763 | Jorge Resende | 31 jul 2014 18:54 | Em resposta a: #348750

Todos os jornais portugueses sempre tiveram uma coluna de Necrologia, todavia, as notícias ali inseridas, provinham sempre da vontade das famílias, que pagavam esses anúncios através das agências funerárias.
Ora, se às famílias não lhes interessava publicitarem a morte dos seus familiares ou pagarem tais anúncios, como é óbvio, as notícias necrológicas não surgiam na imprensa.

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348785 | jbpl71 | 01 ago 2014 08:11 | Em resposta a: #348750

Bom dia,

Realmente era à secção de necrologia que me referia, e sei que e por iniciativa das famílias. A minha pergunta e onde aceder a mesma. Existirá online? Eu não encontrei, por isso pergunto aqui.

Obrigado pela ajuda

José leal

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348790 | alentem | 01 ago 2014 11:23 | Em resposta a: #348750

Caso tenha a data aproximada, pode sempre ir à Biblioteca Nacional onde existem os arquivos microfilmados de vários jornais, que podem ser consultados pessoalmente e na própria hora em máquinas próprias que estão à disposição dos leitores. No mesmo serviço lhe podem tirar fotocópias do que pretenda. O Diário de Notícias e o Século serão os jornais mais importantes para o que pretende. Chamo a atenção de que os anúncios necrológicos nos jornais só surgem na 2ª metade do séc XIX (não sei agora precisar o ano). Antes disso não me parece que encontre alguma coisa.

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348809 | JoséSandeVasconcelos | 01 ago 2014 23:56 | Em resposta a: #348750

Na hemeroteca de Lisboa, perto do Largo da Misericórdia, também se pode encontrar e fotocopiar esses anúncios. No entanto, segundo me lembro, o 'Diário de Notícias', para além dos anúncios mandados colocar pelos familiares/agências funerárias, mantinha uma coluna de 'Necrologia' própria que incluía outros falecimentos para além dos anunciados.

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348813 | Simões Chuva | 02 ago 2014 02:38 | Em resposta a: #348750

A Hemeroteca de Lisboa tem alguns títulos digitalizados:
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/index.htm

Há também câmaras que têm digitalizados jornais locais, é uma questão de explorar-se o que existia em cada localidade.

Resposta

Link directo:

Anúncios de óbitos/funerais nos jornais?

#348831 | FGJ | 02 ago 2014 19:07 | Em resposta a: #348750

Boa tarde!
Por favor, diga-me se há uma HEMEROTECA DO PORTO e qual seu endereço eletronico.
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 02:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen