Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#347890 | SSM | 03 jul 2014 10:53

Bom dia,

Tenho algumas dúvidas na ascendência de uma Joana Correia, do lugar do Taboadelo (ou Tabuadelo), freguesia de Fontes, casada em 1736 com João de Morais, e filha de António Pereira e Maria Botelho.

Penso que esta Joana será a mesma que aparece assumindo culpas num processo da inquisição que aparece resumido on-line no site da torre do Tombo (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4567097).

Como não tenho hipótese de ir a Lisboa consultar este documento, gostaria de saber se algum dos utilizadores do fórum já se deparou com este processo (presente no Maço 24).

Gostaria de saber qual o motivo do processo que lhe foi movido pelo Santo Ofício e, se possível, se o mesmo processo contém a genealogia da Joana Correia (presumo que possa ser neta de João Correia Botelho).

Sérgio M.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#347962 | SSM | 05 jul 2014 10:39 | Em resposta a: #347890

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#348001 | GoldenDays | 06 jul 2014 22:24 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade Sérgio M.,

Joana Correia é minha sexta avó e não pude deixar de ficar surpreso com a sua mensagem.

Estou atualmente a coligir informação dos assentos de casamento nos paroquiais de Fontes para os anos de 1710 a 1744 sobre os apelidos Almeida, Andrade, Barros, Botelho, Correia, Fonseca, Guedes, Guedes Mourão, Monteiro, Morais, Pereira, Sampaio e Vieira porque não consigo ultrapassar o nível dos meus sétimos avós. É um processo moroso e estou em cerca de metade.

Desconhecia contudo o processo que refere. Caso não obtenha entretanto ajuda poderei eventualmente perto do final do mês deslocar-me à Torre do Tombo. Nunca lá fui e não sei se será fácil consultar o processo mas farei a tentativa.

Os ascendentes que refere são os que estão no assento de casamento de 24 de setembro de 1736.
Descendo do casal João de Morais + Joana Correia através da sua filha Maria que casou com José Guedes e do seu neto Carlos Guedes + Ana Vieira Pereira.

Se tiver algo sobre os apelidos acima referidos nesse período e em Fontes agradeço que me informe.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#348002 | SSM | 06 jul 2014 23:06 | Em resposta a: #347890

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

O meu interesse na Joana Correia vem do facto de ela ser 8ª avô da minha esposa. Descendendo ela desta senhora através do filho do casal João de Morais/Joana Correia que também se chamou João de Morais. Este senhor casou também, tal como no caso de seus avós, com uma Guedes (Maria Guedes).
Deixo-lhe a ascendência que possuo de Maria Guedes (não sei se coincidente com os seus Guedes deste ramo):

1-Maria Guedes, Fontes

2- José Guedes, n.1700, Loureiro (Filho natural)
3- Estefana da Fonseca, Fontes

4- Manuel Guedes Mourão, Gervide, Loureiro
5- Maria Pereira, Loureiro
6- Manuel da Fonseca
7- Margarida de Andrade

Quanto à ascendência do Manuel Guedes Mourão, e pese embora alguma literatura existente sobre o tema (Gayo) persistem em mim algumas dúvidas.

Muito lhe agradeço a sua resposta e ter-se oferecido para me ajudar a deslindar o motivo do processo do TSO desta sua avó.

Melhores Cumprimentos

Sérgio M.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#348007 | GoldenDays | 06 jul 2014 23:45 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade Sérgio M,

Pelos nomes que teve a gentileza de me enviar confirmo que a sua esposa partilha ancestrais comuns com os meus. De facto, o "meu" JOSÉ GUEDES será irmão da MARIA GUEDES, dado que os pais e avós são os mesmos.

No Assento do Batismo de JOSÉ GUEDES (do Lugar do Roupeiro) é a mãe MARIA PEREIRA que deu por Pai a MANUEL GUEDES MOURÃO do Lugar de Gervide. Foram Padrinhos de Baptismo MANUEL TEIXEIRA e CATARINA DE FIGUEIREDO. Não pesquisei se o mesmo acontece no Assento de Batismo de MARIA GUEDES.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349733 | GoldenDays | 30 ago 2014 16:44 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade Sérgio M.,

Só recentemente tive acesso à informação sobre o traslado de culpas de Joana Correia. É acusada de feitiçaria (benzedelas, cruzes, vestir roupas do avesso, etc.), de toda a aldeia andar enfeitiçada e de virem pessoas de longe a sua casa para a consultarem.
O documento não refere os seus parentes mais próximos, para além do marido João de Morais que já conhece. São apenas referidas as pessoas que testemunharam no processo:

1) Álvares de Barros, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos;
2) Serafim Pinto Correia, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, no Achado desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de trinta e oito anos pouco mais ou menos;
3) Manuel Teixeira, lavrador e morador no Lugar do Outeiro de Taboadelo desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta e quatro anos pouco mais ou menos;
4) António da Fonseca, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, no Achado desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos;
5) Manuel da Fonseca Carneiro, lavrador e morador no Lugar do Achado de Taboadelo desta freguesia de fontes, da idade que disse ter de sessenta anos pouco mais ou menos;
6) José Nicolau que vive dos seus bens de Taboadelo desta freguesia de Sant’Iago desta vila de Fontes, da idade que disse ter de trinta e cinco anos pouco mais ou menos;
7) João da Fonseca Monteiro, lavrador do Lugar de Taboadelo, do bairro do fundo de vila desta freguesia de fontes, da idade que disse ter de cinquenta e dois anos pouco mais ou menos;
8) Teodora Correia, mulher de João Monteiro, do Lugar de Taboadelo desta freguesia de Sant’Iago da vila de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos.

Se quizer que lhe envie as digitalizações (menos de 1MB no total de 13 ficheiros) informe-me s.f.f. para que endereço de e-mail o devo fazer.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana da Fonseca, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349736 | PP | 30 ago 2014 19:31 | Em resposta a: #347890

Caros confrades,

Se ajudar ou servir para algo, no Lugar de Tabuadelo, freguesia de Fontes, SMP, em 1767, casaram António de Morais e Joana Cardoso, ele filho de João de Morais e de Joana Fonseca, do dito lugar.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349742 | GoldenDays | 30 ago 2014 22:54 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade PP,

Esse João de Morais não é o mesmo que está neste tópico.

De qualquer forma tenho-o na minha base de dados como colateral de outros meus ancestrais.

Caso saiba pode indicar-me por favor a data do casamentodo António de Morais com a Joana Cardoso em Fontes e, eventualmente, se tiveram descendência?

Tenho indicação dos nomes dos ascendentes do António de Morais até ao seu trisavô paterno se isso lhe for de alguma utilidade e da Joana Cardoso até aos bisavós paternos.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

António de Morais c.c. Joana Cardoso, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349756 | PP | 31 ago 2014 14:26 | Em resposta a: #349742

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

António de Morais e Joana Cardoso casaram a 10.05.1767, na Igreja de São Tiago, Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Casaram num domingo, tendo a cerimónia sido celebrada pelo frei Francisco Martins, «pároco da freguesia de S. Tiago de Fontes da Sagrada Religião de Malta»; foram testemunhas: António José «Tavr.ª» (Taveira) e João «Tavr.ª» (Taveira), «f.os» (filhos) do capitão-mor Henrique «Tavr.ª de Mag.es» (Taveira de Magalhães).

Desconheço se tiveram descendência. Ainda não investiguei.

Agradeço a partilha dos nomes dos ascendentes de António de Morais e Joana Cardoso. Principalmente desta, que é minha parente, para conferir com os meus dados.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349780 | GoldenDays | 31 ago 2014 23:15 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade PP,

Agradeço a sua mensagem e a informação que teve a gentileza de me enviar.
Os dados que possuo na minha base de dados não estão muito completos mas aqui os transcrevo com muito gosto.


ANCESTRAIS DE ANTÓNIO DE MORAIS

Pai: João de Morais, “O Moço”, n. em 1685.05.27 no Lugar da Póvoa, Fontes. Foram padrinhos de batismo: João de Morais e ?? de Francisco Teixeira (sua cunhada) todos do Lugar da Póvoa; no assento de casamento da sua neta Maria Engrácia diz que era de Fontes; no assento de casamento da sua neta Ana de Morais diz que é de Taboadelo, em Fontes;
Casou em 1729.02.28 em Fontes com
Mãe: Joana da Fonseca, n. em 1703.02.18 no Lugar do Taboadelo, Fontes;

Avô Paterno: Martinho Teixeira, n. em 1665.03.27 no Lugar da Póvoa, Fontes; f. Em 1745.02.01 em Fontes; do Lugar da Póvoa (cf. consta do seu Assento de Casamento e do Assento de Batismo da sua filha Josefa de Morais; do Lugar de Penedono cf. Assento de Casamento do seu filho João de Morais;
Casou em 1682.12.23 em Fontes.
Avó Paterna: Ana de Morais, n. cerca de 1660 no Lugar da Póvoa, Fontes; f. Em 1739.09.26 em Fontes; do Lugar da Póvoa (cf. consta do seu Assento de Casamento e do Assento de Batismo da sua filha Josefa de Morais; do Lugar de Penedono cf. Assento de Casamento do seu filho João de Morais;

Bisavô Paterno: Francisco Teixeira. Sei apenas que faleceu em Fontes.
Bisavó Paterna: Maria Álvares. Sei apenas que faleceu em 1696.12.21

Trisavô Paterno: Gonçalo Teixeira “O Novo”. Sei apenas que faleceu em 1683.06.01 em Fontes
Trisavó Paterna: Cecília Gonçalves. Sei apenas que faleceu em 1690.08.02 em Fontes.

Avô Materno: João de Morais; n. cerca de 1630 no Lugar da Póvoa, Fontes; f. em 1694.12.12 em Fontes;
Casou em 1678.12.21 em Fontes. Foram testemunhas do casamento: Marceliana Rebelo e Manuel Rebelo, todos da Póvoa.
Avó Materna: Cecília Gonçalves: n. cerca de 1635 no Lugar da Póvoa, Miranda do Douro.
Tiveram além de Ana de Morais, sempre no Lugar da Póvoa, também Jerónima de Morais e Luísa de Morais (b. em 1692.07.06 em Fontes). Jerónima de Morais casou com José Pereira em 171910.06 em Fontes e tiveram Maria Pereira que casou em 1737.01.10 em Fontes com José Ferreira, filho de Gonçalo Jorge e Domingas Ferreira.

Bisavô Materno: Bento de Morais; n. cerca de 1610 em Fontes; f. em 1670.03.03 em Fontes;
Bisavó Materno: Domingas Gonçalves; n. cerca de 1615; f. em 1662.09.10 em Fontes.


ANCESTRAIS DE JOANA CARDOSO

Pai: Pedro Rebelo; n. cerca de 1705 em Fontes; c. em 1732.11.29 em Fontes;
Mãe: Maria Cardoso; n. cerca de 1718 em Fontes

Avô Paterno: Gonçalo Pereira; n. cerca de 1660 no Lugar do Outeiro em Fontes; f. antes de 1717.12.30; casou em 1684.02.13 em Fontes
Avó Paterna: Ana de Gouveia; n. cerca de 1665 no Lugar do Outeiro em Fontes.

Bisavô Paterno: Gonçalo Domingos; n. cerca de 1610 em Fontes; f. em 1661.12.12 em Fontes; casou em 1641.03.02 em Fontes
Bisavó Paterna: Ana Pereira; n. cerca de 1620 em Fontes
e
Bisavô Paterno (pai de Ana de Gouveia): Gaspar Rebelo; n. cerca de 1630 em Fontes;
Bisavó Paterna (mãe de Ana de Gouveia): Maria de Gouveia; n. cerca de 1635 em Fontes; f. em 1691.02.11 em Fontes

Avô Materno: Manuel Cardoso, do Lugar do Outeiro, Fontes;
Avó Materna: Maria Martins, do Lugar do Outeiro, Fontes.
Tiveram também Manuel Cardoso de Matos; n. cerca de 1690 no Lugar do Outeiro, Fontes; c. em 1717.10.30 em Fontes com Ana de Gouveia, n. cerca de 1695 em Fontes; filha de Gonçalo Pereira do Lugar do Outeiro, Fontes, que casou em 1684.02.13 em Fontes com Ana de Gouveia.

Os pais de Gonçalo Pereira foram Gonçalo Domingos (n. cerca de 1610 em Fontes; f. 1661.12.12 em Fontes; c. em 1641.03.02 com Ana Pereira n. cerca de 1620 em Fontes. Os pais de Ana de Gouveia foram Gaspar Rebelo (n. cerca de 1630 em Fontes) e Maria de Gouveia (n. cerca de 1635 em Fontes; f. em 1691.02.11 em Fontes).

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana Cardoso e ascendentes.

#349789 | PP | 01 set 2014 12:12 | Em resposta a: #349780

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Fico-lhe muito grato pelos dados partilhados que são muito importantes na minha investigação. Tem aqui dados que eu ainda desconhecia.

Relativamente à ascendência de Joana Cardoso, permita-me apenas algumas achegas, a saber:

Os pais dela casaram em 1722 e não em 1732; (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1710-01-12 a 1744-10-03) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Fontes, 1710-01-12 a 1744-10-03), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E06/P4/UD.Cx PSMP03-12, fólio 75v, assento de 1722-11-29).

O avô paterno também era conhecido por Gonçalo Rebelo e Gonçalo Pereira Rebelo; faleceu a 03.10.1699, na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Faleceu num sábado, com todos os «Sacramentos». Foram herdeiros a sua mulher, Ana de Gouveia, e os seus filhos. Segundo consta no averbamento do assento de óbito: «Fez interro[sic] (enterro) de «S.» (Sinco = Cinco) padres e mês dez, são três? [?]». (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1681-08-12 a 1706-12-31) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Fontes, 1681-08-12 a 1706-12-31), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, D02/C007/E06/P4/UD.Cx PSMP03-12, fólio s/n.º, assento de 1699-10-03).

O bisavô paterno é Gonçalo Domingues e não Domingos (tenho três assentos com Domingues). No assento de casamento de Gonçalo Pereira com Ana de Gouveia, o seu nome está por extenso.

Por acaso não me sabe dizer em que livro e fólio está o casamento de Gonçalo Domingues com Ana Pereira? Terá sido mesmo em Fontes? É que ainda não consegui dar com este assento. Se me puder ajudar, fico-lhe grato.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349796 | PP | 01 set 2014 16:44 | Em resposta a: #349780

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Gostaria de obter a sua opinião relativamente a este assento de casamento:

Será este o tal assento de casamento dos ditos?

Ver em: http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1081101, ficheiro 3.tif, fólio 49, assento n.º 3.

Nele parece constar «Gl.o D.es e Ann.ª P.ra» (Gonçalo Domingues e Ana Pereira). O que lhe parece?

Mas a data é 02.03.1642...

Embora o nome da nubente me pareça «M.ª» (Maria), acho que há um «a» antes do «m», que até poderá ser dois «n»...

Cordiais cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

Nascimento e casamento de Manuel Cardoso de Matos.

#349799 | PP | 01 set 2014 17:37 | Em resposta a: #349780

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Se interessar, Manuel Cardoso de Matos, nasceu em 1699, Fontes, Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Foi baptizado pelo [padre] Salgado, tendo recebido os «Santos Óleos»; foram padrinhos de baptismo: Pedro Correia, «do mesmo Outeiro», Lugar de Fontes, freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e Ana, solteira, «de Crestelo» (Lugar de Crestelo), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião; foram testemunhas: «An.to Miz» (António Martins), «M.el Roiz» (Manuel Rodrigues), «G.lo» (Gonçalo) Camelo, [ilegível] da Silva, «e outros mais q (que) presentes estavam».

A dita cerimónia ter-se-à realizado no dia 21. Embora não seja legível o mês, atendendo à colocação deste assento de baptismo no livro, esta cerimónia deverá ter ocorrido entre 21 de janeiro e 21 de abril de 1699.

Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1675-06-09 a 1709-05-19) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Paróquia de Fontes, 1675-06-09 a 1709-05-19), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E06/P4/UD.Cx PSMP03-12, fólio s/n.º, assento de 1699-??-21.

Manuel Cardoso de Matos julgo que casou em Novembro e não em Outubro. Parece estar grafado «Nobr.º». (Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1710-01-12 a 1744-10-03) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Fontes, 1710-01-12 a 1744-10-03), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E06/P4/UD.Cx PSMP03-12, fólio 62v, assento de 1717-11?-30).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349801 | GoldenDays | 01 set 2014 19:34 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade PP,

É efetivamente esse o assento e fico feliz por ter ajudado.

Também lhe quero agradeço as correções para que me alertou nas restantes mensagens de hoje que já comprovei e emendei na minha base de dados.

Fico cordialmente ao dispor.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo


Resposta

Link directo:

Mais umas sugestões...

#349805 | PP | 01 set 2014 23:55 | Em resposta a: #349780

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Permita-me mais umas achegas: Maria de Gouveia faleceu a 12.12.1691.

No assento de óbito consta: «Aos mesmos doze dias da era acima faleceu (...)». O assento imediatamente antecedente é de «doze dias de Dezembro da era atrás [1691]».

Lembra-se como chegou à conclusão de que os pais de Ana de Gouveia são Gaspar Rebelo e Maria de Gouveia?

Desculpe de estar a "aborrecê-lo", mas é muito importante pois são meus ascendentes e eu ainda não tinha chegado a este dado. Apenas sei que Ana de Gouveia é filha de Maria de Gouveia, pois é o único dado que consta no assento de casamento da dita Ana de Gouveia. (Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1676-07-10 a 1708-07-19) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Fontes, 1676-07-10 a 1708-07-19), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E06/P4/UD.Cx PSMP03-12, fólio s/n.º, assento de 1684-02-13).

Se por acaso se lembrar, agradeço.

Quanto aos ancestrais de António de Morais, mais umas sugestões:

Os padrinhos de batismo de João de Morais, «O Moço», foram: João de Morais e «hua[sic] f.ª» (uma filha) de Francisco Teixeira, sua cunhada;

Ana de Morais, avó paterna de António de Morais, faleceu em «Dezbr.º» (Dezembro);

Gonçalo Teixeira, «O Novo», faleceu em «Julho»;

João de Morais faleceu a «V.te» (vinte) de Dezembro de 1694;

Podia-me confirmar este dado: "Avó Materna: Cecília Gonçalves: n. cerca de 1635 no Lugar da Póvoa, Miranda do Douro"? É mesmo Miranda do Douro, Bragança?

Mais uma vez agradeço a preciosa partilha de dados e a investigação feita que, nesta freguesia, atendendo à coincidência de apelidos e nomes não é nada fácil, conforme certamente constatou. Daí o meu sincero apreço pelo seu trabalho.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349824 | GoldenDays | 02 set 2014 13:07 | Em resposta a: #347890

Prezado Confrade PP,

As suas achegas são pertinentes e confirmam-se. Fiquei surpreendido com tantas pequenas inexactidões na minha base de dados e fui verificar o que se passou.

Como estas pessoas não eram minhas directas ascendentes prevariquei e não verifiquei as fontes, tendo a informação sido colhida num site de família no My Heritage. Já verifiquei que contém essas inexactidões que referiu.

Não consegui confirmar a informação sobre o local de nascimento de Cecília Gonçalves. Muito possívelmente será do Lugar da Póvoa, em Fontes, e não de Miranda do Douro, Bragança.

Em relação aos pais de Ana de Gouveia a informação que está nesse site de família é que eles seriam Gaspar Rebelo e Maria de Gouveia. Fui ver o assento de batismo de Ana e lá diz que ela é filha de Gaspar Rebelo e "sua mulher". Não sei se o "mulher" foi confundido com "Maria".

Não sei, ainda, se a informação que está no referido site de família é fidedigna sobre a "Maria de Gouveia".

Se for, o site acrescenta que o pai dela seria um Gaspar de Gouveia falecido em 1658.12.24.

Consultei o assento de óbito que encontrei nessa data e lá diz que quando faleceu ficaram obrigados aos bens de alma António de Gouveia, seu filho, e Pedro Gonçalves, seu genro. Não menciona a "filha" Maria...

Foi tudo o que consegui.

Abraço.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349838 | PP | 02 set 2014 17:01 | Em resposta a: #349824

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Obrigado, uma vez mais, pela sua colaboração.

Confesso que sobre os ascendentes de Ana de Gouveia, não me sinto seguro para os lançar na minha base de dados. Tal como eu antedisse no assento de casamento só consta o nome da mãe - Maria de Gouveia, daí as minhas reservas.... Quando tiver tempo, vou investigar com maior atenção. Julgo que bati tudo e não tive um esclarecimento cabal.

Agradecia se me puder informar a data do presumível assento de baptismo de Ana de Gouveia, filha de Maria de Gouveia.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#349848 | GoldenDays | 02 set 2014 19:32 | Em resposta a: #347890

Caro Confrade PP,

Ana de Gouveia foi batizada em 5 de Outubro de 1659.
No Assento de Batismo diz que é filha de GASPAR REBELO e "sua mulher".
Assento de Batismo em: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0033.jpg

Abraço
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Joana Cardosa.

#355396 | PP | 06 mar 2015 19:22 | Em resposta a: #349780

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Gostaria de lhe perguntar se por acaso sabe a data de falecimento de Joana Cardoso?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Falecimento de Ana de Gouveia (1717 - 1719).

#358136 | PP | 30 mai 2015 17:02 | Em resposta a: #347890

Caros confrades,

Se interessar este dado, Ana de Gouveia (casada com Gonçalo Pereira Rebelo), terá falecido após 1717-11?-30, pois era dada como do Bairro do «Outr.» (Outeiro), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e antes de 1719-02-04.

Descobri que o seu filho João Rebelo foi primeiramente casado com Maria Pereira, a 04.02.1719, na freguesia de Sever, Santa Marta de Penaguião. No dito assento, seus pais são dados como defuntos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Correia, Tabuadelo, Fontes, Santa Marta de Penaguião

#373533 | SSM | 31 ago 2016 11:38 | Em resposta a: #349733

Caro Sr. Ribeiro de Araújo,

Desculpe-me a imensa demora em responder. Muito obrigado pelo trabalho que teve.

De facto, quando me respondeu eu já tinha consultado o processo muito por alto, só para ver do que falava, e vi que realmente esse era o motivo do processo.

Obrigado mais uma vez pela preocupação.

Melhores cumprimentos,

Sérgio da Silva M.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen