Uriel Costa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Uriel Costa

#346660 | RLBA | 28 mai 2014 23:25

Por que Uriel Costa se mudou para Vila Cova da Lixa , quando se casou ,(século XVII)???

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346664 | saintclair | 28 mai 2014 23:45 | Em resposta a: #346660

-
http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/19/artigo72778-1.asp
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346665 | MariaDavid | 29 mai 2014 00:00 | Em resposta a: #346664

Saintclair, muito obrigada pelo excelente artigo que partilhou!

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346666 | saintclair | 29 mai 2014 00:36 | Em resposta a: #346665

-
MariaDavid;
OK.
Obrigado
http://arlindo-correia.com/120906.html
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Grupo sanguíneo ascendência judia

#346687 | saintclair | 29 mai 2014 16:11 | Em resposta a: #346666

-
MariaDavid;
"sangue Grupo O + e A +"
Na sequência do que já foi escrito noutros tópicos...., gostaria
de saber a sua opinião sobre esta matéria.
--
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_sangu%C3%ADneo
-
Obrigado.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: O REBELDE DE AMSTERDÃO

#346690 | rfmc | 29 mai 2014 17:34 | Em resposta a: #346687

-
Em 20 de Maio de 1608 morre o seu pai, Gabriel da Costa então com 23 anos de idade,
toma o lugar de chefe de família, como irmão mais velho.
Em Maio de 1612, data do seu casamento, Uriel Costa [ Gabriel Costa ] terá fixado
residência em Vila Cova da Lixa-Felgueiras, talvez por um dos seguintes motivos;
-A Esposa poderia ser natural desta localidade.
-O desempenho da sua profissão estar focalizado naquela região.
Entretanto resolveu emigrar com a família para a Holanda, com a mãe, sua mulher, três irmãos
e uma cunhada. Chegou a Amsterdão em 1615, etc.
--
http://goo.gl/maps/xl23W
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: O REBELDE DE AMSTERDÃO

#346691 | rfmc | 29 mai 2014 17:43 | Em resposta a: #346690

-
http://goo.gl/maps/mT7HG
Rfmc
-

Resposta

Link directo:

RE: Grupo sanguíneo ascendência judia

#346701 | MariaDavid | 29 mai 2014 22:41 | Em resposta a: #346687

Sanclair, boa noite

Confesso que não estava à espera deste tipo de mensagem e...quanta responsabilidade me está a exigir! Mas tenho que lhe dizer que os meus conhecimentos científicos não chegam, nem de perto nem de longe, para aquilo que me pede. A minha área sempre foi o ramo das letras e não das ciências. Posso, apenas, "palpitar" na óptica de simples leitora, curiosa pela temática e tentando aprender qualquer coisa mais com todos aqueles que sabem comunicar. O caso do autor do artigo. que consegue chegar ao leitor, mesmo que este não domine esse tipo de conhecimento científico. O artigo é claro, fica-se com uma ideia de como funciona esse "ouro" vermelho que nos faz viver. A título de curiosidade, sou uma "benemérita": posso esbanjar essa riqueza com todos (ORh-) e sou suficientemente selectiva para só receber "brindes" dos meus pares!

Mas voltando à minha ideia inicial, que era não comentar o artigo em si (por não me sentir capacitada para o fazer) mas partilhar as curiosidades que nele encontrei, aqui vai (retirando com aspas....":

" - Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
- Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas inter-relações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
- Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal".

Também achei muito interessante o quadro "Tipo de distribuição do sangue por nação (média em população)". Há coisas que me escapam nele, por não ter bases, obviamente, mas fiquei a pensar em certas percentagens em Hong kong e China que me deixaram baralhada. Enfim, haverá alguma lógica naqueles números....mas desconheço o que podem significar.

Por último, a velocidade a que caminhamos no progresso científico leva-me a aguardar, com todas as expectativas, novos descobrimentos, tal como aconteceu recentemente no tempo com a questão da decifração do código genético .

Em síntese, acho-me uma sortuda por ter presenciado, ao longo da minha existência, tanta coisa nova que veio revolucionar a vida do homem que, pela velocidade a que tudo se faz, ainda não perdi a esperança de me continuar a maravilhar!

Muito obrigada pelas partilhas! Aprendo sempre imenso consigo e com tantos outros que nos brindam, aqui no forum, com as suas presenças e conhecimentos.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Grupo sanguíneo ascendência judia

#346722 | saintclair | 30 mai 2014 19:15 | Em resposta a: #346701

-
Maria, boa tarde;
Como sempre maravilha-nos com a maneira muito especial de
expôr as questões.
"A título de curiosidade, sou uma "benemérita": posso esbanjar
essa riqueza com todos (ORh-) e sou suficientemente selectiva
para só receber "brindes" dos meus pares!"
... Esta sua frase levaria-nos a "uma conversa" muito interessante,
é um tema que me apaixona, como muito bem diz ... "podemos dar
essa riqueza... e só a podemos receber dos nossos pares"...
Bom, quero agradecer-lhe o artigo é sempre um prazer contactar
com a Maria David.
Muito obrigado e até a uma próxima oportunidade.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: O REBELDE DE AMSTERDÃO

#346733 | RLBA | 31 mai 2014 02:08 | Em resposta a: #346690

Obrigado pela pronta resposta, entretanto , indago ainda, como se chamava a esposa de Uriel da Costa?
Já foi a sua genealogia pesquisada por este site ?
Seria ela nascida na Vila Cova da Lixa ?
Meus antepassados portugueses , os Brochado vieram de lá.
Quiçá somos aparentados, pois aquela Vila Cova da Lixa era muito diminuta em população.

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346737 | teresitaga | 31 mai 2014 11:44 | Em resposta a: #346660

Aconselho vivamente a leitura de " um bicho da terra" da Agustina Bessa-Luís, biografia sobre o grande Uriel da Costa
Teresita Castro

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346739 | rfmc | 31 mai 2014 11:55 | Em resposta a: #346737

-
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3020.pdf
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346741 | RLBA | 31 mai 2014 13:35 | Em resposta a: #346660

Mesmo após ler o Bicho da Terra, continuo sem saber . Alguém sabe dizer ?
No Bicho da Terra fiquei sabendo que sua esposa deveria sofrer de candidíase
mas é uma informação que não revela o real motivo que levou Uriel da Costa para a Vila Cova da Lixa.

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346742 | rfmc | 31 mai 2014 13:37 | Em resposta a: #346741

-
Caro Doutor;
... Mesmo assim já conseguiu alguma coisa!
Terá que se esforçar um pouco mais.
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346743 | RLBA | 31 mai 2014 14:14 | Em resposta a: #346742

estou me esforçando ! mas aguem neste site saberia dizer o nome da esposa de Uriel Costa o judeu o bicho da terra ??

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346744 | RLBA | 31 mai 2014 14:40 | Em resposta a: #346743

Francisca de Castro filha de Amador de Castro e Leonor Mendes , casou-se em 1612 com Gabriel Costa em N.S. da Vitória,
Deram-me a pista errada, sugerindo que Francisca fosse natural da Vila Cova da Lixa . O que me fez supor erradamente.
Mas não era assim, o Gabriel foi para lá para cobrar os direitos de uma dívida com o nobre que esvaía em dívidas no seu projeto no Brasil.
O livro francês sobre os marranos elucida tudo e grátis .

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346745 | rfmc | 31 mai 2014 14:56 | Em resposta a: #346744

-
Caro Doutor,
...Como se comprova, a pista sugerida estava dentro das previsões:
"Uriel Costa [ Gabriel Costa ] terá fixado residência em Vila Cova da Lixa-Felgueiras,
talvez por um dos seguintes motivos;
-A Esposa poderia ser natural desta localidade.
-O desempenho da sua profissão estar focalizado naquela região."
Desejo que tenha sucesso.
Cumprimentos
rfmc
-

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346757 | rfmc | 31 mai 2014 19:35 | Em resposta a: #346745

-
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/judeus_sem_saber.html
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Uriel Costa

#346774 | MariaDavid | 01 jun 2014 13:47 | Em resposta a: #346757

Boa tarde, Rfmc

Gostei imenso de ler o artigo que colocou aqui, através do link acima.

Curiosamente, Eduardo Manet teve uma revelação sobre a qualidade da sua ascendência quase igual à minha. Ele tinha 13 anos, eu 17. Até ao momento, ele desconhecia esse passado longínquo, tal como eu. Foi um acontecimento fortuito que fez despoletar a revelação. No caso dele, através da mãe, no meu através do meu pai. Mais à frente, apresenta-se o caso de Bill Sanchez, que trilhou os caminhos do catolicismo e "...não renegou a fé católica, mas hoje ele usa uma correntinha no pescoço com a estrela de Davi ao lado de um crucifixo" Muito curioso e muito significativo. Tal como minha avó paterna, relembrando agora, que fez ela mesma um livrinho de orações para levar à igreja, de um lado com orações cristãs, do outro com orações judaicas. Tudo para inglês ver!

Quanto à minha pessoa, baptizada, crismada e educada em colégio de freiras, "alimentei-me" durante a infância e adolescência de padre-nossos, avé-marias, vias sacras e tudo o mais que faz parte dos preceitos. Tudo por imposição parental, já que subsistiam medos, pois estavam muito presentes as bestialidades cometidas no Holocausto. Portanto, na óptica dos meus pais, era preciso salvaguardar uma imagem de cristandade. Um dia, descobri por mim que todo o homem sente necessidade de explicar o inexplicável, tenta agarrar-se a uma entidade superior que o ajude a enfrentar os escolhos que a vida lhe coloca pela frente, e espera que essa entidade seja o pai para o aconchegar nas suas carências e nas suas frustrações e o premeie se trilhar os caminhos do bem.

Se até a esse momento eu pactuava com uma prática religiosa que me era estranha (eu não conseguia ver na prática os ensinamentos que recebia), a partir daquele momento de lucidez passei a entender todas as religiões como obra do Homem, que necessita delas para se apaziguar, de acordo com a cultura e sociedade em que nasce. Digamos, a religião funciona como matriz orientadora. Ao pensarmos, por exemplo e só para falar nas monoteístas, nos seguidores do LIVRO, a Bíblia é mais que um conjunto de preceitos religiosos: ela é um verdadeiro manual de costumes, de leis, de saúde, etc.

Não fiz este comentário para discutir religião, pois religião não se discute. O Homem tem fé ou não tem, ponto final. Qualquer que ela seja, deve ser respeitado. Apenas teci este pequeno comentário pois, também eu, trago pendurada ao pescoço uma estrela de seis pontas, símbolo da minha ascendência e da qual me orgulho, ainda que não partilhe a prática de nenhuma religião, nem católica nem judaica, apesar das influências recebidas, quer pelos genes quer pela educação.

Desejo-lhe um óptimo domingo!
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Manet

#346795 | rfmc | 01 jun 2014 23:24 | Em resposta a: #346774

-
Boa noite MariaDavid;
É gratificante verificar que se maravilha com alguns
artigos que são colocados neste Forum.
Que a estrela de David a contínue a acompanhar.
Muito obrigado pela sua simpatia.
Um bem-haja.
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen