Pires e Pereiras de Montalagre e seu termo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Pires e Pereiras de Montalagre e seu termo

#346376 | Vasconcelosminas | 17 mai 2014 13:16

Caríssimos,

Estou a procura de dados, tanto de ascendentes, descendentes e possíveis colaterais, de Gervásio Pereira, que terá nascido por volta de 1640, no lugar de Seara, Freg. de Salto, Montalegre, filho de André Pires e Inês Gonçalves. Essa filiação vem referenciada no Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte, Vol. I do no verbete do Padre João Barroso Pereira, sobre o qual diz: “nasceu no lugar da Seara, freguesia de Salto, concelho de Montalegre, em 1682. Ordenou se sacerdote em 1709. Era filho de outro ilustre Barrosão: Gervásio Pereira, da Casa de Alcassus. Era sobrinho do padre bibliotecário do Convento do Refojos de Basto (S. Miguel). Possivelmente influenciado pelas ligações ao tio frade, teve acesso à mais importante documentação da época e por isso escreveu um volumoso caderno monográfico sobre a freguesia de Salto nos princípios do séc. XVIII”.
Infelizmente, muitas freguesias de Montalagre tiveram seus paroquiais destruídos e/ou desaparecidos para o período anterior a 1800. Tenho recorrido aos Processos de Habilitação ao Sacerdócio, porém sem maiores sucessos, o que me leva a buscar a ajuda dos colegas que dedicam-se ao estudo de famílias daquela região.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 20:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen