Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345152 | Taniaavilapinho | 16 abr 2014 13:37

Gostaria de saber a ascendência de Alferes Manoel de Souza Davila meu pentavô. A pesquisa a partir de agora é em Portugal, ele nasceu na Ilha de São Jorge de Angra, Açores. Casou-se com Izabel Maria de jesus em Enseada de Brito, SC em 19 de maio de 1777 e óbito 15/01/1791 avós paternos: Antonio de Souza Davila e izabel Maria do Espirito Santo e avos maternos: Antonio Vieira Fernande
e Maria da Trindade. A arvore genealógica: Timotheo (avo materno) filho de Manoel Marques (bisavô), filho de Joaquim (trisavô), filho de Alferes Manoel (tetravô), filho de Alferes Manoel (pentavô), filho de Antonio (hexavô). Aonde pesquiso registro de batismo da Ilha de São Jorge?

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345312 | vmo123 | 21 abr 2014 03:44 | Em resposta a: #345152

Olá confrade,

pode pesquisar os arquivos paroquiais da Ilha de São Jorge no link - http://culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/default.aspx

É só selecionar a Ilha de São Jorge, o concelho, e por fim a freguesia em que nasceu seu antepassado.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345706 | Taniaavilapinho | 01 mai 2014 16:13 | Em resposta a: #345312

Ola Vinicius,

Obrigada pelas orientações. Encontrei o registro de casamento de Antonio de Souza Davila casado com Isabel Maria do Espirito Santo, só que não consigo decifrar a letra, poderia me ajudar?. Casou-se no Concelho Velas, Freguesia Norte Grande. Dia 10 de Abril de 1747. A leitura tem abreviaturas que não consigo decifrar, tenho duvidas será que é pai de Manoel de Souza Davila realmente?
o que entendi: em dez dias do mes de abril do anno de mil settecentos quarenta e sete sendo do mes .......... Parochia da Nossa Senhora das Neves Lugar do Norte Grande da Ilha de S. Jorge donde Contruentes sao fegueses ..... naturais feitas as denuncia Áıes na forma do Sagrado Concilio de Tridentino......... sem se descobrir impedimento algum dos contruentes como consta ................................ de Souza Cabral ...... ....em prezença.... Braz de Miranda Maciel vigario ...... e das testemunhas .... Nunes de Souza ............... se casarão solenemente...

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345722 | vmo123 | 02 mai 2014 04:14 | Em resposta a: #345706

Caro confrade,

a leitura está realmente um pouco difícil, eu leio o seguinte:

Em os dez dias do mês de abril do ano de mil setecentos e quarenta e sete sendo de manhã nesta paroquial igreja de Nossa Senhora das Neves lugar do norte grande ilha de São Jorge donde os contraentes são fregueses e a contraente é natural feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento algum dos contraentes como consta de um mandado do ...... ouvidor deste distrito Hierônimo de Sousa Cabral que fica no arquivo deste igreja em presença do Pe. Brás de Miranda Maciel vigário confirmado e dada ...... em presença da testemunha Bartolomeu Nunes de Sousa, e o Sargento Antônio Álvares de Azevedo pessoas de mim conhecidas se casarão solenemente in face e com palavras de presente Antônio de Souza de Ávila filho de Antônio de Souza Fiera (?), e de sua mulher Teresa de Jesus já defunta naturais do lugar do ...... termo da vila da Calheta aonde o contraente foi batizado com Isabel Maria do Espírito Santo filha de Francisco Machado de Souza e de Ana de Jesus naturais e fregueses de Nossa Senhora das Neves lugar do norte grande termo da vila de Velas aonde a contraente foi batizada e ambos desobrigados da quaresma ...... conforme os ritos e cerimônias da Santa Madre Igreja de Roma de que fiz este assento e assinei com as preditas testemunhas.

É isso, só não entendi muito bem o último sobrenome do pai do noivo.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345845 | Taniaavilapinho | 05 mai 2014 12:37 | Em resposta a: #345722

Caro Vinícius

Obrigada pela interpretação. Agora não entendi este sobrenome DAvila não seria de seu pai? Pelo visto seus pais também nasceram em São Jorge. Sei que a origem Davila é na Espanha. Agora preciso encontrar o batismo de Manoel de Souza Davila.
Cumprimentos

Tania Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#345857 | vmo123 | 05 mai 2014 18:11 | Em resposta a: #345845

Cara Tania,

é muito comum nessa época que o sobrenome de uma determinada pessoa, quando não tivesse em seu pais, aparecesse em gerações mais recuadas, seu antepassado Antônio de Souza de Ávila ou Dávila, era natural da freguesia de Norte Pequeno, concelho de Calheta, também na Ilha de São Jorge, conforme aparece em seu registro de casamento, tendo ele casado em 1747, deverá ter nascido por volta de 1720, e infelizmente os arquivos da freguesia de Norte Pequeno começam somente a partir de 1753.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346501 | Taniaavilapinho | 22 mai 2014 15:59 | Em resposta a: #345857

Exma Vinicius

Eu sei que o sobrenome Avila vem da Espanha, mas pelo visto vai ser divicil encontrar registro desta época. Se estes registros não se encontram nesta freguesia então aonde podemos pesquisar estes registros de batismos? obrigada pelas informações.

Melhores Cumprimentos

Tania

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346509 | vmo123 | 22 mai 2014 18:02 | Em resposta a: #346501

Cara Tania,

infelizmente para períodos mais recuados não existem arquivos nessa freguesia, ou se existiram, não existem mais, você pode iniciar um outro tópico perguntando sobre estes seus antepassados D'Ávila, pode que aqui tenha algum estudioso da família e possa melhor lhe informar, você deve ser descendente de Antão Gonçalves de Ávila, que segundo a base de dados do Geneall, foi o 1º que passou a Portugal http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41242

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346638 | Taniaavilapinho | 28 mai 2014 16:01 | Em resposta a: #346509

Prezado Vinicius,

Eu não tenho acesso a esta arvore que mencionou. Eu teria que pagar é isto mesmo?

Atenciosamente

Tania

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346734 | vmo123 | 31 mai 2014 02:40 | Em resposta a: #346638

Cara Tania,

sim, desde o ano passado que o conteúdo em língua portuguesa do Geneall somente é acessível mediante aderência ao Geneall Plus, mas eu não afirmo que você é descendente de Antão Gonçalves de Ávila, apesar de que este foi o primeiro de sobrenome Ávila a passar para Portugal.


Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346853 | Taniaavilapinho | 03 jun 2014 18:46 | Em resposta a: #346734

Prezado Vinicius
Obrigado pelas orientações. Você saberia me dizer quem é descendente de Antão daqui do forum para que eu entre em contato?
Eu sei que a origem do sobrenome Avila vem da Espanha.

Cumprimentos

Tania

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#346862 | roz | 03 jun 2014 21:19 | Em resposta a: #346853

Cara Tania

Pode encontrar muita informacao sobre esta familia atraves do Google https://www.google.co.uk/#q=antao+goncalves+de+avila

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#347097 | vmo123 | 11 jun 2014 04:49 | Em resposta a: #346853

Cara Tania,

desculpe pela demora na resposta, infelizmente não conheço descendentes de Antão Gonçalves de Ávila, mas o sobrenome é de fato de origem espanhola!

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

Arvore genealogica Alferes Manoel de Souza DAvila

#447447 | renansouza | 01 mai 2023 23:58 | Em resposta a: #345152

Boa noite,

Por acaso alguém teria o capítulo do título "de Souzas" das Genealogias das Quatro Ilhas? Talvez consigamos encontrar algo ali.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 15:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen