Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341321 | Carlos59 | 21 jan 2014 19:50

Caros confrades,
Ao fim de quatro anos de laboriosa aprendizagem de caminhos a trilhar nas pesquisas de genealogia, deparo-me, pela primeira vez, com o desafio de descobrir o que aconteceu a um parente que emigrou de Portugal para o Brasil.
Trata-se de JOÃO ABEL DA SILVA. Sei que nasceu a 1.8.1927, na Ramalhosa, anexa da freguesia da Faia, concelho da Guarda, filho de António da Silva e Leonia Augusta de Andrade (esta, irmã da minha avó materna).
Com 18 anos, emigrou para o Brasil, com passaporte emitido pelo Governo Civil de Lisboa a 7.12.1945; e a “ficha consular de qualificação” nº 42735, do Consulado do Brasil em Lisboa, com data de 11.12.1945, que o admitia em território brasileiro “em caráter permanente”, nos termos do artº 24, do decreto nº 3010, de 1938 (legislação do Brasil).
Tendo acedido à “ficha consular de qualificação”, verifiquei que constava do verso o nome do navio em que embarcou o meu parente e a data do desembarque no Brasil. Procurei a lista de passageiros e fui bem sucedido no sítio do “Museu da Imigração do Estado de São Paulo”.
Assim, é certo que JOÃO ABEL DA SILVA embarcou em Lisboa no paquete português “Serpa Pinto” [da Companhia Comercial e Marítima, sob comando de Paulo da Conceiçao Baptista], como “passageiro permanente” nº 85, de 18 anos, solteiro, português, agricultor, viajando “só”, católico, com instrução, e última residência em Lisboa, nº de passagem 78, de 3ª classe, e titular do passaporte nº 1414, de 7.12.1945, de Lisboa; e que veio a desembarcar no porto de Santos, no Brasil, a 9.1.1946, com a indicação de que “foi residir à Rua Imirim, 337, São Paulo”.
Também consta no verso da dita “ficha consular de qualificação”, a 29.3.1946, que “nesta data obteve transformação(?) de agricultor”. Também no verso do documento é visível uma impressão digital e dois códigos numéricos que talvez correspondam a uma identificação de emigrante no Brasil: 87/1/46 e [palavra/sigla não decifrada] 3273/46.
A abundância de pormenores que aqui deixo está relacionada com o pedido que ora formulo: percebendo o que já tenho, algum confrade mais experiente pode ajudar-me com indicações sobre sítios/entidades a consultar a fim de descobrir o que aconteceu a JOÃO ABEL DA SILVA, no Brasil?
Parentes mais idosos julgam saber que ele casou no Brasil e que aí teve pelo menos um filho ou filha, mas não tenho mais dados ou certezas.
Antecipadamente grato por qualquer contribuição,
Carlos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341330 | saintclair | 21 jan 2014 21:58 | Em resposta a: #341321

-
Carlos Santos;
Para que se possa situar no " tempo e no espaço ", envio mapa da
Rua Imirim, 337, S. Paulo- Br. de quatro localidades.
-http://goo.gl/maps/K8W0G
-
Assim, sugiro que tente encontrar a que efectivamente esteve relacionada
com o seu familiar, depois será mais fácil progredir no terreno.
Cumprimentos
saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341340 | lezico | 22 jan 2014 03:10 | Em resposta a: #341330

Essas ruas parecem estar todas fora da zona urbanizada na altura:
http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/urb-1940.jpg


Pelo que consegui ver, a rua era parte do que é hoje a avenida Imirim.
Neste mapa de 1952 pode-se ver a rua Imirim, na continuação da Estrada Imirim, nas coordenadas 10-E (no cimo do mapa, ao centro):
http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1952.jpg

O número 337 parece ser a entrada de uma "vila":
http://goo.gl/maps/QzmsK

Resposta

Link directo:

RE: Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341341 | lezico | 22 jan 2014 03:28 | Em resposta a: #341340

Sugiro que contacte esta pessoa, será muita coincidência se não for o filho dele:

http://www.telelistas.net/pessoas/sp/sao+paulo/246138778/joao+abel+da+silva+filho

Resposta

Link directo:

RE: Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341352 | vsuzano | 22 jan 2014 11:11 | Em resposta a: #341321

Sugiro também este link
aí e se pesquisar entre aspas o nome aparece em anos próximos.



http://www.jusbrasil.com.br/diarios/


cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

RE: Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#341394 | Carlos59 | 22 jan 2014 22:23 | Em resposta a: #341321

Já encontrei o parente que procurava, graças ao "Google" e ao investimento em pesquisas com múltiplas variantes. Embora tenha acabado por resolver o problema sozinho, ainda antes de ler as mensagens de resposta, quero agradecer sinceramente a excelente ajuda que recebi. Se eu não tivesse tido muita sorte, os confrades que responderam a esta minha mensagem teriam sido decisivos para "quebrar o galho", supondo que esta é uma boa forma de dizer no português do Brasil "resolver uma dificuldade".
Reafirmo a minha gratidão e espero ter de novo o vosso auxílio em futuros problemas, sendo certo que todos os confrades poderão contar comigo, se tiver ocasião para ser útil.
Carlos Santos

Resposta

Link directo:

Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#350048 | lauragouvea | 08 set 2014 19:50 | Em resposta a: #341321

Já tentou o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro?
Solicite o PRONTUÁRIO DE REGISTRO DE ESTRANGEIROS.

No ARQUIVO DO ESTADO DE SP, em "Acervo", veja as colônias de imigrantes, podendo pesquisar pelo nome.

Pesquise nos cemitérios, pela data do óbito, se souber a região.

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Emigrante português no Brasil – João Abel da Silva (desembarque em Santos, 1946)

#350075 | mila1000 | 09 set 2014 15:48 | Em resposta a: #341321

Sr Carlos,

Localizei um senhor de nome João Abel da Silva Filho,talvez seja o filho de quem procura,e,este reside na Avenida Imirim, veja:

JOAO ABEL DA SILVA FILHO (011) 2239-7691 AV IMIRIM, 2834 - S PAULO - CACHOEIRINHA

Cumprimentos.
Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen