Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338840 | JorgeMendes | 30 nov 2013 23:06

Caros,

Estou com algumas dificuldades em interpretar os dados que constam do assento de casamento do TIF "m0020" do link http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4835045.

Por analogia com outros assentos, salvo algumas partes que não consigo compreender, penso que o essencial será:

"Aos oito dias do mes de fevereiro de mil e seis centos e oitenta tres annos na igreja de Sam migel (???) testemunhas abaixo abaixo ajuntas na forma do Sagrado concil trid e constituicoes deste arcebispado (???) fco Alures filho de antonio Alures e de Maria Antunes ja defunta, moradores no lugar do talhadouro frega de nossa Sra da conceicao da ponte do rol termo de Torres? Vedras donde o dito contrahente foi baptizado e margarida ribeiro filha de antonio Rois e de maria Alures moradores no lugar da ribeira já defuntos (???) donde ella foi baptizada ambos fregueses desta igreja de S Miguel (???) comigo asinaram (???)"

Conseguem ajudar-me a confirmar a minha interpretação, e, se possível ajudar-me na transcrição das partes em falta?

Obrigado

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338848 | jlaz | 01 dez 2013 09:29 | Em resposta a: #338840

Caro confrade

A minha transcrição, com o que faltava entre parênteses, é a seguinte:
"Aos oito dias do mes de fevereiro de mil e seis centos e oitenta tres annos na igreja de Sam migel (desta vila, em presença de mim vigário da vara desta vila Diogo Roiz [Rodrigues] d’almeida, por especial comissão do Sr. Doutor João Serrão, provisor e vigário geral deste arcebispado e das) testemunhas abaixo (assinadas) na forma do Sagrado (concilio tridentino) e constituicoes deste arcebispado (por na dita igreja e fregesia não haver pároco actual se receberam por marido e mulher) fco Alvres filho de antonio Alvres e de Maria Antunes ja defunta, moradores no lugar do telhadouro frega de nossa Sra da conceicao da ponte do rol termo (desta vila) donde o dito contrahente foi baptizado e margarida ribeira filha de antonio Rois e de maria Alvres moradores no lugar da ribeira (de pedrulhos e fregeses da dita fregesia da igreja de S. migel desta vila) donde ella foi baptizada ambos fregueses (da dita) igreja de S. migel (testemunhas o padre Pº [Pedro] ecónimo na dita igreja e Manoel Alvres tesoureiro da dita igreja, que comigo) asinaram (Diogo Rois d’Almeida, o Padre Pedro Rodrigues, Manuel Alveres)

Cumprimentos e continuação de boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338856 | JorgeMendes | 01 dez 2013 15:31 | Em resposta a: #338848

Caro confrade,

Muito obrigado pela rápida ajuda.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338868 | Gonçalo Frutuoso | 01 dez 2013 20:44 | Em resposta a: #338856

Caro Jorge Mendes,

Confirmo a leitura efectuada pelo confrade Jlaz.

O casal que figura no assento, Francisco Álvares, o Fidalgo, e Margarida Ribeiro, são meus 10.ºs avós.

Cumprimentos,

Gonçalo S. Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338873 | JorgeMendes | 01 dez 2013 21:04 | Em resposta a: #338868

Caro Gonçalo Frutuoso,

Obrigado pela ajuda.

Tem informação sobre Francisco Álvares e sua ascendência que possa partilhar?

No meu caso, a ligação familiar a este casal é através da sua filha Antónia Maria baptizada em 03-05-1699 em S. Miguel - Torres Vedras, a qual se casou em 1719 com José Antunes da Ponte de Rol - Torres Vedras. Coincide com a sua ligação?

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338923 | Gonçalo Frutuoso | 02 dez 2013 20:27 | Em resposta a: #338873

Caro Jorge Mendes,

Os dados que tenho devem ser o mesmos que tem:

Francisco Álvares, de alcunha o Fidalgo, nasceu no Casal do Telhadouro, tendo sido baptizado na Igreja da Ponte do Rol a 10.10.1655, sendo filho de António Álvares e de Maria Antunes. Estes casaram antes de 1639, já que a 13.11.1639 é baptizada a filha Isabel. Tenho registo de mais 5 filhos.

Margarida Ribeiro, nasceu na Ribeira de Pedrulhos, tendo sido baptizada na Igreja de S. Miguel a 26.9.1660, filha de António Rodrigues e de Maria Alves. Faleceu a 30.5.1728 na Ponte do Rol.

A minha ligação faz-se através do filho António Alves, nascido na Ribeira de Pedrulhos e baptizado a 7.2.1700, o qual casou na Igreja de Santa Maria do Castelo, a 6.10.1726, com Maria da Silva, natural do Casal das Adegas, filha de António Gomes e de Antónia da Silva.

Cumprimentos,

Gonçalo S. Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#338977 | JorgeMendes | 03 dez 2013 22:39 | Em resposta a: #338923

Caro Gonçalo Frutuoso,

Obrigado pela informação, parte da qual eu desconhecia.

Assim sendo o Gonçalo é primo décimo da minha mulher!

Perdoe-me a curiosidade de principiante, mas poderia ajudar-me a evoluir no tema da genealogia respondendo às seguintes questões:
- Onde obteve a informação de que a alcunha do Francisco Álvares era "o Fidalgo"?
- Onde obteve o assento de baptismo do Francisco Álvares? O site do ANTT tem duas referências a livros de registos mistos da paróquia da Ponte de Rol anteriores a 1633, mas o que abrange o ano de 1655 não tem representação digital disponível.
- Assumindo que a sua fonte para o baptismo do ponto anterior é o livro sem representação digital, esse livro não tem o casamento de António Álvares e de Maria Antunes (casamento anterior a 1639)?
- No caso do assento de óbito da Margarida Ribeiro que pista seguiu para chegar até este assento? Não deixa de ser curioso que a Margarida tenha nascido na Ribeira de Pedrulhos - S.Miguel, casado na mesma paróquia e tido lá os seus filhos e ter vindo a falecer na Ponte de Rol. Seguiu a pista de ser este o local de origem do marido Francisco?

Já agora uma curiosidade: Entre o baptizado da Antónia Maria (B. 03-05-1699) e do irmão António Alves (B. 07-02-1700) de quem o Gonçalo descende vão precisamente 9 meses. São datas de baptismo e não de nascimento, mas pelos vistos não perderam tempo.

Obrigado.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#339024 | Gonçalo Frutuoso | 04 dez 2013 20:25 | Em resposta a: #338977

Caro Jorge Mendes,

Não tem que agradecer.

Eu tenho o maior gosto em partilhar os dados que vou recolhendo, ainda mais com parentes.

Em resposta às suas questões:

1.ª: A alcunha de Francisco Álvares surge, se a memória não me engana, em alguns assentos de nascimento dos seus netos. Infelizmente não registei a fonte.
2.ª: Efectivamente o Livro de Registos Mistos da Ponte do Rol nas datas aqui em causa não está disponível on-line, mas o livro está digitalizado e disponível para consulta na Torre do Tombo (foi onde o consultei);
3.ª: Nas minhas pesquisas não encontrei o assento de casamento de António Álvares e de Maria Antunes. Pode constar no referido livro, mas penso que o casamento tenho ocorrido noutra freguesia limítrofe da freguesia da Ponte do Rol;
4.ª: A localização do assento de óbito de Margarida Ribeiro foi um rasgo de sorte. Como faço pesquisas em várias freguesias vou "tropeçando" em assentos de ascendentes e colaterais e foi o que aconteceu. Mas esta mobilidade é frequente nas famílias do concelho. Ainda para mais a família tinha ligações à Ponte do Rol. A Margarida Ribeiro poderá ter falecido em casa de algum familiar ou poderá ter falecido na Ribeira de Pedrulhos e foi sepultada, a seu pedido, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ponte do Rol.
5.ª: É curiosa a proximidade das datas de nascimento dos dois irmãos (não tinha reparado). Com efeito, estes "avós" tinham vontade de contribuir para o aumento da população na zona.

Antes de Antónia Maria e do meu António Alves, Francisco e Margarida ainda foram pais de outro António que foi baptizado a 19.8.1696. Deve ter falecido menor e colocaram o nome ao irmão, o meu António Alves.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#339029 | JorgeMendes | 04 dez 2013 22:04 | Em resposta a: #339024

Obrigado Gonçalo!

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#339078 | amarante63 | 05 dez 2013 23:58 | Em resposta a: #339029

Ainda precisa de ajuda para Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras, eu gostaria de ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição de assento de casamento da paróquia de São Miguel - Torres Vedras

#339133 | JorgeMendes | 07 dez 2013 14:48 | Em resposta a: #339078

Caro/a amarante63,

Com a ajuda dos confrades jlaz e Gonçalo Frutuoso já consegui a transcrição das partes do assento que não conseguia interpretar.

Obrigado pela amabilidade.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 05:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen