Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338146 | travassosd | 15 nov 2013 18:55

Exmos. Confrades,

pergunto se algum dos Confrades esteve em pesquisa em contacto com o apelido Travassos da vila de Fronteira (N.ªSra. Atalaia), em concreto com Manuel António Gonçalves Travassos aí baptizado em 20.09.1781, filho de Ant.º Gonçalves Travassos (N.Sra. Atalaia - Fronteira) e Catarina Teresa (Cabeço de Vide - Fronteira), neto de Manuel Gonçalves Travassos da referida vila.



Bem assim, pergunto se algum confrade estudou na região algum dos seguintes apelidos: Louro (Lopes Louro), Silveira, Vieira, Furtado (Mendes Furtado), Torrão, Matos e Correira.

Grato pela atenção,

aguardando prezadas notícias.

M Batista Travassos

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338156 | ppb | 15 nov 2013 22:14 | Em resposta a: #338146

Caro/a M Travassos

Estou a estudar a minha família Bandola, oriunda em Portugal de Fronteira.
Tenho uma familiar colateral, Leocádia Victória que morreu a 29.09.1861, casada com Bernardo José Travassos.
Nada mais tenho de Travassos.
Silveira e Correia tenho vários, uma vez que são de linhagem direta.
Louro, tenho um avô José dos Reis Louro casado com Brites Gomes Bota, pais de André Gomes Bota que morreu em 21.01.1777.

Caso tenha interesse, indique mais pormenores sobre as informações que pretende.

Já estão online os assentos de Fronteira:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-27629-10243-53?cc=2014755&wc=M9QW-PKG:n528838604#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM9QW-GTJ%3An149478577%3Fcc%3D2014755


Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338259 | Chantal | 18 nov 2013 10:55 | Em resposta a: #338156

Bom dia,

Caro M Batista Travassos, estes são os dados que tenho sobre os apelidos a que se refere:

Cano - Isabel de Matos casada com Francisco Fernandes e mãe de Simão Fernandes. Simão Fernandes nasceu em 1652.
Fronteira - Luís José Correia casado com Sebastiana da Conceição (ou da Cruz), pais de Gertrudes Rita.

Para além deste apelidos também tenho, em Fronteira, ascendentes com apelidos Oliveira de Morais, Abelha, Inácio e Rebocho.

Gostaria também de perguntar, a Pedro Bandola, se nas pesquisas sobre Leocádia Vitória encontrou alguma relação com os meus ascendentes Ana Vitória casada com Pedro Rebocho (1794), pais de Teresa Vitória casada com Jerónimo Francisco (1836).

Espero que ajude.
Obrigada.

Chantal Florentino

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338261 | ppb | 18 nov 2013 11:53 | Em resposta a: #338259

Caro Chantal Florentino,

Não encontro os nomes que indicou nos meus registos, o que não quer dizer que não esteja relacionado.

Leocádia Vitória é filha de Maria do Carmo Ribeirinho Bandola e João Gonçalves Bota.
Bernardo Gonçalves Travassos é filho de Joaquim Gonçalves Travassos e Inácia de Jesus.

Retirei esta informação do assento da batismo de Mariana Vitória em 11.03.1850, a que associei a restante informação que tinha.
Estes meus avós colocaram Vitória como segundo nome a outra filha, e estas seguiram o exemplo.

Parei esta investigação, pois estive a estudar um outro ramo familiar.
No entanto, vou agora retomar e se encontrar ligações comunico.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338318 | Chantal | 19 nov 2013 10:45 | Em resposta a: #338261

Caro Pedro,

Agradeço a sua rápida resposta. Os dados que temos ainda não são suficientes para relacionar as duas famílias. Ana Vitória, tendo casado no dia 12.10.1794, deve ter sido contemporânea de, pelo menos, Maria do Carmo Ribeirinho Bandola e João Gonçalves Bota. Os seus pais são, segundo o seu registo de casamento, de José Manuel Mendes e Narcisa Maria.

De qualquer forma eu também vou continuar a pesquisa e se encontrar alguma ligação, entro em contacto consigo.

Cumprimentos,
Chantal

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338480 | travassosd | 22 nov 2013 19:20 | Em resposta a: #338156

Caros Confrades,
Caro Sr. Confrade Bandola,

antes de mais muito obrigado pelo pronta disponibilidade, bem como, pela disponibilização do link que muito me ajudará dado que o Centro Histórico de Elvas é bastante longe.

Nos meus apontamentos tenho referência de um seu, decerto parente, Francisco, filho de André Gomes Botta e de Brites Gonçalves, nascido e baptizado em Sra. Atalaia em 20/12/1751.

Trocaremos informações em breve.

Muito obrigado e um abraço.

Miguel BT

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#338492 | ppb | 22 nov 2013 22:02 | Em resposta a: #338480

Caro Miguel Travassos,

Folgo em saber da utilidade do link que deixei.

O Francisco Gomes Bota que menciona é meu avô. Também é seu familiar?

Tenho alguns registos de filhos, irmãos e indicação de pais e avós.


Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#339113 | mininha | 06 dez 2013 18:31 | Em resposta a: #338146

Ex.mo Senhor:
Na minha família aparece um João Gonçalves Travassos a viver em Fronteira, casado com Maria Gonçalves. Terá tido um filho João Rodrigues Reyno que casou em 21.7.1765, com Antónia Teresa, filha de Manuel Gomes de Castro e Francisca Maria. eram todos de Fronteira. Chamo a atenção que este Travassos aparece algumas vezes só como Gonçalves.
Também os Silveira aparecem na minha família, são de São Pedro de Alcorrego.
Maria Silveira, filha de Gaspar Dias Ramalho e de Maria Silveira casou em 31.7.1695 com Martinho de Abreu.
Cumprimentos
M. caeiro

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#345911 | mininha | 06 mai 2014 17:27 | Em resposta a: #338156

Boa tarde

Sabe o que se passa com os assentos de Fronteira, que deixaram de estar disponíveis no familysearch?
Cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#345922 | ppb | 06 mai 2014 22:15 | Em resposta a: #345911

Olá boa noite,

Não tenho acedido ao familysearch ultimamente, mas consulto os assentos de Fronteira no digitarq, por exemplo:


http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1010927

cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: Fronteira, Alentejo ( Gonçalves Travassos)

#346107 | mininha | 10 mai 2014 19:32 | Em resposta a: #345922

Olá
Muito obrigada, eu também vou ao digitarq, mas existem livros no familysearch que estavam disponíveis e agora isso não acontece


Cumprimentos

Maria Caeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen