São Torcato, Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

São Torcato, Guimarães

#335260 | lacardoso | 16 set 2013 14:54

Cara Maria Matos

Aqui segue a resposta que me colocou sobre FREITAS de SÃO TORCATO.

Os nomes que referiu não encontrei na minha árvore, mas sim ascendentes deles, segundo o NEPS elaborado pelo confrade Rui Faria
[ http://www.ghp.ics.uminho.pt/storcato.html ].

A sua Joana Maria da Silva (Castro) é fª de Domingos de Castro e Custódia Maria da Silva sendo esta última irmã, entre outros, de Josefa Maria da Silva que nasceu em São Torcato a 05.10.1754 e faleceu a 14.09.1810.
Ambas filhas de:
- Custódio Francisco da Silva, nascido em São Cosme de Lobeira, filho de Domingos Francisco e Maria Francisca e casado em São Torcato a 27.12.1741 com:
- Maria Silva, nascida em São Torcato a 03.08.1718 e falecida a 11.12.1788, filha de:

. Simão da Silva [trocado na base do NEPS com o filho António nascido a 10.11.1712 mas que consta ligado aos pais na mesma base] filho de Domingos da Silva e Ana Martins, neto paterno de Domingos João e Maria Gonçalves, neto materno de Pedro Gonçalves e Domingas Martins (sendo esta Domingas Martins filha de José Martins e Maria Pires Gonçalves e esta última fª de Pedro Gonçalves e Helena Lourenço Fernandes)
casado em São Torcato a 06.03.1712 com:
. Jerónima Martins, filha de Domingos Ferreira e Maria Martins.


Outros Freitas de São Torcato que encontro na(s) árvore(s) que elaboro:

. Silvestre de FREITAS, natural de Freitas, Fafe, filho de António Martins Ribeiro, o ribeiro e Isabel de FREITAS,
casado em SÃO TORCATO a 03.10.1718, com:
. Isabel da Silva, natural de Aldão, filha de Domingos da Silva e Maria Fernandes de Aldão.
-Pais de:
Francisco Ribeiro das Neves nascido em São Mamede de Aldão a 12.07.1719, casou a 08.03.1749 com Vicência do Rosário em Rio-Tinto, Gondomar, onde faleceu a 28.05.1777.

e

. João Lopes Ribeiro Machado, nascido na Oliveira a 22.09.1754, filho de Torcato José de FREITAS e Inácia Luísa Lopes Ribeiro,
casado com:
. Joana Teresa da Silva Vieira / Rodrigues, nascida em São Tiago de Lanhoso a 04.12.1756 filha de João Álvares Vieira e Teresa Rodrigues
- Pais de:
na Oliveira:
-- Inácia Luísa Ribeiro Machado de Miranda n.06.01.1780 e casada com José Vieira Ribeiro
em SÃO TORCATO:
-- Teresa Joaquina, n.10.11.1781
-- Violante Rosa, n.03.08.1783
-- José Joaquim, n.16.05.1785
-- Felizarda, n.08.04.1787


Em São Torcato tenho outros ramos: Ribeiro, Martins, Silva, Fernandes, Lopes, Gomes, ...

Ainda ando às voltas com a zona de Guimarães e ainda me falta explorar muito.
Se tiver algum dado mais ou alguma correção a fazer esteja à vontade.
Espero ter ajudado.

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: São Torcato, Guimarães

#335286 | M22F04M72 | 16 set 2013 23:37 | Em resposta a: #335260

Cara Lúcia
Mtº obrigada pela sua resposta e pelos dados que me fornece. Como disse só comecei a pesquisa em Guimarães há +/- uma semana, pois estava à espera que fossem colocados os assentos em on-line. Vou ter pois mtº para "esgravatar" eu sei. Mas sei que os dados que me fornece vão decerto ajudar-me mtº. Ainda nem sequer fiz a pesquisa do conselho de Guimarães geográficamente para começar a situar-me com as freguesias atuais e procurar saber como era no séc., XVIII. A curiosidade foi maior em encontrar o meu Custódio José de Freitas e a Joana. Como disse soube da sua existência pela pesquisa da filha destes Josefa Mª de Freitas em Bustelo, Penafiel onde "nasce" um grande ramo da minha família pelo lado de minha avó paterna. É certo que o apelido "Freitas" se vai perder para vir a prevalecer o dos "Rochas" e dos "Melos"
Mas é mesmo assim.
Espero poder contar consigo e desde já me disponibilizo para a ajudar caso necessite. Igualmente se desejar contatar por e-mail pode fazer o pedido deste ao moderador.
Com os melhores cumprimentos
Maria Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen