Apelido Gandum

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Famílias

Apelido Gandum

#334477 | JoãoGaspar | 28 ago 2013 03:54

Caros confrades,,


Agradeço a todos a vossa participação e ajuda, na verdade tenho tentado encontrar a origem deste apelido e não sei se terá algo que ver com a variante "Gandum"'de trigo na Índia ou se terá outro significado até porque no meu ramo surge com o apelido da Costa e segundo parece eram mareantes ou gente de carreira no mar e nem sempre o apelido surge, sendo que os descendentes de Luis da Costa Gandum usaram Costa e Senna e Costa Serrão.

Penso que Gandum não é uma variante do apelido Gondim.

Sei que no século XVIII Luis da Costa Gandum vivia na Vila do Barreiro, e que hoje encontro ainda o apelido radicado em Setúbal que é relativamente perto.

Por erro ao iniciar o tópico escrevi Gadum e não Gandum como será correcto.

Mais uma vez agradeço a vossa participação e aguardo toda a ajuda sobre pistas que possam orientar a minha investigação


Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334481 | HRC1947 | 28 ago 2013 09:30 | Em resposta a: #334477

-
Caro JoãoGaspar;
...Temos alguns sinais que levam a deduzir que a INDIA será uma hipótese!.
Século XVII e XVIII, a nossa relação com Goa-Damão e Diu, poderá fazer sentido!...
" variante " Gandum"' de trigo na Índia ou se terá outro significado até porque no meu ramo surge com o apelido da Costa e segundo parece eram mareantes ou gente de carreira no mar".
...Necessitamos de uma ou duas evidências, para se " tomar aquele caminho..."
Vamos " navegando ", havemos de lá chegar.
Melhores cumprimentos
Henrique
.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334495 | Pedro França | 28 ago 2013 15:54 | Em resposta a: #334477

Caro João:

Este tópico já não é novo. O confrade Rui Gandum já o estreou aqui e aí mesmo deixei uma mensagem minha.
Na altura deixei passar que esse apelido poderia ter (campo das hipóteses) uma conotação pejorativa. No dicionário Morais Silva, vol. V, p. 423, 2ª coluna, ao fundo, vem que se trata de um nome antigo significando "gandulo", "vadio". Ainda hoje, em linguagem corrente se diz de fulano que "anda na gandaia", e daí - "gandaieiro". No entanto - note-se - no entanto, vem que o termo "gandar" significa um pano grosseiro de algodão que se exportava da Índia para África.
Ora, como o termo "gandaieiro" também está relacionado com a atividade de trapeiro, pode ser que haja alguma ligação entre "Gandum" e esta atividade. No entanto - note-se novamente - insisto para que o João faça o levantamento da sua árvore perseguindo exatamente esse apelido "Gandum" e averiguar se se trata de atividade de merca de panos ou trapos (seja o que for) ou de alcunha relativa a pessoa que anda na vadiagem.

Tudo de bom e boa sorte.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334496 | HRC1947 | 28 ago 2013 16:03 | Em resposta a: #334495

-
Caro Pedro França;
...Estou a gostar do desenrolar da " investigação"
Ainda assim, continuo com aquela ideia de inicio
" [Mahatma Gandhi] o homem que confeccionava
a sua roupa, não queria vertir peças feitas pelos Ingleses,
a quém detestava, como sabe etc., .. [ "a coisa "deve ter
proveniência daquele País...
Vamos aguardar.

Melhores cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334515 | HRC1947 | 28 ago 2013 23:11 | Em resposta a: #334496

-
http://profissoes.web.simplesnet.pt/
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334534 | JoãoGaspar | 29 ago 2013 13:26 | Em resposta a: #334515

Caros confrades,

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda e atenção!
No entanto a conclusão a que chego é que este é um apelido desconhecido e que a sua história terá de ser ainda escrita!
Não creio que o apelido Gandum derive de Gandulo são palavras completamente diferentes e sinceramente até duvido que Gandum fosse alcunha. Neste jogo das suposições cada um pode imaginar ou supor o que quer, mas isso serão apenas suposições que nada valem. Como disse bem o confrade Pedro França terei de pesquisar até a origem do apelido.

Quanto a pistas não entendo que profissões antigas se refira ao nome Gandum nem a alcunha suposta de Gandulo se aproxima desta.
A variante de trigo Gandum indiana poderá sim estar na origem de uma família com raízes ou ligações à Índia e esse é até agora a melhor pista que temos. No entanto até poderá ser um nome primitivo ibérico ou lusitano que tenha outro significado ou até mesmo designe uma quinta ou localidade.

Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334542 | HRC1947 | 29 ago 2013 15:38 | Em resposta a: #334534

-
É evidente que qualquer pessoa minimamente informada e com alguma cultura, vê que o termo "GANDULO",
não se enquadra neste apelido do seu ancestral! ....
Não há que ter medo de " fantasmas ", devemos enfrentar as coisas como elas são;
Nos séculos XVII e XVIII, pergunto: -- Quem é que iria colocar um " APELIDO/ SOBRENOME " destes nos
filhos, aquando do registo de Baptismo?....
Há que ter algum " jogo de cintura ", e aguentar a " parada"!.
Neste Forum, em certas ocasiões, vivem-se momentos de grande alegria, outras vezes nem tanto assim!.
Melhores cumprimentos
HRC
-
.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334546 | evieira | 29 ago 2013 17:35 | Em resposta a: #334542

"É evidente que qualquer pessoa minimamente informada e com alguma cultura, vê que o termo "GANDULO",
não se enquadra neste apelido do seu ancestral! ....
Não há que ter medo de " fantasmas ", devemos enfrentar as coisas como elas são;
Nos séculos XVII e XVIII, pergunto: -- Quem é que iria colocar um " APELIDO/ SOBRENOME " destes nos
filhos, aquando do registo de Baptismo?...."


Então há tanto que frequenta este forum, e ainda não sabe que antes do reg.civil os apelidos não eram dados ou colocados aos filhos pelos pais, mas sim assumidos na vida adulta pelo próprio (ou pela comunidade em que se inseria)?! dado que o confrade ou a confrada (ainda não percebi se é Ana ou Henrique ou talvez a terceira opção) é uma pessoa "minimamente informada ou com alguma cultura" deveria ter presente este conhecimento básico (de base) para a genealogia portuguesa!

Por acaso, discordando do confrade João Gaspar, penso que a sugestão do confrade Pedro França (que segundo HRC não deve ser uma pessoa informada ou com um mínimo de cultura- basta ver por ex. as centenas de tópicos em que ajuda e revela o domínio dos fundos do AUC) não deverá ser posta imediatamente de parte. Na oralidade popular, "gandulo" poderia facilmente ter-se transformado em "gandum". especialmente se fosse um epípeto atribuido a uma criança - possivelmente no sentido de "irrequieto, travesso" - que é outro sentido, assim não necessariamente pejorativo, atribuido à palavra.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334550 | HRC1947 | 29 ago 2013 19:53 | Em resposta a: #334546

-
Caro Confrade;
....Há certas pessoas que são parte do problema,
em vez de se empenharem na busca da solução.
Saudações Genealógicas
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334553 | J.R. | 29 ago 2013 20:28 | Em resposta a: #334550

Caríssima Ana Simões

Assuma-se com a sua imparcialidade e vontade de colaboração , nos tópicos em que tem ajudado de forma muito positiva , e deixe de

parte a irreverência e "Sangue na Guelra" como pontos negativos .

As notas acrescentadas aos comentários , não abonam a quem os faz nem aos conteúdos , e ninguém lhe deixará de agradecer toda

as ajudas que tem prestado , a quantos procuram as suas origens remotas .

Desde já o meu respeito consideração e estima , por tudo quanto fez e colaborou , nos tópicos com a sua intervenção .

Saudações genealógicas do Joaquim Rodero

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334559 | MLuisa | 29 ago 2013 23:04 | Em resposta a: #334477

Não terá grande interesse para a vossa investigação mas não quero deixar de informar que em Alenquer (distrito de Lisboa) há (havia) uma família Gandum. Será coincidência mas esta família tinha uma loja de venda de tecidos.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334560 | HRC1947 | 29 ago 2013 23:34 | Em resposta a: #334559

-
http://www.fluviatilis.com/dgf/locations.cfm
-
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334562 | HRC1947 | 29 ago 2013 23:40 | Em resposta a: #334560

-
Carta Piscícola Nacional

Localizações

Pesquisar localizações:

Pesquisar por 'Ribeira do Gandum, próximo de Casas Novas': 1 resultados.

Tejo
Sub-bacia Troço Espécies
1 Sorraia Ribeira do Gandum, próximo de Casas Novas Espécies
--
http://www.google.pt/imgres?sa=X&biw=848&bih=565&tbm=isch&tbnid=cz9h92ruFqdvgM:&imgrefurl=http://visitportugal2.blogspot.com/2011/07/visitez-coruche.html&docid=5fqx2uQxzhJ_AM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-NM1vQQTWnZU/Tg-7OEZNi-I/AAAAAAAAT_A/raFAxLJqlXQ/s400/81562142.X2tJCHk5.Mapa_Coruche.jpg&w=485&h=397&ei=Qc0fUqT9G6SM7QauuYHYBA&zoom=1&ved=1t:3588,r:3,s:0,i:90&iact=rc&page=1&tbnh=194&tbnw=230&start=0&ndsp=8&tx=102&ty=103
---
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334565 | JoãoGaspar | 30 ago 2013 01:15 | Em resposta a: #334562

Encontrei este estudo interessante,

http://www.name-list.net/portugal/firstname/Gandum

Entretanto o facto de existir duas Ribeiras do Gandum uma em coruche outra em Évora afastam a teoria da corrupção de Gandulo para Gandum.

No estudo que atras refiro , a origem do nome é ou Portuguesa ou Indonésia


...Gandum is publication of the afghan christian fellowship.
Gandum is the publication of acf and is published in the netherlands.


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334567 | JoãoGaspar | 30 ago 2013 01:26 | Em resposta a: #334550

É interessante também referir que , Gandum é um local em Java Indonésia e também no Paquistão.

Obrigado

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334569 | JoãoGaspar | 30 ago 2013 01:37 | Em resposta a: #334495

Caro Pedro França,

Muito lhe agradeço pela ajuda neste tópico.
Entretanto lembrei-me deste político da Malásia e creio que as referencias geográficas dispares sao muitas.

Por exemplo: existem povoados ou locais Gandum em Java, Indonésia , no Afeganistão e em Nigéria.
Na Indonésia o apelido é comum e pelo visto na Malásia também.

Ora veja:

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Joseph_Salang_Gandum

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Gandum

#334581 | Pedro França | 30 ago 2013 12:23 | Em resposta a: #334569

Caro João:

As hipóteses são muitas, mas, é como eu digo, releva tudo do campo das hipóteses. Mais uma razão para fazer o levantamento do apelido e segui-lo por gerações até chegar ao primeiro que passou a chamar-se ou apelidar-se "Gandum".

Boa sorte.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334584 | HRC1947 | 30 ago 2013 13:54 | Em resposta a: #334565

-
Caro João Gaspar;

... O facto de aparecerem duas Ribeiras com o nome GANDUM, no meu
entender, até à data foi o melhor que lhe aconteceu relativamente a este
tópico.
Espero que isto seja um incentivo para ir em frente " sem medos ".
Melhores cumprimentos
Henrique
.

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334588 | HRC1947 | 30 ago 2013 15:28 | Em resposta a: #334584

-
Para poder ver localizações, segue endereço da
carta militar de Portugal- Inst. G. E., o melhor
que temos .
http://www.igeoe.pt/igeoesig/
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334614 | HRC1947 | 30 ago 2013 22:41 | Em resposta a: #334606

-
" A Quinta do Gandum "

Full text of "A Extremadura portugueza" - Internet Archive
archive.org/stream/.../extremaduraportu01pime_djvu.txt‎
As bacias do Tejo e do Sado fornecertim ao general Carlos Ribeiro silex e quar- ...... Re- costa, quinta Pequena, quinta Grande, quinta de José Ribeiro, quinta do Gandum, ...... vinho e do sal, a que já nos refe- rimos, consiste em trigo, arroz, legumes e cortiça. ...... Por detraz do mouchão corre parallelo ao Tejo o rio Sorraia.
----
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334615 | HRC1947 | 30 ago 2013 22:47 | Em resposta a: #334614

-
http://archive.org/stream/extremaduraportu01pime/extremaduraportu01pime_djvu.txt
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334618 | HRC1947 | 31 ago 2013 00:37 | Em resposta a: #334615

-
http://xref.w3dictionary.org/index.php?fl=pt&id=57499
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334641 | JoãoGaspar | 31 ago 2013 14:23 | Em resposta a: #334618

Caros confrades,

Creio finalmente ter encontrado uma pista acerca da origem dos meus Gandum, sabendo que Luis da Costa Gandum vivia no Barreiro , não sei se de lá era natural, encontrei a referencia de uma propriedade antiga neste concelho que recebeu Foral Novo del Rey Dom Manuel I . Chamava se a dita propriedade Quinta do Gandum.
Ora ainda não é esclarecedora sobre a origem do nome, que poderá ser Maláio ou mesmo Indonésio , através de um comercio de Trigo( Gandum) dessa região onde os Portugueses andavam , poderá representar uma ascendência asiática ou uma Alcunha por ter aparência asiática .
No caso do nome da quinta do Gandum, penso que retirou o nome do seu proprietário e não o contrario. Pelo menos no sentido literal é o que nos diz o nome Quinta do Gandum.

http://barreiroweb.com/movimento/patrimonio/crnica-de-uma-breve-viagem-ao-barreiro-alto-do-seixalinho/

Cumprimentos a todos


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334642 | Pedro França | 31 ago 2013 14:26 | Em resposta a: #334565

Caro João:

Sem querer polemizar sobre a origem do apelido "Gandum", devo dizer que todos os contributos aqui são válidos mas, continuamos a patinar sobre hipóteses. Agora, quanto às hipóteses em si, em ordem a uma atitude metodológica, de postura perante a investigação que por bem houver de ser feita, entendo eu que deveriam ser esgotadas em primeiro lugar as hipóteses geograficamente mais próximas quer do nosso vocabulário (léxico) quer mesmo toponímicas. A Indonésia, como lugar remoto que é, não seria das que eu colocaria na minha lista de prioridades a explorar. E depois, parece haver aqui muitas coincidências no campo linguístico, não sendo pois, forçoso, que tivesse havido uma herança ou apropriação da nossa parte, de um vocábulo estranho à nossa própria cultura.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334645 | HRC1947 | 31 ago 2013 14:58 | Em resposta a: #334641

--
Caros confrades;
.. Em frente.... estamos no bom caminho!
Cumprimentos
Henrique
.

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334646 | JoãoGaspar | 31 ago 2013 15:00 | Em resposta a: #334642

Caro Pedro,

Concordo totalmente consigo, todos os contributos sao obviamente muito valorizados por mim, que procuro algumas respostas .

Como disse até agora, a melhor pista que tenho é a da Quinta do Gandum , no Alto do Seixalinho, Barreiro e tentar contactar os historiadores locais que poderão ter mais informações sobre essa Quinta.
Creio que no Arquivo de Setúbal se encontram disponíveis os notariais do Barreiro,sabe se estão on-line?

Quanto às suposições que livremente temos feito e sem demérito algum em qualquer investigação, têm de ser consideradas, quer a palavra Indonésia e Indiana para trigo ser Gandum, quer na sua presença geográfica em Portugal além Tejo ( Coruche, Évora, Setúbal e agora na Quinta do Gandum.

Quanto a ser uma deturpação de Gandulo para Gandum , creio que é muito forçado, um estudo etimológico não nos aponta nessa direcção ou aponta? Nos vários dicionários que procurei encontro duas versões para Gandum, e ambas possíveis de se tornarem apelido de família, quer seja a variante alcunha pejorativa , de preguiça, ou proveniente de Ceral, trigo, campo de cultivo de cereais, celeiro. Não podemos esquecer que Timor foi Portugal e que geograficamente
A Indonésia é a sua maior referencia.

Gandulo - Gan-du-lo

Significado de Gandulo

m. Prov.
Garoto.
Vadio.
Tratante.
T. de Lanhoso.
Aquelle que come do alheio e guarda o que é seu.
(Cast. gandul)

Gandum / Gan-dum

Gandum

m.
Ant. Gandul: « ...agora que sou o gandum da preguiça... » Anat. Joc. , I, 195.


[Dicionário Candido de Figueiredo, 1913].

Portanto, a menos que algum confrade historiador que tenha esbarrado neste apelido e tenha ou conheça algum estudo sobre Ganduns a mim resta-me os Paroquiais, notariais e outras fontes primarias que encontre e me permitam recuar na ascendência de Luis da Costa Gandum,Barreiro Séc. XVII

Com os melhores cumprimentos e muito obrigado pelo interesse dm orientar-me e ajudar


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334647 | HRC1947 | 31 ago 2013 15:14 | Em resposta a: #334646

-
.....HÁ HOMEM DO NORTE....Caramba!!!
Henrique
--

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334650 | JoãoGaspar | 31 ago 2013 16:29 | Em resposta a: #334647

???

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334653 | Pedro França | 31 ago 2013 16:54 | Em resposta a: #334646

Olá, João:

Mais uma vez:
Se já chegou ao séc. XVII com Luís da Costa Gandum, do Barreiro (ADSetúbal?), se conseguir avançar mais para trás, melhor. Se não, creio que outra possibilidade será o enquadramento dessa família: local de fixação, família alargada, carreiras, ordenações, FSO, enfim, para lá dos paroquiais, claro. Se quiser (ainda não explorei essa hipótese...outra), posso ver se algum Gandum andou pela UC ou se ordenou por aqui. Mas, antes do séc. XVIII não vou bem com certidões de idade porque antes de Pombal, não há praticamente certidões de idade.
Agora, outra coisa: entrando nos aspetos linguísticos relativos ao termo "Gandum" ou com ele relacionados, há, com alguma frequência, corruptelas de vocábulos e isso variando de região para região. Não tenho comigo o dicionário de Morais Silva..., consultei-o no AUC. Aqui por casa, no da Porto Editora vejo que o termo gandaia vem do castelhano "gandaya" e gandulo provém do árabe "gandûr" e ambas integram a mesma área vocabular. De "gandûr" para "gandum" parece-me que é um salto... Quanto a "gandar" - tecido usado na Índia e na África, esse resulta do nome da cidade certamente que o exportava - Gandalor - na costa ocidental do Indostão. Para mim, é mais fácil (e lógico) passar-se de "gandûr" para gandum do que de "gandar". Como será a pronúncia na língua árabe?...

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334685 | HRC1947 | 01 set 2013 20:12 | Em resposta a: #334650

-
" Quinta do Grão"
" Ribeira do Grão "
---
http://xref.w3dictionary.org/index.php?fl=pt&id=874
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#334687 | HRC1947 | 01 set 2013 20:35 | Em resposta a: #334685

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=334352
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Mapa da Bacia do Rio Sorraia- CORUCHE

#335238 | HRC1947 | 15 set 2013 23:33 | Em resposta a: #334653

-
Caro Confrade João;
.... Então como vai essa " investigação " apelido
Gandum?.
Espero que tenha feito progressos!
Melhores cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen