Domingos Soago Capa

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Heráldica | Hispânia | Pessoas

Domingos Soago Capa

#331683 | PedroPires95 | 29 jun 2013 01:29

Alguém poderia me informar mais sobre Domingos Soago Capa? Sou descendente dele, pelo o que me parece ele era Judeu, Dito num documento do Brasil sob o domínio da Holanda:

Engenho Aratangil/Serinhaem - Segundo documento holandês: o engenho, sob invocação de N. S. da Escada, está situado a 01 milha ao sul do engenho Sibiró de Baixo, tem cerca de 1 milha de terra, de fogo vivo com água e pode anualmente produzir 4.000 a 5.000 arrobas de açúcar e paga de recognição 80 arrobas de açúcar branco encaixado. No engenho foram ainda encontradas pela Companhia da Índia: caixas que pertenciam aos habitantes que estão sob passaporte holandês, 5 caixas de açúcar, sendo 4 mascavado e 1 de branco, as quais foram mandadas para Serinhaem;
Proprietário/Morador/Rendeiro: Domingos Soajo Capa - Judeu. Casado com Maria Soago, em 1608

http://engenhosdepernambuco.blogspot.com.br/p/engenhos-com-letra.html

interessante, porem eu tenho duvidas sobre sua nacionalidade, Esse sobrenome Soago + Capa eu já pesquisei, Soago eu achei pouca coisa, mas Capa eu achei no Banco de Dados Sephardim.com que ele consta como "Capas" e tem algumas variações como Elcabas, Elcapas, entre outros.

Ambos apelidos me parecem Espanhóis, se ele era Judeu, e seus apelidos da Espanha, tudo me leva a crer que ele seja no mínimo descendente de Judeus expulsos da Espanha,

Já entrei em contacto com a FCJE (Federación de Comunidades Judías de España)

Eles me responderam que estão aguardando um decreto do Governo que pode durar alguns meses.

Mas penso que para tirar a cidadania Espanhola pela Carta de Natureza concedida aos Sefardins, tenho de comprovar minha ligação com algum Judeu Sefardi da Espanha, Gostaria de uma luz no meu caso..

Alguém poderia me antecipar fazendo uma analise nos sobrenomes de Domingos Soago Capas? Se esses nomes eram mesmo espanhóis e Judeus Sefardis no caso? Segundo um outro documento ele aparece como sendo Domingos Soares Capa, Mas creio que a primeira forma de nome seja a verdadeira, afinal sua filha ficou com o nome Soago, minha ancestral Maria Soago, filha de Domingos.

Agradeço qualquer ajuda, me desculpem incomodar o Fórum caso minhas perguntas sejam um tanto insistentes, Mas creio que meu caso possa servir de auxilio para alguém que seja descendente de Domingos Soago, Não venho aqui só representar meus interesses mas sim dos que tem conhecimento da ancestralidade com Domingos Soago, E não possuem informações suficientes.

Att. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Soago Capa

#331701 | correa | 29 jun 2013 19:07 | Em resposta a: #331683

Caro Sr.
Existe uma familia de apelido Capa,cujo mais antigo nasceu em Moura-Alenteji,no princioio do seculo XIX.
Cump.
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Soago Capa

#331712 | PedroPires95 | 30 jun 2013 03:02 | Em resposta a: #331701

Muito interessante, eu descobri que descendo de um Judeu Castelhano, chamado Fernão Ximenes, Casado com Joana Nunes de Aragão, O único problema é que ele não foi necessariamente expulso da Espanha, ele havia participado da batalha do Toro, e foi aprisionado pelos Portugueses, passando a morar em Covilhã.

Isso ocorreu antes da expulsão do decreto dos reis católicos D. Fernando de Aragão, e D. Isabel de Castela, em 1492, é interessante pensar que antes disso os Judeus sofriam privações de seus direitos, mas a lei da Espanha de naturalização dos Sefardis é clara, Apenas aqueles que tiverem algum antepassado expulso da Espanha pelo decreto de 1492, pode receber a carta de Natureza.

No entanto se de um lado creio que não irei conseguir minha cidadania, do outro estou desinformado, Domingos Soago Capa.. Essa família Capa é Sefardi da Espanha? teria como me dar uma luz de onde esse nome Capa procede?

E o nome Soago? é natural de onde? imagino que seja da Espanha, No caso muitos Judeus Espanhóis foram para a Holanda, e lá se estabeleceram.

Um fato que é interessante, é que talvez Domingos Soago tivesse vindo com os Holandeses junto com levas de milhares de Judeus que aqui foram se estabelecer na Nova Holanda.

Talvez a maior de todas as barreiras seja estabelecer as provas que Domingos Soago Capa, era descendente de Judeu Espanhol, Ele era Judeu de fato, meu único caminho agora é fazer a analise do Sobrenome Capa, levar minhas descobertas ao consulado Espanhol, e manter contato com a FCJE, sobre meu caso, que parece ser bem complicado.


Meus melhores Cumprimentos, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Soago Capa

#334407 | portingal | 26 ago 2013 16:49 | Em resposta a: #331712

É bem possível que fosse Soajo, então também escrito sob a forma Soago.
Soajo: fregª do concelho de Arcos de Valdevez.

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen