Família Vilhena

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Vilhena

#16480 | jnt | 31 jan 2002 23:19

Caros genealogistas do Alentejo

Alguém tem notícia da genealogia de uma família Vilhena de Santa Catarina do Vale, actual freguesia de Vale de Santiago, concelho de Odemira?
Desde já grato por qualquer informação.

Cordias cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#17228 | jnt | 14 fev 2002 22:16 | Em resposta a: #16480

Corrigindo e acrescentando:

Os dados que disponho são de um Leocádio António Vilhena (n. Out. 1842, Santa Catarina do Vale, Messejana), filho de António Vilhena (Colos) e Francisca Maria (Santa Catarina do Vale), neto paterno de Francisco Vilhena (Colos) e Josefa Pais (Santa Catarina do Vale).
Leocádio António Vilhena foi o 2º filho de 10 filhos de seus pais.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#51582 | jnt | 12 nov 2003 18:55 | Em resposta a: #17228

Sem novidades, retomo o pedido.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#60538 | jnt | 15 mar 2004 23:41 | Em resposta a: #51582

Sem novidades, retomo o pedido.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#85679 | LSV | 06 mar 2005 18:23 | Em resposta a: #60538

Caro Joaquim Neto Teixeira

Tenho, nos meus antepassados uma Maria [de Soveral] Pinela moradora no Cercal do Alentejo, irmã de Manuel Soveral, morador na sua herdade de Chaparral em Vale de Santiago (antiga Santa Catarina do Vale), os quais eram filhos de Matias Pinela e de sua mulher Maria Estaço de Vilhena, natural de Grândola. Matias Pinela (Pinela é uma família originária de Grândola) e sua mulher deverão ter nascido por volta de 1665/70.
É possível que esses seus Vilhena sejam descendentes destes.
Fez entretanto alguma investigação mais sobre o assunto?
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#85818 | jnt | 08 mar 2005 21:00 | Em resposta a: #85679

Caro Luís Soveral Varella

O meu muito obrigado pela sua resposta.
Infelizmente ainda não fiz grandes recuos neste ramo familiar (ainda só vou em finais do século XVIII e a ascendência já está a derivar para Colos - que, em todo o caso, como sabe, é próximo do Vale de Santiago) porque para a época em que vou nas pesquisas, os paroquiais estão na Torre do Tombo e ainda não tive oportunidade de lá ir.
Ainda assim, se tropeçar em ramos desta região, diga-me, por favor.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#237554 | vicente maria | 27 ago 2009 00:12 | Em resposta a: #51582

Boas noites,tambem sou vilhena e como vós procuro as minhas raíses.o meu pai nasceu em porto côvo tem mais 8 irmãos,o meu avô chama-se domingos davide vilhena onde segundo o meu pai era dos lados de colos.mais não sei
quaquer dica agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#237699 | jnt | 28 ago 2009 16:03 | Em resposta a: #237554

Boa tarde

É a mesma família. Com efeito os Vilhena de Porto Covo vieram de Santa Catarina do Vale (actual Vale de Santiago) e de Colos.
Os Vilhena de Porto Covo são primos da minha mulher.
Vou procurar nos meus arquivos e mais tarde dir-lhe-ei algo de mais concreto.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#237721 | mhssbc | 28 ago 2009 21:26 | Em resposta a: #16480

Boa noite, Joaquim Teixeira


Também faço umas pesquisas por esses lados e tenho, no ramo que me interessa, um António Vilhena, de Colos, de 1742, filho de Manuel Jorge Vilhena e de Guiomar Rodrigues, 2º casamento de ambos.
Não sei se terão alguma ligação já que em Colos e no Vale, se encontram muitos Vilhenas.

Provavelmente só poderei ir à TT em Novembro mas se quiser alguma pesquisa do Vale, nas datas que estão disponíveis na TT, disponha

Cumprimentos

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#237723 | vicente maria | 28 ago 2009 21:47 | Em resposta a: #237699

Fico muito grato Sr. teixeira tenho de verificar mais alguns dados com o neu pai.A sua ajuda é muito bem vinda obrigado
P.s Disse antes como se chama o meu avô,as minhas desculpas queria dizer chamava-se.
Cumprimentos á prima.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#238049 | vicente maria | 02 set 2009 17:53 | Em resposta a: #237721

Boas Maria Helena,Gostaria de lançar alguma informação que talvez seja util para os dois.O meu avô José Vilhena,veio de Colos(val de Santiago),tinha vários irmãos:Antonio Vilhena(morava na zona do pessegueiro)Ernesto Vilhena,António Vilhena (do Monte Velho),Manuel Vilhena (Abela,era avô de Josè Vilhena o poeta de Sines falecido há pouco tempo.
Por aqui talvez saiba o nome dos meus bisavós,pois o meu pai não os conheceu.
Obrigado
meus cumprimentos

Vicente Vilhena

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#238075 | M Pinheiro | 02 set 2009 23:12 | Em resposta a: #238049

Existiam Vilhenas em Faro, e ainda talvez haja alguma descendência. Tive conhecimento de pelo menos 2 médicos, já falecidos há anos, com esse apelido.
MPinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#238082 | mhssbc | 03 set 2009 08:23 | Em resposta a: #238049

Olá, Vicente

O "meu" António Vilhena não será certamente um seu tio-avô, já que é de 1742. Contudo, penso que deve haver alguém comum. Embora o seu pai não tenha conhecido os seus bisavós, pode sempre pesquisar porque, como sabe, nos assentos de baptismo constam os nomes dos pais e dos avós. No do seu pai, constará o nome do seu avô - José Vilhena, e o do avô. Penso que vale a pena ir um pouco mais atrás.
O pai do "meu" António Vilhena é Manuel Jorge Vilhena, de Colos, que, num 2º casamento com Guiomar Rodrigues, foi pai do António Vilhena.

Cumprimentos

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#238424 | sauga | 08 set 2009 01:18 | Em resposta a: #238082

Boa noite. Tenho procurado um dos ramos da minha familia que inicialmente pensei chamar-se Vilhena.
Contudo nos registos paroqueais de S. Luis-Odemira encontrei baptizada a 7/02/1855 Maria Vilhana a qual se casou com Domingos da Costa Águas. Em registos posteriores de descendentes, em 1891 o padre referia-se não ao nome de Vilhana mas sim de Vilhêna, com os descendentes a assinarem nos mesmos documentos como Vilhanas. Penso que a partir daí o nome tenha sido alterado para Vilhêna.
Seguindo a ascendencia a partir da Maria Vilhana, os pais Manoel Pacheco Vilhana e Maria Rosa (S. Luis). Avós António Pacheco (S. Luis) e Maria Vilhana (Cercal) e os bisavós João Vilhana e Angélica (Cercal).
Na minha pesquisa das familias de S. Luis, todos os Vilhanas que encontrei tinham nascido no Cercal.
O meu próximo passo vai ser procurar os Vilhanas no Cercal e perceber se existe alguma relação com os Vilhenas.
Sendo que Colos é relativamente próximo do Cercal.

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#242085 | sauga | 16 out 2009 10:58 | Em resposta a: #238424

Já tive a oportunidade de pesquisar nos registos paroquiais do Cercal nas datas entre 1754 e 1805.
A minha atenção centrava-se na procura dos três nomes Maria Vilhana (filha), João Vilhana e Angélica Maria (pais).
Encontrei a Maria Vilhana (n. 9/04/1797), confirmo os progenitores (João e Angélica), sendo neta paterna de Lourenço Fernandes (Cercal) e Tomazia Vilhana (Sines) e neta materna de Francisco Jorge (Cercal) e de Mariana Lourença (Cercal) e irmã de José (2/12/1798).
Nas datas esperadas de encontrar João Vilhana e Angelica Maria (não os encontrei), encontrei os seguintes:
Angelica (21/08/1772), pais Jose Bento (Colos) e Ana Josefa (Cercal), neta paterna Bento João (Colos) e Joana Josefa (Colos) e neta materna Matias da Silva (Cercal) e Josefa Maria (VN Milfontes);
João (2/12/1776), pais Antonio Vilhana (Colos) e Isabel Maria (Cercal), neta paterna Manuel Jorge Vilhana (Colos) e Guiomar Rodrigues (Colos) e neta materna Alexandre Raposo (Cercal) e Ines Maria (Saboia).
Desta forma vejo os meus Vilhanas a derivarem para Sines e encontro Vilhanas originarios de Colos, pelo que a minha dúvida se as familias serão as mesmas Vilhanas/Vilhenas não ficou esclarecida. O que parece não haver dúvida é que existem estas duas familias em Espanha Villenas e Villanas, as quais terão entrado em Portugal de forma já discutida.
Este João que encontro é filho do Antonio Vilhana da Maria Helena, oriundos de Colos.

Agradecia a quem tivesse informações sobre a minha dúvida Vilhena/Vilhana e soubesse mais sobre os Vilhanas/Vilhenas de Sines que me pudesse ajudar. Eu vou continuar a procurar.

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#242754 | jnt | 25 out 2009 09:55 | Em resposta a: #237721

Bom dia

Eu tenho um um Leocádio António Vilhena (batizado a 3 Out. 1842, Santa Catarina do Vale, Messejana), filho de António Maria Vilhena (Colos) e Francisca Maria Hilária (Santa Catarina do Vale), neto paterno de Francisco Vilhena (Colos) e Josefa Pais (Santa Catarina do Vale).
Recuando uma média de 30 a 40 anos por cada progenitor, este Francisco Vilhena poderá ter nascido talvez entre 1760 e 1780. Até poderá ser filho ou sobrinho do seu António Vilhena (1742, Colos). Tem alguma informação quanto a descendentes do seu António Vilhena?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#242755 | jnt | 25 out 2009 10:08 | Em resposta a: #242085

Bom dia

Eu tenho um António Maria Vilhena, que terá nascido em Colos entre 1800 e 1815, o qual, nos vários documentos que encontrei, ora aparece Vilhena ora Vilhana pelo que, deduzo que Vilhana ou Vilhena será a mesma coisa.
Eu tenho Vilhena em Santa Catarina do Vale (actual Vale de Santiago), Colos, Porto Covo, Sines, Santiago do Cacém.
Já encontrei troncos comuns e não me espantaria se encontrasse mais.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#242757 | jnt | 25 out 2009 10:15 | Em resposta a: #237554

Bom dia

Para tentarmos enquadrar o seu avô nos Vilhena de Porto Covo e de Colos, preciso que me diga se ele tinha irmãos e nomes destes e os nomes dos pais do seu avô. Qual a data de nascimento do seu avô?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#242903 | mhssbc | 26 out 2009 20:37 | Em resposta a: #238049

Caro Vicente


Só agora vi a sua mensagem. Nem sempre há tempo para parar por aqui.

Vou deixar-lhe o que sei dos meus Vilhenas:

- Manuel Jorge Vilhena (Colos) casou pela 2ª vez com Guiomar Rodrigues, também 2º matrimónio. Deste, nasceu António Vilhena, em 20/2/1742.

- António Vilhena casou em 1772 com Isabel Maria, do Cercal. Deste casamento sei da existência de dois filhos: José (9/3/1789) e João (2/12/1776), ambos de Colos.

- Destes filhos, o José, casou com Bernarda Josefa, em 1/11/1805 e em Colos tiveram vários filhos: Isabel (1823), João (1814), António (1821). O José voltou a casar e teve vários filhos novamente: José (1826), Francisco (1827), Mariana (1829), José (1835), Joaquim (1837)


Talvez possa ajudar a pesquisar e a deslindar alguma confusão que há com os Vilhenas, se me der datas, por exemplo, a do nascimento do seu avô.


Os meus cumprimentos

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#245743 | cabecao1 | 08 dez 2009 09:21 | Em resposta a: #242903

Cara Maria Helena

Eu tenho conhecimento de um JOSE VILHENA(n.S.Luzia, circa 1730/40?), que casou com Isabel Maria(n.Ferreira do Alentejo), que tiveram , Joaquim Vilhena (n.S.Luzia?), que casou com Josefa Maria ( n. Cercal, filha de Francisco Goncalvea e Maria Jorge), que tiveram ,Isabel Maria Vilhena (n.S.Luzia), que casou com Antonio Nunes (n.Vale de Santiago), e tiveram, Engracia Maria(n.12.2.1815,Vale de Santiago) e que casou com Francisco jorge Silva(n. 1.12.1794, Vale de Santiago), e tiveram Maria Isabel da Silva(n. Vale de Santiago), e que casou com Joaquim Inacio de Figueiredo (n.14.2.1833, S.João de Negrilhos-Aljustrel, filho de João Antonio de Figueiredo e Joana Teresa Batista).

Por acaso , sabe ou conheçe, este Jose Vilhena.

Cumprimentos
Antonio Prates canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#245805 | mhssbc | 09 dez 2009 20:34 | Em resposta a: #245743

Boa noite António

Estou um pouco parada nas pesquisas deste ramo e não tenho nada sobre o José Vilhena que refere.

Como sabe, na TT não se encontram as datas mais antigas (nem as mais recentes) do Vale de Santiago e até de Colos e ir a Beja levanta-me algumas dificuldades por motivos profissionais.

Como há vários interessados nos Vilhenas, colocarei aqui as informações que for recolhendo.

Cumprimentos


Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilhena

#345641 | eliseu | 29 abr 2014 17:23 | Em resposta a: #242085

Viva!
Sou descendente de Manuel Duarte Vilhana, 1688-1760, casado com Domingas Pinta, 1690-1742, de Grândola. Tenho também Vilhenas na descendência mas não consigo perceber se existe relação entre os dois apelidos. Do que li, fiquei a saber que terão duas origens diferentes.

Os meus Vilhena são Margarida Mateus Vilhena, 1667-1729, de Grândola - Melides, casada com Belchior Rodrigues, Santa Cruz - Santiago do Cacém, 1667-?

Troco informação com todo o gosto.

Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#352112 | redragon5791 | 13 nov 2014 15:03 | Em resposta a: #16480

Boa Tarde,
Tem mais alguns dados sobre esta família que me possa facultar?
Fazem parte da minha árvore, na parte da minha mãe.
Obrigado.
António Maria Vilhena (Colos) e Francisca Maria Hilária (Santa Catarina do Vale), neto paterno de Francisco Vilhena (Colos) e Josefa Pais (Santa Catarina do Vale).

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#432231 | SANGAS | 24 mar 2021 12:32 | Em resposta a: #16480

Tenho a familia da minha nora.
Podemos trocar informações?
No Heritage tenho a familia no ramo linhagem baixo alentejo.
Gaspar Santos

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434115 | Teresa Vilhena | 30 mai 2021 21:51 | Em resposta a: #432231

Caro Gaspar Santos

Será possível enviar-me o link do myHeritage? Também lá tenho a minha árvore e vou iniciar a parte dos Vilhenas
Tenho poucas informações, sei que eram 4 irmãos:
Maria Filipa Vilhena
Ana Filipa Vilhena
Francisco Filipa Vilhena
e a outra filha não sei o nome
Viviam no cercal do Alentejo, sei que tinham família em Porto Covo e não sei se o Pai ou o Avô era de Beja, pois quando tive acesso a alguns documentos vi que tinha casado em Beja.

Obrigada
Teresa Vilhena

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434119 | jnt | 30 mai 2021 22:22 | Em resposta a: #434115

Cara Teresa Vilhena

Esses nomes que menciona reportam-se a nascimentos em que anos (aproximadamente).

Cumprimentos
Joaquim Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434120 | jnt | 30 mai 2021 22:26 | Em resposta a: #352112

Caro redragon5791

Tenho informação de um casal António Maria Vilhena (Colos) e Francisca Maria Hilária (Santa Catarina do Vale), em que ELE É FILHO de Francisco António Vilhena (b. 1775, Colos) e Josefa Teresa Pais (Santa Catarina do Vale).

Cumprimentos
Joaquim Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434131 | SANGAS | 31 mai 2021 13:34 | Em resposta a: #434115

O nome do site é "Sitio da família Dos Santos", https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-317301981/sitio-da-familia-dos-santos?familyTreeID=21

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434141 | Teresa Vilhena | 31 mai 2021 18:27 | Em resposta a: #434119

Caro Joaquim Teixeira

A minha avó Maria Filipa de Vilhena nasceu por volta de 1890 e faleceu em Lisboa, na Rua da Saúdade em 1954.
Se me conseguir ajudar fico-lhe muito agradecida.

Teresa Vilhena

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434142 | jnt | 31 mai 2021 19:09 | Em resposta a: #434141

Cara Teresa Vilhena

Efetivamente, é como refere: Vilhenas no Cercal do Alentejo e em Porto Covo.
Os Vilhena dessas bandas são oriundos do Vale de Santiago (antiga Santa Catarina do Vale; foi freguesia de Santiago do Cacém).
Quais são os pais da Maria Filipa Vilhena, Ana, Francisco e XX?

Cumprimentos
Joaquim Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434149 | vicente maria | 01 jun 2021 10:56 | Em resposta a: #16480

Bom dia,o meu falecido pai antonio vilhena nascido em porto covo e seus 8 irmaos era filho de josé davide vilhena e maria francisca.lembro de meu pai dizer que o meu avô era da zona de colos.

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434155 | SANGAS | 01 jun 2021 11:33 | Em resposta a: #434115

Bom dia
Dei-lhe acesso à arvore

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434160 | Teresa Vilhena | 01 jun 2021 16:30 | Em resposta a: #434142

Caro Joaquim Teixeira
O problema é que não me recordo.
Há uns anos largos vi a certidão de nascimento da minha avó e procurei o pai, recordo-me que ela casou em Beja, tenho uma vaga ideia de se chamar José, mas a memória falhou.
Muito obrigada,

Cumprimentos
Teresa Vilhena

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434178 | jnt | 01 jun 2021 21:02 | Em resposta a: #434160

Cara Teresa Vilhena

Qual a data de nascimento da sua avó?

Nos assentos de nascimento dos filhos dos seus avós, obtém as informações dos seus bisavós.
Os assentos estão online, consultáveis gratuitamente.

Eventualmente esses seus parentes estarão relacionados com aqueles que constam da minha árvore genealógica (disponho de algumas informações de Vilhena em Porto Covo, Sines, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém, Abela, Vale de Santiago, Colos ... na sua maioria interligados). Poderei ajudar mas, sem informações suas, não conseguirei.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434258 | jnt | 04 jun 2021 23:33 | Em resposta a: #238049

Caro Vicente Vilhena

Retomando o tema, se estou a identificar corretamente, os seis bisavós seriam António Vilhena e Maria Genoveva. Correto?

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434260 | jnt | 05 jun 2021 00:07 | Em resposta a: #432231

Caro Gaspar Santos

Naturalmente que poderemos trocar informações.
Contacte-me para o email jnetoteixeira-arroba-gmail.com

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434270 | Teresa Vilhena | 05 jun 2021 19:25 | Em resposta a: #434178

Caro Joaquim Neto Teixeira

Procurei na internet, mas não encontrei nenhum site, onde consiga consultar a certidão de nascimento, gratuita.
Pode por favor ajudar.me? O meu e-mail é:
m.teresa.vilhena@gmail.com

Muito obrigada

Cumprimentos
Teresa Vilhena

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#434271 | jnt | 05 jun 2021 19:52 | Em resposta a: #434270

Cara Teresa Vilhena

Enviei-lhe um email.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#446721 | Squintas | 24 mar 2023 00:09 | Em resposta a: #16480

O meu bisavô era Joaquim Vilhena Quintas, natural do Vale de Santiago, Odemira.

Resposta

Link directo:

Família Vilhena

#448550 | Nogueira Guimarães | 27 jun 2023 22:59 | Em resposta a: #16480

Caro Joaquim, também sou descendente de Vilhenas, mais precisamente de Anna Joaquina de Vilhena Pereira Coutinho de Viçoso, mãe de Henrique de Melo Coutinho de Vilhena e Alvelos, que é pai de Antônio de Melo Coutinho de Vilhena, que já é brasileiro. Henrique nasceu no distrito de Viseu, mas como o sobrenome Vilhena é, na verdade, espanhol, creio que, de uma forma ou de outra, a família é a mesma.
também procuro o assento de batismo de Henrique ou de óbito de seu pai: Bernardode Alvelos Coelho de Lemos e Melo.

Cumprimentos,
Ana Lúcia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen