Baltazar Teixeira Chaves - 1550

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330265 | LuSaraiva | 03 jun 2013 02:41

Boa noite,

Estive lendo alguns tópicos do confrade João Mamed e fiquei sem saber se achou a descendência do "seu" Baltazar Teixeira Chaves.
Entretanto, eu também precisava de ajuda quanto a este Baltazar Teixeira Chaves. Primeiro gostaria de saber se teve um filho de nome Gaspar vaz Teixeira que casou com Filipa Freitas e Sousa.
Um dos filhos de Gaspar Vaz foi para Vassal.
Não sei se o Gaspar Vaz é de Carrazedo ?

Obrigado desde já

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330274 | João Mamed | 03 jun 2013 12:39 | Em resposta a: #330265

Olá Lu Saraiva

O "meu" Baltazar Teixeira Chaves é filho de Amaro Teixeira de São Payo e de sua mulher Maria de Avilez de Aguilar; Casou com D. Catarina Teixeira da Cunha (Felgueiras Gayo chama-a de Catarina de Magalhães), natural da Carlão, Alijó, filha de Gonçalo Teixeira da Cunha de São Payo e de sua mulher D. Catarina de Magalhães.
Eu acho que a posso ajudar mas tem de me dar mais elementos, especialmente datas.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330360 | LuSaraiva | 04 jun 2013 13:21 | Em resposta a: #330274

Bom dia João Mamed,

Obrigado por sua resposta.

O "meu" Baltazar Teixeira Chaves é candidato a ser pai de um Gaspar Vaz Teixeira que teve vários filhos com Filipa Freitas e Sousa.

Filipa Vaz Teixeira (Valpaços) é filha de Vasco Anes Teixeira, eles são primos de alguns Teixeira de Vassal (meus ancestrais) e por sua vez também são primos deste Baltazar Teixeira Chaves filho de Sebastião Teixeira Chaves.

A Filipa descende de Branca Teixeira casada com Vasco Anes Colmieiro. Os filhos de Filipa foram padrinhos de batismo de vários filhos de Gaspar Vaz (Teixeira) e Filipa de Freitas (Sousa).
Eu preciso que encontrar o elo entre o Baltazar, o Gaspar e a Filipa...só falta o Belchior (risos). Possivelmente o Gaspar é meu 11º avô.

Um abraço e aguardo por sua preciosa ajuda

Luciana Saraiva Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330368 | João Mamed | 04 jun 2013 15:36 | Em resposta a: #330360

Olá Luciana
Tem a revista "Raízes & Memórias" nº. 12 em que fala nos diversos ramos da família Teixeira, de Chaves?
Sabe que os paroquiais de Carrazedo de Montenegro estão on-line?
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fcollection%2F1928592%2Fwaypoints

A confusão de Baltazares, Gaspares e Filipas é enorme, mas vou continuar a tentar desatar o nó!
Sabe o local e as datas dos baptismos dos filhos (legítimos?) do Gaspar e da Filipa?

Cpts.
joão

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330400 | LuSaraiva | 05 jun 2013 01:20 | Em resposta a: #330368

Boa noite, mais uma vez !

Vou enviar alguma informação que considero importante:

livro de baptismo de Vassal de 1589-1613 (o mais antigo):


P.17, 1604, Gonçalo, filho de Gaspar Vaz e Philipa de Freitas. Foi madrinha Constança Vaz.
- P.17, 1605, António, filho de Gaspar Vaz e Philipa de Freitas. Padrinhos: Jerónimo Afonso, de Vale de Telhas e Isabel Cabral, mulher de Antº Teixeira, de Murça.
- P.20, 1608, Francisco, filho de Gaspar Vaz e Philipa de Freitas. Padrinho Francisco Lopes
P.24, 1613, Juliana, filha de Gaspar Vaz e Philipa de Freitas, baptizada por Gonçalo Teixeira, reitor de Alijó. Foi padrinho Gonçalo de Medeiros de Valpaços.

A Filipa Vaz Teixeira foi casada com João de Medeiros (Morgado de Valpaços)
A Isabel Pereira do Lago, mãe de Baltazar Teixeira Chaves é filha de Francisca Álvares Barroso, por sua vez filha de Álvaro Vaz Barroso (o abade).
Este abade é irmão do Baltazar e do Belchior Vaz Barroso.
Martim Teixeira de Macedo é por parte do pai, irmão da Branca Teixeira (casou com Vasco Anes Colmieiro), seguem: Leonor Teixeira, Vasco Anes Teixeira e Filipa Vaz Teixeira. Portanto a Filipa Vaz Teixeira (Valpaços) é prima destes Sebastião Pequeno Chaves e Baltazar Teixeira Chaves. Só que é mais velha, nos batismos dos filhos de Gaspar Vaz e de Filipa de Freitas, quem aparece são os descendentes de Filipa.

Aguardo por suas observações

Atenciosamente

Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330443 | aglobo | 05 jun 2013 22:37 | Em resposta a: #330274

Olá João Mamede,

Cá estou eu de novo.
Reparei agora, que também descende de "Teixeira de Sampaio". O meu marido também tem essa linha.

http://pagfam.geneall.net/2560/costados.php?id=1044032

(não sei se o link funciona assim)

Será que nos vamos aparentar outra vez?

Cumprimentos

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

RE: Baltazar Teixeira Chaves - 1550

#330482 | João Mamed | 06 jun 2013 17:47 | Em resposta a: #330443

Olá Manuela

É verdade, Portugal é muito pequeno, e no fundo somos todos aparentados.
Vai ter que desenvolver mais a sua árvore para ver onde engatamos.

Cpts.
joão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen