Gonçalo Afonso Cotrim

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Gonçalo Afonso Cotrim

#327420 | jgarcez | 16 abr 2013 10:19

Bom dia,

Sou natural da freguesia de Dornes, Concelho de Ferreira do Zêzere. Através da pesquisa nos registos paroquiais cheguei ao casal Tomé Antunes e Inês Monteira (o?), meus 7º avós. No registo de casamento pode ler-se que a Inês é filha de Gonçalo Cardoso Cotrim e de Ângela da Cal. Aqui, no Geneall, aparece este casal, mas sem descendência. Também António Baião em artigo sobre os “Cotrins” se refere a este casal, mas também sem indicar descendência. Serão as mesmas pessoas?

Deixo os links para os registos que encontrei. O registo de casamento de Gonçalo Cardoso Cotrim com Ana da Cal está em muito mau estado. Segundo António Baião, Ana da Cal seria já viúva de Belchior Cotrim, parece-me ver este nome no registo mas não consigo perceber o enquadramento. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Casamento de Tomé Antunes+Inês Monteira(o?)

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003938

Página 43 Lado 2 último registo


Casamento de Gonçalo Cardoso Cotrim + Angela da Cal

Mesmo livro Página 26 Lado 1 último registo


Registo baptizado de Inês Monteira

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003890

Pagina 87 Lado 1 último registo


Muito obrigado

José Luís Garcez

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Afonso Cotrim

#327569 | J.R. | 18 abr 2013 05:27 | Em resposta a: #327420

Boa noite caro confrade José Garcez , acho pouco provável tratar-se da mesma pessoa , e pelas seguintes razões :

1º O casamento do Gonçalo Cotrim com a Maria da Cal dá-se em 1636 , e supondo que tiveram vários filhos , donde entre eles

estaria a Inês Monteiro , casada possivelmente em 2ª núpcias com o Tomé Antunes em 1680 .

A esperança de vida nessa época , andava por volta dos 40-50 para a maioria da população , o que me leva a crer , de haver

uma geração de permeio , e nestes lugarejos onde os apelidos se repetem devido ao quase isolamento , e aos casamentos

frequentes de famíliares , com um grau muito próximo de consanguinidade .

Por isso aconselho a rever com mais atenção a matéria dada , ( hehehe ) ou seja voltar aos assentos , não da escola mas os

de registo , e por si tirar as dúvidas que agora lhe surgem .

Recebe um abraço com consideração do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Afonso Cotrim

#327591 | NunoCAlves | 18 abr 2013 15:21 | Em resposta a: #327420

Caro José Luís Garcez,

Estou em crer que tem a informação correta.

Sou descendente de Ângela (e não Ana, como por vezes vem referida) da Cal e do seu 1º marido Cap. Belchior Cotrim, pela sua filha Maria da Cal.

Demorei um pouco a perceber o porquê da confusão e parece-me (parece-me) que o confrade JR não tem a informação correta do casamento de Gonçalo Cardoso Cotrim com Ângela da Cal. A data correta é 1661, tendo a Inês nascido em 1662 e casado em 1683. Parece-me claro. E a isto acrescentamos que a sua avó, mãe de Gonçalo Cardoso Cotrim tem também o nome Inês Monteiro, como era prática comum nestas épocas as passagens dos nomes.

Nem o Geneall menciona todos os filhos nem os Nobiliários os fazem. Tem que se procurar exaustivamente nos assentos paroquiais, e deve-se dar especial atenção aos padrinhos porque se vai sempre encontrando mais informação.

Também no nobiliário de Cândido Teixeira deverá haver mais dados. Se encontrar, dir-lhe-ei.

Recomendo os vários tópicos sobre Ferreira de Zêzere, que durante vários anos foram abertos neste fórum.

Recomendo vivamente o contacto com o Paulo Alcobia Neves, a pessoa mais conhecedora da antiguidade das famílias de Ferreira de Zêzere.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Gonçalo Afonso Cotrim

#327592 | paguiar | 18 abr 2013 15:37 | Em resposta a: #327420

Caro José Luis Garcez

Permito-me discordar do nosso confrade Joaquim R.

A data que leio no registo de casamento de Gonçalo Cardoso Cotrim (filho do Cap.tam G.ar Cardoso Cotrim) com Angela da Cal (mulher que foi = viúva, do Cap.tam Belchior Cotrim) é "8 de Junho da presente era". Consultando os registos anteriores e posteriores concluo que é o ano de 1661.

A filha Inês Monteira veio a ser a primogénita (no caso de terem nascido outros filhos), pois foi baptizada a 1.8.1662, pouco mais de um ano depois do casamento dos Pais.
E veio a casar com Tomé Antunes com de 20 anos de idade, o que tudo encaixa bem.

Terá que descobrir o primeiro casamento de Angela da Cal para poder subir nesta ascendência.

Boa sorte e cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#327885 | jgarcez | 23 abr 2013 18:43 | Em resposta a: #327592

Boa tarde a todos e obrigado pelas vossas respostas.

Peço desculpa de só agora responder, mas por motivos que me são alheios encontrava-me inibido de o poder fazer, problema que só hoje foi ultrapassado.
Também discordo de Joaquim R., porque as suas datas não coincidem com as que constam dos registos, mas talvez tenha sido desviado por algumas imprecisões que cometi: o nome no tópico está mal, devia ter escrito Gonçalo Cardoso Cotrim e também não é Maria mas Ângela da Cal.

Conheço o Paulo, tenho uma árvore da minha família feita por ele, que me chegou através de um irmão meu, mas que não vai tão longe. Infelizmente nunca chegámos à fala e também não o tenho visto por aqui. Mas é uma excelente ideia que não vou deixar de parte.

Relativamente ao primeiro casamento de Ângela da Cal ainda não consegui encontrar nada nos registos paroquiais, mas encontrei aquele que julgo ser o seu registo de baptismo:

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003890

Página 7 lado 1 penúltimo registo

Parece-me que mais uma vez vem confirmar os meus dados suspeitas.

Saudações

José Luís Garcez

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#327889 | LProjecto | 23 abr 2013 19:25 | Em resposta a: #327885

Caros Confrades,

Aproveitando a boleia do tópico, agradeço qualquer informação adicional sobre os "Cotrim", que andaram por Castelo Branco no séc. XVII, e aos quais fiz referência em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=135988&fview=e

Trata-se de:

I – ANTÓNIO COTRIM, cuja naturalidade se ignora, terá vivido pelos meados do séc. XVII em Castelo Branco, casou com Maria Nunes ou Domingues.
Tiveram, pelo menos, os filhos que seguem:

1 (II) MARIA COTRIM, que em 1689, ainda solteira, assistiu na Lardosa como madrinha no baptismo da sua sobrinha Inês - filha de seu irmão Miguel Cotrim.

2 (II) MIGUEL COTRIM, que terá nascido em Castelo Branco, desconhecendo-se a freguesia, provavelmente entre 1650 e 1657. Casou, pelo menos, 4 vezes. O primeiro casamento, com Isabel Fernandes, terá ocorrido em Lardosa a 28-6-1677. Casou em segundas núpcias, entre 1677 e 1683, com Domingas Fernandes. Voltou a casar, em Lardosa a 3-3-1697, com Isabel Rodrigues. A 2-8-1705 casou na mesma localidade com Maria Martins, viúva de João Martins Rolão, com descendência. Segundo parece, terá ainda mantido um relacionamento em 1688 com uma Catarina Fernandes, do qual nasceu um Francisco, baptizado em Lardosa a 4-10-1688.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#328123 | NunoCAlves | 27 abr 2013 12:27 | Em resposta a: #327885

Caro José Luís Garcez,

Tem o assento correto do batismo de Ângela da Cal, que é filha do Cap. Manuel da Cal e de Catarina Mendes de Vasconcelos, por sua vez filha de Luís Mendes de Vasconcelos.

E praticamente ficam assim os dados que se conseguiram encontrar até agora.

Pode-se supor que o Manuel da Cal, assim como os outros Cal, descenderão de Fr. João da Cal, que foi vigário de Dornes em 1536 (segundo António Baião, f. 53), e que legitimou filhos em 1515, Ambrosio da Cal (anos mais tarde outro/s Ambrosio/s da Cal existe/m por aqui), e Francisco da Cal em 1521.

Luis Mendes de Vasconcelos deverá ser um dos inúmeros elementos da família Mendes de Vasconcelos, mas a sua ascedência, quem foi e o que fez, é desconhecido.

Respeitante ao primeiro casamento de Ângela da Cal com Belchior Cotrim, infelizmente a ascendência deste é um enigma, pois não se encontra o assento do seu casamento.

Se tem acesso total ao Geneall verifique com atenção a ascendência de Gonçalo Cardoso Cotrim, pelos Carvalhos e Noronhas, pois entroncam na Casa Real Portuguesa. Um deles D. Pedro de Noronha, arcebispo de Lisboa, foi representado nos Painéis de São Vicente de Fora.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Afonso Cotrim

#328151 | fantoniosj | 27 abr 2013 21:59 | Em resposta a: #327420

Também tenho um mistério com esta família que bem gostava de resolver… mas até agora não consegui de maneira nenhuma…

Tenho uma avozinha chamada Grácia da Cal, da Besteira Fundeira, Águas Belas, Ferreira do Zêzere, que casou com André Luís em Águas Belas a 22.06.1627. É madrinha em Paio Mendes a 15.12.1647. Morreu viúva a 26.12.1690. Na inquirição “de genere” do neto Francisco Luís diz-se que são “Cristãos velhos de limpo sanghe etc., viviam de sua fazenda”.

Os filhos usam os apelidos “Luís”, “Mendes” e “Cotrim”. Ora estes dois últimos apelidos não vêm pelo pai (de quem sei a filiação). Portanto, se não foram inventados, virão de Grácia da Cal que em princípio seria Mendes e Cotrim… (apelidos que, como vemos andam muito associados pelos casamentos destas famílias). Só que nunca consegui encontrar a filiação de Grácia da Cal…

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#328299 | jgarcez | 30 abr 2013 19:55 | Em resposta a: #328123

Caro Nuno Alves,

Parece que as nossas famílias se cruzaram, pelo menos pela parte feminina!!
Os meus apelidos, que são todos da parte paterna, são o Cotrim e o Garcês(ou Garcez). O Garcês ficou-me bloqueado algures por volta de 1700 mas o Cotrim, através de três ramos, trouxe-me até ao Gonçalo Cardoso Cotrim. Tenho acesso ao Geneall e foi uma surpresa!...
Na minha árvore materna tenho registo de alguns Alves, mas gostavam mais de atravessar o rio e tem sido muito difícil continuar.

Relativamente ao casamento de Belchior Cotrim realmente não consegui encontrar nada, mas pelas minhas contas ele deveria ter ocorrido perto de 1650, verifiquei que no livro dos registos entre 1645 e 1650 não houve casamentos e surprendentemente as páginas encontram-se numeradas e salta da 143 para a 146. Alguém desviou alguns registos!

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003938 pag 20


Encontrei aquele que penso ser o seu registo de óbito no dia 12/7/1659

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003988 página 47

e um registo que não consegui decifrar na página seguinte a 5/3/1660, onde o seu nome é referido. Será que deixou a mulher grávida?!

Abraço

JLGarcez

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#328301 | jgarcez | 30 abr 2013 20:02 | Em resposta a: #327889

Caro Luís,

Eu pertenço à família Cotrim mas centralizada no concelho de Ferreira do Zêzere e principalmente na freguesia de Dornes. Tenho-me cruzado co nomes iguais, mas nenhum de Castelo Branco.

Cumprimentos

José Luís Gaarcez

Resposta

Link directo:

grácia da cal

#328379 | evieira | 02 mai 2013 04:40 | Em resposta a: #328151

Caro Fernando António,

Afinal sempre temos antepassados em comum. Também descendo do casal André Luís-Grácia da Cal, através de seu filho José Luís, casado em Paio Mendes a 1.9.1653.
O que sabe dos filhos de Grácia da Cal? Neste momento só tenho o tal José Luís. Agradecia também se me pudesse fornecer a cota exacta da IG do tal Francisco Luís.

Um abraço,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Cardoso Cotrim

#328383 | LProjecto | 02 mai 2013 07:41 | Em resposta a: #328301

Caro José Luís Garcez,

Muito obrigado pela sua resposta. Tudo indica que aqueles "Cotrim" teriam origem de outra localidade, que não Castelo Branco. Não me espantaria que fossem dos mesmos que viveram em época mais recuada em Ferreira do Zêzere, em Alvaiázere ou arredores.
Tenho esperança de que o registo de casamento de António Cotrim com Maria Nunes ou Domingues, que terá ocorrido, provavelmente antes de 1667, (não faço a mínima ideia onde... talvez Castelo Branco) ajude a resolver este enigma. O apelido Cotrim não é muito vulgar, pelo que pode ser que algum confrade se tenha deparado com ele nas suas pesquisas e se disponha a contribuir.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: grácia da cal

#328413 | fantoniosj | 02 mai 2013 18:43 | Em resposta a: #328379

Caríssimo E.Simões

Muito obrigado pela mensagem. Já lhe respondi por mensagem para o Facebook.
Vamos desvendar os mistérios desta família.

Um grande abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

Belchior Cotrim

#331778 | jgarcez | 01 jul 2013 18:56 | Em resposta a: #328413

Boa tarde,

Peço a vossa ajuda para leitura do seguinte registo de óbito:

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003988

Página 48, 2º registo do lado direito.

Aquilo que pretendo é perceber a relação destes óbitos com Belchior Cotrim

Muito obrigado


José Luís Garcez

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Cotrim

#331779 | tmacedo | 01 jul 2013 19:03 | Em resposta a: #331778

Caro confrade,

No assento é dito que a 6 de Março de 1660 faleceu Catarina da Cal desta vila. E que fez doação de alguns bens a Belchior Cotrim.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Cotrim

#331780 | Paulo | 01 jul 2013 19:38 | Em resposta a: #331778

Boa tarde,

Há muito que não vinha ao Forum mas hoje, alertado por pessoa amiga para este tópico, e começando pelo post mais recente, direi que se trata do óbito de Catarina da Cal, talvez a mesma que nos surge como madrinha em Dornes em 1613.

Tendo o capitão Belchior Cotrim falecido em 1659 ficamos sem saber se a doação mencionada foi feita a este ou ao seu filho Belchior de Sousa Cotrim, na altura com 12 anos.

Seja como for seria interessante percebermos melhor quem foi Catarina da Cal. Possivelmente a mãe, irmã ou alguém de alguma forma aparentado com a mulher do Capitão Belchior Cotrim (Ângela ou Ana da Cal).

Gostaria de acrescentar, a título de curiosidade, que pelo menos desde o início do século XX, que alguns descendentes do Capitão Belchior Cotrim procuram, em vão, a ascendência deste que é considerado como o genearca dos Cotrins da Martimbrás (Beco). Entre estes destacarei o Dr. António Baião e o Comendador Cotrim da Cruz.

Quintas importantes no Concelho de Ferreira do Zêzere pertenceram (e algumas ainda pertencem) a descendentes do Capitão Belchior Cotrim, como sejam a Quinta do Alqueidão de Santo Amaro, a Quinta do Cerquito ou a Quinta da Ponte do Tabuado.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Cotrim

#331783 | Paulo | 01 jul 2013 20:10 | Em resposta a: #331780

Caríssimos,

Relendo tudo o que aqui foi escrito tenho a dizer-vos que o Nuno Alves já respondeu, com rigor e de forma cabal e elucidativa a todas as questões que aqui haviam, no início, sido levantadas.

Depois cumpre-me saudar efusivamente este tópico (apesar do nome "estranho") onde vim reencontrar três bons amigos: O Sr. Padre Fernando António, o Nuno Alves e o Edmundo Simões.

Por fim, gostava de informar o José Luís Garcez que tenho uma àrvore de costados da referida Inês Monteiro desenvolvida em todos os ramos exceto no do avô materno, o capitão Manuel da Cal, que disponibilizo por email.

Além disso importa explicar que o apelido composto Silva Garcez surge, de facto, no início do século XVIII, nos filhos de Manuel Gracia com Maria da Silva. Todos os Garcês ou Garcez ferreirenses descendem deste casal incluindo o Frei Manuel da Silva Gracez, freire professo na Ordem de São Bento, a quem foram passadas as seguintes armas: Um escudo ovado e partido em pala, na primeira as armas dos Silvas, e na segunda as dos Garcezes. Brasão passado a 20 de Nov. de 1832, registado no Cartorio da Nobreza, liv.VIII, fl.265. (in Arq.Sanches de baena, p.509).

Ao longo dos últimos três séculos foram muitos os casamentos entre Cotrins e Silva Garcez por serem as suas famílias das principais do extinto termo da Vila de Dornes.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Cotrim

#331793 | jgarcez | 01 jul 2013 23:05 | Em resposta a: #331783

Caro Macedo,

O meu muito obrigado pela pronta resposta, que de início me deixou um pouco baralhado, mas que ficou clara com a resposta do Paulo Alcobia. É que precisamente na página anterior está o registo do óbito de Belchior Cotrim.

Caro Paulo,

Há já algum tempo que andava para entrar em contacto consigo, mas como não o tenho encontrado por aqui... Eu, embora seja natural de Dornes, vivi em Tomar onde se encontra parte da minha família. E foi o meu irmão, João Garcez, que trabalha numa farmácia, que me deu cópia de uma árvore feita pelo Paulo. Como já tinha o registo de nascimento dos meus pais fui à procura de confirmar os dados, através dos registos paroquiais, e acrescentar mais alguns. A tarefa não tem sido fácil mas tem recompensado. Consegui chegar ao casal Manuel Gracia e Maria da Silva mas julgo que ainda consegui recuar uma geração; Manuel Gracia foi baptizado a 7-3-1676 e era filho de Luís Gracia e Catarina Lopes, ambos da Madroeira/Beco. Maria da Silva foi baptizada 12-3-1693 e era filha de Manuel da Silva e Isabel Martins também da Madroeira/Beco.
Em Maio, numa passagem por Tomar, adquiri o seu Livro “Colectânea fotográfica de Ferreira do Zêzere” que me entusiasmou e levou-me a fazer um levantamento sobre os “Silva Garces/z”, principalmente nos livros de Dornes e Beco, que ainda não acabei... ainda tenho de alinhar os dados! Posso adiantar que encontrei o Frei Manuel da Silva Garcez que era irmão de uma minha ascendente directa: Bernardina Teodósia da Silva Garcez.
Estou muito interessado na árvore da Inês Monteiro, o meu email: joseluisgarcesARROBAnetcabo.pt

Muito obrigado e um abraço

José Luís Garcez

(peço desculpa pelo nome do tópico, mas, infelizmente, não se consegue corrigir)

Resposta

Link directo:

Gonçalo Afonso Cotrim

#414280 | brugo | 29 abr 2019 18:00 | Em resposta a: #327420

Caros colegas de forum,

Procuro informação sobre Belchior Cotrim, casado que foi com Maria de Matos.

Deste casamento houve pelo menos dois filhos, Manuel de Sousa Cotrim e Luís Cotrim (este falecido em 1697, Courelas, Paio Mendes).

Manuel (meu 9º avô) casou, pelo menos, três vezes: a primeira com Maria Mendes (em 29/1/1680, Dornes); a segunda com Maria de Alcobia (em 30/11/1704, Águas Belas); e a terceira com Maria Ribeira (em 6/12/1705, Águas Belas).

No Myheritage encontro referência a uma Maria de Matos, mãe de Manuel de Sousa Cotrim, mas que surge como casada com Francisco de Sousa Cotrim (sendo esta Maria de Matos filha do casal Gonçalo Cardoso Cotrim e Catarina Amado, cuja ascendência é conhecida). Mas existe esta incoerência no nome do marido.

Posso ter falhado algures o registo de casamento de Belchior Cotrim e Maria de Matos, daí este pedido de ajuda, caso tenham este casal nos vossos registos.

Grato desde já pela ajuda possível,

Bruno Gomes

Resposta

Link directo:

Gonçalo Afonso Cotrim

#415482 | mherbert | 09 jun 2019 02:41 | Em resposta a: #414280

Caro Bruno Gomes

O casal Belchior Cotrim e Maria de Matos será o casal que casou em Paio Mendes em 4-9-1666. Ele, filho de Belchior Cotrim e Angella da Cal, do Casal da Matta, freguesia de Dornes. Ela, com o nome Maria Camella (=Camelo), filha de Francisco de Sousa e Maria de Mattos, de Paio Mendes.

Descendo de Manuel de Sousa Cotrim e Maria Ribeira.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

Gonçalo Afonso Cotrim

#416825 | brugo | 06 ago 2019 10:40 | Em resposta a: #415482

Cara Manuela,

Só agora vi a sua resposta, que muito agradeço!

Também descendo do mesmo casal Manuel de Sousa Cotrim e Maria Ribeira. Podemos trocar mais dados sobre a descendência e ascendência, teria todo o gosto e interesse.

Melhores cumprimentos,

Bruno Gomes

Resposta

Link directo:

Gonçalo Afonso Cotrim

#417152 | mherbert | 18 ago 2019 23:51 | Em resposta a: #416825

Caro Bruno,

Não cheguei a receber notificação da sua mensagem, só agora é que a vi. Tenho todo o prazer em trocar informação sobre estas familias. O meu email é maneherbertarrobayahoopontocom.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen