Certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Certidão de nascimento

#325859 | João Luiz | 21 mar 2013 18:44

Senhores,

Sou residente no Rio de Janeiro e estou necessitando obter a certidão de nascimento de minha avó que era portuguesa para poder obter a cidadania portuguesa.

Para tanto estou buscando ajuda junto a este forum, estes são os dados qye disponho:

Nome: Thereza de Jesus
Filha de Maria Saavedra
Natural de Lamego
Nascimento: 04 ou 05 de julho de 1905

Solicito então ajuda aos amigos deste forum.

De antemão grato,

João Luiz Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#325863 | PedroMota | 21 mar 2013 19:19 | Em resposta a: #325859

Consegue especificar a freguesia em que a sua avó nasceu?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#325874 | João Luiz | 21 mar 2013 21:07 | Em resposta a: #325863

Olá Pedro Mota,

Grato pela sua ajuda.

Esta informação acerca da origem de minha avó como sendo de Lamego, foi retirada da sua certidão de casamento.

Após ler sua pergunta mantive contato com minha mãe e ela então me informou que minha avó dizia ser Trás os Montes / Vila Real.

Peço desculpas pois não conheço bem as divisões politico geográficas de Portugal.

Grato


João Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#325895 | MCNN | 22 mar 2013 13:08 | Em resposta a: #325874

Boa tarde João Luiz

O concelho de Lamego fica no extremo Norte do Distrito de Viseu, e faz fronteira com o distrito de Vila Real.

Trás-os-Montes era uma antiga província portuguesa que incluía os distritos de Bragança e de Vila Real e que mais tarde, sob o nome de província de Trás-os-Montes e Alto Douro, passou também a incluir alguns concelhos dos distritos da Guarda e de Viseu, entre os quais o concelho de Lamego.

Partindo do princípio que a sua avó nasceu em 1905 no concelho de Lamego, o seu assento de baptismo (não existe assento de nascimento, pois só após 1911 temos Registo Civil) deve estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Lamego. Digo isso porque, de acordo com as datas que constam no site do Arquivo Distrital de Viseu, eles não têm à sua guarda livros paroquiais de 1905 do concelho de Lamego.

Ora o grande problema é saber em qual das 24 freguesias de Lamego é que a sua avó nasceu. As freguesias mais a Norte, que fazem directamente fronteira com o distrito de Vila Real, são as de Penajóia, Samodães, Cambres, Valdigem e Parada do Bispo. Mas claro que não há garantia alguma que a sua avó tenha nascido numa destas 5 freguesias.

Sabe em que ano a sua avó foi para o Brasil ? E foi sozinha ou foi acompanhada ? Se foi acompanhada, sabe com quem ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 11:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen