Família Villela de Tras os Montes - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324033 | cleomar vilela | 25 fev 2013 02:46

Boa noite.
Chamo-me Cleomar Vilela e solicito a quem possa me auxiliar a localizar o local exato de nascimento de meu avô Francisco Villela, filho de Manoél Villela e de Maria de Jesus Villela, naturais da província de Tras os Montes. A informação que tenho é que meu avô, Francisco Villela nasceu no dia 06/03/1883 na mesma província e imigrou para o Brasil por volta de 1895, dado este não conclusivo. Agradeço imensamente a quem possa me auxiliar na localização da freguesia de seu nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324037 | tmacedo | 25 fev 2013 08:11 | Em resposta a: #324033

Cara Cleomar Vilela,

Os pedidos de passaportes existentes no Arquivo Distrital de Vila Real, um dos dois distritos de Trás os Montes, onde o apelido Vilela é comum, poderão conter dados relevantes.

No site do citado arquivo vem uma referência a um Francisco Vilela que poderá ser o seu avô. Só a consulta do verbete e a verificação da filiação permitirão confirmá-lo.

Cumprimentos,
António Taveira

PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1641/1098 - Cota original 56 - Título Registo de passaporte - Datas Vila Real, 16/01/1907 - Nível de descrição Documento Simples - Dimensão e suporte 160x210 mm.; Papel - Âmbito e conteúdo Requerente: Francisco Vilela Idade: 22 anos Freguesia: São Martinho de Anta Concelho: Sabrosa Distrito: Vila Real Destino: Brasil - Localização F. 275

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324078 | f4b2 | 25 fev 2013 23:03 | Em resposta a: #324033

Cara Cleomar Vilela

No Anuário de Portugal do ano de 1909,vêm mencionados alguns VILLELAS em Alijó,distrito de Vila Real,cito este nome:

- MARIA de JESUS TEIXEIRA VILLELA - Professora oficial em Favaios(Alijó),Trás os Montes,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324100 | cleomar vilela | 26 fev 2013 10:19 | Em resposta a: #324037

Caro Sr. Antônio Taveira,
Primeiramente meus sinceros agradecimentos pela informação, mas se não for muito abuso de minha parte poderia por gentileza dar-me orientações de que maneira devo proceder para efetuar a pesquisa da informação de VSª me deu.
Desde já deixo meus comprimentos de elevada estima e consideração.
Cleomar Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324101 | cleomar vilela | 26 fev 2013 10:34 | Em resposta a: #324078

Caro Sr. João Barroca
Agradeço a informação por VSª, enviada.
Porém os dados que eu tenho não corresponde com a pessoa a cima citada, parece-me que existe pessoas com o nome Vilela na freguesia de Villarinho, porém não consigo maiores informações quanto a localização do meu avô Francisco Villela.
Caso VSª, possa me auxiliar na localização de maiores dados referente ao nascimento dele que foi em 06/03/1883, ficarei imensamente agradecido, e informo ainda que os meus bisavós eram Manoel Villela e Maria de Jesus Villela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324190 | f4b2 | 26 fev 2013 23:53 | Em resposta a: #324101

Cara Cleomar Vilela

Deixo mais este nome,cito Anuário de Portugal de 1908:

- MANOEL VILLELA - Tamanqueiro em Villarinho(Ribeira de Pena),Vila Real(Trás os Montes),1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324220 | cleomar vilela | 27 fev 2013 13:25 | Em resposta a: #324190

Caro Sr. João Barroca


Agradeço pela informação, porem se não for abusar de sua bondade, peço por favor que me esclareça o que seria " Anuário de Portugal". E de que maneira eu poderia consulta-lo.


Cordialmente agradeço

Cleomar Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324298 | f4b2 | 27 fev 2013 22:57 | Em resposta a: #324220

Cara Cleomar Vilela

O Anuário de Portugal era uma lista,como as actuais páginas brancas,onde eram mencionados os nomes e profissões,de algumas pessoas,que residiam nas várias regiões de Portugal Continental,Ilhas e Ex. Colónias.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324323 | cleomar vilela | 28 fev 2013 10:08 | Em resposta a: #324298

Caro João Barroca

Meus, sinceros agradecimentos pela informação prestadas, caso o Sr. tenha mais informações por favor me envie.

Cordialmente

Cleomar Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324324 | cleomar vilela | 28 fev 2013 10:17 | Em resposta a: #324037

Caro Sr. Antônio Taveira

Diante de sua preciosa informação, porém devo confessar que não consegui muita coisa diante da dificuldade que estou encontrando em consultar tal arquivo.
Pela sua experiência seria possivel, o Sr. me instruir com devo proceder para consultar o VERBETE para verificação da filiação, pois no cruzamento dos dados, existe sim, uma grande possibilidade de que este Francisco Villela seja meu avô.


Cordialmente; antecipadamente agradeço.

Cleomar Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324334 | MCNN | 28 fev 2013 12:08 | Em resposta a: #324324

Caro Cleomar Vilela


Infelizmente, este Francisco Vilela que pediu o passaporte em 1907 não é o seu avô.

O pedido de passaporte que o confrade António Taveira referiu pode ser consultado neste link

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1047260

(tem de seleccionar a imagem 276.tif)

Como poderá ver, este pedido não menciona quem eram os pais deste Francisco Vilela.

Mas, consultando os baptismos de 1884 de São Martinho de Antas, encontramos este baptismo

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-045&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-045/PRTC0808D_ADVRL-PSBR12-001-Lv045_M_00063.jpg

É o baptismo de um Francisco, mas que é filho de um Ricardo Vilela e de uma Joana(?) de Barros Taveira.

Não se trata pois do seu avô Francisco.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#324404 | cleomar vilela | 01 mar 2013 11:11 | Em resposta a: #324334

Carissimo
Srº Mário César Navarro

Como VSª pode verificar estou necessitando de informações a respeito de meus antepassados. A dificuldade é que os familiares próximos já faleceram aqui no Brasil, mas os vinculos nascionais com a terra portuguesa é latente, por isso se Vsª tiver qualquer informação a respeito que possa me auxiliar na localização do nascimento ou batizado de meu avô Francisco Villela nascido em 06 de Março de 1883 ficarei imensamente grato.
Cordialmente
Cleomar Vilela

Barra Bonita - Estado de São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324557 | HRC1947 | 03 mar 2013 14:03 | Em resposta a: #324323

-
RE: Familia Vilela, de Vila Real, Trás os Montes! 02-03-2013, 22:24
Autor: cleomar vilela [responder para o fórum] Carissima,
Sra(ta)
Ana Vilela do Vale Cimbra,

Chamo-me Cleomar Vilela

Solicito a gentileza, se possivel informar-me sobre a existência da familia Vilela, estou em busca já algum tempo se exito do local
exato do nascimento de meu avô - Francisco Villela, nascido em 06/março/1883, natural da provincia de Tras os Montes, filho na-
tural de Manoél Villela e de Maria de Jesus Villela (meus bisavôs). Pois, as fontes familiares aqui no Brasil, são desencontadas, uns
dizem que ele nasceu nas proximidades da freguesia ou mesmo na freguesia de São Martinho de Anta, conselho de Sabrosa, dis-
trito de Vila Real; outras fontes me dizem que ele é natural da freguesia de Villarinho, mas nada é com certeza, apenas indícios.
Assim, caso VSª possa me auxiliar na localiação, desde já deixo meus protestos de elevada estima e consideração.

Cleomar Vilela
Barra Bonita - Estado de São Paulo - Brasil
----------------
Cara Cleomar;
Estive a analisar o seu processo, para começar, vc. deve prestar atenção
aos seguintes Locais:
-Vilarinho- [Ribeiro da Pena ] Vila Real
- Favaios - Concelho de Alijó- Vila Real
--
Quando eu tiver disponibilidade volto ao contacto.
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324562 | f4b2 | 03 mar 2013 15:03 | Em resposta a: #324557

Cara Ana Simões

Estive a verificar os anos de 1908/1909 e no Concelho de Sabrosa vi estes nomes,que podem dar mais algumas pistas,cito Auários de Portugal desses dois anos:

- LUIZ ANTÓNIO VILELLA - Professor em S.Lourenço de Riba Pinhão(Sabrosa).

- LUCIANO VILELLA - Alfaiate em Sabrosa

- PEDRO TEIXEIRA VILELLA - Distribuidor dos Correios e Telegraphos de Sabrosa

- PEDRO FERREIRA VILELLA - Official de Diligências do Juizo de Paz de Sabrosa


Espero que a Confrade Ana com a sua experiência em deslindar os casos mais complicados ,possa ajudar um pouco mais do que eu,pois eu não tenho muito acesso a outras fontes,nem os conhecimentos que a confrade Ana Simões tem.


Um bom Domingo

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324578 | HRC1947 | 03 mar 2013 17:29 | Em resposta a: #324562

Cara Cleomar;

Conforme " dica " do Confrade João Barroca, a quem envio os m/ melhores cumprimentos, venho
tentar dar uma ajuda ao seu processo.
Localidades a ter em conta:
-S. Lourenço Riba Pinhão-Concelho Sabrosa- Distrito Vila Real
-Vilarinho-Ribeira da Pena-Distrito Vila Real
-Favaios- Concelho ALIJÓ- Distrito Vila Real
----
Francisco Vilela
Nasceu em 06-03-1883
Trás-os-Montes!....?
Filho de:-- Manuel Vilela
e de:------- Maria Jesus Vilela
Imigrou para Brasil em: 1895 [+/- ]
------
Assim,envio duas listagens das p.b.internet, com nomes de
assinantes telefone fixo,[actualizados ] da Zona de Vila Real e Bragança,
com o respectivo numero telefone e morada, para que a Confreira tente
saber se algum ainda será familiar do seu avô... primo afastado em 6º ou
7º grau.
É uma tarefa espinhosa , mas como deve compreender nesta vida tudo é
exigente, pelo que lhe proponho que " arregace as mangas " e dê luta ao
assunto!
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Vila%20Real/who/Vilela/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Bragan%C3%A7a/who/Vilela/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Boa sorte
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324586 | HRC1947 | 03 mar 2013 18:32 | Em resposta a: #324578

Cara Cleomar;

...[Continuação].. [ para vc. iniciar buscas no Brasil, dado que o seu avô desembarcou no ano 1895 {+/- } ].
Deve prestar atenção aos Registos casamento do seu avô, pode lá constar de que Região de Portugal ele era ver Certidão de Óbito [ todos os caminhos são válidos ,[ Os Caminhos Portugal e os Caminhos Brasil!!..]

Tente entender a " mecânica " de iniciar buscas no Museu da Imigração, com calma e paciência e alguma
análise detalhada, vc. chega lá! .....
Documentação nos Organismos do Estado Brasileiro:
1º-- Consulado Geral Portugal- Certificado inscrição [quando chegaram ao Brasil ]
2º-- Certidão de desembarque - Memorial do Imigrante [quando chegaram ao Brasil ]
3º-- Chefe Serviços Registo Estrangeiros [ quando chegaram ao Brasil... e tinha que ser renovado sempre ]
4º-- certificado de residência sempre passado pela Policia [ tinha que ser renovado ]
5º-- fotocópia de passaporte [ deve pedir no organismo respectivo informações sobre passaportes etc. ]
6º-- em1938 salvo erro, todos os emigrantes com menos de 60 anos ficaram automaticamente legalizados,
por uma portaria do Governo Brasileiro, há documentos nos Organismos do Estado Br. sobre os imigrantes.
7º-- Pedir CERTIDÕES DE INTEIRO TEOR DO CASAMENTO , DA CERTIDÃO ÓBITO,
para se ver se existe alguma indicação de que Concelho do Distrito Porto era o seu familiar.
8º-- Pedir Registos de matricula desembarque.isto é pedido no Museu Imigrante.

Veja antigos Tabeliões ... [ registos Notariais etc.], pois eles costumam ter ainda muita
informação. Mas tem que ser na zona onde morava o seu familiar.
---
http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php
---
Na página "Pesquisa > Registo de Matrículas" do site do Museu da Imigração preencha apenas o campo Sobrenome com a palavra " [Apelido / Sobrenome....] ", e encontra dezenas de nomes, tem que se situar
nos nomes do seu Bisavô...

Ao lado direito, e em cada registo, encontra-se "Documento Digitalizado" (imagem do livro) e "ver mais" (informações referentes às pessoas).

As imagens dos livros mostram-nos os imigrantes que chegaram juntos à Hospedaria e eu sempre as consulto quando necessito dessa informação, inclusive, por curiosidade!
----
Boa sorte.
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324620 | cleomar vilela | 04 mar 2013 00:46 | Em resposta a: #324586

Carissima
Confreira Ana,

Agradeço imensamente a atenção a mim dispensada, vou utilizar sua sugestões para alcançar os meus objetivos.
Porém caso VSª venha a ter acesso a outras informações peço a gentileza de disponibiliza-las a mim.

Cordialmente
Cleomar Vilela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324623 | HRC1947 | 04 mar 2013 01:49 | Em resposta a: #324620

Cara Cleomar;

Vamos tentar encontrar esse registo nascimento de seu avô.
Tome nota;
[Apelido Vilela; nas famílias de Vila Real:]
Li num tópico que o " apelido VILELA " teve origem
Toponímica no Lugar de Vilela- Freguesia de Paços-Concelho
de Sabrosa.
Assim, convém vc. não perder de " vista este pormenor".
Vou deixar um link sobre as quinze freguesias do Concelho de
Sabrosa, poderá ser uma destas Freguesias a que pertenceu o
seu avô. [ claro, isto é só um pequeno palpite...]
http://www.sabrosa.pt/concelho/freguesias/index.php
Cara Confreira, agora desejo-lhe um bom trabalho, e que venha
a ter sucesso.
Os m/ cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Villela de Trás -os - Montes - Portugal

#324632 | cleomar vilela | 04 mar 2013 10:18 | Em resposta a: #324623

Carissima
Ana

Agradeço novamente a atenção que Vsª tem me dispensada, suas informações são muito enriquecedora que muito tem me auxiliado nesta empreitada.
Assim caso Vsª obtenha outras informações que me possa "passar" deixo desde já meus sinceros agradecimentos.

Cleomar Vilela

Resposta

Link directo:

Família Villela de Tras os Montes - Portugal

#365970 | Iaires | 10 fev 2016 03:42 | Em resposta a: #324033

Olá caríssima Cleomar, temos família em comum... Não imagina como estou feliz de a encontrar..Sou trisaneta de Manuel Pinto de Macedo e de Maria de Jesus.. O meu interesse e genealógico.. Vive em Portugal? Responda pf. Cumprimentos da sua parente, Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 14:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen