Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322889 | PP | 11 fev 2013 21:41

Caros confrades,

Gostaria de saber se algum de vós tem alguma experiência sobre aplicações/programas de genealogia para iPhone ou iPod Touch.

Sei que há várias aplicações que permitem que importemos a nossa base de dados para um Iphone ou Ipod Touch, ou seja, sem que tenhamos de exportá-la para uma base de dados on-line e depois consultá-la remotamente. O que pode facilitar e muito quando não temos acesso à net ou wi-fi, ou não queremos exportar a nossa base de dados para uma base de dados on-line.

Algum dos confrades recomenda algum em particular?

Encontrei este Gedview (ver em http://www.ritter.demon.co.uk/Projects/gedview.html) que está a um preço muito acessível no Itunes Store.

Alguém já utilizou esta aplicação ou algo parecido?

Agradecia alguma recomendação sobre o assunto.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322942 | rlvz | 12 fev 2013 16:53 | Em resposta a: #322889

Caro(a) PP,

Eu tenho o GEDView e é um bom programa, que aguenta com base de dados grandes sem engasgar.

No entanto, grande parte das funcionalidades dependem do tipo de ficheiro GED que o seu programa de genealogia exporta. Por ex, do meu programa não consegui exportar os campos de latitude e longitude com o formato adequado, de maneira que nunca consegui que os mapas funcionassem com a minha base de dados.

Acabei por não o usar muito porque nos ficheiros GED exportados pelo TMG, que é o que eu uso, acabam por se perder muitas informações -- isto porque tenho o meu TMG muito, mas mesmo muito, costumizado. Na prática, reduzi os meus GEDs a nomes, datas e parentescos.

Creio que com programas de genealogia mais básicos ou simples do que o TMG os ficheiros GED produzidos serão mais adequados e completos,

Se também usa o TMG, o que lhe aconselho é exportar a base para um website HTML com o Second Site, e carregar esses ficheiros no iPAD (eu carreguei-os no Goodreader). Assim não perde nenhum detalhe.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322943 | PP | 12 fev 2013 17:20 | Em resposta a: #322942

Cara confrade,

Muito obrigado pelas suas sugestões.

Também estou muito tentado a adquirir o GedView e a testá-lo. Para já utilizo o Heredis, que é gratuito, e até me surpreendeu com o facto de gerar gráficos até 6 gerações. O problema é que ele não aceita a minha base de dados toda. Queixa-se do tamanho...

Mas corre um ficheiro com cerca de 2 200 indivíduos relativamente bem... sem atropelos. E é grátis... :)

Atendendo ao tamanho do ecrã, que não ajuda, estou tentado a comprar um tablet, pois a oferta de programas para o sistema operativo Android deve ser maior e melhor, julgo eu. Parece-me uma boa opção um tablet para usar num arquivo sem ter que carregar o portátil.

O programa que uso é o Family Tree Maker 2012.

Agradeço uma vez mais a sua atenção e a ajuda prestada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322959 | rogeriod | 12 fev 2013 20:37 | Em resposta a: #322889

Caro PP

Eu uso o Gedview num iPad e num iPhone e estou contente com o desempenho desta app. Claro está que depende do que pretende com uma aplicação de genealogia num dispositivo movél. Para mim o importante é ter a possibilidade de consultar a base de dados, nomes, datas, locais e gráficos de ascendência/descendência quando estou num arquivo a pesquisar fontes. Nesse contexto, o Gedview funciona muito bem. Ter em atenção também o GED que é exportado pelo programa de genealogia que se usa como base de dados principal - eu uso o Brothers Keeper (que gosto muito dado ser simples e focado na estruturação da informação e "output" em relatórios bem estruturados). No Gedview, além de todos os dados constantes das fichas de individuos e famílias, consigo também ver/ler os campos de notas onde eu transcrevo os registos originais de baptismo, casamentos e óbitos, e outras fontes documentais. Tem sido bastante útil ter essa informação à mão e encontrá-la fácilmente quando se está num arquivo e precisamos de referir-nos ao texto dessas fontes para clarificar alguma dúvida ou divergência entre fontes documentais. Os iPads de última geração têm outra grande ferramenta de interesse para nós, "ratos de arquivo", uma câmara fotográfica, cuja qualidade é excelente para tirar uma fotografia de uma folha A4 e ler confortavelmente em casa. A minha experiência anterior com dispositivos com software Android foi um pouco frustrante - pode ser que tenham surgido novas aplicações entretanto, mas como o iPad continua a ser o dispositivo movél mais popular no mundo, a base de programadores e o número de "apps" continuará em proporção, pelo que será a meu ver um investimento mais seguro, pois a possibilidade de novas "apps" de genealogia surgirem em breve será maior.

E pronto, é a minha experiência ... vale o que vale.

Melhores cumprimentos,

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322966 | chartri | 12 fev 2013 21:00 | Em resposta a: #322889

Meu caro
Eu prefiro usar os smartphones ou o IPad ou IPod para consultar a minha base de dados... pois a coloco on-line. Assim consulto-a em www.familiasdeleiria.com quando estou a fazer pesquisas numa biblioteca ou arquivo.
Claro que os dados que encontro não posso introduzi-los na base de dados, pois, repito, só consulto a base quando estou fora.

Tenho receios em fazer alterações quando estou em consultas/pesquisas e depois possa haver falhas na base que tenho no meu PC.
Como sugestões, poderei indicar sitios onde colocamos os nossos dados e on line podemos fazer alterações, como MyHeritage, ou o GeneaNet. Mas não recomendo que coloquemos os nossos "ovos" em outros ninhos que podem fechar e deixar-nos sem nada.

Posso indicar que para o Ipad e para IPod ha algumas App que permitem fazer o que pretende.
Abaixo encontra um artigo interessante e que pode responder ao que pretende:

--------------------------------------------------
TelGen Limited released a nice application for handheld computers that reads a database from Legacy Family Tree and displays it on your handheld computer. The application works well and has become very popular amongst users of Legacy Family Tree. You can read my earlier articles about GedFamilies if you start at http://goo.gl/S8bM8.

Instead of resting on their laurels, TelGen Limited has now released a new version that supports GEDCOM files instead of Legacy Family Tree databases. The app enables family files in GEDCOM format to be transferred from a PC to your mobile device, enabling them to be viewed and edited wherever you are. Best of all, any changes you make can then be transferred back to a GEDCOM file on your PC. This should work with any modern genealogy program.
GEDFAMILIES APP NOW AVAILABLE

York, UK, 30 November 2012

TelGen Limited is pleased to announce the release of the first version of the GedFamilies app for iPhone, iPod Touch, iPad, Android phones and tablets. This app provides similar functionality to the popular Families app, but supports GEDCOM files instead of Legacy Family Tree databases. The app enables family files in GEDCOM format to be transferred from a PC to your mobile device, enabling them to be viewed and edited wherever you are. Any changes you make can then be transferred back to a GEDCOM file on your PC.

Families supports the following functionality:

GEDCOM 5.5.1 plus support for many custom tags
ASCII, ANSI, ANSEL, UTF-8 character sets
Multiple family files
New family files can be created from scratch
Family View, Pedigree View, Descendant View and Timeline
Index, searchable by Given Name, Surname or ID
Events and Facts
Master and Detail Sources
Locations and Addresses, with geolocation via Google Maps
Alternate Names
Pictures, including the ability to add pictures from camera or photo album
Documents and audio files
Portrait and Landscape mode on all views
Handles very large family files

Telgen-2GedFamilies can be purchased from the Apple App Store, Google Play, Amazon Appstore or Nook Store, for $7.99 or equivalent in other currencies.

For more information see http://www.telgen.co.uk/gedfamilies or email gedfamilies@telgen.co.uk.
--------------------------------------------------------
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322973 | PP | 12 fev 2013 21:46 | Em resposta a: #322959

Caro confrade Rogério,

Fico grato pela partilha da sua experiência. O objetivo é precisamente igual ao seu: utilizar num arquivo ou lugar sem ter que andar carregado com um portátil. Por vezes aparece-nos "aquele" nome e uma aplicação num dispositivo móvel dá muito jeito, nem que seja só para ver se ele consta do «Index», pois nalguns arquivos que frequento às vezes nem temos sinal de rede operadora...

Julgo que já não se justifica muito o portátil, pois raramente editamos nele informação quando estamos num arquivo, por isso um dispositivo móvel mais simples ou um tablet parece-me uma escolha acertada já que os preços têm estado a cair.

Permita-me apenas perguntar-lhe se tem bastantes indivíduos na sua base de dados. A razão pela qual lhe pergunto é que na aplicação que estou a usar tive que fazer uma seleção, pois a partir de um dado tamanho, ela não aceita a importação de dados. Será que a Gedview aguenta com cerca de 5 000 nomes?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322974 | PP | 12 fev 2013 21:58 | Em resposta a: #322966

Caro confrade,

Obrigado pelas suas sugestões.

É uma hipótese que equacionarei mais tarde a construção de uma página sobre o assunto para que outros possam usufruir da investigação que fiz. Porém, de momento, interessa-me apenas ter acesso rápido e cómodo à minha base de dados sem ter que precisar de usar uma base de dados on-line ou um portátil, que já não é portátil...

Às vezes estou em sítios onde não há net e noutros nem sequer ainda há sinal de operadora de telemóvel. E, nesses sítios, onde o telemóvel não toca, é um alívio! :)

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322983 | rogeriod | 12 fev 2013 23:34 | Em resposta a: #322973

Caro PP,

Posso responder com certeza que sim, aguenta. Digo isto, porque o meu Gedview tem duas bases de dados, ou "trees" conforme o programa chama a cada base de dados. A minha base de dados pessoal da minha genealogia tem 1,265 individuos em 580 famílias (casais), contudo tenho uma outra base de dados também no Gedview que é uma reconstituição de todas as famílias de uma freguesia (que estou a fazer para esclarecer umas dúvidas que surgiram com homónimos nos registos do séc. XVI e príncipios do XVII) e essa tem já 6,319 individuos em 2,781 famílias. Uma vantagem do Gedview que eu não realcei é essa mesmo, de poder ter várias bases de dados separadas, dentro de Gedview. Até à data, quando trabalho com a base de dados com os 6,319 individuos, não tenho tido qualquer problema.

Espero que ajude.

Cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#322987 | rogeriod | 12 fev 2013 23:47 | Em resposta a: #322983

Depois de ter respondido, é que reparei que não tinha actualizado a base de dados relativa à reconstituição das famílias da freguesia no Gedview, já hà algum tempo, por isso actualizei-a agora no Gedview em menos de 5 minutos (entre o exportar do programa no Mac, fazer upload para a internet, e descarregar/importar no Gedview no iPad) - esta base de dados tem agora 13,622 individuos em 4,728 famílias. E funciona bem pelo que estive agora a experimentar!

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#323020 | PP | 13 fev 2013 14:34 | Em resposta a: #322987

Caro confrade Rogério,

Estive a experimentar o GedView e estou sinceramente surpreendido. Aparentemente passou tudo e inclusivamente corre muito bem num simples iPod.

Estive a ver os factos de alguns indivíduos mais complexos e detalhados e passou tudo. Inclusivamente campos que eu próprio criei e nomeei. A minha base de dados tem mais de 23 000 factos e já ultrapassou 80 000 registos para cerca de 5 000 pessoas. E, repito, estou surpreendido como isto corre num simples iPod.

Neste caso não se aplica: «O barato sai caro».

Cumprimentos e obrigado pelas sugestões, PP.

PS: por acaso não sabe se tenho que comprar novamente para instalar num iPad ou posso usar este novamente?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de recomendação - aplicação informática p/ Iphone ou Ipod Touch.

#323054 | rogeriod | 13 fev 2013 21:34 | Em resposta a: #323020

Caro PP

De facto é uma boa app e uma boa compra. Tem-me servido bem nas minhas pesquisas.

Só precisa de comprar uma vez - ao sincronizar um iPhone ou um iPad, através do iTunes, a aplicação é instalada automaticamente nesse novo iPhone ou iPad. Depois precisa de importar novamente a base de dados para esse novo dispositivo, uma vez que a base de dados não é sincronizada através do iTunes. As actualizações da app são também gratuitas.

Melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen