Sodrés de Ourém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sodrés de Ourém

#322335 | Gonçalo Frutuoso | 03 fev 2013 13:52

Boa tarde,

Algum dos confrades tem dados sobre uma família Sodré que terá vivido na zona de Ourém?

Os dados que tenho são os seguintes:

António Vaz cc Perpétua Gomes:
1. Isabel Sodré, nascida em Ourém, cc Manuel Fureiro, natural do Azambujal:
2. D. Maria Sodré cc Manuel do Quental e Vasconcelos ou Manuel do Quental e Vasconcelos Spínola, natural de Leiria:
3. Bartolomeu de Vasconcelos ou Vasconcelos Spínola, casado com D. Madalena de Macedo Pessoa, c.g,. Teve bastarda em Ana Camelo.
3. Manuel Spínola de Vasconcelos;
3. José de Vasconcelos, Chantre da Sé de Lisboa;
3. Frei Luís dos Anjos;
3. D. Madalena de Vasconcelos, mulher de José de Macedo;
3. D. Sebastiana, Freira;
3. D. Inês, Freira;

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Sodrés de Ourém

#322337 | HRC1947 | 03 fev 2013 15:11 | Em resposta a: #322335

Caro Confrade;
Se efectuar uma busca sobre " família Sodré ",vai encontrar muitos tópicos
e com bastante informação, nomeadamente sobre os Sodrés em
Santarém . Como Ourém pertence Dist. Santarém, fica tudo nessa zona.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=315004
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=319942
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=316504
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Sodrés de Ourém

#322350 | Olifran | 03 fev 2013 18:30 | Em resposta a: #322335

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Perpétua Gomes foi filha de João André Sodré e s.m. Joana Gomes, moradores na Vila de Ourém. Foi irmã de Gonçalo Gomes Sodré, cavaleiro, que foi Escrivão d'ante o Vigário da Vara em Ourém. Provavelmente, Inês Sodré, mulher de Filipe Malho (f. 1548), Meirinho da Correição de Ourém, seria também irmã de Perpetua Gomes, pois deste casal foi filho Gaspar Sodré, também morador em Ourém.
Beatriz Gomes, irmã de Perpétua Gomes, casou com Aleixo Ferreira, da Vila de Ourém, sendo pais do Doutor João Sodré Ferreira, Colegial na Universidade de Coimbra e Desembargador dos Agravos.
Perpetua Gomes casou com o Bacharel António Vaz, cirurgião, que já era falecido em 25.10.1578. Segundo o Nobiliário de Alintem, Isabel Sodré, filha deste casal, terá casado com Manuel Fureiro, do Zambujal (lugar da freguesia da Colegiada de Ourém).
Devo dizer que não creio que o marido de Isabel Sodré se chamasse Manuel Fureiro. Parece-me mais lógico que o seu nome fosse Manuel Vieira, foreiro do Casal do Zambujal. Efectivamente, o casal em causa foi de Estêvão Vieira Esteves e de s.m. Francisca Manuel Henriques, pais de João Vieira que na primeira metade do séc. XVII foi para a India, levando consigo o filho Francisco Vieira de Figueiredo (ainda de pouca idade). João Vieira devia ser irmão de Manuel Vieira (que também podia ser Henriques) e tio de Maria Sodré que viria a casar com Manuel do Quental de Vasconcelos, de Leiria.
Francisco Vieira de Figueiredo foi pajem de André de Vasconcelos em Goa. Seria interessante ver se este Vasconcelos era parente próximo dos de Leiria. Mais tarde, Francisco Vieira de Figueiredo foi comerciante no Oriente e embaixador do Estado da India no reino de Macassar.
Sobre os ascendentes de João André Sodré, pai de Perpetua Gomes, nada sei. Vi um documento em que o pai de Perpetua Gomes é designado por João Álvares Sodré, mas pode ser erro de transcrição, visto tratar-se de um caderno de cópias de escrituras.

Espero que estes elementos lhe sejam úteis.
Com os meus melhores cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Sodrés de Ourém

#322356 | Gonçalo Frutuoso | 03 fev 2013 21:31 | Em resposta a: #322350

Caro António de Oliveira Francisco,

Agradeço imenso os dados que partilhou. Vão permitir recuar algumas gerações e perceber quem foram estes meus antepassados.

A família do meu avô materno descende de Bartolomeu de Vasconcelos Spínola, por bastardia, e, consequentemente, dos Sodrés de Ourém.

Seria interessante estabelecer a ligação entre André de Vasconcelos e os Vasconcelos de Leiria (sendo que o Vasconcelos da família provém de Filipa Nunes de Vasconcelos, mulher de Gonçalo do Quental), bem como entre estes Sodrés e Duarte Sodré.

Mais uma vez obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Sodrés de Ourém

#438832 | Portellafr | 25 jan 2022 17:17 | Em resposta a: #322335

Boa tarde,

volvidos quase 9 anos desde que abri este tópico não consegui estabelecer ligações entre os Sodrés de Ourém e os Sodrés de Santarém, se é que há alguma ligação.

Por acaso algum confrade dedicou-se a esta família?

Aproveito para questionar se existe alguma cópia digitalizada do Nobiliário de Alintem.

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Sodrés de Ourém

#438967 | Olifran | 01 fev 2022 12:36 | Em resposta a: #438832

Caro Gonçalo Frutuoso,

Bom dia.
Não tenho elementos acerca da possível ligação entre os Sodrés de Ourém e os de Santarém. Mas, averiguei que a minha hipótese sobre Manuel "Fureiro" do Zambujal está errada. Efectivamente, o apelido é FUSEIRO. devendo-se o erro a uma deficiente leitura de manuscrito, posteriormente transmitido mediante diversas citações.
É curioso que ainda hoje há Fuseiros em Ourém, designadamente no lugar das Fontainhas, da freguesia de Seiça.
A referência a Manuel Fuseiro consta de um documento relativo a um descendente do primeiro casamento do Bacharel António Vaz. Caso esteja interessado nesta referência, poderá pedir o meu e-mail ao Moderador.
Com os meus cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

Sodrés de Ourém

#438981 | Portellafr | 01 fev 2022 22:41 | Em resposta a: #438967

Caro António Oliveira Francisco
Boa noite,

Muito agradeço a sua mensagem.

Recentemente fiquei a saber, através do nobiliário de Rangel de Macedo, que o dito Manuel Fureiro, que afinal é Fuseiro, era Licenciado sendo médico na Vila de Ourém. Confirma este dado?

Como descendente desta família tenho interesse nesse documento, pelo que deixo-lhe o meu email: goncalo.s.frutuoso@gmail.com.

Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen