Pedido de ajuda na Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#321945 | MFMG | 25 jan 2013 20:22

Caros confrades

Necessitava que algum frequentador do Arquivo da Torre do Tombo, me visse a ascendência de Gaspar António Xavier, que deve constar no seu processo de habilitações ao Santo Ofício, do qual foi familiar.

O documento chama-se "Diligência de habilitação de Gaspar António Xavier" e tem a refª PT/TT/TSO-CG/A/008-001/9902 e tem a cota atual - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Gaspar, mç 9, doc. 194.

Como vivo nos Açores tenho muita dificuldade em consultar o Arquivo da Torre do Tombo.

Muito obrigado e bem hajam

Com os melhores cumprimentos

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#321993 | MFMG | 27 jan 2013 01:14 | Em resposta a: #321945

Renovo o meu pedido

Muito obrigado

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#322061 | josemssantos | 28 jan 2013 21:21 | Em resposta a: #321945

Caro Miguel Gonçalves

Gaspar A. Xavier é homem de negócio, solteiro, nasceu no Porto e é morador no Rio de JAneiro, estado do Brasil. Filho legítimo de Francisco da Costa Xavier e de Mumbelina( deverá ser Umbelina) Maria de Albuquerque; neto paterno de Domingos Francisco e MArgarida Gonçalves e nm Gonçalo MArques Peixoto e Damiana Correia.

cumprimentos

José Maria Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#322072 | MFMG | 29 jan 2013 01:34 | Em resposta a: #322061

Carissimo José Maria Santos

Agradeço a sua atenção e a sua disponibilidade.

Os pais de Gaspar A. Xavier conferem com os que eu tenho, a saber, Francisco da Costa Xavier e de Umbelina Maria de Albuquerque, sendo ele natural de Nª Srª da Vitória, Porto.

Com os avós descobertos será mais fácil descobrir o casamento dos pais desse Gaspar, FSO.

Um grande bem haja para si.

Muito obrigado

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#322525 | cavaleirofidalgo | 06 fev 2013 13:42 | Em resposta a: #322061

Caríssimo Senhor José Maria Santos,


Boa tarde.
Será que me pode ajudar, com as filiações (incluindo os avós) e naturalidade dos seguintes Padres para o Santo Ofício, se fizer o favor?


PT-TT-TSO/CG/A/8/1/3941
Diligência de habilitação de António Teixeira (padre)
Documento Composto
f.; papel
Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 129, doc. 2162
ANTT



PT-TT-TSO/CG/A/8/1/3942
Diligência de habilitação de António Teixeira (padre)
Documento Composto
f.; papel
Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 181, doc. 2705
ANTT




Muito obrigado.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#324362 | josemssantos | 28 fev 2013 17:55 | Em resposta a: #322525

António Teixeira M129 D2162( Feita provisão de Comissário em 9.12.1757)

O padre António Teixeira de Lima, como também aparece escrito,clérigo do hábito de S.Pedro é nat. e mor. da vila do Recife de Pernambuco, freg. S.Pedro Gonçalves, filho legítimo de António Teixeira de Moraes, oficial da Provedoria e Vedoria geral de Penambuco, aposentado por S.Magestade, nat. da vila de Valença, arcebispado de Braga, na freg. Sto. Estevão, e de sua mulher Ana Maria de Lima e Carmo, nat. da vila do Recife, bispado de Pernambuco. O padre António Teixeira serve há muitos anos de escrivão dos comissários deste Santo Tribunal na vila do Recife, com zêlo e fidelidade.

Neto paterno de António Teixeira, nat da vila de Valença do Minho, freg Sta.Maria dos Anjos, e naquela vila foi escrivão da Câmara Eclesiástica, e de sua mulher Isabel de Moraes, nat da freg. S.Miguel de Fontouro. Estes avós foram moradores na freg da colegiada de Sto. Estevão da vila de Valença.

Neto materno de Pedro Rodrigues Lima que foi tesoureiro geral da Bula da Cruzada em Pernambuco, nat da vila de Viana, freg. Sta.Maria Maior, arcebispado de Braga, e de sua mulher Isabel Ferreira de Magalhães, nat. da freg. N. Sra. do Rosário da Varga(?), bispado de Pernambuco.

O outro padre António Teixeira é de Chaves, mas não vi o Pº

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#324377 | cavaleirofidalgo | 28 fev 2013 20:19 | Em resposta a: #324362

Caríssimo Senhor
José Maria Simões dos Santos,



Boa noite! Muito obrigado pelos dados que me enviou.
Será que posso pedir a sua ajuda para o processo do Padre que é de Chaves?

PT-TT-TSO/CG/A/8/1/3942
Diligência de habilitação de António Teixeira (padre)
Documento Composto
f.; papel
Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 181, doc. 2705
ANTT


Muito obrigado.


Os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#324408 | peninha | 01 mar 2013 12:17 | Em resposta a: #324362

Caro José Maria Simões dos Santos

Com referência à diligência de habilitação de José da Silva Cardoso:

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/TT/TSO-CG/A/008-001/16417

COTA ACTUAL
Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, José, mç. 18, doc. 316

Será que me pode ajudar com a naturalidade e ascendência de José da Silva Cardoso, bem como, com a localização temporal em que se realizou a sua habilitação.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#325674 | josemssantos | 19 mar 2013 00:13 | Em resposta a: #324377

Boa noite

António Teixeira M.181 D.2705 ( Feita provisão de Comissário em 18.8.1772)

Era abade da igreja de S.Salvador de Lanciz, termo de Barcelos e natural do lugar de Argemil, freg. S. Salvador de Nuredo, termo de Chaves, arcebispado de Braga onde foi baptizado.
Filho legítimo de Silvestre Teixeira e de sua mulher Catarina Gonçalves, naturais e moradores no lugar de Argemil.
Neto paterno de António Teixeira,natural e bap.na frge. Sto. André de Ouzidres?, bispado de Miranda do Douro e de sua mulher, Francisca Lopes, nat. do lugar de Argemil, freg S.Salvador de Nuredo, onde foi bapt., termo da vila de Chaves.
Neto materno de Domingos Pires, nat e bapt na freg de Santa Ana de Serapicos e de sua mulher Domingas Vaz, nat e bapt na freg de S.Mamede, do lugar de Argemiz, tudo termo da vila de Chaves

cpts

José Maria Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#325675 | josemssantos | 19 mar 2013 00:25 | Em resposta a: #324408

Boa noite

José da Silva Cardoso M.18 D.316 ( Feita Carta em 29.1.1709)

Era bacharel de Canones pela Uni Coimbra, nat e mor na cidade de Elvas, solteiro, filho de Marcos da Silva, nat da freg de Sta.Maria de Vila Nova de Sande, termo de Guimarães e Antónia Cardoso, nat de Lisboa, freg S.João da Praça, ambos moradores na cidade de Elvas.
Neto paterno de Francisco Rebelo, nat da vila de Pico de Regalados, arceb. de Braga, e de sua mulher Madalena Francisca Fernandes, nat da dita freg de Sta. Maria de Vila Nova de Sande.
Neto materno de Francisco Pereira, nat de Lisboa, freg S. João da Praça e de Isabel Rodrigues, nat do lugar de Gondomil, freg S.Miguel de Fontoiro, termo da vila de Valença do Minho, e moradores que foram na cidade de Lisboa.

cpts

José Maria Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#325687 | peninha | 19 mar 2013 10:07 | Em resposta a: #325675

Caro José Maria Simões dos Santos

Muito lhe agradeço a informação. No que eu o possa ajudar disponha.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na Torre do Tombo

#325693 | cavaleirofidalgo | 19 mar 2013 12:04 | Em resposta a: #325674

Caríssimo Confrade,



Muito obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 04:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen