Francisco de Paula de Sant'iago

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação | Pessoas

Francisco de Paula de Sant'iago

#321928 | jmsmendes1 | 25 jan 2013 15:58

Pedia o favor a quem souber onde encontrar uma biografia de Francisco de Paula de Sant'iago (inserto aqui no Geneall, mas sem qualquer nota biográfica).
Creio que foi músico e essa sua qualidade interessava-me conhecer.
Obrigado
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#321936 | rlvz | 25 jan 2013 18:12 | Em resposta a: #321928

Caro João Maria Mendes,


Penso que o único Francisco de Paula Sant'Iago aqui na base do Geneall (pelo menos o único que me aparece) é o meu 4.º avô, aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=134105

Mas este meu 4.º avô não é o Francisco de Paula Sant'Iago, músico (que em notas que tomei em tempos sem anotar a fonte -- coisa de principiante) era afecto ao liberalismo e morreu em 1844. Este meu 4.º avô foi verificador da Alfândega de Lisboa, e morreu em 1866.

Já tentei procurar se seria parente do músico homónimo, mas não consegui saber mais nada. Este ramo está encravado por não conseguir encontrar o assento de casamento dele para ver de onde era natural.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#321939 | João Mamed | 25 jan 2013 18:29 | Em resposta a: #321936

Curiosamente ando à procura de um Francisco de Paula Sant'Iago e Silva de Lisboa casado com Luisa Cesária da Conceição, mais ao menos da mesma época, pais do Major António Maria da Purificação e Silva.

Se souveram algo sobre estes agradeço.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#321940 | jmsmendes1 | 25 jan 2013 18:50 | Em resposta a: #321936

Ex.ma Sr.ª Rita van Zeller
Muito obrigado pela informação. Assim, fiquei a saber que devem ter existido duas pessoas, mais ou menos contemporâneas, com o mesmo nome.
JMM

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#321941 | rlvz | 25 jan 2013 19:10 | Em resposta a: #321939

Caro João Mamede,


Sobre Francisco de Paula Sant'Iago e Silva não tenho nada. Se algum dia encontrar alguma coisa, deixo-lhe uma nota aqui neste tópico.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#322020 | João Mamed | 27 jan 2013 19:30 | Em resposta a: #321941

Muito obrigado.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#322042 | João Mamed | 28 jan 2013 13:02 | Em resposta a: #321941

Cara Rita van Zeller

Peço-lhe imensa desculpa mas o meu antepassado é Sant'Ana e não como eu precipitadamente escrevi Sant'Iago.

Meus cumprimentos,
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#322156 | rlvz | 30 jan 2013 23:38 | Em resposta a: #321940

Caro João Maria Mendes,

Venho desdizer-me, pois hoje encontrei uma nota que refere que esse meu 4.º avô era músico. A nota foi escrita por uma minha Tia-avó, bisneta dele, portanto. Diz da sua Avó que "pertencia a uma família constitucional, pois era filha de Francisco de Paula Sant'Iago, que orquestrou o Hino da Carta, segundo ficou a tradição na família." A referência ao Hino da Carta será talvez confusão, pois não encontrei mais nenhuma alusão a isso, mas dou por certo que era músico e de simpatias liberais. Talvez seja ele então o compositor da "Batalha da Ilha Terceira"? Não tenho mais nenhuma informação, infelizmente. Se por acaso souber de mais alguma coisa, agradeço desde já.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#322167 | jmsmendes1 | 31 jan 2013 11:21 | Em resposta a: #322156

Ex.ma Senhora

Muito obrigado pela sua nova intervenção.
De facto, quem está a estudar a pessoa de Francisco de Paula é um amigo meu, o Doutor Duarte Rosa, (creio que é seu conhecido, pois apresentou a tese de doutoramento sobre o Padre Tomás de Borba), o qual me fala na referida "Batalha da Ilha Terceira" como uma peça musical em género de "poema musical" com muitas anotações de como devem os músicos executar a partitura (desculpem os peritos as minhas imprecisões deste meu discurso musical, mas não sou músico...gosto é de genealogias).
Vou novamente dar-lhe estas informações e, porventura, poderão trocar mais informação através de e-mail.
Para o caso de querer entrar em contacto com o Doutor Duarte Rosa, deixo-lhe o meu e-mail e depois reencaminho:
jmsmendes1@gmail.com
Obrigado e cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Paula de Sant'iago

#324358 | mjborges | 28 fev 2013 16:19 | Em resposta a: #322167

Caro Confrade

Por acaso também conheço o Doutor Duarte Rosa (por email e telefonicamente) e possuo algumas informações mais sobre o referido Francisco de Paula Santiago. de momento não estou em casa e apenas lhe posso dar algumas informações de cor, mas que constam na minha Tese de mestrado (Maria José Q.C.A.Borges Valentim, "A produção musical de índole política no período liberal: 1820-1851",UNL: 2008). Sei por exemplo que ele esteve emigrado em Plymouth durante o período absolutista, por ter sido de simpatia liberal; que foi o autor de uma interessante peça para piano de tipo programático e descritivo, intitulada "A Batalha da Terceira", onde aparece uma alusão a um hino que eu presumo que seja também de sua autoria, o "Hino dos emigrados em Plymouth", mais tarde conhecido como"Hino de D.Maria II". E a razão porque eu achei isso é porque me apareceu uma edição do referido hino, mas atribuído a um J.P. Santiago, emigrado, também. Ora eu penso que alguém interpretou o F. na sua versão manuscrita, como um J. (o que não é de facto, muito difícil, tratando-se de letras manuscritas). Depois, o facto de ele ter citado este hino no final da sua peça para piano, mais me fez acreditar nisso. terá vindo com o exército libertador, com D.Pedro e, mais tarde, encontro-o relacionado com a Academia do Conservatório Nacional, integrando júris nos anos de 1840, não como professor, mas como associado dessa Academia, na sua Secção de Música. Não encontrei, tanto quanto me lembro, nenhuma referẽncia ao facto de ter instrumentado o Hino da Carta.

Também eu estou curiosa em saber mais alguma coisa sobre este músico para poder inserir mais informações biográficas sobre ele numa futura publicação da tese que gostaria de fazer.

Entretanto, irei contactar, também com o Doutor Duarte Rosa e enviar-lhe as informações que possuo.

Com os melhores cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 04:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen