família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#320413 | mgcgama | 09 jan 2013 14:39

Solicito auxílio para obter maiores informações sobre meu bisavô paterno, António José de Antas, ou Dantas, da Gama, filho de Belchior José de Antas da Gama Araújo e Azevedo e Ana Rosa de Alves Ferreira, nascido em 15.04.1823 em Póvoa do Varzim.
Embora conste uma informação de que teria falecido em outubro/1823, esse dado é incorreto e desconheço sua origem, pois, por decreto de 03.03.1852, foi nomeado pároco da Igreja de São Miguel de Cristello, Paredes de Coura. Consta, também, a sua participação, como reitor da freguesia de Póvoa, em reunião dos fundadores da Gazeta de Póvoa do Varzim em 27.12.1869. Em alguma data posterior a essa (que gostaria de conhecer), migrou para o Brasil e, em 26.04.1891, consta o seu ingresso no Ministério Público da Província do Rio Grande do Sul. Em 1899 aparece como dirigente da loja maçônica Regeneração de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 19.09.1900, consta seu enterro na cidade de Porto Alegre.
Antecipadamente agradeço qualquer informação complementar.

Resposta

Link directo:

RE: Família de: - António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#320488 | HRC1947 | 10 jan 2013 15:14 | Em resposta a: #320413

-

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=521260

-
HRC

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#320537 | chartri | 11 jan 2013 10:40 | Em resposta a: #320413

Ja pensou que pode estar em presença de dois indivíduos distintos e com nomes iguais...

Resposta

Link directo:

RE: Família de: - António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#320541 | mgcgama | 11 jan 2013 11:50 | Em resposta a: #320488

Primeiramente, agradeço a gentileza da indicação.
Poderia indicar-me também como descobrir a data da vinda para o Brasil e outras informações complementares? Sei que casou-se com Florinda de Almeida, ao que parece de nacionalidade espanhola.

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#320542 | mgcgama | 11 jan 2013 11:58 | Em resposta a: #320537

Sim, já pensei, mas não me parece provável, pelas caraterísticas do nome. Outrossim, embora não o tenha conhecido, as informações de que disponho sobre a sua vida são bastante coincidentes. Sei, por exemplo, dentre outras, que pertenceu ao clero e que abandonou a batina quando de sua vinda para o Brasil. De qualquer forma, o que busco é, justamente, informações que possam elucidar essa dúvida de identidade.

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335032 | Gama13 | 11 set 2013 03:56 | Em resposta a: #320542

Olá mgcgama.

Sou de Cuiabá-MT. Desculpe-me entrar na conversa, porém, temos buscas bem parecidas! Quem sabe... você poderia me ajudar? Eu busco notícias sobre meu avô materno, cujo nome era Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama. Acredito que ele tenha nascido em Paredes de Coura, Infesta, em 1874 ou 1877 ou 1878 (esta data ainda estou pesquisando). Até agora só consegui saber os nomes dos meus bisavós: Gaspar d'Azevedo d'Antas da Gama e Rita de Cássia Gomes da Gama. Os bisavós paternos do meu avô foram: Manoel José d'Antas da Gama e Ana dos Reis (Soares) Azevedo Poço.
Meu avô veio bem jovem para o Brasil. Não sei a data da vinda. Não sei se desembarcou no Rio de Janeiro ou São Paulo. Sei que se casou-se aos 22 anos com a minha avó, aqui em Cuiabá em 01/09/1900 (consegui uma Certidão de Casamento), que não informa data de nascimento, nem o local. Sei que tinha uma irmã Clotilde Helena d'Antas da Gama, que era professora. Soube que havia muitos padres na família em Portugal. Meu avô faleceu em Cuiabá, aos 34 anos, em março de 1911. Minha mãe tinha 7 anos. Contou-me que o pai dela ela Guarda-Livros (formado em Portugal) e também era maçon. (mas não sei a qual Loja pertencia).
Alguns desses nomes citados tem a ver com a sua família? Caso encontre o nome do meu avô em alguma pesquisa, pode compartilhar comigo, por favor? Além do fórum, meu e-mail é: smbbba@terra.com.br

Atenciosamente
Ninia da Gama A. Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335048 | MCNN | 11 set 2013 22:22 | Em resposta a: #335032

Cara Ninia

Na base de dados do CEPESE encontramos este registo:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25antas%25gama%25&naturalidade=&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar

o qual deve corresponder ao pedido de passaporte para o Brasil feito pelo seu avô. Repare que diz que ele era natural do Porto.

Eventualmente seria boa ideia que entrasse em contacto com o CEPESE a fim de lhes solicitar o envio da restante informação de que dispõem.

Eles devem fornecer-lhe a data do pedido de passaporte e a idade do seu avô quando fez o pedido, o que lhe permitirá deduzir em que ano ele terá nascido.

A partir daí, e como sabe o nome dos pais dele, poderá procurar o baptismo do seu avô nas diversas paróquias do Porto (partindo do princípio que essa informação está correcta).


Boa sorte

Mário Cesar Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335063 | Gama13 | 12 set 2013 01:24 | Em resposta a: #335048

Caríssimo Mário Cesar Navarro!

Chorei muito ao receber sua mensagem, mas claro, que foi muuuuuuita emoção! Desde junho estou à espera de uma Certidão de Inteiro Teor ( Casamento dos meus avós maternos), e o cartório não entrega, alegando que eles precisam da ajuda de algum funcionário para "entender a letra". Tive que pedir essa Certidão de Inteiro Teor, pois a comum que me deram, não constava nem a data do nascimento dele, nem da minha avó, somente os nomes dos pais. Ainda me disseram que se eu quisesse saber mais, ou pedisse uma de Inteiro Teor, ou entrasse na Justiça.

Ofereci-me para ajudar a 'entenderem a letra' e não aceitaram. Pedi para ver o livro ao menos de longe e me disseram que para tanto, eu tenho que entrar com o pedido de um juiz.

E agora, em menos de um dia, recebo sua resposta. Não é para chorar de alegria, emoção e felicidade?

Já acessei o link enviado, já visitei a página e vi o nome do meu avô! Farei tudo o que me sugeriu!!!

Obrigada, mil vezes obrigada!!!

Que o Grande Mestre O proteja, hoje, amanhã e sempre, onde se inclui seus familiares!!!

Cordialmente,

Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335064 | MCNN | 12 set 2013 03:15 | Em resposta a: #335063

Boa noite Ninia

Não é preciso agradecer, foi um prazer ajudá-la.

Entretanto, não deixei de reparar naquilo que disse sobre o assento de casamento do seu avô, ou seja, o facto de lhe não terem dado acesso a poder consultá-lo.

Assim, resolvi fazer aquilo que eu já deveria ter feito anteriormente, ou seja, procurar esse assento de casamento.

Neste link pode consultar o assento de casamento em Cuiabá de Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama com Herminia Moreira Guarin:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-30967-2507-68?cc=2001286&wc=M9W9-G7K:n2119302388

Ele ocupa três imagens, para avançar para a imagem seguinte basta carregar na seta para a direita.

A letra é de facto um pouco difícil de entender, e aqui já é muito tarde. Amanhã, com a vista mais descansada, vou tentar lê-lo com mais calma.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335066 | Gama13 | 12 set 2013 07:56 | Em resposta a: #335064

Caríssimo Mário César Navarro

Fiquei surpresa e feliz, quando vi o nome da minha avó Hermínia! Fiquei surpresa, pois nunca imaginei que isto fosse possível. Já acessei o FamilySearch várias vezes e não sabia dessa possibilidade. Muito obrigada!

Li e reli várias vezes as três páginas. Percebi que o nome do pai do meu avó está "Caspar" e não, Gaspar.

Foi muito importante ter-me enviado o link, pois eu não sabia que o pai da minha avó era capitão. Nunca soube da existência de todos aqueles sobrenomes Guarim que foram testemunhas. Sempre tive curiosidade de saber como seria a assinatura dos meus avós. Pedi ao Cartório que me mostrassem ao menos de longe as assinaturas no livro. A atendente me informou que não era possível e que antigamente ninguém assinava e que para eu olhar o livro de perto, somente com autorização de um juiz.

Agora já estou satisfeita! Hoje foi um dia de grandes emoções (é claro que ao receber sua segunda mensagem, chorei novamente)!

Meu marido achou muito errado eu falar à respeito do Cartório. Mas, é a pura verdade, além do que tenho os protocolos. Cada vez que vou lá para buscar os documentos, volto tremendamente irritada. Se eu fiz algo errado em relação à minha queixa, peço desculpa.

Tenha um bom descanso!
Gratíssima mais uma vez

Atenciosamente
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335107 | MCNN | 12 set 2013 23:39 | Em resposta a: #335066

Boa noite Ninia

Em primeiro lugar, deixe-me que lhe diga que não deixa de ser caricato que, apesar do grande zelo dos funcionários do cartório em não lhe permitir a consulta do assento de casamento dos seus avós, afinal esse assento está disponível para todos os habitantes do planeta o poderem consultar na internet !!! Tanto zelo e esforço para nada !!!!

Estive a reler o assento de casamento dos seus avós e, no que diz respeito aos locais de nascimento, apenas indica que o seu avô era de Portugal e a sua avó era natural daquele Estado (Mato Grosso).

Um pormenor curioso é o de que os seus avós terão casado na residência do Coronel António Cesário de Figueiredo, que pelo que me parece veio a ser um político de relevo no Estado de Mato Grosso.

Relativamente às idades com que se casaram, aí não lhe posso dar certezas nenhumas dada a letra bastante difícil. De qualquer forma, parece-me que o que está escrito é que o seu avô teria 22 anos e a sua avó 25 anos.

A ser verdade que o seu avô tinha 22 anos, isso quereria dizer que ele teria nascido em 1877 ou 1878. Mas repito que não tenho a certeza.

Uma outra forma de confirmar a idade do seu avô passaria por procurar o assento de óbito do seu avô. Caso ele tenha falecido em Cuiabá e a Ninia tenha uma ideia sobre quando é que ele faleceu, pode procurar o óbito no site dos Mormons no registo civil de Cuiabá em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-30967-2520-54?cc=2001286&wc=M9W9-G7K:n2119302388#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM9W9-L75%3An995199024%3Fcc%3D2001286

Aliás, pode procurar aí muito mais informação de Cuiabá.

De todas as formas, e a julgar pela informação do CEPESE, o seu avô deve ter nascido no Porto, pelo que será no site do Arquivo Distrital do Porto que terá de ser procurado o seu baptismo.

O site do Arquivo Distrital do Porto tem estado hoje a ter alguns problemas, mas em breve esses problemas devem estar ultrapassados.

Se precisar de algum tipo de informação, não hesite em perguntar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335116 | Gama13 | 13 set 2013 03:14 | Em resposta a: #335107

Caríssimo Mário César Navarro.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada! Em relação ao cartório, esqueci de contar: na segunda vez que fui lá e que eles começaram com essa conversa toda, eu disse que sempre consulto sites de Genealogia e encontro diversas Certidões, entre outros documentos de antepassados, da Itália, Estados Unidos entre outros e por que não, o Cartório daqui não fazer o mesmo, visto que seria apenas um documento virtual e pelo menos a gente teria o prazer de visitá-los. Ela respondeu em tom irônico: "Ah...esse sonho seu... por aqui.. quem sabe ... daqui a 10 ou quinze anos. Não insisti mais, como gostaria, pois alguém havia me falado que as leis cartoriais são diferentes.

Mas agora rs rs rs já tenho "armas", digo ... argumentos para falar com eles, graças às suas informações!

Acessei o Óbito do meu avô no site. Ele faleceu em 07 de março de 1911 (aos 34 anos). A causa da morte foi Nefrite Aguda. Não havia data de nascimento. Somente a informação que a Naturalidade é Portuguesa.

Já aproveitei e pesquisei tudo o que consegui (pois aqui está um imenso calor e minha vista está cansada hoje). Acessei o registro da minha mãe que foi registrada pelo meu avó e consta que foi registrada uma criança do sexo feminino que recebeu o nome de Edith. Consta nomes dos avós maternos e paternos. Tenho uma Certidão que o Cartório me expediu e está assim: Certidão de nascimento: Nome: EDITH.

Não consta como ficou o sobrenome. Mas, o nome de solteira da minha mãe era: Edith Guarim da Gama (só que, como expliquei, só está Edith). Minha mãe teve 4 irmãos e todos têm o sobrenome Guarim d'Antas da Gama. Depois que a mamãe se casou com meu pai seu nome ficou: Edith da Gama Albernaz.

Só que, minha mãe estudou, se mudou para São Paulo, trabalhou em multinacionais.
O sr. me escreveu que se tivesse dúvida, não hesitasse em perguntar (e eu não posso perguntar para minha mãe que faleceu em 1985) rs rs rs!!!! Como será ela conseguiu o sobrenome que usaria, se na Certidão não consta? Acha que é possível eu descobrir? Qual seria o caminho?

Eu fiz essa mesma pergunta ao cartório daqui e eles informaram que a Certidão está correta. É só EDITH mesmo e que antigamente era assim: o pai registrava apenas o primeiro nome. Quando a pessoa fosse alfabetizada ou se tornasse adulta... escolheria o sobrenome que queria usar ... ou então, quando se casasse. É claro que isto foi mais um motivo de indignação minha (em relação à resposta). Mas a dúvida ficou.

Com relação aos meus avós terem se casado na residência do Coronel (eu vim a saber disto agora), lembro-me que a minha mãe me contou que foi o irmão mais velo dela quem escolheu o marido. Apareceram vários candidatos e o irmão sempre dizia não... ainda segundo minha mãe... até aparecer o vovô na cidade. Ela disse que ela era um homem bonito, usava cartola, bengala... ou seja, sempre alinhado. Logo ficou popular na cidade e frequentava altas rodas. Disse que ele era Guarda-livros e também maçon. Disse que a família da minha avó (a família Guarim), era bastante rica! Então...deve ser por esta razão que se casaram na casa do coronel rs rs rs. Eu não conheci nenhum desses ricaços. Já nasci por último (em 1948) e não tive acesso a nenhum parente.

Tão logo eu receba notícias do CEPESE, envio-lhe notícias!

Desculpe-me perguntar, mas o sr. é Genealogista? Pergunto, pois percebi que tem grande facilidade para resolver questões com rapidez e eficiência.

Cumprimentos da
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335468 | MCNN | 20 set 2013 21:11 | Em resposta a: #335116

Boa noite Ninia

Em primeiro lugar desculpe só lhe responder agora, mas nos últimos dias não tenho frequentado o forum.

A explicação que lhe deram sobre a formação do nome da sua mãe pode estar correcta.

Relativamente a Portugal, o que se passava era o seguinte

Quando ainda não existia registo civil (ou quando ele não era obrigatório) as pessoas eram apenas baptizadas e, a menos que fossem baptizadas já em idade adulta, eram baptizadas apenas com os nomes próprios. Mas tarde, já em adultas, elas completavam o seu nome com os apelidos (sobrenomes) da sua família, mas a bem dizer não existia uma regra fixa. Alás, a liberdade era tanta que muitas vezes as pessoas, durante a sua vida, usavam diferentes versões do seu nome completo, ora acrescentando apelidos ora omitindo-os.

Com o surgimento do registo civil (essencialmente depois de 1911) o panorama alterou-se, pois em princípio as pessoas eram registadas com o nome completo, e era esse o nome que mantinham durante toda a sua vida (exceptuando a adopção de apelidos aquando do casamento).

No Brasil o Registo Civil surge muito antes do que em Portugal, e eu já vi de facto muitas situações em qe as crianças, à semelhança do que se passava com o baptismo, eram registadas apenas com o nome próprio. Desconheço se existia alguma regra a ser seguida quando mais tarde tinham de usar o nome completo, mas não me espantaria que fosse a pessoa que, já em adulta, acabasse por completar o seu prório nome.

Mas não tenho a certeza disso.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#335871 | jamador | 27 set 2013 00:38 | Em resposta a: #335116

Boa noite,
Peço desculpa de me meter no meio de uma conversa tão interessante sobre um assunto que me chamou a atenção.
Deixo-lhe aqui alguns dados que lhe podem ser úteis retirados da minha base de dados e investigados alguns anos atrás.

Gaspar de Azevedo de Antas da Gama, nascido em 7-2-1846 em Paredes de Coura, Infesta, Roriz
Rita de Cássia Gomes, nascida cerca de 1852 em Santa Marta de Penaguião, S.João de Lobrigos e falecida em 22-1-1884 no Porto, Santo Ildefonso.
Filhos :
Alfredo José Dantas da Gama nascido cerca de 1877 e falecido em 20-1-1878 no Porto, São Nicolau.
Clotilde Dantas da Gama, nascida no Porto, Bonfim, em 8-4-1180 e falecida em 19-11-1955 em Paredes de Coura, Água Longa.
Maria Dantas da Gama nascida em 14-6-1881 no Porto, Bonfim.

Não sendo motivo directo da minha investigação registei apqnas o que encontrei pelo que a informação não é exaustiva.
Parte dos nomes referidos estão depositados no Cemitério de Agramonte em Jazigo Perpétuo que conheço.
Espero ter sido de utilidade. É o que tenho. Disponha no entanto se lhe puder ajudar mais.
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#336234 | Gama13 | 04 out 2013 05:35 | Em resposta a: #335468

Prezado Navarro.

Perdoe-me por ter-lhe respondido com tanto atraso. Tive que ausentar-me por questões de trabalho. Somente neste momento é que posso agradecer-lhe por tudo! Muito obrigada mesmo!

Enquanto isso... o cartório daqui de Cuiabá até o momento não me entregou as Certidões de Inteiro Teor (casamento dos meus avós) e nascimento da minha mãe, pagas em junho. Pelo fato de eu já ter tomado conhecimento através das suas informações e inclusive, do Sr. Jorge Amado (JAMADOR), para quem também responderei à mensagem agradecendo por preciosas informações, é que estou calma. Caso contrário, eu entraria com uma reclamação contra esse Cartório. Mas, já salvei todas as informações recebidas de vocês e também, no momento, estou um pouco sem tempo para brigar. Saiba que, desde que tomei conhecimento à respeito dos meus avós, tenho dormido melhor e até sinto uma sensação de leveza em bem-estar (pois tudo para mim era mistério, até então). Mamãe, tinha um sonho de ir a Portugal para conhecer os parentes, mas, tanto quanto eu, não sabia nada à respeito. Ela escrevia para a Tia Clotilde e certa vez, recebeu um crucifixo (que os padres usam) e um livro de Horas Marianas. Creio que foi algum tio padre que enviou, mas não faço idéia do nome dele (pois eu era criança ainda).Mas estes objetos estão comigo.

O CEPESE já me respondeu à respeito do passaporte do meu avô. Preciso enviar um pagamento postal (16 Euros), para a liberação dos dados, porém, os Correios aqui no Brasil ainda estão em greve.

Tão logo consiga fazer o pagamento e receba os dados, eu lhe escrevo.

Acessando no fórum a Família d'Antas da Gama, percebi que, não consta o nome do meu avô como filho de Gaspar d'Azevedo d'Antas da Gama, no rol dos irmãos. Antes, eu até pensava: será que o meu avô aprontou alguma coisa e a família d'Antas da Gama se esqueceu dele?... ou seria porque ele veio tão novo para o Brasil?

vou me despedindo, pois tenho que acordar muito cedo para dar continuidade a um trabalho que estou realizando numa escola de música.

Tenha um bom dia, uma boa noite e um magnífico final de semana!

Cordiais saudações da
Nínia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#336235 | Gama13 | 04 out 2013 05:58 | Em resposta a: #335871

Caro Sr. Jorge Amado Rodrigues. Bom dia!

Que bom, o sr. ter se metido no meio da conversa!!!! rs rs rs!!! Eu adorei!!!! A cada dia que se passa, estou tomando conhecimento de detalhes dos quais nem imaginava serem possíveis. Suas informações me foram útilíssimas! Não tenho palavras exatas para agradecer!
O sr. escreveu: "Parte dos nomes referidos estão depositados no Cemitério de Agramonte em Jazigo Perpétuo que conheço". Aqui vai minha pergunta: o sr. conhece esse Jazigo Perpétuo pessoalmente, ou , retirados da sua base de dados? Caso tenha conhecido o local, lembra-se se havia fotografia deles?

Se descobrir algo mais, por favor, continue dividindo conosco (fórum). Estou muito feliz com esse fórum!!!!

Gratíssima. Vou parando por aqui, pois logo cedo terei muito trabalho e estou um pouco cansada e já está tarde por aqui, quase uma hora da manhã! Perdoe-me ter-lhe respondido com atraso!

Cumprimentos da
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#336477 | jamador | 08 out 2013 23:43 | Em resposta a: #336235

Boa noite,
Arredado destas coisas só agora posso responder.
Com pena minha não tenho fotografias. Do jazigo referido, pertença de um tio meu que faleceu há mais de 30 anos, tenho apenas a lista dos exumados donde tirei os nomes que lhe deixei.
Procurei para ver se tinha alguma fotografia do próprio jazigo - prática que costumo ter - mas de facto neste caso assim não foi.
Não sou capaz de me lembrar se à vista, dentro ou fora, tinha alguma fotografia embore pense que não.
Um dia que passe por lá irei ver mas não lhe posso prometer quando.
Se lhe puder ser mais útil diga.
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#336619 | Gama13 | 12 out 2013 03:44 | Em resposta a: #336477

Boa noite, Sr. Jorge Amado Rodrigues!

Que bom, ter-me enviado mais notícias!!!! Para mim, fez muita diferença!!! Fiz uma pesquisa à respeito do Cemitério e vi que se trata de um ponto turístico (eu sempre tive medo de cemitério)... mas até senti vontade de numa próxima oportunidade viajar para Portugal. Tenho uma amiga que é Museóloga na Universidade de Porto. Ela já me convidou várias vezes para ir passear por lá, mas eu sempre digo "vou pensar no assunto". Estou pensando nessa possibilidade... mas não sei quando!!!!

Deixe-me perguntar: mesmo o Sr. não tendo o sobrenome d'Antas da Gama, faz parte desses antepassados? O sr. então é meu parente? Caso seja meu parente, teria interesse em conhecer fotografia o meu avô Alberto (eu tenho duas fotos dele), inclusive numa das fotos está ao lado da minha avó (foto do casamento em 1900). Também tenho 6 fotos da tia Clotilde (nas fotos, ela está ao lado de um Sr. e de uma menina de uns treze anos13 anos, dos quais não sei os nomes). Ou seria apenas o seu tio o parente?

Visitando o site do Pontifício Colégio Português, vi o nome do Pe. Carlos d’Azevedo d’Antas da Gama. Li, que foi aluno do Pontifício Colégio Português de Roma - Coluna Central – Alunos (1899-1931). Julguei, em razão do sobrenome, que poderá ser um antepassado meu. Escrevi-lhes pedindo mais informações esse dispunham de alguma foto que pudessem me enviar, pois não consegui acesso às mesmas (na época responderam que lá estavam em férias de verão). Também, me escreveram que eventualmente, eu poderia contactar alguns padres que estão agora em Paredes de Coura, tendo um deles o apelido Gama: Pe. Fernando António Gama Nogueira. O sr. o conhece?

Pesquisei à respeito desse pároco e vi que se tornou Arcipreste em Paredes de Coura há pouco tempo. Eu ainda não tive coragem de escrever-lhe, pois temo incomodá-lo neste momento (mas já salvei a foto dele nas minhas imagens). Escreverei sim, breve!

Gostaria que me desculpasse, a minha maneira de escrever, mas é o meu jeito (e espero que eu não tenha escrito alguma palavra que tenha outro significado aí em Portugal, ou que, sem querer, tenha ofendido alguém).

Ah! Caso o Sr. seja meu parente! Muito prazer!!! Ainda tenho uma irmã viva (84 anos) e dois irmãos (86 e 77 anos). Ainda sobraram umas primas quase da minha idade (duas moram em SP e outra, na Bahia). Caso não seja nosso parente, também foi um grande prazer encontra-lo! Caso queira receber as fotos acima mencionadas, pode por favor, enviar mensagem para o meu e-mail: smbbba@terra.com.br

Caso não queira ver as fotos, não fique chateado comigo... é que me empolguei com a possibilidade de ter encontrado um parente!!!! Se algum dia vier a Cuiabá (aqui o povo é hospitaleiro, alegre ), e se quiser conhecer a Chapada dos Guimarães (lá o clima é agradável e fica a 60km de Cuiabá), me avise, pois tenho um filho que conhece tudo por lá!!! Assim, todos poderemos conhece-lo pessoalmente!!!!

Despeço-me mais uma vez, agradecendo pela atenção.

Cordialmente,
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348584 | Gama13 | 24 jul 2014 02:52 | Em resposta a: #320413

Olá. Não sei se minha informação ajudaria muito, mas, casualmente no site do Genealogista Carlos Eduardo Barata - www.cbg.org.br/novo/wp-content/uploads/2012/07/macons.pdf - copiei e agora vou colar (pois não sei como se adiciona arquivo no Fórum), algumas informações onde constam o nome do Sr. Antônio José Dantas da Gama, conforme se seguem:

“MAÇONS ENTRE OS NOSSOS ANTEPASSADOS
Por Carlos Eduardo Barata

Em minha biblioteca encontrei uma antiga coleção de folhetos, papéis e livros referentes à
Maçonaria, coleção que fiz no decorrer dos anos, e parte dela herdada de meu bisavô. Ao
folheá-los encontrei uma série de nomes de maçons, que aqui transcrevo.

Ressalvo que fui incentivado a divulgar a presente relação pelos pesquisadores Gustavo
Lemos e Marcos Crespo, que me convenceram de que poderia ser útil ou, no mínimo, uma
coisa curiosa, para aqueles que desconhecem a existência de um maçon na família".

........................


"127. ADRIANO RIBEIRO, possivelmente do Rio Grande do Sul. Fez discurso por ocasião
do sepultamento de Antonio José Dantas Gama, maçon, enterrado em Porto Alegre,
em 19.09.1900, ás 4 1;2 horas da tarde.

128. ANTONIO JOSÉ DANTAS GAMA, do Rio Grande do Sul, falecido, para o qual
publicou-se um necrológio.

129. ARMINDO BAPTISTA, possivelmente do Rio Grande do Sul. Fez discurso por
ocasião do sepultamento de Antonio José Dantas Gama, maçon, enterrado em Porto
Alegre, em 19.09.1900, ás 4 1;2 horas da tarde. Representava a loja Orientação.
137. ISRAEL RANGEL, possivelmente do Rio Grande do Sul. Fez discurso por ocasião do
sepultamento de Antonio José Dantas Gama, maçon, enterrado em Porto Alegre, em
19.09.1900, ás 4 1;2 horas da tarde.

142. RODOLPHO GOMES, possivelmente do Rio Grande do Sul. Fez discurso por ocasião do sepultamento de Antonio José Dantas Gama, maçon, enterrado em Porto Alegre,
em 19.09.1900, ás 4 1;2 horas da tarde”.
..........................................

Bom, espero ter ajudado. Meu avô também era maçon (fiquei sabendo no início do ano, com a ajuda do Jorge Amado Rodrigues). Também era um d'Antas da Gama. Já sei, pelo CEPESE, que o Passaporte dele é datado de 1892/04/08 - veio do Porto para o Brasil nessa data, com destino a Petrópolis/RJ. Tinha 13 anos e nas informações, não constam nomes de acompanhantes. Faleceu em Cuiabá em 1911 aos 33 anos. Ainda estou tentando descobri em qual navio ele veio.

Boa sorte e um grande abraço da
Ninia da Gama Albernaz Hortensi
Um abraço da Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348585 | Gama13 | 24 jul 2014 06:07 | Em resposta a: #320413

Olá, MGCGama!

Desculpe-me a insistência! Aessando o site indicado no tópico, fiz uma descoberta que me deixou feliz ... porém, será que acertei ou me equivoquei? Mas explico:

Manoel José de Antas da Gama (meu bisavô materno) era casado com Ana dos Reis (Soares) Azevedo Poço. Era filho de Belchior José de Antas da Gama, portanto, irmão do seu bisavô Antônio José de Antas da Gama.

Meu avô (materno), nascido no Porto, em 1878, chamava-se Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama era filho do Manoel José de Antas da Gama, casado com Rita de Cássia Gomes da Gama. Portanto, era sobrinho do seu bisavô.

Como eu já informei em outra mensagem, meu avô veio para o Brasil aos 13 anos e não consegui descobrir com quem ele veio, nem em qual navio (apesar de já ter pesquisado bastante). Sei que o destino dele era Petrópolis/RJ. Daí em diante, não sei mais nada.

Sei que se casou com a minha avó (com 23 anos de idade), aqui em Cuiabá - Mato Grosso (local onde moramos), no ano de 1900, vindo a falecer em 1911. Deixou 5 filhos pequenos, entre eles, a minha mãe. A profissão era guarda-livros. Também como informei em outra mensagem, era maçon, tal qual seu bisavô.

Aqui vai a minha esperança: será que meu avô não teria vindo com o seu bisavô para o Brasil? Como meu avô só tinha 13 anos, acredito que os pai dele não o deixaria vir sozinho. Eu não sei como ele chegou aqui em Cuiabá.

Bom, pelos acima expostos .. somos parentes? Eu gostaria muito de ver fotos dos meus avós maternos, dos meus bisavós, enfim, da família Só tenho foto da tia Clotilde e do marido dela. Por favor, se puder me dar alguma notícia, agradeço imensamente.

Grata,
Ninia

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348587 | roz | 24 jul 2014 08:56 | Em resposta a: #348585

Cara Ninia

No caso de ainda nao conhecer, os topicos seguintes talvez sejam do seu interesse : http://geneall.net/pt/forum/99455/familias-gois-e-antas/#a318360

http://geneall.net/pt/forum/86245/refoios-ponte-de-lima/#a318732 Este segundo parece-me que se refere aos antepassados de Belchior José de Antas da Gama Araújo e Azevedo.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348605 | Gama13 | 24 jul 2014 20:23 | Em resposta a: #320413

Olá, MGCGama

Desculpe-me. Cometi uma falha na minha postagem anterior:

Onde se lê “Meu avô (materno), nascido no Porto, em 1878, chamava-se Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama era filho do Manoel José de Antas da Gama, casado com Rita de Cássia Gomes da Gama. Portanto, era sobrinho do seu bisavô”

Leia-se: Meu avô materno, nascido no Porto, em setembro de 1878 chamava-se Alberto d’Azevedo d’Antas da Gama. Era filho de Gaspar d’Azevedo Dantas da Gama e Rita de Cássia Gomes da Gama.
Eu já possuo o assento de batismo do mesmo, que me foi enviado pelo Confrade Jorge Amado Rodrigues. Já tenho os nomes das irmãs. inclusive o local onde está sepultada a minha bisavó Rita.
Só gostaria de descobrir (e estou trabalhando nisso), onde meu avô viveu e como viveu, dos 13 aos 23 anos, aqui no Brasil. Onde realmente morou, se veio com algum parente. Daí foi que pensei que possa ter vindo com o seu bisavô, que como disse, migrou para o Rio Grande do Sul. Foi só uma esperança em resolver o "quebra cabeças" !!!!! No ano passado entrei em contato com o Sr. Jofre Alves, conhecedor profundo de Paredes de Coura e da família Antas da Gama, mas ele me respondeu que não tem mais nenhum dado e que guarda tudo somente na memória e não ouviu falar, nem se lembra do meu avô Alberto.

Um abraço da Ninia G. A. Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348606 | Gama13 | 24 jul 2014 20:36 | Em resposta a: #320413

Olá MGCGama. Boa tarde!

Informo que cometi uma falha na minha mensagem postada; Onde se lê: "Meu avô (materno), nascido no Porto, em 1878, chamava-se Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama era filho do Manoel José de Antas da Gama, casado com Rita de Cássia Gomes da Gama. Portanto, era sobrinho do seu bisavô”

Leia-se: Meu avô materno, nascido no Porto, em setembro de 1878 chamava-se Alberto d’Azevedo d’Antas da Gama. Era filho de Gaspar d’Azevedo Dantas da Gama e Rita de Cássia Gomes da Gama. Daí, eu ter chegado à conclusão que ela era sobrinho do seu bisavô e foi daí a esperança do meu avô ter vindo com seu bisavô para o Brasil. Só que seu bisavô, foi para o Rio Grande do Sul (como consta na mensagem sua). Meu avô, não sei quando veio para Cuiabá - Mato Grosso - onde moramos. Sei que tinha 23 anos em 1900, quando se casou com a minha avó, cujo nome era Hermínia Moreira Guarim da Gama (ela era cuiabana).

Caso eu descubra algo mais, postarei mensagem nesse Fórum!

Grata,
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348609 | Gama13 | 24 jul 2014 21:02 | Em resposta a: #320413

Olá Rosário.

Muito obrigada pela mensagem!

Desde o ano passado, estou tentando descobrir tudo sobre a família do meu bisavô, que era do Porto. Quando ele faleceu, minha mãe tinha uns 7 anos de idade. Ela faleceu em 1985 com 80 anos e eu já estou com 66. Decidi investigar nossos antepassados até porque minha mãe tinha uma verdadeira paixão pelo nome da família, em especial, pela tia dela, Dona Clotilde Helena da Gama e Cunha. Coma internet e com esse Fórum, tudo tona-se mais viável. Eu estou muito longe, mas graças a Deus este Fórum é composto por pessoas competentes e que gostam de ajudar e compartilham seus conhecimentos.

Já acessei os links enviados. Tudo o que se refere ao sobrenome d'Antas da Gama, me agrada e me interessa. Foi muito difícil no começo, até porque eu não sabia praticamente nada à respeito. Só sabia o que minha mãe me contava. Ela também sabia muito pouco, pois o pai dela faleceu aos 33 anos.

Mais uma grata, grata pela atenção!
Cordialmente,
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348625 | mtt | 25 jul 2014 20:54 | Em resposta a: #320413

Cara Ninia
Tendo escrito que "tudo o que se refere ao sobrenome d'Antas da Gama, me agrada e me interessa", penso que, se sussurar ao ouvido do Google as palavras "Arnaldo Gama", encontrará matéria interessante.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#348638 | Gama13 | 26 jul 2014 15:27 | Em resposta a: #320413

Caro Manuel Cravo! Bom dia!

Conforme me sugeriu, "sussurrei aos ouvidos do Google" o nome "Arnaldo Gama" e um imenso leque de informações se apresentaram!!!! Uau! Li somente um pouquinho, visto não poder ficar sentada muito tempo, pois estou com problemas nos és e nas pernas. Mas, as informações já estão guardadas em Meus Favoritos.

Muito obrigada pelo carinho e pela atenção! Tenha um lindo final de semana repleto de muita luz, paz, amor, harmonia e sucesso!

Cordialmente,
Ninia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#370975 | helenag | 21 jun 2016 20:49 | Em resposta a: #348606

Cara Ninia,

Estava a ver as mensagens do fórum e verifiquei a informação sobre a sua família. Pela descrição penso que somos parentes. O meu bisavô era Nicolau de Antas da Gama, irmão de Gaspar de Antas da Gama, , que refere como seu Bisavô, ambos naturais de infesta Paredes de Coura. Se verificar na geneall, já colocamos a nossa família através de Nicolau de Antas da Gama e ascendência direta. Também incluímos os irmãos, incluindo Gaspar, mas ainda não colocamos os familiares colaterais, como os filhos ou netos.
Estamos à procura nos registos paroquiais do Bonfim, Porto, e encontramos o registo de batismo de Clotilde, que vamos colocar no Geneall. Vamos pesquisar também o seu bisavô. Caso tenha documentos que possam ajudar no registo seria ótimo.

Grata,

Helena Alexandra Soares Gama de Sousa

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#382797 | Guerreirocunha | 12 jul 2017 19:10 | Em resposta a: #370975

Olá, eu também sou descendente dos Antas da Gama por via do meu bisavô que foi João Manuel de Antas da Gama, irmão de Maria Joaquina Antas da Gama e de Nicolau e Gaspar de Azevedo Antas da Gama. Não percebo muito de genealogia mas tenho um levantamento feito do meu ramo familiar e possuo algumas fotos e correspondência trocada entre familiares, nomeadamente entre o meu bisavô e uma sobrinha que emigrou para o Brasil.

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#384654 | fsamonteiro | 20 set 2017 19:02 | Em resposta a: #348625

O escritor Arnaldo Gama descende em varonia de um filho bastardo do capitão-mor de Coura, Brás d'Antas da Gama.

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#404618 | Gama13 | 25 jun 2018 21:56 | Em resposta a: #382797

Olá! Que boa notícia! Grata!
Seu estive fora do fórum por longo tempo e hoje, 25/06/2018 estou de volta, para ajudar a uma pessoa que morava no Rio e agora mora em Taubaté (SP). O nome dela é Regina Coeli Paiva. Não a conheço pessoalmente, mas ela me escreveu que não sabe praticamente nada à respeito dos seus antepassados, mas, tem a Certidão de Nascimento da mãe (Judith), onde consta que era filha de Antonio e Sancha Dantas da Gama. Acredita que, após o casamento, passou a se chamar Sancha Dantas da Gama Cunha. Também escreveu, que em 1942 ainda moravam no Brasil.

Disponho de alguns arquivos, como Certidão de Casamento dos meus bisavós portugueses, nascimento da Tia Clotilde, Fotos, lista de sepultados em Agromonte (Porto) entre outros. Estes arquivos me foram enviados, graças a pessoas generosas e bondosas do Geneall.net, em especial, o Jorge Amado Rodrigues. Já consegui a cidadania portuguesa e já possuo o Passaporte, bem como o Cartão do Cidadão!!
Estou no aguardo de maiores detalhes com a Regina Coeli Paiva, para que eu possa pesquisar melhor. Caso tenha alguma informação à respeito, será de grande valia! Caso queira me enviar as fotos, também agradeço. Mamãe, sempre trocava correspondências com a Tia Clotilde e recebia fotos. Também sempre dizia que na família dela havia padres. Penso que deviam se mesmo muito católicos, pois em todas as fotos da Tia Clotilde, ela está portando uma Bíblia! Ah! Só para terminar. Há pouco tempo recebi uma mensagem de uma pessoa de Lisboa (Fernanda Cunha) e ela me informou que a residência da Tia Clotilde, agora remodelada, foi transformada numa Pousada mas ainda com algum mobiliário da época. Não posso informar o nome aqui, pois li s regras do site! Bem, desculpe-me por não ter respondido antes, pois como escrevi acima, não estava sabendo!!!!! Aguardo informações à respeito das trocas de arquivos e imagens!!!!!

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#429406 | helenag | 05 dez 2020 19:41 | Em resposta a: #320413

Bom dia,

Realmente, em 10.1823 na Povoa do Varzim faleceu um Padre Francisco Leite Pereira, que foi sepultado nessa mesma Igreja. Seria muita coincidência 2 padres falecerem no mesmo mês e ano, e no mesmo local.

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=491924

Cumprimentos,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#429407 | helenag | 05 dez 2020 19:45 | Em resposta a: #429406

Já para não falar que é o ano do nascimento...
SG

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#429417 | helenag | 05 dez 2020 21:39 | Em resposta a: #335032

Bom dia,

Pedi para adicionarem o seu avô materno que nasceu no Porto no geneall, para que possa actualizar a sua família também no site. Acho que ficará mais fácil assim.

Cumprimentos,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

família de António José de Antas (ou Dantas) da Gama

#430651 | helenag | 23 jan 2021 16:13 | Em resposta a: #384654

Boa tarde fsamonteiro,

Tem informações que possam então dizer que
https://geneall.net/pt/nome/4076059/bras-de-antas-da-gama/ e
https://geneall.net/pt/nome/208509/bras-de-antas-da-gama/
são a mesma pessoa?
Estive a colocar a familia do escritor Arnaldo Gama, mas não consigo encontrar uma fonte que faça essa ligação, apesar de saber que é verdade. Consegue-me ajudar?

Agradeço qualquer informação adicional,
Cumprimentos,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 13:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen