cidadania portuguesa e localização de documentos

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

cidadania portuguesa e localização de documentos

#319582 | ivanilda ferraz | 23 dez 2012 12:47

Minha avó portuguesa chegou ao Brasil com 09 anos de idade e provavelmente sem qualquer documento,pois nos seus assentos brasileiros consta apenas que nasceu em Portugal, mas não existe indicação de lugar ou data de nascimento.

Sei que chegou ao Brasil em 1893/1894, seu nome era Maria Adelaide Teixeira, filha de Antonio Teixeira Canela e Justina Couto, que nasceu na região de Trás os Montes, provavelmente em 1883/1884, visto que morreu em 1940, com 56 anos de idade.

Todavia, na época do nascimento de minha avó o registro de nascimento não era obrigatório em Portugal, e se foi batizada, não sei o local nem a data do nascimento.

Minha mãe ainda está viva, mas não tem outras informações além destas, visto que perdeu sua mãe aos 09 anos de idade e pouco se lembra dela.

Os demais membros da família de minha avó já são falecidos.

Como faço para obter maiores dados acerca do nascimento de minha avó, se o cartório que registrou seu casamento diz que não tem o processo do casamento arquivado, vez que o casamento ocorreu em 1906.

Peço ajuda no sentido de como proceder para localizar os documentos que necessito para aquisição da nacionalidade portuguesa de minha mãe, visto que na certidão de casamento de minha avó, apenas consta que nasceu em Portugal.

Será que a certidão de casamento de minha avó, constando apenas que ela nasceu em Portugal, é suficiente para provar sua nacionalidade portuguesa?

Se alguém puder me ajudar fico muito agradecida, porque não sei mais o que fazer.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319585 | MCNN | 23 dez 2012 13:08 | Em resposta a: #319582

Cara Ivanilda

Caso a sua avó tenha nascido efectivamente em Trás-os-Montes, não o deve ter sido em princípio no distrito de Vila Real, pois já procurei no site do Arquivo Distrital de Vila Real pelo passaporte dela e dos pais e nada encontrei.

Restam pois o Distrito de Bragança e, em menor medida, os de Viseu e da Guarda.

Mas infelizmente os Arquivos Distritais de Bragança, de Viseu e da Guarda náo possibilitam o mesmo tipo de pesquisas de passaportes que o de Vila Real proporciona.

Entretanto, li numa outra sua mensagem que a sua avó foi para o Brasil acompanhada de um conjunto considerável de irmãos. Já tentou procurar os assentos de casamento desses irmáos da sua avó ? Ou os assentos de baptismo e/ou nascimento de filhos que eles tenham tido ? Ou mesmo nos de óbito dos irmãos da sua avó ? Ou mesmo nos de óbito dos seus bisavós ?

Quem sabe se nos assentos dos irmãos da sua avó encontra a informação que procura.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - localização documentos

#319590 | HRC1947 | 23 dez 2012 13:29 | Em resposta a: #319585

Cara Ivanilda;
... Envio este endereço para sua análise.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=318928&fview=e
Saudações Genealógicas
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319592 | ivanilda ferraz | 23 dez 2012 14:31 | Em resposta a: #319585

Caro Mário César,

Fico muito grata por sua atenção, e embora desconheça o paradeiro dos demais membros da família de minha avó, vou empreender uma busca conforme sua orientação.

Abraços,

Ivanilda

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - localização documentos

#319593 | ivanilda ferraz | 23 dez 2012 14:37 | Em resposta a: #319590

Caro HRC,

Embora não tenha obtido sucesso na busca que ora me indicaste, sou grata à sua atenção.

Abraços,

Ivanilda

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania portuguesa - localização documentos

#319594 | HRC1947 | 23 dez 2012 15:20 | Em resposta a: #319593

Confreira Ivanilda;

.... A minha perspectiva ao enviar o tópico, concentrava-se mais neste link que
agora reenvio, pois se vc. tiver necessidade de assessoria, pode confiar nesta gente.

http://www.tramujas.com/

Cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319596 | mila1000 | 23 dez 2012 15:52 | Em resposta a: #319592

Confreira Ivanilda,
Você já tentou localizar a chegada de seus bisavós aqui no Brasil?Tente o site www.museudaimigracao.org.br na parte de registro de matriculas.
Vi que com o nome Antonio Teixeira há diversos registros(mais de 300).Um dos meus avõs adotou Lima no sobrenome,será que o seu não adotou Canela?Isso era muito comum naquela época.
Procure tambem através do casamento de Maria Adelaide,pois,sempre consta o nome de onde a pessoa nasceu.Outra hipótese é que talvez ela tenha se batizado para casar,sendo assim,veja na igreja ou na cúria responsavel.
Se sua mãe teve mais irmãos,pergunte a cidade onde eles nasceram,veja o ano e,localize o cartório.
Estou lhe dizendo isso,por experiencia própria,minha mãe dizia o ano de nascimento de minha avó,mas,estava errado,pois,na época colocaram uma data qualquer no documento de casamento,o que estava certo era a cidade de nascimento,procurei muito até encontrar o batismo 01 ano antes do que constava no documento.
Encontrei dados nos documentos de óbito de outros parentes e,assim,continuei minha pesquisa.
Não posso esquecer a ajuda que sempre recebo dos confrades e confreiras deste site.
Meus avós paternos diziam que eram de Trás-os-Montes,eu encontrei o nascimento deles no Distrito de Guarda,com ajuda dos confrades.
Sorte nas suas pesquisas.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319597 | HRC1947 | 23 dez 2012 15:59 | Em resposta a: #319596

Oi Mila;

... Um bom Natal para si.
Cumprimentos
Ana Simões
-

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319598 | MCNN | 23 dez 2012 16:09 | Em resposta a: #319592

Cara Ivanilda

Sabe para que cidade do Brasil é que os seus bisavós e os filhos foram viver quando saíram de Portugal ? E foi nessa mesma cidade que a sua avó se casou ? Sabe quando e/ou onde é que os seus bisavós faleceram ?

Que sobrenomes é que a sua avó tinha no nome ? Teixeira Canela ? Ou só Teixeira ? Ou só Canela ?

E, relativamente aos irmãos, a sua avó era mais velha ou mais nova do que eles ? A sua avó casou em que ano ?


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#319600 | mila1000 | 23 dez 2012 16:21 | Em resposta a: #319597

Ana,
Desejo-lhe tambem um Bom Natal,que Deus abençoe muito você e os seus.
Obrigada por toda ajuda!
O que seria de minha pesquisa sem a ajuda de meus confrades e confreiras...
Fiquei feliz com sua mensagem!
Mila


ps. Feliz Natal aos confrades e confreiras

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 12:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen