Gaspar Vaz Alcoforado

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Gaspar Vaz Alcoforado

#318381 | LuSaraiva | 29 nov 2012 18:59

Prezados,

Boa tarde.

No site Geneall encontra-se um segundo casamento do Gaspar Vaz Teixeira, filho do Gaspar Vaz Alcoforado e Branca Teixeira.

Gaspar Vaz Teixeira casou com Joana Teixeira. Alguém me poderia ajudar, no sentido de saber quem foi a sua primeira esposa? e quais as datas de nascimento dos filhos do Gaspar Vaz Teixeira com Joana Teixeira?
Onde viviam Gaspar Vaz Teixeira e Joana Teixeira?

Agradeço toda a informação que me puderem enviar,

Um abraço

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318437 | João Mamed | 30 nov 2012 17:30 | Em resposta a: #318381

Boa tarde

Gaspar Vaz teixeira, nasceu c. 1520, talvez na Veiga de Lila e recebeu ordens menores em Chaves a 18.9.1529.
Casou 1ª vez com Ana de Lobão, natural de Moncorvo, filha de João de Lobão e de Isabel de Castro.
Casou 2ª vez com Joana Teixeira, filha de Gastão Teixeira, senhor da Casa de Anta, e de Joana Gonçalves.

Filhos do 1º casamento:

António Teixeira de Castro, n. em Chaves cerca de 1545 e f. em 1587/8;
D. Isabel Teixeira;
D. Ana de Lobão;

Filhos do 2º casamento:
Pedro Teixeira;
Branca teixeira;
Gaspar Teixeira;
Francisco teixeira;
Brites Teixeira;
Francisca Teixeira;

Retirado do livro "Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira" de Jorge Forjaz

Espero ter ajudado.
Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318440 | LuSaraiva | 30 nov 2012 17:43 | Em resposta a: #318437

Olá , boa tarde João Mamede

Ajudou-me bastante ! Não sei se poderá continuar sua preciosa ajuda. Agora precisava saber um pouco mais sobre a descendência do Gaspar Teixeira filho desse segundo casamento do Gaspar Vaz Teixeira e Joana Teixeira.

Também não sei se a D. Isabel Teixeira, filha do primeiro casamento teve ou não descendência.

Muito obrigado, mais uma vez

Um abraço

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318442 | João Mamed | 30 nov 2012 17:52 | Em resposta a: #318440

D. Isabel Teixeira c.c. Francisco Viçoso, de Murça. Não tenho mais informações sobre este casal.
Gaspar Vaz Teixeira teve outra filha do 1º casamento que eu por lapso não mencionei, chamada D. Ana de Lobão c.c. Baltazar Teixeira do Campo.

Gaspar Teixeira c.c. Isabel Pinto e teve geração, mas o livro não a menciona.

Cpts.
jm

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318445 | LuSaraiva | 30 nov 2012 18:53 | Em resposta a: #318442

João Mamede,

O Gaspar Teixeira casou com Isabel Pinto onde e em que ano? o livro faz referência?

Muitíssimo obrigado por sua gentileza.

Consegui desta forma resolver algumas "charadas"

Com os melhores cumprimentos

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318448 | tmacedo | 30 nov 2012 19:26 | Em resposta a: #318442

Caríssimo João Mamede,

Como "os nobiliários" é leitura de que se deve desconfiar, sobre Teixeiras dessas bandas, aconselho a leitura dos estudos de Luiz Vaz de Sampaio sobre famílias flavienses, onde aborda os Teixeiras, publicadas em cerca de 4 números de "Raízes e Memórias" [talvez entre o nº 12 e 15?].

É o que de melhor conheço sobre essa gente, apesar de não estar totalmente de acordo com o autor - já no século XV havia outros Teixeiras a norte de Vila Real que por ele não são abordados, complicando ainda mais o estudo da linhagem.

Perdoe-me a referência crítica à obra de Jorge Forjaz para entroncamentos do sécuo XV.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318452 | João Mamed | 30 nov 2012 20:35 | Em resposta a: #318448

Caro António Taveira

Obrigado pelo seu comentário. Não tenho muitos conhecimentos para poder criticar a obra de Jorge Forjaz, que de algum modo me foi util no estudo mais profundo que fiz sobre os Teixeira de Carrazedo de Montenegro.

Estive a reler o artigo de Luiz Vaz de Sampaio nas R&M nº12 sobre os Teixeira e posso acrescentar que:

Gaspar Teixeira casou em Mirandela em Agosto de 1582 com Isabel Pinto filha de João Pinto, e que ela seria irmã do Pe. Melchior Pinto Cardoso, reitor de Mirandela, este sacerdote era filho, de facto, de João Pinto da Fonseca e de Catarina Cardoso.
Viveram em Mirandela e tiveram:
Melchior, b. 14.4.1583 em Mirandela
Catarina Cardoso, b. 20.11.1584 em Mirandela, mulher de seu primo co-irmão Francisco do Sil Teixeira, filho de sua tia Branca Teixeira e de Domingos do Sil;
António, b. 20.1.1588 em Mirandela;
Francisca Teixeira casada com Salvador Leite Borges, tiveram numerosos filhos;
Francisco Teixeira que desposou Maria de Oliveira, filha natural de Pedro Lourenço, Reitor de Rio Torto;
Brites Teixeira, mulher de Sebastião Correia de Barros, de Lordelo, filho de Pedro Correia, tiveram vários filhos;
Pedro Teixeira, n. c. 1570 casou com Catarina Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de Branca Rodrigues, de Oura, viveram na Veiga de Lila e tiveram descendência.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318454 | LuSaraiva | 30 nov 2012 21:05 | Em resposta a: #318452

Prezado João Mamede,

Estou avançando nas minhas pesquisas. Sempre que possível cruzo informação, principalmente com os arquivos paroquiais.

O que acha que posso fazer para conseguir ligar estes Teixeiras a um em particular que foi para Vassal ?

Existe um Gaspar Vaz Teixeira que casou em Vassal com Filipa de Freitas.

Pelo que pesquisei até agora, os Teixeiras que me interessam são estes. Para complicar a situação, a Filipa de Freitas de Sousa aparece assim do nada ! Também estou tentando pesquisar Freitas e Sousa nesta região e está muito difícil...

Obrigado mais uma vez por partilhar suas informações.

Um abraço

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318456 | tmacedo | 30 nov 2012 21:22 | Em resposta a: #318452

Caro João Mamede,

Os Teixeiras da casa de Anta e os Teixeiras dos senhores da Teixeira têm tido as "costas largas" quando os genealogistas "entroncam" os muitos Teixeiras transmontanos que se encontram já no século XV entre Chaves e Baião.

Com os melhores cumprimentos,

Anónio Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318479 | João Mamed | 01 dez 2012 09:46 | Em resposta a: #318454

Caro LuSaraiva

Se me der datas tavez possa ajudar.
Os Sarivas de Carrazedo dizem-lhe alguma coisa?

Cpts.
jm

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318483 | LuSaraiva | 01 dez 2012 11:58 | Em resposta a: #318479

Bom dia João Mamede,

Os Saraivas são outro ramo da maior importância que estou pesquisando. Confirmado: meu avô mais antigo foi o João Bernardo Saraiva (meu 6º avô), pai de José Bernardo Saraiva que foi para Possacos.
João Bernardo Saraiva foi avô do reverendo padre Manuel Bernardo Saraiva que fez sua IG em Bragança. Eles vieram de Vale de Telhas para Possacos e têm ligações com Bragança e Torre Dona Chama.
A Maria José que casou com o 6º avô Saraiva parece (ainda não consegui comprovar) que nasceu em 13 de abril de 1722, filha de Domingos Sampaio, sargento de infantaria e Maria de Morais. Seu padrinho foi Manuel de Morais, tenente de infantaria casado com Maria Saraiva.

Não conheço a história dos Saraiva em Carrazedo !

Em relação ao Gaspar Vaz Teixeira de Vassal, tenho confirmado que foi pai de vários filhos e sua mulher era a Pilipa de Freitas.

Gaspar Vaz e Philipa de Freitas, de Vassal. Tiveram vários filhos:
- Gonçalo, que nasceu em 1604. Foram padrinhos António Gonçalves, Confirmado em Santiago da Ribeira de Alhariz e Constança Vaz.
- António, que nasceu em 1605. Foram padrinhos João Afonso, de Vale de Telhas e Isabel Cabral, mulher de António Teixeira da Vila de Murça.
- Francisco, que nasceu em 1608.
- Lucas, que nasceu em 1610. Foi seu padrinho Francisco Barreira, Confirmado de Valpaços.
- Juliana, que nasceu em 1613. Foi baptizada por Gonçalo Teixeira, Reitor de Alijó. Foi seu padrinho, Gonçalo de Medeiros, de Valpaços.
Obs: Este Padre Gonçalo Teixeira, que veio de Alijó baptizar uma criança em Vassal, pode ser irmão do Gaspar Vaz (Teixeira).

Agora veja João, os netos de Gaspar Vaz Teixeira usam todos os sobrenomes de Freitas de Sousa (possivelmente da mãe Filipa). Sobre os netos, bisnetos etc...tenho toda a documentação necessária, se precisar de mais alguma informação posso enviar-lhe.

Muito obrigado por me ajudar nesta pesquisa.

Um abraço

Luciana

Resposta

Link directo:

VALE DE TELHAS

#318486 | cavaleirofidalgo | 01 dez 2012 14:46 | Em resposta a: #318483

Boa tarde!

Trago-lhe este tópico e peço desculpa, pois não quero alterar o seu; mas vi a referência a VALE DE TELHAS!
------------------------------------------


O P.e ANTÓNIO PINHEIRO foi baptizado em Vale de Telhas (Mirandela) em 1706.
Do relacionamento com:

---JOSEFA MARIA DA VEIGA teve: José António Pinheiro da Veiga, c.g.
---MARIA PRETO teve: Francisco Pinheiro, c.g.
Por acaso saberão dizer-me se este P.e António Pinheiro, nascido em 1706, filho de Miguel Pinheiro e de Maria Borges estará ligado à Família PINHEIRO | CARDOSO da «Casa da Fonte» em Vale de Telhas? É a única casa que ostenta este apelido numa pedra de armas, concedida a Francisco Rodrigues Pinheiro de Aguiar, FCR. A pedra de armas é muito tosca e é rematada com uma Cruz da Ordem de Cristo.

Alguém terá mais indicações sobre os antepassados deste Padre? Agradeço.



Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

VALE DE TELHAS

#318487 | cavaleirofidalgo | 01 dez 2012 14:46 | Em resposta a: #318479

Boa tarde!

Trago-lhe este tópico e peço desculpa, pois não quero alterar o seu; mas vi a referência a VALE DE TELHAS!
------------------------------------------


O P.e ANTÓNIO PINHEIRO foi baptizado em Vale de Telhas (Mirandela) em 1706.
Do relacionamento com:

---JOSEFA MARIA DA VEIGA teve: José António Pinheiro da Veiga, c.g.
---MARIA PRETO teve: Francisco Pinheiro, c.g.
Por acaso saberão dizer-me se este P.e António Pinheiro, nascido em 1706, filho de Miguel Pinheiro e de Maria Borges estará ligado à Família PINHEIRO | CARDOSO da «Casa da Fonte» em Vale de Telhas? É a única casa que ostenta este apelido numa pedra de armas, concedida a Francisco Rodrigues Pinheiro de Aguiar, FCR. A pedra de armas é muito tosca e é rematada com uma Cruz da Ordem de Cristo.

Alguém terá mais indicações sobre os antepassados deste Padre? Agradeço.



Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318497 | DD | 01 dez 2012 16:16 | Em resposta a: #318483

Prezada Luciiana Saraiva
Como refere que está investigando Os Saraivas, creio que de Vale das Telhas e de Possacos, peço-lhe licença para lhe pedir uma informaçâo: -Existe no Minho, mais concretamente no Vale do Lima,uma família " Saraiva de Sampaio e Menezes" e o que pretendia saber é se tem noticia de algum dos Saraivas que está a estudar teria ido viver para o Minho.

Se, como refere, a Maria José casada com João Bernardo Saraiva, era filha de Domingos SAMPAIO e que este era sargento de infantaria e, por outro lado, que era afilhada de Manuel de Morais, tenente de infantaria e casado com Maria SARAIVA, isso permite-me admitir que por razões de ordem militar, algum dos Saraivas se tenha deslocado para o Minho e aqui fixado a sua vida, dando origem a novo ramo de Saraivas.
Por qualquer informação que possa fazer o favor de me proporcionar, me confesso, desde já, muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318513 | LuSaraiva | 01 dez 2012 21:28 | Em resposta a: #318497

Prezado Miguel,

Gostaria muito de o ajudar, por enquanto não tenho mais informações antigas, apenas sei sobre minha árvore até ao 6º avô.

Caso encontre mais informação que esteja também relacionada com esse ramo no Minho, terei todo o gosto em ajuda-lo.

Voltando ao tópico que lancei, aguardo informações sobre o Gaspar Vaz Teixeira, possivelmente descendente de Gaspar Vaz Alcoforado.

Com os melhores cumprimentos

LuSaraiva

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Vaz Alcoforado

#318521 | DD | 01 dez 2012 22:41 | Em resposta a: #318513

Prezada Luciana Saraiva
Agradeço a informação e disponibilidade.
Esperemos que novos dados nos surjam , que permitam esclarecer a dúvida que suscitei e a que fez o favor de responder.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen