Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#317645 | jbarbeitos | 22 nov 2012 09:46

Bom dia,

Procuro o registro de óbito de José Barbeitos Padrão.

Sei que faleçeu no 18 março 1870. Era morador em Ponte do Mouro, Barbeita, Monção.

Também sei que existe um Inventário de menores por óbito (1871).

Este registo vai me servir par conhecer os pais e os avos dele, e tambem seus filhos.

Agradeço qualquer resposta o ajuda que me possam dar nos arquivos de Viana do Castelo.

Muito obrigado,

Jean-Pierre Barbeitos

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#317663 | badim | 22 nov 2012 16:30 | Em resposta a: #317645

Caro Jean Pierre

Eu penso que essa data ainda não se encontra em Viana, os livros ainda se encontram na conservatória de Monção, mas tenho quase a certeza que na casa do Povo em Barbeita, encontra os livros para essas datas (copias).
Eu consultei la unicamente os livros de baptismos, e casamentos com essas datas, por isso também devem ter o de óbitos.

Cumprimentos
Victor Gomes (França )

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#317744 | Casimiro | 23 nov 2012 19:30 | Em resposta a: #317645

Caro confrade,
O Victor Gomes tem razão, como sempre. Os assentos de óbitos da freguesia de Barbeita que estão no Arquivo Distrital de Viana do Castelo vão até ao ano de 1862 (Cota: 5.7.7.19). Os nascimentos até 1828 e os casamentos até ao ano de 1801.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#317771 | badim | 23 nov 2012 23:43 | Em resposta a: #317744

Caro Casimiro
Haver se a Conservatória do Registo Civil de Monção, envia os livros dos assentos das igrejas, até 1911 para o Arquivo de Viana, é uma grande ajuda para todos nós;
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#317781 | natercia7 | 24 nov 2012 10:56 | Em resposta a: #317771

Bom dia primos Casimiro e Victor, bom dia Jean-Pierre,

Se encontrarem elementos sobre os Barbeitos Padron, publiquem aqui, por favor. Seria para mim uma ajuda formidavel também.
Os BARBEITO PADRON em Salvaterra estao ligados aos SUAREZ de PUGA. E o meu 6° avô Diego de PUGA y SAAVEDRA, de Cequelinos, era filho e neto de SUAREZ de PUGA de Salvaterra, de As Neves, enfim do Condado.
Um abraço a todos os três Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#318325 | Casimiro | 28 nov 2012 19:57 | Em resposta a: #317645

Caro Jean-Pierre,
Além dos dados que já referiu, existe também outro inventário de menores, de 1851, por óbito de Rosa Joaquina Davide, segunda mulher de José Barbeitos Padrão e que faleceu antes dele. Cota: 8.50.3.4-2, de 13-02-1851.

José Barbeitos Padrão tinha sido casado em primeiras núpcias com Maria Martins, falecida em 31-07-1815 em Barbeita, filha de Francisco Martins e de Isabel Lopes, do lugar das Neves, Santa Eugénia de Setados, bispado de Tuy, Reino da Galiza. Tiveram os filhos: Manuel, N-24-01-1802, Isabel, N-09-07-1803, Jacinto, N-12-11-1812, Maria, N-29-11-1813, Luís, N-20-03-1815, além de outros possivelmente e todos nascidos no lugar da Ponte do Mouro, Barbeita.

José Barbeitos Padrão era filho de Jacinto de Barbeitos Padrão e de Maria Antónia Monteira, do lugar do Fial, Santa Maria de Vide, bispado de Tuy, Reino da Galiza.

O José Barbeitos casou em 29-05-1816 em Ceivães com Rosa Joaquina Davide, falecida no lugar da Ponte do Mouro em 06-06-1845, filha de Basílio Davide e de Maria Teresa Rodrigues, casados estes em Ceivães em 16-10-1780, neta paterna de Jerónimo Davide e de Angélica de Sousa, do lugar de Mouro Juzão, Ceivães e materna de Francisco Rodrigues e de Angela Domingues, do lugar da Valinha, Ceivães. Bisneta de Francisco Davide e de Angela Mourinha, de S. Tiago de Oliveira, Tuy, Galiza, bisneta do Padre Amador de Sousa, de Ceivães e de Margarida Rodrigues, de Santa Maria de Vide, Tuy, Galiza, bisneta de João Rodrigues e de Domingas Gonçalves, de Ceivães e bisneta de Pedro Domingues e de Maria Domingues, da Gavia.
Tiveram os filhos:
Maria Teresa, N-17-08-1817 e logo faleceu;
Luís Manuel Barbeitos, N-30-12-1819, comerciante, casado c/ Elvira Guilhermina da Piedade (o Luís esteve em Lisboa); Rosa Barbeitos, em 1851 c/ 31 anos, casada c/ Manuel Francisco Gil e moradores c/ o pai dela;
Domingos Manuel Barbeitos, lavrador, 27 anos, morador c/ o pai;
Maria Barbeitos, costureira, 25 anos, solteira, moradora c/ o pai;
Caetano José Barbeitos, 24 anos, solteiro, estabelecido c/ loja de negócio no lugar do Cabo, Barbeita e ali residente;
Possivelmente tiveram outros filhos.

O inventário fala nos bens do casal, bens de prazo, propriedades, mapa de partilha, etc., etc.

Qualquer assunto que não entenda, diga. O Victor Gomes talvez o possa ajudar nas pessoas de Ceivães, ele é o expert daquelas zonas.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#318374 | DD | 29 nov 2012 17:13 | Em resposta a: #318325

Prezado Casimiro Puga

São muito interessantes os elementos que deixa referidos, quer os relativos a José Barbeitos Padrão, quer aos seus conjuges e descendentes.
Como também tenho um ramo familiar " Barbeitos Padrão", será possível dar-nos outros elementos, mais recuados ( avós, bisavós etc) deste José Barbeitos Padrão, que me permitam relacioná-lo com os "meus" Barbeitos Padrão que, por volta de 1650 viviam no concelho de Vladares?
Desde já os meus agradecimentos. Com os cumprimentos de
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#318386 | Casimiro | 29 nov 2012 19:31 | Em resposta a: #318374

Caro Miguel de Valdevez,
Não tenho mais elementos que lhe possam interessar, pois como os pais de José de Barbeitos Padrão, Jacinto Barbeitos e Maria Antónia Monteira, são de Santa Maria de Vide, Galiza, só uma pesquisa no Arquivo Diocesano de Tuy poderia apurar mais alguma coisa. Ainda procurei pelo nascimento do José Barbeitos na freguesia de Barbeita, mas não encontrei, pelos vistos também já nasceu em Vide.
Se lhe puder ajudar noutra coisa, diga.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#318401 | DD | 29 nov 2012 22:40 | Em resposta a: #318386

Prezado Casimiro Puga
Agradeço a fineza da sua resposta e disponibilidade, bem como a sugestão para aprofundar a investigação relativa à ascendência de José Barbeitos Padrão.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#318417 | jbarbeitos | 30 nov 2012 06:21 | Em resposta a: #318401

Tamben o agradeço muito por estas informações.

Melhores cumprimentos

Jean-Pierre Barbeitos

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#419063 | jbarbeitos | 31 out 2019 09:47 | Em resposta a: #318386

Encontrei a certidão de nascimento do José. Seu nome exato no livro batismal de Santa Maria de Vide é o seguinte : José Esteban Barbeito Montero

Data de nascimento : 02/09/1777

Filho de Jacinto Barbeyto e Maria Antonia Montero.
Avos paternos : Francisco Barbeyto e Maria Fernandez
Avos maternos : Joseph Montero e Marina Duran


Entendo as variações do sobrenome: Barbeitos, Barbeito, Barbeyto
Mas não entendo de onde vem o nome Padrão, que aparece mais tarde ...

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#419095 | DSD | 01 nov 2019 23:34 | Em resposta a: #317645

Prezado Jean Pierre
Realmente este José Barbeitos, de que procura o seu assento de casamento, seria mesmo José Barbeitos Padrão?
Sem pôr em causa a pertença de todos a um tronco comum, a recente descoberta, que fez, do seu assento de nascimento, e do que informa sobre o teor do mesmo assento, pela minha parte fico na dúvida de ele pertencer aos Barbeitos Padrão.
Explico a razão da minha dúvida:- encontrei nos paroquiais de Arcos de Valdevez ( Salvador), o assento de Tereza, nascida em 21/7/1836, filha de Manuel Caetano Barbeito e mulher Eufémia Tereza, , neta paterna de Manuel João Barbeito e mulher Isabel da Costa, da freguesia da Barbeita, Monção e neta materna de Manuel José Alonso e de Teresa Maria, a qual casou com João da Rocha e Brito Aguiã, na freguesia de Giela, Arcos de Valdevez.
Parece, assim, existir uma família Barbeito ( não Barbeitos, nem Barbeitos Padrão).
Qualquer contributo que me ajude a esclarecer esta dúvida será motivo da minha gratidão.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#442305 | john2212 | 26 jul 2022 07:25 | Em resposta a: #317645

[url=https://www.google.com]google[/url]
google
https://www.google.com

Resposta

Link directo:

Manuel José de Barbeitos c. c. Isabel da Costa.

#446903 | PP | 01 abr 2023 16:52 | Em resposta a: #419095

Caro confrade Miguel de Valdevez,

Poderia por favor confirmar se o nome que cita é Manuel João Barbeito? Não poderá ser Manuel José de Barbeitos?

Tenho referenciado um Manuel José de Barbeitos c. c. Isabel da Costa, do Lugar do Cabo, freg.ª de Barbeita, Monção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446912 | DSD | 01 abr 2023 20:18 | Em resposta a: #446903

Prezado PP
Tentei, mas não consegui aceder ao livro de assentos de Arcos de Valdevez ( Salvador), que se encontra oneline, que poderá consultar directamente.
Estendo a mão à palmatória, se errei, pois admito, haver, da minha parte, leitura deficiente. E ser José e não João.
Como o nome da mulher é o mesmo, deve tratar-se da mesma pessoa.
Por vezes, ao lavrar o assento, com a falta de luz ( e luzes) tb pode acontecer que o Padre tenha trocado o o João por José, ou vice-versa.
Com estima e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446917 | PP | 01 abr 2023 21:47 | Em resposta a: #446912

Caro Miguel de Valdevez,

Grato pela sua atenção.

Já consegui, finalmente, aceder ao assento (Teresa, n. 1836), pois o servidor do arquivo esteve, hoje, muito tempo em baixo.

Já confirmei e, de facto, o nome do avô paterno da batizada está grafado como «Manoel Joze Barbeitos».

Posto isto, se lhe interessar o dado, Manuel José de Barbeitos e Isabel da Costa casaram em 23.04.1798, na Igreja de São Salvador, freg.ª de Barbeita, Monção.

Uma vez mais os meus agradecimentos pela sua atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446925 | PP | 02 abr 2023 02:16 | Em resposta a: #317645

Caro Jean-Pierre Barbeitos,

Salvo melhor opinião, José Barbeitos Padrão faleceu em 19 de Março.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446936 | PP | 02 abr 2023 20:27 | Em resposta a: #318325

Caro Casimiro Puga,

Agradecia a confirmação da data de falecimento e freguesia de Rosa Joaquina Davide, dado que não estou a conseguir encontrar o respetivo assento de óbito.

Grato pela colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446940 | Casimiro | 03 abr 2023 10:42 | Em resposta a: #446936

O data de óbito foi conseguida pelo Inventário de menores por óbito de Rosa Joaquina David. Inventariante: José Barbeitos Padrão. Cota: 8.50.3.4-2. (Hoje mesmo o confirmei, com telefonema para o Arquivo Dist. de Viana). O-06-06-1845, Ponte do Mouro, Barbeita.

Resposta

Link directo:

Registro de óbito de José Barbeitos Padrão

#446966 | PP | 04 abr 2023 19:20 | Em resposta a: #446940

Caro confrade Casimiro Puga,

Grato pela pronta colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen