filha cogneta

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

filha cogneta

#317217 | RitaFreitas | 14 nov 2012 12:49

Bom dia,

Deparei com um termo que desconhecia, num assento paroquial de óbito, "cogneta".
A falecida é "filha cogneta natural de [nome do pai]." Tenho uma ideia provavelmente inncorrecta do que isso possa ser, gostaria de ter outras interpretacoes. Estou a falar de um assento de 1890.
Será que alguem me poderia ajudar?

Antecipadamente grata,

Rita Freitas

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#317221 | hmartins | 14 nov 2012 13:38 | Em resposta a: #317217

Curioso termo com o qual nunca me cruzei. Será que o que lê como "cogneta" poderá ser "cognata"?
Curioso também ser filha "natural" do pai...

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta ???

#317227 | tmacedo | 14 nov 2012 15:12 | Em resposta a: #317217

Cara confrade Rita Freitas,

Não consigo perceber o sentido da sua frase. Filha cogneta será certamente filha COGNATA. O problema é que referindo-se o nome do pai deveria ser agnata. só entenderia o termo cognata se só viesse referido o nome da mãe.

Será engano do padre que terá confundido cognática com agnática ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta ???

#317231 | hmartins | 14 nov 2012 15:38 | Em resposta a: #317227

...seguindo o raciocínio do caro confrade António Taveira, será que onde colocou " [nome do pai]." será na verdade o nome da mãe. Já encontrei muitos assentos em que Francisco e Francisca, António e Antónia, o masculino e o feminino, pela proximidade de grafia, se confundem...

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#317232 | A. Luciano | 14 nov 2012 16:05 | Em resposta a: #317217

A melhor hipótese será, como lhe disseram, "cognata".
Mas, diferentemente do que lhe sugeriram, não me parece que "conata" se refira à descendência, com todos os erros inerentes, mas à relação. "Cognatio" é parente e "cognata" especificamente prima.
Arriscaria ainda que, admitindo que o padre saberia quem era a mãe, o ter usado filha natural, pode indiciar que ambos os progenitores seriam solteiros pois se soubesse algo de diferente, seria mais natural escrever "filha cognata de F..., solteiro".

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#318258 | RitaFreitas | 27 nov 2012 16:56 | Em resposta a: #317232

Caros Senhores,

Agradeco imenso aos tres a canseira que tiveram de pensar naquilo que escrevi e darem tao interessantes indicacoes. Desculpem a demora a responder, mas nao tenho, infelizmente, podido dar atencao a estes assuntos.
Suponho que poderia concluir provisoriamente. ate que se fizessem outras luzes, que o pai da falecida era parente da mae em grau canonicamente proibido. Mas na verdade complica-se. A ortografia ou caligrafia nao é brilhante, como já concluimos (e a minha também nao, como já concluiram, por limitacoes técnicas) . E a letra que antecede o nome do pai, que eu tomara por uma discreta inicial do primeiro nome, é na verdade um P., de Padre, ou mais provavelmente um R., de Reverendo. Outro assento de óbito confirma-o.
Enfim, quando for a Portugal espero poder dedicar-me um pouco a este bricolage decifratório.

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#318309 | hpinto | 28 nov 2012 16:55 | Em resposta a: #318258

Confreira Rita
Uma hipótese que me passou pela cabeça mal vi a sua primeira mensagem será «cognita» em vez de «cogneta». O que se pode interpretar como «filha conhecida de... », pessoa que todos conhecem com filha daquele pai.
Hipótese de trabalho, nada mais.
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#318310 | tmacedo | 28 nov 2012 17:04 | Em resposta a: #318309

Cara Helena Pinto,

A sua hipótese, sendo a mais simples de todas, parece-me a mais provável. Ainda para mais sendo o pai um padre e a mãe desconhecida ou pelo menos nunca referida.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#318315 | RitaFreitas | 28 nov 2012 17:48 | Em resposta a: #318310

Caros confrades de forum,

Muito agradeco a contribuicao da confreira Helena. De facto, parece-me uma possibilidade bastante plausível (nao sabendo eu latim). Tal como diz o confrade António Taveira, os dados de “campo” parecem apontar nesse sentido. Obrigado aos dois.

Cumprimentos,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: filha cogneta

#318347 | A. Luciano | 29 nov 2012 02:14 | Em resposta a: #318315

Concordo com a muito melhor plausibilidade. Mas não encontro explicação que permita chamar "natural" a filha de um padre a não ser que ela tivesse nascido antes dele ter recebido ordens.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen