Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314531 | Tah33 | 30 set 2012 14:52

Olá,
Gostaríamos de informações de nossa família da parte de meu bisavô que veio para o Brasil de Sanfins do Douro, alijó. Queremos achar parentes que possam estar e morar ainda nesta localidade.
O nome do meu bisavô era José dos Santos e, acreditamos que seu sobrenome seja Monteiro Vaz, pois sua mãe era Clementina Monteiro Vaz, filja de José Monteiro Vaz e Bárbara Luiza.
Portanto, José dos Santos Monteiro Vaz nascido dia 01.11.1888 em Sanfins do Douro, Alijó.

Agradecemos qualquer informação! Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314535 | mtavares | 30 set 2012 15:43 | Em resposta a: #314531

Sim. Existe essa família actualmente em Sanfins.
Procure através dos "Amigos de Sanfins do Douro" ou pela lista tefónica.
Boa sorte!
luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314539 | Tah33 | 30 set 2012 16:04 | Em resposta a: #314535

Olá Luis!

Obrigada por sua informação. Pela lista "páginas brancas" procurei pelo sobrenome Monteiro Vaz, achei alguns mas Vaz Monteiro, não sei se podem ser...
Quanto aos Amigos de Sanfins do Douro é a associação?

Talita

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314597 | cardosodoamaral | 01 out 2012 06:51 | Em resposta a: #314539

Cara Talita

Talvez no facebook pondo "Amigos de Sanfins do Douro" vá lá ter, conforme sugestão do Confrade anterior.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314608 | Tah33 | 01 out 2012 11:32 | Em resposta a: #314597

Caro Adelino,

obrigada por sua ajuda!

A página na www.amigosdesanfins.com infelizmente está fora do ar ou não existe mais...

Achei 2 sites mais populares sobre Sanfins e Associação, mandei um e-mail para obter alguma informação, esperarei.

Quero muito achar descendentes ou informações sobre estes anos perdidos!!

Cumprimentos,

Talita Vidal

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314609 | cardosodoamaral | 01 out 2012 11:42 | Em resposta a: #314608

Cara Talita Vidal

Estou fora, mas quando chegar a casa vou ver num Anuário Comercial de Portugal, II volume de 1915 ( parecido com uma lista telefónica de então, onde constam profissões variadas, comerciantes e outros), que possuo, se acho alguém com os nomes que pretende.

Vou tentar digitalizar o que possuo sobre Sanfins do Douro e logo lhe envio, mas para isso preciso do seu mail, se assim o entender.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314613 | Tah33 | 01 out 2012 11:56 | Em resposta a: #314609

Caro Adelino

Agradeço imensamente qualquer ajuda que possa oferecer.

Entrarei em contato através do fórum para trocarmos informações.

Cumprimentos Talita

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314614 | Tah33 | 01 out 2012 12:00 | Em resposta a: #314613

Adelino,

Entretanto, segue

talividal@hotmail.com

cumprimentos

Talita

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314619 | MCNN | 01 out 2012 14:29 | Em resposta a: #314531

Boa tarde


Vou tentar logo à noite ver se encontro mais qualquer coisa, mas para já queria deixar-lhe o link para um pedido de passaporte para o Brasil (Santos), feito em 08/04/1910, por uma pessoa de nome José dos Santos Monteiro Vaz, de 21 anos, natural do lugar de Agrelos, freguesia de Sanfins do Douro, concelho de Alijó:

(tem de escolher a imagem 598.tif. É o pedido nº 698)

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1056126



Mas encontrei também este pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) em 19/01/1927, de um José Maria(?) Monteiro Vaz, de 36 anos de idade, casado, natural de Alijó e filho de Clementina Monteiro Vaz (é o pedido nº 1009):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=56776&FileID=_2471644

Primeiro pensei que se tratava da mesma pessoa, mas a verdade é que naquela data o seu bisavô teria 38 anos, e não 36 anos. E a pessoa deste segundo pedido de passaporte teria de altura 1,58 m, enquanto que a pessoa do passaporte de 1910 media 1,60 m.

Muito provavelmente o primeiro pedido de passaporte será do seu bisavô, enquanto que este segundo pedido de passaporte será de um irmão mais novo dele.

Mas isso é algo que só logo à noite poderei tentar confirmar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314622 | Tah33 | 01 out 2012 15:17 | Em resposta a: #314619

Prezado Mário,

Maravilha! Poucos momentos antes de ler sua mensagem, achei exatamente o mesmo registro de meu bisavô de 1910. Acredito que este pedido de passaporte seja realmente dele por causa das datas. Meu avô nasceu no Brasil em 1925 e tinha irmãos mais velhos.

Agora o segundo registro é uma novidade para mim! Pois você citou o nome da mãe de meu bisavô Clementina Monteiro Vaz. Não consegui ler o nome do marido neste livro, pois na certidão de nascimento de meu bisavô consta pai desconhecido. Não sabemos realmente se tinha pai ou não.

Quero muito poder descobrir mais informações para chegar a família que ficou em Portugal ou ainda, se for o caso, a outra parte que foi para o Brasil.

Aguardarei mais informações,

Cordialmente agradeço,

Talita Vidal

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314629 | cardosodoamaral | 01 out 2012 18:29 | Em resposta a: #314614

Cara Talita

Já seguiu para o seu mail o que consegui apurar de Sanfins do Douro, concelho de Alijó

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314655 | MCNN | 02 out 2012 01:10 | Em resposta a: #314622

Cara Talita

Tal como suspeitava, esse José Maria era irmão mais novo do seu bisavô.

Neste link pode ver o assento de baptismo do seu bisavô, nascido em 01/11/1888:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ12-001-034&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PALJ12-001-034/PRTC0808D_ADVRL-PALJ12-001-Lv034_M_00122.jpg

E neste link pode ver o assento de baptismo do José Maria, irmão do seu bisavô, nascido em 11/05/1890:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ12-001-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PALJ12-001-035/PRTC0808D_ADVRL-PALJ12-001-Lv035_M_00042.jpg

Aliás, se analisar o assento do irmão do seu bisavô verá não só o averbamento do casamento dele mas também o averbamento do seu óbito. Ele pode ou não ter viajado para o Brasil em 1927, mas a verdade é que regressou, pois faleceu em Portugal.

Agora, no que diz respeito a encontrar família do seu bisavô, quer em Portugal quer no Brasil, essa família consistirá em encontrar:

a) descendentes de irmãos do seu bisavô, e

b) descendentes de tios paternos do seu bisavô, e

c) descendentes de tios maternos do seu bisavô


Terá também de ter em conta que, uma vez que já passaram várias gerações, muitos (ou mesmo a totalidade) desses seus familiares podem não conter já os sobrenomes "Monteiro Vaz".

No que diz respeito ao primeiro grupo de familiares (descendentes de irmãos do seu bisavô), a melhor solução passa por procurar primeiro por irmãos dele. Quer o primeiro link quer o segundo link que lhe forneci correspondem a livros de baptismos de Sanfins do Douro. Uma solução pode passar por percorrer esses dois livros e procurar por baptismos de irmãos do seu bisavô, E esperar que esses baptismos tenham averbadas outras informações (à semelhança do que aconteceu com o José Maria).

Sobre o segundo grupo de familiares (descendentes de tios paternos do seu bisavô), esse é o seu maior problema pois não sabe o nome do pai do seu bisavô. A sua esperança pode ser que em algum dos baptismos de irmãos do seu bisavô ele venha identificado (partindo do princípio que o pai é o mesmo). Ou que no casamento de algum dos irmãos do seu bisavô venha identificado o nome do pai. Ou que no óbito de algum dos irmãos do seu bisavô venha indicado o nome do pai, Ou que no baptismo ou casamento do filho/filha de algum dos irmãos do seu bisavô venha indicado o nome deste avô ...

Outra hipótese passa por procurar o baptismo da mãe do seu bisavô, e ver se tem averbado um eventual posterior casamento. A vantagem de procurar este baptismo é ainda outra: sabendo quando é que a mãe do seu bisavô nasceu, fica com uma ideia sobre a partir de quando pode começar a procurar filhos dela (irmãos do seu bisavô).

Ou então pode procurar nos casamentos de Sanfins por um eventual casamento dos pais do seu bisavô.

Se todas estas tentativas forem infrutíferas, isso equivalerá a dizer que esse ramo da sua família permanecerá desconhecido para si.

No que diz respeito aos tios maternos do seu bisavô, a solução passa por procurar irmãos da mãe do seu bisavô. Quando procurar pelo baptismo da mãe do seu bisavô, apoveite para procurar por irmãos dela.

Como vê, todas as pistas que lhe indiquei dão muito trabalho. Mas, sem trabalho, nada se consegue nesta vida ...

Boa sorte, e qualquer dúvida que tenha não hesite em colocá-la


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314667 | Tah33 | 02 out 2012 11:48 | Em resposta a: #314629

Caro Adelino,

Muito obrigada por sua ajuda! Verificarei!

Talita

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314668 | Tah33 | 02 out 2012 11:58 | Em resposta a: #314655

Caro Mário César Navarro,

Agradeço imensamente sua generosa e paciente ajuda. Pelos documentos e instruções para a procura da família. Também acredito que o sobrenome já não seja mais o mesmo, mas como você mesmo ressaltou, partirei daí para poder rastrear o resto da família. Será um trabalho árduo de pesquisa, mas compensador.

Espero encontrar mais informações a este respeito.

Muitos cumprimentos

Talita Prado Vidal

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314681 | MCNN | 02 out 2012 18:32 | Em resposta a: #314668

Boa tarde Talita

Pesquisando no Google pelo nome do seu bisavô, encontra-se a seguinte página:

http://www.meusparentes.com.pt/search/query/José+Vaz?page=11&searchFields=0&livingFilter=0

Nessa página pode-se ler o seguinte:


"Jose dos Santos Monteiro Vaz

Parceiro de Carolina de Jesus
Filho de Domingos e Clementina
Pai de Benjamim, Alvaro, Valdemar, Leonilda, Luzia e Lourdes"

Esta informação consta de uma página pertencente a uma Priscila Paula Vono Santos (Nasc. Priscila Paula Vono Santos).

A pergunta que faço é a seguinte: O nome da esposa e dos filhos que é indicado para este José dos Santos Monteiro Vaz coincide com o nome da sua bisavó e dos filhos deles ? O nome da mãe, Clementina, bate certo ...

Se se tratar de informação relativa ao seu bisavô, a verdade é que quem publicou essa informação aparentemente sabe o nome do pai dele (Domingos) !!!!!

Eventualmente seria boa ideia entrar em contacto com essa Priscilla.

Algo que notei foi o facto do assento de baptismo do seu bisavô ter averbado o seu óbito ocorrido no Brasil. Isso indicia que algum descendente dele deve ter estado a tratar da aquisição da nacionalidade portuguesa.

Só para finalizar, quando ontem lhe descrevi quais os possíveis familiares do seu bisavô esqueci-me de uma coisa. Aparentemente os pais do seu bisavô não terão casado, e uma explicação plausível para isso ter acontecido pode muito bem ser o facto o pai do seu bisavô já ser casado. Se foi isso que aconteceu, então os filhos que o pai do seu bisavô tenha eventualmente tido no seu casamento serão meios-irmãos do seu bisavô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314684 | Tah33 | 02 out 2012 19:49 | Em resposta a: #314681

Olá Mário, boa noite

Esta Priscilla Paula Vono é minha prima. Ela criou em um site da internet uma árvore genealógica para rastrearmos a família, porém algumas informações estão erradas, como o nome Domingos por exemplo, era uma testemunha que arrumaram no Brasil para um testamento, e que ninguém conhecia. Até descobrirmos isso, foi uma dor de cabeça, até que meu avô lembrou e nos contou a história.
Estes dados são antigos de quando ainda não sabíamos muita coisa do passado de meu bisavô. Hoje, já tenho minha nacionalidade portuguesa e alguns membros da família também. E não atualizamos os dados da árvore.

Sobre os pais do meu bisavô não terem casado, você tem razão! Acredito que ele já era casado, pois com a ajuda que obtive pelo fórum, achamos uma irmão dele José Maria Monteiro Vaz nascido dia 11.05.1890 e que também não consta em seu registro de nascimento o nome de seu pai e nem avós paternos.

Procuro agora "desvendar" o nome de sua esposa que ainda não entendi e daí procurar pelos descendentes.

Já sabemos que, a mãe e os avós maternos de meu bisavô eram naturais de agrelos, alijó.

Obrigada!

Talita Vidal

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314695 | MCNN | 02 out 2012 23:24 | Em resposta a: #314684

Boa noite Talita


O nome da esposa do José Maria parece-me ser Delmina de Sousa Vilela. Eles casaram em Vilar de Maçada em 14 de Abril de 1919.

Já o óbito do José Maria foi em Sanfins do Douro, e a data parece-me ser 6 de Janeiro de 1983 (?) Não tenho muitas certezas quanto ao ano.

O que a Talita pode fazer é contactar a Conservatória do Registo Civil de Alijó e solicitar-lhes cópias não autenticadas destes dois assentos. O de casamento pode ter novidades quanto ao pai do José Maria (e eventualmente averbado algum óbito), e o de óbito pode eventualmente indicar algum descendente (ou mesmo o nome do pai dele).

Tenha em atenção que os registos de nascimento de filhos que o José Maria tenha tido estarão ainda na Conservatória do Registo Civil.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#314708 | Tah33 | 03 out 2012 10:11 | Em resposta a: #314695

Bom dia Mário,

Obrigada novamente.
Seguirei suas instruções e entrarei em contato com a conservatória. É uma forma de poder descobrir novidades quanto esta família.

Talita Vidal

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#331698 | jrtorga | 29 jun 2013 17:30 | Em resposta a: #314708

A maior parte dos registos paroquiais já se encontra online, caso queira pesquisar os registos paroquiais de Sanfins do Douro e procurar os seus antepassados,

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1038540

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#331725 | Tah33 | 30 jun 2013 17:02 | Em resposta a: #331698

Obrigada pela dica!

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Vaz em Sanfins do Douro, alijó.

#331745 | Manuela Monteiro vaz | 30 jun 2013 23:53 | Em resposta a: #331725

olá tambem estou a procura das minhas origens do meu apelido monteiro vaz, que veio da parte do meu pai, que nasceu em sanfins do douro no concelo de alijó ele se chama Manuel fernades Monteiro Vaz, se na sua pesquisa encontar o meu avó francisco monteiro vaz por favor contacte-me

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen