Araújo, de Adaúfe, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Araújo, de Adaúfe, Braga

#313169 | Fernando_Araujo | 05 set 2012 15:15

Prezados, saudações!

Me chamo Fernando Araujo Ribeiro, sou descendente dos Araújo, de Adaúfe, Braga, através do meu bisavô, Francisco de Araújo. Nascido em Adaúfe em 01 de novembro de 1986, este se casou com minha bisavó, possivelmente em Adaúfe e vieram ao Brasil na década de 20 do século passado.

Minha família é um grande motivo de orgulho para mim, por tantas pessoas de boa índole e caráter, e pela bela história que temos. Portugal é um país que me encanta, me cativou desde pequeno e por ser o berço de minha família, é para mim uma pátria tão amada quanto o Brasil.

Estou montando minha árvore genealógica, recuperando fotos e dados de meus ancestrais.

Os senhores poderiam me dar dicas de como conseguir dados sobre meus ancenstrais, tanto pela internet, quanto presencialmente, em Braga, pelo Arquivo Distrital? Como faço para conseguir dados sobre eles?

Agradeço muito e os parabenizo pelo excelente serviço que este site oferece!

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, de Adaúfe, Braga

#313186 | f4b2 | 05 set 2012 20:17 | Em resposta a: #313169

Caro Fernando Araujo

Estive a verificar o Anuário de Portugal de 1909,e em Adaúfe(Braga)apenas vi este nome,cito:

- JOÃO de ARAUJO de VASCONCELLOS FEIO - Lavrador ou Agricultor em Adaúfe(Braga),1909

Entretanto vi mais estes nomes:

- JOSÉ de ARAUJO - Professor em Merelim(Braga),1909

- FRANCISCO IGNÁCIO de ARAUJO - Regedor de Cunha(Braga),1909

- FRANCISCO JOSÉ de ARAUJO - Commissão de defesa da Pesca no rio Este em Arrentim(Braga),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, de Adaúfe, Braga

#313192 | jpm2353 | 05 set 2012 21:32 | Em resposta a: #313186

Caro Fernando,

Pode consultar os livros dos assentos paroquiais da freguesia de Adaúfe nesta ligação: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16338-9583-27?cc=1913410&wc=MMYD-WPC:1471825028#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FMMYD-77G%3An1079905103%3Fcc%3D1913410
Tem disponíveis os assentos de baptismos/nascimentos, casamentos e óbitos desde 1593 a 1911, os dados posteriores a 1911 tem de ser pedidos à Conservatória do Registo Civil de Braga (a ao fim de 100 anos é que os livros são arquivados nos Arquivos Distritais), mas no seu caso penso que tem todos os livros que precisa para consulta em linha, assim deve começar por procurar os dados dos seus antepassados mais próximos no tempo, e ir recuando na pesquisa, consoante a informação que vai obtendo nos assentos que encontrar.
Caso precise de procurar noutras freguesias, tente ver se estão disponíveis em linha no sítio da Family Search, caso precise de procurar em freguesias que não estejam disponíveis nesse sítio, tente ver se consegue aceder aos livros através do sítio http://etombo.com/
Também pode obter informações genealógicas, se encontrar algum padre que tenha feito Inquirições de Génere (inquirições realizadas pela Igreja nas paróquias dos antepassados do requerente, para verificar se quem queria ser padre, tinha "limpeza de sangue", isto é, descendia de cristãos velhos). Caso encontre algum antepassado padre, pode tentar consultar o sítio http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/fs_registo.html, registar-se e pesquisar o que procura, com sorte obtém alguns dados, porém para aceder ao processo tem de pedir cópia ao Arquivo Distrital de Braga cujo sítio é: http://www.adb.uminho.pt/, com os custos inerentes...
Para melhor familiarização com a hierarquia administrativa portuguesa (e espero não estar a induzi-lo em erro):
1º - Diocese=Bispados, normalmente coincidem com os Distritos da administração civil
2º - Arciprestados, normalmente coincidem com os Concelhos da administração civil
3º - Paróquias, normalmente coincidem com as Freguesias da administração civil
Orago é o Santo padroeiro da paróquia, Ex: Para a paróquia ou freguesia de Adaúfe, o orago é Santa Maria.
O Registo Civil só começou a ser realizado pelas entidades administrativas portuguesas após 1911 na sequência da implantação da república (5/10/1910), até ao fim do regime monárquico os assentos eram da responsabilidade da Igreja Católica, através dos diversos padres das paróquias.
Espero ter ajudado.
Votos de boas pesquisas!

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, de Adaúfe, Braga

#320486 | Fernando_Araujo | 10 jan 2013 14:37 | Em resposta a: #313192

Sr. João, muitíssimo obrigado! Encontrei o assento de batismo de meu bisavô, e com isto os nomes dos meus tataravós, o que me deixa imensamente feliz! Estou agora a procurar pelo casamento dos meus tataravós, que deve ter acontecido um ano antes, aproximadamente.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, de Adaúfe, Braga

#320489 | jpm2353 | 10 jan 2013 15:15 | Em resposta a: #320486

Caro Fernando,

Ainda bem que está a obter resultados com a sua pesquisa, fico feliz se o pude ajudar.
Agora é só ir recuando de geração em geração.
Bom trabalho!

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 12:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen