Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#309450 | PP | 02 jul 2012 13:13

Caros confrades,

Gostaria de trocar informações com algum confrade que tivesse elementos que me permitissem conhecer os ascendentes de:

João Ferreira Pinto e sua mulher Sabina Ferreira. Julgo que deverão ter casado em Penafiel, contudo, não encontro o respectivo assento.

Sei que tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1. SABINA FERREIRA . She died on 20.08.1700 in Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal. She married JOÃO FERREIRA PINTO.

João Ferreira PINTO and Sabina FERREIRA had the following children:

i. MANUEL was born in 1678 in Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal.

ii. TERESA FERREIRA was born in 1682 in Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal. She married Francisco de Sousa FERREIRA, son of Manuel FERREIRA and Maria de SOUSA on 07.02.1707 in Igreja de São Martinho, Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal.

iii. FRANCISCA FERREIRA was born in Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal. She married Pedro Teixeira MENDES, son of João GONÇALVES and Isabel MENDES on 01.11.1702 in Igreja de São Martinho, Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal. He was born in 1678 in Lugar da Cepeda, Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal.

iv. ANA FERREIRA. She married Manuel de Sousa CARNEIRO, son of Francisco CARNEIRO and Maria de SOUSA on 19.05.1692 in Igreja de São Martinho, Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal. He was born in Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal.

Agradeço qualquer dado ou informação.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#309457 | shadlan | 02 jul 2012 15:33 | Em resposta a: #309450

Boa tarde,

Os nomes Ferreira, Pinto e Mendes tem surgido várias vezes nas minhas pesquisas em Penafiel, mas nas freguesias de Rio de Moinhos, Luzim e até Torrão (Marco de Canaveses) em meados do séc. XVII, séc. XVIII.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#309464 | PP | 02 jul 2012 18:22 | Em resposta a: #309457

Caro confrade Abel Figueiredo,

Agradeço a sua atenção.

Também me dedico maioritariamente a Penafiel, tendo lido cerca de 90% dos assentos da dita freguesia.

Se, por acaso, alguns destes nomes lhe disser alguma coisa, agradeço qualquer informação, a saber:

Alexandre Pinto c.c. Teresa Maria (finais do século XVIII);

Bento de Sousa Pinto c.c. Esperança de Sousa (casaram em Bustelo, Penafiel, antes de 1704);

Manuel de Sousa Pinto c.c. Maria de Sousa (deverão ter casado em Bustelo, Penafiel, antes de 1700);

António Ferreira c.c. Maria Duarte, de S. Martinho de Recesinhos, Penafiel (finais do século XVII);

Domingos Ferreira c.c. Verónica Pacheco, casaram em 1661 em S. Pedro de Ferreira, embora o nubente fosse de Penafiel;

Domingos Caetano c.c. Rosa Ferreira (meados do século XVIII);

João Gonçalves c.c. Isabel Mendes (casaram antes de 1665, residiam no lugar de Cepeda, Penafiel).

Se necessitar de alguma ajuda relativamente aos Ferreira e Mendes de Penafiel, disponha. Tenho bastantes nomes com os ditos apelidos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#309509 | shadlan | 03 jul 2012 09:39 | Em resposta a: #309464

Bom dia,

Estive a ver a minha árvore e não encontrei nenhum dos nomes mencionados.

Na minha árvore tenho vários Mendes todos nascidos em Luzim, concelho de Penafiel:

Maria Joaquina da Silva, nascida em 16 de Maio de 1809, casou com António Ribeiro a 22 de Janeiro de 1819.

Esta Maria Joaquina é filha de João Mendes Moreira (*: 28 Jan 1788) e de Ana Maria da Silva (*: 27 Dec 1785) que casaram a 27 de Setembro de 1807.

Para além de Maria Joaquina, João Mendes Moreira e Ana Maria da Silva tiveram os seguintes filhos: António (*: 08/01/1808), José (*: 18/12/1812), Gertrudes (*: 09/11/1818), Francisco e Margarida (*: 30/11/1822) e Joaquina (*: 11/03/1825)

João Mendes Moreira é filho de Arcanjo Ferreira Mendes e de Maria Clara da Silva que casaram a 12 de Agosto de 1779.

Arcanjo Ferreira Mendes é filho de Manuel Mendes e de Maria Fernandes, neto paterno de António Mendes e de Ana Rebelo da Cruz e materno de Jasmim de Azevedo e de Catarina Ferreira de Almeida.

Todas as datas acima citadas são da freguesia de Luzim.

Ferreiras tenho vários em ambas as margens do rio, nomeadamente em Vila Boa do Bispo, Favões, Matos (Alpendurada), Torrão, Luzim e Rio de Moinhos.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#313378 | jmmoreira | 09 set 2012 23:58 | Em resposta a: #309509

Caros confrades,

Existiu (e ainda existe) na freguesia de Penafiel, lugar da Cepeda, a quinta da Cepeda onde morou durante várias gerações uma família Mendes Moreira. Procuro as origens dessa família. A informação mais antiga que tenho é a seguinte:
José Mendes (natural de Penafiel) e Josefa Coelho (natural de Guilhufe), eram pais de António Mendes Moreira, natural de Penafiel. O António foi casado com Ana Joaquina Camelo Freire, natural de Novelas. Viveram na quinta da Cepeda, no lugar da Cepeda, Penafiel. Tiveram os seguintes filhos (com possíveis omissões), naturais de Penafiel:
- Miquelina, n. 12-3-1828;
- João Mendes Moreira, n. 19-10 1830;
- Matilde, n. 5-8-1836;
- Jose, n. 27-11-1838;
- Joaquim, 23-02-1841;
- Maria Mendes Moreira.

Não tenho conseguido encontrar informação anterior por não encontrar o registo de nascimento do Antonio Mendes Moreira: - não estão disponíveis na web os registos de batismo de Penafiel referentes ao período 1797-07-31/1807-08-04;
- Para além disso, não encontro o seu registo de casamento em Penafiel (não consta) nem em Novelas (não existem registos de casamento entre 1816 e 1856,não sei o motivo).

Haverá alguma relação com os Mendes Moreira de Luzim? Não sei.
Encontrei referências a Mendes Moreira de Vila Cova de Vez de Avis, Penafiel. Mas não encontrei relação com os Mendes Moreira da Cepeda, Penafiel.

Se por ventura algum confrade tiver informação sobre esta família que me possa transmitir, em particular, sobre a sua ascendência, muito agradeço.

Cordiais cumprimentos,

jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel?Apelidos: Ferreira e Pinto.

#313384 | PP | 10 set 2012 10:55 | Em resposta a: #313378

Caro confrade,

Há alguns Mendes Moreira em Marecos, Penafiel.

Manuel Mendes e Maria Moreira casaram em Peroselo, Penafiel, em 1721 e tiveram pelo menos 12 filhos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel?Apelidos: Ferreira e Pinto.

#313398 | jmmoreira | 10 set 2012 14:09 | Em resposta a: #313384

Obrigado. É uma pista a explorar ...
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323243 | jmmoreira | 16 fev 2013 03:21 | Em resposta a: #309464

Caro confrade PP,

Pergunto se tem informação dos filhos ou dos ascendentes de João Gonçalves c.c. Isabel Mendes.
Tenho particular interesse na ascendência deste casal.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323264 | DSS | 16 fev 2013 15:28 | Em resposta a: #323243

Caro jmmoreira,

Eu tenho alguns dados, pois descendo desse casal. Se pretender, pode solicitar o meu contacto ao moderador.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323267 | jmmoreira | 16 fev 2013 15:48 | Em resposta a: #323264

Caro Daniel Sousa,

Se não for incómodo, deixo-lhe eu o meu contacto: genejmm do mail da google.

Cumprimentos e obrigado,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323620 | PP | 21 fev 2013 14:05 | Em resposta a: #323243

Caro confrade,

Envie-me ou indique o seu e-mail que envio-lhe os dados pretendidos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323627 | Mário Marques | 21 fev 2013 15:25 | Em resposta a: #323620

Caros confrades
Joaquim Ferreira filho legitimo de Manoel Pinto e de Tomazia Ferreira de S. Paio da Portella neto paterno de Manoel Pinto do lugar de Pindelo da freguesia de S. Vicente e de Clara Gonçalves do lugar de Villa? freguesia de S. Paio de Portella e neto materno de Domingos Gomes e de Maria Ferreira, da dita freguesia de S. Paio de Portella casou em S. Mamede de valoingo em 16/10/1771
Estes dados servem a alguem ou alguem tem mais dados sobre estes meus antepassados?
Muito obrigado
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323632 | PP | 21 fev 2013 15:36 | Em resposta a: #323627

Caro confrade,

Informo de que nada tenho sobre as referidas pessoas.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323638 | jmmoreira | 21 fev 2013 16:10 | Em resposta a: #323620

Caro confrade PP,

O confrade Daniel Sousa já me passou informação sobre essas pessoas.
Não sei se a informação que tem é complementar. Creio que será a mesma pelo que vi noutro tópico deste fórum.
De qualquer forma fica aqui o meu contacto: genejmm do mail da google.

Cumprimentos e obrigado,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323906 | PP | 24 fev 2013 00:06 | Em resposta a: #323264

Caro Daniel Sousa,

Permita-me perguntar-lhe se por acaso conseguiu descobrir os ascendentes de João Gonçalves c.c. Isabel Mendes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#323952 | DSS | 24 fev 2013 16:08 | Em resposta a: #323906

Caro PP,

Ainda não consegui descobrir a ascendência de João Gonçalves. Continuo sem saber se era realmente filho da tal Marquesa, solteira.

Descobriu mais alguma coisa sobre Pedro Teixeira Mendes? Era mesmo bacharel? Será o mesmo Pedro Teixeira Mendes que habilitado à Ordem de Cristo?

E este?

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4217105

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4212137

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#324363 | PP | 28 fev 2013 18:00 | Em resposta a: #323952

Caro DS,

Sobre Pedro Teixeira Mendes não consegui obter mais nenhuma informação, pois ainda não fiz pesquisa na Universidade de Coimbra, onde julgo poder encontrar algo.

Pelas datas dos documentos que aponta não me parece que seja a mesma pessoa.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#353143 | PP | 25 dez 2014 22:45 | Em resposta a: #309450

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#353283 | ALCINO LOUREIRO | 30 dez 2014 17:24 | Em resposta a: #353143

GOSTARIA DE SABER SOBRE OS PINTO.

Resposta

Link directo:

Alguém investiga na freg.ª e concelho de Penafiel? Apelidos: Ferreira e Pinto.

#357020 | PP | 26 abr 2015 12:15 | Em resposta a: #309450

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen