Graus de Parentesco - Family Tree Builder

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308803 | JFHPereira | 22 jun 2012 18:37

Boa tarde a todos,

Estou a fazer a minha árvore genealógica no Family Tree Builder, e gostaria saber a opinião de vocês sobre o programa e se os graus de parentesco que os relatórios emitem se estão correctos, nomeadamente se os nomes que aparecem são mesmo em português ou se aqueles nomes são brasileiros. Refiro-me por exemplo a:
-Bistio avô,
-Tio avô segundo;
-Tio Terceiro;
-Primo Segundo;
-Sobrinho Segundo;

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308820 | JCC | 22 jun 2012 23:30 | Em resposta a: #308803

Caro João Pereira

Salvo melhor opinião diria que essas designações, ou pelo menos a maioria, não existem em português. Provavelmente correspondem a uma (má) tradução do inglês.

Seguramente Bistio avô e tio avô segundo e terceiro não existem. Resta saber a que grau de parentesco se referem.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308821 | JFHPereira | 22 jun 2012 23:47 | Em resposta a: #308820

Caro João,

Por exemplo, Bistio avô, na minha árvore, corresponde a um irmão de um bisavô. Neste caso, qual o grau correcto?
Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308822 | JCC | 22 jun 2012 23:49 | Em resposta a: #308821

Caro João Pereira

Eu diria tio bisavô, por analogia com tio avô. Creio ser a designação em português corrente.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308835 | hbanha | 23 jun 2012 08:42 | Em resposta a: #308822

Caro confrade João Pereira
Eu utilizo esse programa e nunca me deparei com essas designações.
Penso que terá feito a descarga de uma versão em "português do Brasil", como é uso dizer na net.
A versão que utilizo está em português de Portugal e as designações de parentesco até aos trisavós estão correctas, depois aparecem com designações como por exemplo antepassado directo 6ª geração ou irmão de antepassado directo 8ª geração, etc.
Isto parece-me normal, pois expressões como tetravô seguida da indicação da geração não me parecem muito claras.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308861 | milaseabra | 23 jun 2012 20:56 | Em resposta a: #308820

Caro confrade

Acontece o mesmo com a minha árvore genealógica. A tradução do inglês é muito má. Além do bistio e outros que cita, não gosto também do Fulano NÂO VIVE MAIS em vez de escreverem falecido.

Cumprimentos

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#308862 | mininha | 23 jun 2012 20:58 | Em resposta a: #308835

Caro confrade:
Posso dizer-lhe que também os meus relatórios vêm errados e com muitas gralhas.
Ex:Gerações dos Netos: os primos segundos são sobrinhos segundos.
Geração dos filhos: os primos direitos aparecem como sobrinhos segundos e são os pais da geração anterior. Mas nesta geração também aparecem membros corretamente listados.
Aparecem depois: bistios e tristios.
Praticamente todas as gerações têm erros.
Posso ainda dizer-lhe que li um relatório em que os membros das famílias são chamados de sócios.
E tudo isto em Português de Portugal.
Já contactei por mail e espero que as correções sejam feitas
Cumprimentos
Maria Caeiro

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#309021 | JFHPereira | 26 jun 2012 11:29 | Em resposta a: #308861

Bom dia.
Ainda sobre este assunto, tenho algumas duvidas que já enviei para o MY Heritage e ainda não obtive resposta e gostaria de saber se alguém me pode ajudar:

1-Laura casou-se com seu Tio , Júlio Henriques Pereira. O Que significa ? É algum erro?
2-Tenho um bisavô paterno que casou com a sua prima direita. Mas quando emito um relatório sendo eu a pessoa principal não diz que o Amândio casou com a sua prima Rosa.
Por outro lado, a minha bisavó Rosa tem uma irmã que casou com o seu primo direito, e no caso da irmã da minha bisavó, já diz que ela casou com o seu primo. Porque que no meu bisavô e bisavó não diz? Mas se eu emitir um relatório sendo o meu bisavô a pessoa principal já diz que casou com a sua prima. Compreendem a minha dúvida?
3-Se eu quiser copiar a minha arvore para outra versão tenho de fazer save de que ficheiro para depois fazer o upload na nova versão?

Isto já vos aconteceu?

Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#309033 | JFHPereira | 26 jun 2012 15:09 | Em resposta a: #309021

Bom dia.
Ainda sobre este assunto, tenho algumas duvidas que já enviei para o MY Heritage e ainda não obtive resposta e gostaria de saber se alguém me pode ajudar:

1-Laura casou-se com seu Tio "", Júlio Henriques Pereira. O Que significa ? É algum erro?
2-Tenho um bisavô paterno que casou com a sua prima direita. Mas quando emito um relatório sendo eu a pessoa principal não diz que o Amândio casou com a sua prima Rosa.
Por outro lado, a minha bisavó Rosa tem uma irmã que casou com o seu primo direito, e no caso da irmã da minha bisavó, já diz que ela casou com o seu primo. Porque que no meu bisavô e bisavó não diz? Mas se eu emitir um relatório sendo o meu bisavô a pessoa principal já diz que casou com a sua prima. Compreendem a minha dúvida?
3-Se eu quiser copiar a minha arvore para outra versão tenho de fazer save de que ficheiro para depois fazer o upload na nova versão?

Isto já vos aconteceu?

Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#309034 | JFHPereira | 26 jun 2012 15:12 | Em resposta a: #309021

Bom dia.
Ainda sobre este assunto, tenho algumas duvidas que já enviei para o MY Heritage e ainda não obtive resposta e gostaria de saber se alguém me pode ajudar:

1-Laura casou-se com seu Tio (...), Júlio Henriques Pereira. Onde aparecem as reticencias aparece entre os sinais de maior e menor as letras nth O Que significa ? É algum erro?
2-Tenho um bisavô paterno que casou com a sua prima direita. Mas quando emito um relatório sendo eu a pessoa principal não diz que o Amândio casou com a sua prima Rosa.
Por outro lado, a minha bisavó Rosa tem uma irmã que casou com o seu primo direito, e no caso da irmã da minha bisavó, já diz que ela casou com o seu primo. Porque que no meu bisavô e bisavó não diz? Mas se eu emitir um relatório sendo o meu bisavô a pessoa principal já diz que casou com a sua prima. Compreendem a minha dúvida?
3-Se eu quiser copiar a minha arvore para outra versão tenho de fazer save de que ficheiro para depois fazer o upload na nova versão?

Isto já vos aconteceu?

Obrigado.

PS:Desculpem a repetição da mensagem, mas aquilo que coloquei entre o sinal de maior e menor não aparecia na mensagem.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#309039 | JCC | 26 jun 2012 15:53 | Em resposta a: #309034

Boa tarde

Peço que não vejam nesta minha mensagem uma intervenção doutoral já que nunca me passaria pela cabeça fazê-lo. No entanto não posso deixar de fazer alguns comentários a estes programazinhos de genealogia que vão aparecendo...

Na minha opinião há que distinguir entre os verdadeiros programas para genealogistas (de que darei exemplos mais à frente) e umas aplicações para se brincar à genealogia que vão proliferando pela Net.

Nos primeiros estaremos a falar de software sério, com características mais ou menos “profissionais” desenvolvidas por companhias ou grupos que se dedicam a essa actividade e que, ao longo dos anos, tem sido testados e melhorados, com novas versões e que asseguram acompanhamento dos seus clientes ou utilizadores. Alguns destes programas são vendidos, outros são shareware e outros freeware.

Para os programas sérios uma das questões importantes é a possibilidade de registar e tratar as fontes onde foram recolhidas as informações. Já nos outros muito raramente existe essa possibilidade. Como é óbvio para qualquer um que pretenda desenvolver uma genealogia séria e científica, ainda que restrita à sua própria família, essa possibilidade deveria ser imprescindível. Como saber, anos passados, se determinada data (ou situação) está correcta ou se foi um erro de digitação se não puder ir aos dados originais? E como localizar estes dados se o programa não me tiver possibilitado o registo da fonte?

No extremo oposto situam-se as tais aplicações que servem, “apenas” para criar uma árvore de costados na Net, muitas vezes sem sequer serem capazes de resolver problemas genealógicos mais complexos (casamentos entre gerações diferentes, por exemplo) que raramente tem versões em português e que, quando as têm, apresentam os problemas que suscitaram o início deste tópico.

Acresce que, não poucas vezes, estes sites não garantem a propriedade e/ou confidencialidade dos dados que lá se vão colocando. Lembro um site que, há anos (e que penso se mantém ainda em funcionamento) tinha como objectivo criar uma árvore genealógica mundial. Pedia que todos contribuíssemos com as nossas informações, o que muito fizeram de forma gratuita. Mas, se alguém quisesse depois pesquisar outra informação, que não colocada por si, teria de se tonar subscritor do site pagando uma quota…Assim é fácil ganhar dinheiro com o trabalho dos outros…

Resumindo, a minha recomendação, que venho fazendo há vários anos (e já fui responsável por vários módulos de informática e genealogia em diversos cursos) e que consta de alguns artigos que publiquei (hoje desactualizados nos seu conteúdo informático, pela rápida evolução desta área, mas não nas linhas gerias de actuação) é que se escolha um programa de genealogia “a sério” baseado nas regras que referi mais atrás. E não se pense que estamos a falar de gastar dinheiro. Um dos programas mais divulgados, o PAF, desenvolvido pelos Mormons, que tem muitas das características importantes e que responde a grande parte dos requisitos que considero necessários, é gratuito e pode ser descarregado do site respectivo.
Mas por qualquer coisa como 60 USD (ou á volta disto) é possível adquiri aquele que continuo, e muitos dos frequentadores deste forum comigo, a considerar o melhor de todos: o The Master Genealogist.

A minha sugestão é que cada um siga as seguintes regras, que encontrei em tempos, e que continuo a considerar válidas:

“SELECTING THE BEST SOFTWARE FOR YOU

These suggestions were put together in order to help my fellow rooters choose the best program for their needs. Before choosing a program, I would suggest the following:
• Before looking for a program, make a list of what features are important to you.
• Browse through the listings to see what features are available and compare the packages.
• Take a look at the features listed by the developers.
• When you have your final choices together, contact the developers (via email or by phone) of the software programs to verify any of the postings you have read (pro's & con's) and any other questions you have about each program. (It is always wise to verify any information you receive from other sources.)
• Make sure to ask _specific_ questions so that you will receive thorough answers so you can make an informed decision.
• Compare your notes & then make your decision.
Many of the software developers visit the Genealogy Software Springboard, and have chosen to periodically review the comments listed on their program and make clarifications if necessary. In order to make sure you are receiving the most accurate information, please be sure to check with the developer if you have any questions.

I hope these suggestions will aid you in your search for a new genealogy program. The list is soon to be including new versions of a couple of programs as well as new program listings.”

In “Genealogy Software Springboard”


Finalmente, estão disponíveis neste forum muitas mensagens sobre a genealogia e os softwares. Para os procurar poderá escolher os temas que apena têm a “sala” Informática.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#320402 | anjomale | 09 jan 2013 02:38 | Em resposta a: #309039

Caro confrade João Cardoso

Obrigado pela sua intervenção, ela foi muito útil e muito esclarecedora. Ainda bem que o fez.
De facto, muitos erros tenho encontrado nos "melhores" programas de Genealogia, e em alguns casos, as respostas às reclamações nem sempre existiram, ou foram grosseiras, ou impotentes talvez...
É um "mundo" que, para quem não tem informação suficiente e à altura dos desígnios, mete-se em trabalhos. E a desonestidade faz o resto, ou seja, levam-nos o dinheiro sem direito a reparações.
Foi o que aconteceu comigo, e pensava eu que estava seguro da minha decisão - FTB/Family online.

Cumprimentos

antonio leal

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#320404 | tdmatos | 09 jan 2013 09:45 | Em resposta a: #320402

Bom dia

Há algum tempo fiz uma exposição ao myheritage sobre os graus de parentesco uma vez que não me pareciam muito correctos. Falo por exemplo de duas pessoas não casadas e com descendência serem designadas de sócias, e de segundos primos serem designados tios segundos.

Responderam-me educadamente, e da seguinte forma:

As relações de parentesco são baseadas na tabela Código Civil de Nomenclaturas de Parentesco que é a usada para determinar heranças e distribuição de parentesco pela Justiça.

http://blog.myheritage.com.br/2010/08/que-parente-voce-e/

Esta tabela também é usada pela grande maioria das associações de genealogia pelo mundo.

Veja no blog que existem duas tabelas, um com a referência aos termos usados pelos Mórmons.

- - -
Falam em duas tabelas, mas para mim quando as vi eram exactamente iguais pelo que pude perceber. Agora fui vê-las no site novamente e têm o mesmo nome de ficheiro relação-2.jpg pelo que devem ser iguais (não as vi ao pormenor). Contudo a tabela está diferente, visto constar nela agora o termo primo retirado. Não consta o termo segundo tio (não me recordo se constava na tabela anterior). Sei que na altura não voltei a responder ao myheritage.

De qualquer dos modos "sócio(a)" nunca... E certas expressões não são felizes como a referida por um colega "já não vive mais". Penso que isso será devido a que quem traduz para Português o faz para Português do Brasil.

No entanto, apesar de ter pena que certos termos sejam empregues, gosto bastante do programa e têm sido muito útil, visto ser fácil de usar e poder ser usado offline. Não conheço outros programas de genealogia para além deste com excepção do programa online Genoom (que não tem limite de nº de membros na árvore).

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#320405 | tdmatos | 09 jan 2013 09:47 | Em resposta a: #320404

* tem sido muito útil (peço desculpa pela gralha).

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#324262 | JFHPereira | 27 fev 2013 18:55 | Em resposta a: #320404

Boa tarde caro Tiago,

Agradeço a sua resposta gostaria de saber se era possivel enviar-me o seu email para eu lhe colocar algumas duvidas que tenho acerca do programa que você talvez me consiga ajudar.

Obrigado pela sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentesco - Family Tree Builder

#324828 | tdmatos | 06 mar 2013 11:21 | Em resposta a: #324262

Bom dia caro João

Ora essa.

O meu email é tiagodanielmatos@gmail.com

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen