Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#308767 | JHEstrela | 22 jun 2012 00:16

Boa noite, meus caros

Alguém saberia me informar se os da família Estrela oriundos das cidades de Belmonte e Covilhã têm algum laço com o judaísmo? Meus ancestrais migraram dessa região para o Brasil no início do século passado e sempre achei bastante peculiar esse apelido. Como Belmonte é o reduto do judaísmo na Península Ibérica fiquei intrigado se não poderia esse apelido ser de origem sefardita.

Grato

João Henrique Estrela de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#308795 | MariaDavid | 22 jun 2012 16:03 | Em resposta a: #308767

Caro João Henrique Estrela

Foi com muita surpresa e bastante curiosidade que li a sua mensagem. Embora eu saiba, exactamente, como apareceu o apelido Estrela na nossa família (com origem, precisamente, na Covilhã) e conheça todos os descendentes legítimos do mesmo apelido, a sua questão é muito curiosa para mim, que investigo os nossos ancestrais.
Sou uma das descendentes da família Estrela da Covilhã e posso garantir-lhe que esta família, a minha, tem todos os laços com o judaísmo, comprovados quer por tradições familiares, quer por processos do santo ofício (por culpas de judaísmo) quer, até, pelas referências aos baptizados em pé.
Contudo, deixe-me alertá-lo que há muitas famílias de apelido Estrela, que nada têm a ver com a minha, espalhadas por Portugal. Seria, portanto, muito interessante que nos desse mais referências dos seus antepassados para que eu possa ajuizar se se trata do mesmo agrupamento familiar ou não. À priori, é pouco provável que pertençamos ao mesmo núcleo, pois todos os Estrelas da nossa tiveram o seu aparecimento a partir de 1878 e estão todos inventariados. Até aí, os apelidos mais próximos no tempo eram Henriques da Silva, Nunes, Sousa, Lopes.....
Pode pedir o meu contacto ao moderador para o caso de pretender aprofundar as suas ligações.

Com os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#308797 | MariaDavid | 22 jun 2012 16:31 | Em resposta a: #308795

Rectificação: em vez de 1878 é 1854.

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#345374 | Rui Santos Bernardes | 22 abr 2014 22:32 | Em resposta a: #308797

Cara Maria David,

Sabe por acaso se Júlio Rodrigues Estrela e seu irmão Dr.David Estrela têm relação com os seus Estrela?
Sâo oriundos de Belmonte(inicio do sec.XIX), e seu pai teria uma industria de lacticinios no distrito de Castelo Branco?
Ambos viveram em Lisboa, e deixaram aos seus descendentes a ideia de descenderem de judeus, sendo o assunto um pouco tabu. Os actuais descendentes não sabem nada sobre os seus antepassados, assunto sobre o qual têm muita curiosidade.

Atenciosamente,

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#345377 | MariaDavid | 22 abr 2014 23:23 | Em resposta a: #345374

Caro Rui Bernardes

A sua mensagem teve para mim, digamos, quase o efeito de um soco no estômago! Faz referência a um tal Dr.David Estrela...Pois meu pai chamava-se, precisamente, David Estrela, era médico e nasceu em 1913, na Covilhã. Será a mesma pessoa? Diz que tinha um irmão, Júlio Rodrigues Estrela. A ser verdade, seria um irmão ilegítimo de meu pai, já que ele só teve três irmãs. Contudo, à hora da morte, meu avô paterno chamou-o de parte e lá foi dizendo."Olha, filho, se um dia alguém te aparecer, dizendo que é teu irmão, trata-o bem e faz o que puderes por ele". Histórias que correm na família. Ora a sua mensagem vem "iluminar" esta história de família...

Gostaria imenso de saber mais coisas da sua família, para tentar perceber se efectivamente se trata das mesmas pessoas.
Estou inteiramente à sua disposição para o esclarecer sobre o meu lado e sobre os Estrelas da Covilhã.

Se puder, escreva-me, por favor, para a minha caixa de correio dsatreel seguida do sinal de arroba e gmailpontocom.
Vou aguardar cheia de ansiedade por notícias suas.

Maria

PS: descreva-me detalhadamente o que sabe sobre esse tal Dr.David Estrela e que lhe deu essas informações.

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#345385 | Rui Santos Bernardes | 23 abr 2014 10:51 | Em resposta a: #345377

Bom dia cara Maria David,

Não sou um Estrela, mas estou a ajudar um amigo do meu irmão que o é(Pedro Estrela).
Seu avô Júlio Rodrigues Estrela, era de facto filho ilegítimo, e dizia ter um irmão médico com consultório em Lisboa. Ele próprio vivia em Lisboa(Campo Grande). Dizia que seu pai??? tinha uma indústria de lacticínios/lanifícios?? no Distrito de Castelo Branco, e que teria nascido duma relação desse senhor com uma empregada.

O Pedro Estrela vai tentar obter mais informações no fim de semana junto da família, e de documentos que parecem existir num baú em casa de sua mãe, na tentativa de ter mais dados. O assunto do judaísmo e da sua ascendência sempre foi mantido meio secreto e tabu, pelo que ele dispõe de poucos elementos.

Confirma a referência à suposta indústria/fábrica? Onde? como se chamava?
Como se chamava o seu avô?
O seu pai teve realmente consultório em Lisboa?
Que dados tem sobre esta ascendência Estrela e sobre as tradições judaicas da família de que o Pedro Estrela tem tanta curiosidade?

Grato pela atenção, e na expectativa de notícias,

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#345387 | Rui Santos Bernardes | 23 abr 2014 12:19 | Em resposta a: #345385

Olá novamente.

Lembrei-me agora que o Pedro Estrela costumava passar férias com o avô em Alpedrinha, e sempre teve a sensação que para o avô era como um regresso às origens. será um dado relevante?

Atenciosamente
Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#345402 | MariaDavid | 23 abr 2014 17:15 | Em resposta a: #345385

Caríssimo Rui

Já vi a sua mensagem particular para a caixa de correio que lhe enviei. Vou tratar deste assunto através dela. Até ao fim da tarde, pode ir confirmar a minha resposta sobre este assunto. Deixe-me dizer-lhe que li as suas palavras completamente emocionada. Pensei quanto tempo perdido sem saber nada deste tio que amaria conhecer. Presumo que já não seja vivo. Enfim, leia o que lhe vou mandar.

Grande abraço, amigo, por este momento feliz que me está a proporcionar! Bem-haja!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#346378 | MariaDavid | 17 mai 2014 13:18 | Em resposta a: #308767

Caro João Henrique Estrela

Gostava que me contasse um pouco sobre as origens do seu apelido Estrela. Continuo a aguardar informações suas, pois este tema já deu frutos inesperados para mim e para outro confrade, depois que colocou aqui no forum a sua mensagem. Quem sabe, não vamos descobrir mais ligações familiares?
Pode adiantar-me em que altura migraram seus ancestrais para o Brasil? E eram da Covilhã e de Belmonte?
Por favor, ajude-me a deslindar este mistério...

Cumprimentos e votos de um óptimo fim de semana

Maria

Resposta

Link directo:

Família Estrela, de Belmonte e da Covilhã

#439462 | juliemartins | 18 fev 2022 21:34 | Em resposta a: #308795

Olá Maria Boa noite! Tbm estou pesquisando uma pessoa que encontrei em minha árvore genealógica com o apelido Estrela
Fiz até uma pergunta no forúm e também no grupo do facebook sobre judeus sefarditas,mais me disseram que o sobrenome não quer dizer muita coisa
Não estou conseguindo encontrar muita coisa
Me responderam ao fórum enviando o tópico de vocês
Queria saber mais sobre

O nome dela era:

Maria da Estrela

Filiação:
André Carvalho
Margarida de Jesus

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen