Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307963 | NISGM | 12 jun 2012 12:46

Caros Confrades,

No seguinte livro da freguesia de Reguengo, Portalegre,

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1013482


No tif 10, o último registo refere-se a uma Joana filha de Manuel Antunes e de Maria Rosa.


Não consigo identificar a naturalidade do avô paterno no bispado da Guarda. Alguém percebe a que vila/localidade se referem e bem como a freguesia e concelho a que pertencerá?

Nada na Guarda me parece embicar para aquilo que leio e admito estar a ser induzido em erro, também pelo borrão.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307965 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 13:05 | Em resposta a: #307963

Boa tarde!

A «perna» do «p» não deixa ver claramente o nome da localidade...
Parece-me (à primeira leitura): Maoronheira..... Já tentou o Dicionário Corográfico? O Pároco de Reguengo podia não estar acostumado com o nome da terra, ou ter-se enganado (tantas vezes acontece!) na escrita...


Espero ter sido capaz de ajudar. O que acha o Nuno de M.? O nome da localidade parece ser este?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307966 | NISGM | 12 jun 2012 13:13 | Em resposta a: #307965

Caro Confrade LUís,

Antes de mais, obrigado. Depois, a mim parece Madronheira ou Medronheira, julgo que a curvatura do "d" se confunde com a perna do "p". E não dei ainda com o nome da terra noutros assentos de familiares desta Joana.

De qualquer forma, ainda para mais sendo vila, nenhuma me sugere um sítio conhecido.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307968 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 13:18 | Em resposta a: #307966

É bem capaz de ser o que indica... Se calhar é alguma aldeia, agora... Já tentou as povoações do Bispado da Guarda?

Atenciosamente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307970 | NISGM | 12 jun 2012 13:34 | Em resposta a: #307968

Caro Luís,

Pois, talvez, mas não dou com nada semelhante. Sempre que procuro na net Medronheiro e Guarda vou parar a rotas turísticas cheias de arbustos. E o dicionário corográfico em http://purl.pt/13921/1/hg-5407-p_PDF/hg-5407-p_PDF_24-C-R0090/hg-5407-p_0000_capa-capa_t24-C-R0090.pdf também não ajuda.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307971 | NISGM | 12 jun 2012 13:39 | Em resposta a: #307968

Caro Luís,

Pois, talvez, mas não dou com nada semelhante. Sempre que procuro na net Medronheiro e Guarda vou parar a rotas turísticas cheias de arbustos. E o dicionário corográfico em http://purl.pt/13921/1/hg-5407-p_PDF/hg-5407-p_PDF_24-C-R0090/hg-5407-p_0000_capa-capa_t24-C-R0090.pdf também não ajuda.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307974 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 13:56 | Em resposta a: #307971

Boa tarde!


Muito certamente o Pároco não conseguiu perceber a naturalidade dos Pais... E tão-pouco conhecia essa localidade. hoje deve ser um lugar da freguesia de .... concelho de.....

Deixo-lhe aqui, julgo que poderá interessar a mais pessoas, o link para o Anuário Católico: http://www.ecclesia.pt/anuario/

Se calhar o melhor é escrever para a Sede do Bispado, ou para algum Padre de uma Paróquia próxima da que o Nuno de M. supõe!

Eu já tentei e no Bispado correspondente às minhas buscas, foram muito solícitos! Especialmente os Padres mais velhos! Em todo o caso, há de tudo.

Não encontrou o registo de Casamento dos respectivos senhores em Portalegre? Poderá acontecer que esteja melhor identificada a localidade, pois está mais «próxima», uma vez que os nubentes dariam as informações correctas.


Cumprimentos e disponha no que eu puder ajudar.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307979 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 14:44 | Em resposta a: #307971

Caro Nuno de M.,

Boa tarde.

Envio-lhe o seguinte apontamento genealógico sobre Reguengo:

I- CLARA MARIA SOEIRO, nat. de Portalegre, casou no dia 28 de Outubro de 1716 na freg.ª da Sé com MANUEL GONÇALVES MONROY, nat. da freg.ª de S. Gregório do Reguengo, que n. 19 de Julho de 1682, f.º de Manuel Gonçalves Moraes e de Catarina Vaz.
Tiveram, pelo menos:
II- ANA MARIA GONÇALVES, com geração.

Nunca consegui estabelecer nenhuma ligação deste meu antepassado Manuel Gonçalves Monroy... Tem alguma informação adicional? Agradeço antecipadamente.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307981 | NISGM | 12 jun 2012 15:30 | Em resposta a: #307979

Caro Luís,

Ainda estou a recuar e estou de meados do século XVIII para cá. Há muitos anos que tinha Portalegre em repouso. Quando lá chegar, se tiver novidades, reporto.

Já tinha andado pelo Ecclesia, que agradeço, mas também não me auxilia.

Quanto a outros registos tenho uma mão cheia deles mas ou são omissos quanto à naturalidade ou falam apenas em bispado da Guarda. Pode ser que com mais uns quantos alguém tenha registado bem a naturalidade do indívíduo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#307991 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 16:38 | Em resposta a: #307981

Caro Nuno de M.,

Boa tarde, novamente!

Agradeço qualquer ajuda no que toca ao meu antepassado, caso se depare com algum registo (Paroquial/ Notarial) em que haja mais para saber sobre a ascendência de Manuel Gonçalves Monroy.


Vou tentar «desvendar» o melhor que puder a localidade. Também me está a intrigar. Seria alguma Quinta/ propriedade onde residiriam os seus antepassados?



Atenciosamente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308006 | NISGM | 12 jun 2012 18:14 | Em resposta a: #307991

Caro Luís,

Prestarei, sim, atenção.

Lá diz vila, mas nunca se sabe. E eu no bispado só dou uns toques em Castelo Mendo e arredores, mas aquilo era tão grande.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308024 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 20:42 | Em resposta a: #307963

Caro Nuno de M.,


Boa noite!

Estive a ver na internet o registo. Com mais atenção apenas encontro:

Medronheira, concelho de Coruche, distrito de Santarém!

Também me dá ideia de o Pároco se ter enganado... e colocou um «O» maiúsculo....

Aproveito para lhe perguntar se tem na sua ascendência um GASPAR RODRIGUES MONARCA, de Portalegre, que casou com Maria Gonçalves Boroa? Esta Senhora morre em 20 de Agosto de 1699 e fez testamento (com algumas particularidades interessantes!). São meus antepassados directos.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308028 | NISGM | 12 jun 2012 21:21 | Em resposta a: #308024

Caro Luís,

Garções, Crespos, Mouratos, Calhas, Tavares, Nogueiras, Silveiras, Escarameias. Mas ainda agora recomecei. Só achei coisas de meados do século XVIII para cá.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308031 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 21:25 | Em resposta a: #308028

Caro Nuno de M.,

Boa noite.

Tenho MOURATOS, TAVARES, dos que menciona.
No que eu puder ajudar, disponha! Ficarei atento à sua pesquisa e ajuda! Também tem CURVELOS e FAGUNDES, de Castelo de Vide e BIRBALES/ BRIBALES, de Portalegre?


Cordialmente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308035 | NISGM | 12 jun 2012 21:44 | Em resposta a: #308031

Caro Luís,

Dos Tavares tenho ainda muito poucos recentes e não ordenados.

Dos Mouratos também não tenho muitos mas organizei-os como em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=307982&fview=c

e onde sigo a linha que sai da Francisca Inácia. Os seus dela sobrinhos pelo irmão Francisco Xavier Mourato são ramos colaterais. Dei com eles e juntei-os.

Por Bribales já passei, mas não entroncavam nem por afinidade pelo que não liguei. Estarei atento. Em Castelo de Vide não entrei.


Tenho também um indivíduo Casanova e uma Miranda mas outros nomes que tenho são patronímicos, pelo que acho que estar a dá-los pouco adianta. Muitos Gonçalves, uns quantos Dias, uma linha de Antunes e uns Rodrigues e Nunes soltos.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308036 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 21:51 | Em resposta a: #308035

Caro Nuno de M.,

Tavares há muitos na zona de Portalegre. Deve ser um dos nomes mais «espalhados» pela região. Há muitos em Alegrete.
Mirandas também há muitos em Alegrete.

Dos Tavares e Mirandas que tenho, são de Alegrete.

Os meus Mouratos são uma outra linha... suponho. Mas tenho que ver melhor a sua mensagem.


Atenciosamente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308045 | J.R. | 12 jun 2012 22:38 | Em resposta a: #307966

Boa noite confrades

Aqui deixo outra hipótese sobre Medronheira , mas esta no concelho de Idanha-A-Nova .

http://www.mapadeportugal.net/localidade.asp?n=medronheira&c=505&l=20256&t=gr

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308055 | NISGM | 12 jun 2012 23:19 | Em resposta a: #308045

Caro Confrade,


Agradeço a sugestão, de facto, plausível. Faz sentido, até por a diocese de Castelo Branco ter sido criada em 1771, o que bate com a data de nascimento do referido indivíduo. No útil sítio que indicou existe uma outra Medronheira, uma quinta, tal como sugerido pelo confrade Luís. Pena que Castelo Branco tarde na onlinização.

Uma outra questão: Tentou ler o assento? Concorda com Medronheira?


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308056 | GoldenDays | 12 jun 2012 23:22 | Em resposta a: #307963

Prezado Confrade,

Consigo ler "Vila da Madronheira" no Bispado da Guarda. Ora não me consta a existência de tal localidade no Distrito da Guarda ou seus limítrofes.

Tenho conhecimento dos seguintes locais:
1. Quinta da Madroa, no concelho da Guarda
2. Quinta da Medronheira, no concelho do Fundão

Suspeito que se poderá tratar eventualmente do local referido em 2) dada a semelhança do nome.
O Fundão foi vila desde 1580 até 1988 e a Quinta da Medroneheira estaria no seu termo.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308063 | NISGM | 13 jun 2012 00:09 | Em resposta a: #308045

Caro Confrade,


Agradeço a sugestão, de facto, plausível. Faz sentido, até por a diocese de Castelo Branco ter sido criada em 1771, o que bate com a data de nascimento do referido indivíduo. No útil sítio que indicou existe uma outra Medronheira, uma quinta, tal como sugerido pelo confrade Luís. Pena que Castelo Branco tarde na onlinização.

Uma outra questão: Tentou ler o assento? Concorda com Medronheira?


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#308893 | NISGM | 24 jun 2012 16:34 | Em resposta a: #308056

Caro confrade,

Antes de mais nada, muito obrigado.

Peço desculpa mas na devida altura não agradeci a sugestão pois só hoje reparei na sua resposta. T

Tenho de apontar para aí e Idanha, conforme outra sugestão supra, mas tem-se revelado difícil obter outra informação em redor destes indivíduos.

Atentamente

Resposta

Link directo:

Dúvida em Assento de Portalegre sobre vila em bispado da Guarda

#391022 | nrdsantos | 13 abr 2018 11:02 | Em resposta a: #308024

Exmo. sr Luís,

Tenho os mesmos antepassados directos (Gaspar Monarca e Maria Boroa). Gostaria de lhe pedir que me fornecesse link para o testamento da referida antepassada.

Grata,

Sara Dias Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen