Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património | Pessoas

Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306469 | Maria Ribeiro | 22 mai 2012 14:54

Tive acesso a um Livro de Entrada no Noviciado do Convento de São Domingos de Aveiro, com início en 1611 e que vai até meados do séc. seguinte. Foi encontrado numa casa de Requeixo e está em péssimo estado de conservação, com as folhas coladas pela humidade e com um odor insuportável. Pude, no entanto, verificar que à data do início das entradas, o superior era Frei António de Santa Roza Sosa. Alguém sabe onde se fazia, então, este noviciado? Porque razão ali terá ido parar, ficando esquecido, durante séculos?
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306471 | tmacedo | 22 mai 2012 15:10 | Em resposta a: #306469

Cara Maria Ribeiro,

O noviciado far-se-ia no próprio convento. Com a extinção das ordens religiosas no século XIX e após a morte da última feira, muitos dos documentos conventuais ter-se-ão extravviado como sucedeu em muitos outros mosteiros.

Esse livro, se indicar a origem e filiação das noviças, terá um grande interesse genealógico.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306495 | mtavares | 22 mai 2012 18:09 | Em resposta a: #306471

Fantástico,Maria!

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306545 | miguellabrego | 23 mai 2012 01:39 | Em resposta a: #306469

Maria,
Eu tenho interesse neste livro. Eu tenho ancestrais de Requeixo e de Aveiro que estiveram envolvidos com e enterrado no antigo Convento. Existem quaisquer referências a indivíduos Pimentel?
Miguel Labrego
miguellabrego @ gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306573 | Incognitus | 23 mai 2012 14:18 | Em resposta a: #306469

Cara Maria Ribeiro

Obrigado por partilhar connosco tão importante achado!

Pelo que indica, terá pertencido ao convento dos frades dominicanos de Aveiro (onde hoje está instalada a Sé de Aveiro).

O noviciado era como o próprio nome indica, a primeira forma de adesão à vida conventual segundo uma determinada regra ou constituição, durante o período normalmente de 1 ano. Decorria no convento e aí, os mestres de noviços, verificavam e exercitavam as capacidades do noviço, para a sua profissão solene na ordem, ou não.

A razão deste importante manuscrito estar na posse de particulares, deve-se às vicissitudes que se verificou com este tipo espólio após a extinção das ordens, particularmente em Aveiro, e concretamente nas ordens masculinas. Para Aveiro, existe um interessante relato a esse respeito elaborado por Marques Gomes.

Também alguns religiosos na debandada que se dava, levaram consigo inúmeros documentos, com a esperança de verem restabelecidas as suas ordens, tentando assim, evitar a destruição que se veio a realizar. Contudo, após a sua nova condição de egressos, muitos documentos ficaram na posse de familiares perdendo-se o seu rasto.

A sua descoberta é muito-importante, em particular para a história da Ordem de S. Domingos em Portugal, visto que para o séc. XVII, só se conhecem 3 exemplares das profissões nos conventos Dominicanos; esperemos que esse documento possa ser preservado e disponibilizado.

Com os melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306583 | Maria Ribeiro | 23 mai 2012 15:41 | Em resposta a: #306471

Caro confrade António Taveira
É, exactamente, o que eu supunha. Mas, neste caso, há alguns factos relevantes. A casa onde o documento foi encontrado é uma casa do início do séc. XX, que pertenceu ao então muito influente regedor da freguesia. A casa foi construída aproveitando uma das alas de um antigo solar do séc. XVII que, ainda que em muito mau estado, subsiste e serviu de moradia aos Rangel de Quadros. Anteriormente, talvez tenha sido a morada de uma família Coelho Pimentel que, por bastardia, descende de um irmão de um conde da Feira. A mesma casa ou outra ao lado, era considerada casa de frades, que ali viriam repousar. Mas, estou convicta que eram os frades de Grijó. Porém, os dominicanos também ali tinham bens. Encontrei, aliás, uma relação dos seus rendeiros, dos finais do séc. XIX, nas mãos de descendentes de quem ali os representava. Exactamente os mesmos que encontraram o Livro de Entradas no noviciado. Mas, ocorre, ainda, outro facto interessante. Entre 1731 e 1751 o prior foi Francisco Xavier da Rua, que não era uma pessoa qualquer: Depois de ter recebido os graus de Mestre em Artes e Bacharel na Faculdade de Direito Pontifício, foi advogado da Casa da Suplicação, Protonotário Apostólico e, em 1725, na qualidade de secretário, acompanhou a Embaixada enviada por D. João V ao Imperador Chinês Yum Chim. Escreveu um relatório da viagem, que acabou de escreveu já depois de iniciado o priorado de Requeixo, que exerceu entre 1731 e 1751, tendo lá falecido em 1784. O lugar, que tinha a melhor côngrua de toda a região, foi como que um prémio de serviços. Mas. não foi apenas nomeado prior. Era, também, juíz conservador dos religiosos dominicanos do convento de Aveiro. Não haverá aqui, mais do que simples coincidências?
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306589 | Maria Ribeiro | 23 mai 2012 16:03 | Em resposta a: #306573

Caro confrade José
Sei bem o que aconteceu no período liberal. Sei até que um dos então frades dominicanos, referido precisamente por Marques Gomes, era de ali bem perto, da povoação do Carregal, onde veio a falecer.Foi ele frei Joaquim Xavier de Campos, o amarelo, mação, que teve de fugir dos miguelistas. Foi um dos 3 frades liberais que, então, havia em Aveiro. Está ligado à minha família. Tanto quanto sei, nunca viveu em Requeixo. Este caso, porém, parece-me diferente, até porque as últimas entradas registadas são muito anteriores a esta época. São de 1760 ou 70. Não é bem legível. Aos factos que refiro na resposta ao confrades António Taveira acresce, ainda,que a casa em questão é devidamente tombada no Tombo 1º do Almoxarifado de Eixo. Mas, por muito que eu tenha lido e treslido o 2º Tombo, ela já não aparece, como se tivesse, entretanto, passado para outra administração. E, foi isto, entre 1729 e 1797. Interrogo-me: teria passado ao senhorio do mosteiro? Mas, não por muito tempo, porque passa, mais ou menos por essa altura, à posse dos Rangel de Quadros.
Quanto ao manuscrito propriamente dito:encontra-se em estado deplorável, não me pertence e os proprietários já o levaram a instituições devidamente creditadas, tentando recuperá-lo. Foi dado como irrecuperável. Para o poder ler, tive de o fazer num espaço ao ar livre, pois o odor era pestilento.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306601 | brizida | 23 mai 2012 17:30 | Em resposta a: #306589

Boa Tarde Maria Ribeiro
Um assiduo frequentador deste forum chamou-me a atenção há pouco para este debate e a existência de um Livro de Entradas de Noviciado Dominicano.
Como responsável do Arquivo Histórico Dominicano Português (arquivo do século XX), e interessado na história dos dominicanos em Portugal, vinha solicitar-lhe a colaboração no sentido da salvaguarda e preservação do documento e da informação que possa conter.
Assim, toda a informação que me possa facultar, será agradecida.
Ao seu dispor para qualquer informação,
Frei José Carlos Lopes Almeida, OP
Responsável do Arquivo Histórico Dominicano

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306615 | Maria Ribeiro | 23 mai 2012 20:16 | Em resposta a: #306601

Frei José C.L.Almeida
Estou realmente encantada com o interesse que encontrei, na preservação de tão precioso documento. Já, em tempos, contactei, através de pessoa amiga, com um responsável pela Sé de Aveiro, exactamente por corresponder ao antigo convento. Mas, a pessoa contactada nem sequer me sabia informar sobre a quem me devia dirigir. Lembrei-me, agora, de lançar o alerta neste forum.
O manuscrito não me pertence, não sei em que estado se encontra, actualmente e qual a disposição do seu «legítimo» proprietário, se é que assim o posso intitular.
Tem que me dar tempo de entrar em contacto com a pessoa em causa, o que pode levar mais ou menos tempo. Logo que eu souber alguma coisa, entro em contacto aqui no forum, pois também a mim me importa a defesa do nosso património colectivo.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306624 | Maria Ribeiro | 23 mai 2012 21:47 | Em resposta a: #306615

Frei José C.L. Almeida
Estou aqui, de novo. Já consegui um primeiro contacto mas, estou algo receosa. A pessoa em causa não se lembra que era esta a natureza do manuscrito e não se lembra de onde o tem . Esperemos que o conserve e o descubra, dentro em breve. Tenho bem presente, porque tomei nota, que se intitulava Livro de entradas no noviciado do convento de São Domingos de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro. A pessoa ficou de me dar uma resposta. Se for positiva, vou procurar o vosso contacto directo.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#306635 | brizida | 23 mai 2012 23:38 | Em resposta a: #306624

Boa noite Maria Ribeiro
Desde já lhe agradeço todo o seu interesse e colaboração. Esperemos que a pessoa que possui o manuscrito ainda o conserve.
Qualquer outra coisa que necessite de mim, não hesite em contactar-me.
Frei José Carlos Almeida, op

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#307906 | Maria Ribeiro | 11 jun 2012 14:29 | Em resposta a: #306635

Frei José Carlos Almeida
Lamento muito mas, nem todos nós temos o mesmo interesse pela preservação deste tipo de património. A pessoa «proprietária» do documento em questão, vive num casarão e não se lembra onde o guardou. No entanto, se o encontrar, logo comunicarei aqui
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#307941 | brizida | 11 jun 2012 22:28 | Em resposta a: #307906

Maria
Fico-lhe desde já muito agradecido por todo o seu esforço, esperemos que não se tenha perdido. Votos de bom trabalho e saúde.
Frei José Carlos Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#310106 | HCálão | 13 jul 2012 11:18 | Em resposta a: #306469

Cara Maria Ribeiro,

Como saberá, o Convento de São Domingos de Aveiro é na actualidade a Sé Catedral da cidade de Aveiro. Desde Fev de 2012 que nos encontramos a organizar e inventariar o Arquivo Histórico da Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro, Sé Catedral, onde se encontra grande parte do Arquivo Histórico subsistente do Convento de São Domingos de Aveiro, facto não surpreendente visto ser este imóvel a sua antiga casa. É um Arquivo Histórico extenso, com diversos fundos à sua guarda, visto que, após a sua passagem para a administração paroquial, neste se reuniram Arquivos provenientes das demolidas matrizes de Aveiro, a Igreja de São Miguel de Aveiro e a igreja do Espírito Santo de Aveiro. É sem dúvida em precioso achado e uma mais valia no conhecimento que se tem desta casa, visto que, tal como descreve Rangel de Quadros, os documentos que aqui se guardavam desapareceram ou foram inutilizados e os poucos que escaparam foram entregues a quem nada interessava a conservação deles. (creio que se explicará então o reaparecimento deste livro em Eixo). Penso que deveria contactar o Presidente da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Diocese de Aveiro (Mons. João Gaspar) sobre este achado e se nos puder contactar estamos diariamente na Sé de Aveiro (234422182) e o nosso Arquivo para uma melhor salvaguarda deste livro, e tratamento do seu estado deficiente de conservação e ulterior mediação. É realmente precioso! Na Torre do Tombo em Lisboa apenas se guardam três livros do extinto Convento( MNSMA Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro 1477/1828,:01 Livro das capelas administradas pelo convento 1477/1713, 02 Livro de registo de receita 1805/1816 e 03 Livro de registo de despesa 1817/1828). No Arquivo Histórico da Sé existem até agora recenseados (Tombo das Capelas do Convento de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, 1559-1754 (PT- CSJCNSGAVR/A/01/1; 1 liv.); Tombo da capelas da Confraria de Nossa Senhora do Rosário e do Senhor Jesus do Convento de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, 1818
(PT- CSJCNSGAVR/A/01/2; 1 liv.); Receita e despesa da Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Convento de São Domingos de Aveiro, 1810-1859 (PT- CSJCNSGAVR/D/1; 1 liv.)- Livro manuscrito encadernado em pele; nº18. Termo de abertura: “Por morte do Pe. Frei João de Santa Roza que servia de Administrador e tesoureiro da Confraria de N. Snrª do Rozario erecta na Igreja de São Domingos desta cidade de Aveiro, sucedida ao 11 de Abril de 1810, me ordenou o M. R. P. Frei João o Espírito Santo actual Prior deste Convento tomasse a meu cargo a referida Administração e tesouraria. Em fé do que fiz este termo de entrada, dando principio a este livro de recibo e gasto que vai por mim rubricado com o meu sobrenome Narciso e tem duzentas folhas, no dia 30 de Abril de 1810. Frei Bento Ferreira Narciso”. Inicia com inventário de livros, objectos de ouro e prata e alfaias de 26 de Abril de 1810. Inicia receita despesa em Maio de 1810 e termina em 1859.; Sentença de posse de propriedades no lugar do Rego de Perrães da Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Igreja de São Domingos de Aveiro, 22 de Outubro de 1838
PT- CSJCNSGAVR/D/1,1 mç.); Registo dos irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Igreja de São Domingos de Aveiro, 1885 (PT-CSJPNSGAVR/D/02/1, 1 liv.)
Aguardamos o seu contacto ou visita:

Hugo Cálão
Mestre em História e Património
téc. superior responsável pelo inventário

Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro / Sé Catedral de Aveiro
Rua Batalhão Caçadores Dez, 67
3810-064 Aveiro
secretaria@paroquiagloria.org
+351 234422182
fax+351 234384535

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#310820 | Maria Ribeiro | 26 jul 2012 19:26 | Em resposta a: #307941

Frei José Carlos de Almeida.
Tenho notícias. Autoriza-me a pedir o seu email ao moderador?
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#310832 | brizida | 27 jul 2012 00:24 | Em resposta a: #310820

Sem qualquer problema, esteja à vontade.

Resposta

Link directo:

RE: Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#311180 | Maria Ribeiro | 01 ago 2012 21:11 | Em resposta a: #310832

Frei José carlos de Almeida
As minhas desculpas, pela demora, na resposta. Aconteceu que pedi e voltei a pedir o seu email ao moderador, sem obter resposta.
Embora entenda que este assunto sai do âmbito deste forum, não vejo outra forma de o tratar.
O Livro de entradas no noviciado foi, finalmente, encontrado. Acontece que também despertou o interesse do Arquivo da Paróquia da Glória, de Aveiro, que tem a sua sede no antigo Convento de São Domingos, cujo Arquivo Histórico integra. Pelo que entendeu a pessoa que o tem em sua posse, que seria esta a entidade a qum deveria ser entregue.
Era uma questão muito difícil de resolver, pois quaisquer das entidades tinha legitimidade.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#356593 | HCálão | 09 abr 2015 11:27 | Em resposta a: #306469

Informo, para conclusão deste processo que o Livro em questão: "Livro dos professos do Convento de São Domingos de Aveiro" c. 1730-1760, pela doação de 7 de Março de 2013 à paróquia da Glória de Aveiro - Sé de Aveiro se encontra parcialmente ilegível e putrefato, sendo irrecuperável. Contudo confirma-se a sua autenticidade, sendo incluído no programa financiado pela Fundação Calaouste Gulbenkian da Diocese de Aveiro - DOMVS ECCLESIAE AVEIRENSE para tratamento, digitalização e salvaguarda dos Arquivos religiosos de Aveiro em curso com termino em setembro de 2015, ode ficara disponível na plataforma do Arquivo Distrital de Aveiro (DIGITARQ).
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#363826 | HCálão | 27 nov 2015 10:10 | Em resposta a: #356593

Poderá já visualizar o livro em questão pelo link: MOSTEIRO DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA DE AVEIRO - http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1325884

Resposta

Link directo:

Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#363827 | Maria Ribeiro | 27 nov 2015 10:25 | Em resposta a: #363826

Os meus melhores agradecimentos, pela informação. Estou muito curiosa por ler, o que ainda é possível aproveitar-se. Ainda bem que alguma coisa foi possível recuperar, pois tinha sérias dúvidas.
Mais uma vez, os meus agradecimentos.

Resposta

Link directo:

Noviciado do convento de São Domingos de Aveiro

#363870 | Maria Ribeiro | 29 nov 2015 14:42 | Em resposta a: #363827

Dr. Calão


Não sei o que se passa mas, o link não está acessível. Experimentei várias vezes e, a mensagem é sempre a mesma: «Não é possível aceder à página»

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen