Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#306003 | MFMG | 16 mai 2012 13:56

Caros Confrades

procuro informações sobre antepassados em Ferreira do Zêzere, nomeadamente MANUEL LUIS, filho de MANUEL LUIS (já falecido em 2.1.1768) e de ISABEL NUNES (tb já falecida na mesma data).

O Manuel Luis (filho) casou a 2.1.1768 na freguesia de Santa Catarina, em Lisboa, com Teresa de Jesus.

Obrigado e bem hajam

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#306022 | pinheirov | 16 mai 2012 17:36 | Em resposta a: #306003

Caro Confrade

Intrigou-me a sua mensagem relativa a gentes de Ferreira do Zêzere. Tenho na minha genealogia, linha paterna Pinheiro, antepassados casados com Nunes (Ana-Maria-Nunes, Margarida Nunes, e Maria-José Nunes) naturais de Águas-Belas e St. Miguel, presentes na vila nos anos entre 1765 e 1846. Nesta minha linha paterna, não consegui dados anteriores a 1745 por falta de outros comprovativos na região de Coímbra, Lousã, de onde são oriundos. Penso porém que o apelido Jesus em F.Zêzere e a proximidade de datas que refere na sua mensagem, são uma coincidência que me leva a propor-vos aprofundar a informação que possuímos de parte e outra no intuito de verificar se qualquer relação existe entre eles. Deixo aqui o meu endereço web caso prefira comunicar por via privada: victor.pinheiroarrobaumontreal.ca

Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#306027 | MFMG | 16 mai 2012 19:57 | Em resposta a: #306022

Caro Vitor Pereira

Agradeço a sua atenção.

Por lapso meu, não indiquei a naturalidade da Teresa de Jesus, que é natural da fregª de S. Nicolau em Lisboa. Ela não é de Ferreira do Zêzere.

Relativamente a mais informações, não tenho. Pedi ao Arquivo de Santarém que me tentasse localizar o nascimento desse Manuel Luis (filho), mas não encontraram nada.
Daí que, apesar de saber que a probabilidade de encontrar aqui alguma informação fosse baixa, não quis deixar de o fazer (podia haver alguma sorte!).

Obrigado e bem haja
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#306048 | pinheirov | 16 mai 2012 22:53 | Em resposta a: #306027

Caro Miguel Gonçalves

Teresa de Jesus não é de F. do Zêzere, como diz, mas poderá aí ter ascendentes. Digo isto porque uma das descendentes do apelido Nunes de F. do Zêzere que referi, é justamente uma Emília de Jesus que figura no acervo da família. Não sei porém onde esta última nasceu. Será que há parentesco entre Teresa e Emília, quando sei que um dos ramos emigrou para Lisboa ? Outra estranha coincidência que deixo à sua apreciação.

Melhores cumprimentos

Victor M Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#306063 | MFMG | 17 mai 2012 00:20 | Em resposta a: #306048

Caro Victor Pinheiro

Realmente são algumas coincidências!

Sobre a Teresa de Jesus tenho o ano do seu nascimento, 1747 na fregª de S. Nicolau em Lisboa. Era filha de Manuel Fialho e de Maria Teresa (ignoro a naturalidade destes ou onde se casaram).

Devido ao incêndio da baixa pombalina após o terramoto de 1755, os livros paroquiais desapareceram para sempre. Não há nenhum registo anterior a 1756 nessa fregª.

Consegui o ano de nascimento pois encontrei um registo datado de 15.12.1767 na mesma fregª. de S.Nicolau onde ficou assente o seu batismo de modo a puder casar-se.

É tudo o que tenho.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

Antepassados em S.Miguel de Ferreira do Zêzere

#424741 | anagandra | 06 jun 2020 23:11 | Em resposta a: #306027

Caro Míguel,

Manuel Luiz (filho) nasceu a 17.6.1731 em Cabeceiras, Ferreira do Zêzere, Santarém

Filho de Manuel Luiz (n. 6.11.1673 Chão da Serra, Ferreira de Zêzere, Santarém e f. antes de 1736) e de Isabel Nunes (n. 1680 Castelo, Ferreira do Zêzere, Santarém e f. 1.8.1735 Ferreira do Zêzere, Santarém), casados a 9.1.1708

Neto paterno de Domingos Luiz (Chão da Serra, FZZ) e Maria Tomé
Neto materno de António Gonçalves /Castelo, FZZ) e Isabel Antunes (casados a 18.7.1673)

Manuel Luiz (filho) casou com Maria de Alcobia a 26.11.1750 e com Teresa de Jesus a 10.1.1768 (??)

Teve pelo menos 3 irmãos:
Manuel (n. 3.4.1708)
Simão (n. 9.4.1710)
Maria (n. 17.4.1713)

Espero ajudar. Sei que já passou algum tempo desde a sua publicação, mas retomei recentemente as minhas pesquisas aqui no fórum

Cmps
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 01:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen