Procura de antecedentes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procura de antecedentes

#305988 | MBrandão | 16 mai 2012 01:53

Procuro antecedentes de Rosa Clementina Silva Moreira, falecida depois de 1898 em S. Miguel das Aves e que foi casada com Manuel da Silva Pinto de Magalhães. Era originária de Cristelo segundo os registos de batismo dos quatro filhos que teve, Nocivia, Pedro, Maria e Analisia

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#305993 | HRC1947 | 16 mai 2012 02:40 | Em resposta a: #305988

Caro M Brandão;

Os m/ cumprimentos;
Rosa Clementina Silva Moreira
falecida em 1898, em S. Miguel das Aves [ tem que indicar onde isto fica ]
Nascida em: ------
Natural de; ------- Cristelo [ tem que indicar onde isto fica ]
Freguesia; ------
Filha de;---- Pai -------
e de ---------Mãe ------

Depois de ter fornecido estes elementos, já se poderá avançar, caso contrário não.

Espero aqui por si
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306007 | LBonifacio | 16 mai 2012 14:28 | Em resposta a: #305993

São Miguel das Aves = Vila das Aves - freguesia do concelho de Santo Tirso e do Distrito do Porto.

Foi elevada a vila em 4 de Abril de 1955, sendo até aí conhecida como S. Miguel das Aves.
São Miguel, o Arcanjo, continua a ser o seu orago.

Quanto a Cristelo pode ter várias origens:
Cristelo, Freguesia do Concelho de Barcelos - Orago: São Salvador;
Cristelo, Freguesia do Concelho de Paredes - Orago: São Miguel;
Cristelo, Freguesia do Concelho de Caminha - Orago: São Tiago;
Cristelo, freguesia do Concelho de Parees de Coura - Orago: São Miguel

Por uma questão de proximidade, a D. Rosa deve ser natural de Barcelos ou Paredes.

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306008 | MBrandão | 16 mai 2012 14:35 | Em resposta a: #305993

Cara amiga, permita que a trate assim, Ana Simões
Sobre o meu solicitado, Rosa Clementina Silva Moreira, faleceu depois de 1898, foi casada com Manuel da Silva Pinto de Magalhães, viveram e faleceram em S.Miguel das Aves.
Ela era filha de Adrião Moreira Ribeiro Nunes e de Ana Delfina da Conceição, que segundo registos de batismo de uma filha da citada Rosa , eram de Cristelo, Paredes

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306029 | f4b2 | 16 mai 2012 20:04 | Em resposta a: #306008

Caro MBrandão

Não sei se estes nomes têm alguma relação com os que procura?Cito Anuário de Portugal de 1909:

- MANOEL da SILVA MOREIRA - Pároco em Alvarelhos(Santo Thyrso),1909

- MANOEL SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Alvarelhos,1909

- JOAQUIM da SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Bougado(Santo Thyrso),1909

- VICTORINO MOREIRA NUNES - Ajudante de Professor em Paredes,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306033 | f4b2 | 16 mai 2012 20:29 | Em resposta a: #306008

Caro MBrandão

Deixo-lhe mais estes nomes,cito Anuário de 1909:

- VICTORINO PINTO de MAGALHÃES - Lavrador ou Agricultor em Cabide de Rei(Louzada),1909

- ANTHERO AUGUSTO da SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Meinedo(Louzada),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306053 | MBrandão | 16 mai 2012 23:17 | Em resposta a: #306029

Caro João Barroca
Pode ser que tenham relação.
Eu suponho que a Rosa Clementina deve ter casado por alturas de 1855 com Manoel da Silva Pinto de Magalhães e foi viver
para a freguesia de S. Miguel das Aves.
Segundo também me apercebi, os registos paroquiais de Cristelo devem ter sido destruidos num incendio.
Grato pela disponibilidade.
MBrandão

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meus ascendentes

#306055 | HRC1947 | 16 mai 2012 23:35 | Em resposta a: #306033

Confrade M Brandão;
O seu caso está um pouco complicado.
Terá que ser o Confrade a tratar directamente com o Arquivo Distrital do Porto.

Assim:
Os elementos que fornece dão pouca " margem de manobra ". Das duas uma: ou
o Confrade encontra os restantes elementos do casal, tais como: datas nascimento,data casamento
nome dos Pais, avós, não se sabe a que freguesia pertence o Manuel Silva Pinto Magalhães.
.... [A propósito este Pinto Magalhães ainda é parente daquele BANQUEIRO do Porto? ...]

Pelos dados que temos, praticamente só poderá solicitar a certidão casamento, e depois na presença
desta, retirar os nomes dos Pais dos Noivos.... e respectivas Freguesias etc!!

TEMOS:
Rosa Clementina Silva Nunes
Terá nascido { +/- } em 1830 + 25 anos= [ 1855 teria casado ] ... + 45 anos= 1900.. faleceu!
Filha de:--
Adrião Moreira Ribeiro Nunes
Ana Delfina da Conceição
Natural de: -- CRISTELO- PAREDES
-----------
FOI CASADA COM:
-- Manuel da Silva Pinto de Magalhães
Viveran e faleceram em:-- São Miguel das Aves- Freguesia Vila das Aves- Concelho Santo Tirso-Distrito do
Porto.

O Confrade escreve uma carta ao Arquivo Distrital do Porto a pedir uma fotocópia NÃO AUTENTICADA
do Registo de casamento, e logo começa a ficar familiarizado com o assunto, vai ver que é fácil.
------
Arquivo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 90-4050 PORTO
telefone 223 395 170
-------
http://www.adporto.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=16&Itemid=88

Os meus melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306061 | MCNN | 16 mai 2012 23:59 | Em resposta a: #306053

Boa noite

Tem a certeza que Rosa Clementina era natural de Cristelo, Paredes ? Nos assentos de baptismo que refere, vem mencionado Paredes ?

E é mesmo Cristelo ? Não será Cristelos ? Eu vi dois dos baptismos que referiu (de Analisia e de Maria), e o que eu consigo ler é Cristelos, e não Cristelo.

Acontece que, no concelho de Lousada existe a paróquia de Cristelos.

E, ao procurar pelos pais de Rosa Clementina encontrei isto:

http://books.google.pt/books?id=GO0vAAAAYAAJ&pg=PA220&lpg=PA220&dq=%22Adriano+Moreira+Ribeiro+Nunes%22&source=bl&ots=nqpxO3slgm&sig=PBppKAIgjUlhuNXWNrAf5hk-tyI&hl=pt-PT&sa=X&ei=PC60T6GnIuea1AW15M3SAQ&ved=0CCIQ6AEwAA#v=onepage&q=%22Adriano%20Moreira%20Ribeiro%20Nunes%22&f=false

O nome que lá vem é Adriano e não Adrião, mas o resto do nome é exactamente igual ao do pai de Rosa Clementina . E trata-se de uma acta da vereação do concelho de Lousada ...

Claro está que não tenho a certeza de que seja a mesma pessoa, mais a mais devido ao facto do nome não ser exactamente igual, mas ...

Infelizmente, aparentemente também não existem em Cristelos os livros para a época que lhe interessa. Está com azar ...

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306284 | MBrandão | 18 mai 2012 23:59 | Em resposta a: #306061

Boa noite
Verificando melhor a escrita dos registos, não só das filhas apresentadas, Maria e Analisia, conjuntamente com a de Nocivia e do filho Pedro, constacta-se que não é Adrião o nome do pai de Rosa Clementina e que a freguesia é de Cristelos-Lousada, o que vem dificultar a pesquisa de ancestrais já que por intermédio do Arquivo do Porto existe uma falta de indicações entre os anos 1765 e 1887. Portanto este ramo muito dificilmente se poderá completar.
Grato pela atenção que me foi dispensada
Manuel Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Procura de antecedentes

#306285 | MBrandão | 19 mai 2012 00:05 | Em resposta a: #306061

Boa noite
Grato pelas informações, mas já cheguei à conclusão que não será possível obter a sequência de ancestrais da Rosa Clementina, até porque faltam livros de registo de Cristelos-Lousada
Grato também pelo tempo que me dispensou.
Sempre ao dispor
Manuel Brandão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 16:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen