Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305726 | castrokkbr | 13 mai 2012 04:24

Há inconsistências nas datas que envolvem o Dr.Manoel Manso da Costa Reis (meu9º avô) no Dicionário das Famílias Brasileiras do Carlos Barata, mas não encontrei o e-mail dele para perguntar se há errata das inconsistências, apontadas a seguir, ou obter quaisquer informações a respeito.Alguém tem o e-mail dele e pode passar-me?

Inconsistência 1 - Ano de nascimento do Dr.Manuel no Dicionário: 1711
Ano do 1º casamento com D.Bernarda: 1719, vide o último registro em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-15676-50340-40?cc=1719212&wc=11614936

Ele não poderia casar com 8 anos, ou seja, o ano do Dicionário é inconsistente (ou será que o ano do casamento no registro está errado?)

Inconsistência 2 (em decorrência da 1) - Ano de nascimento do seu pai, Manuel Costa Marinho no Dicionário: 1686
A diferença de 33 anos entre o nascimento do pai: Manoel Costa e o casamento do fiho, Manuel Manso é pequena e improvável, fato mais comum entre as mulheres.

Grato

Antonio Carlos de Castro
Campinas-SP
e-mail: castrokk@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305762 | Samuel C O Castro | 13 mai 2012 18:26 | Em resposta a: #305726

Prezado Antônio Carlos de Castro,

Estudo exclusivamente a família Castro, como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=284608 .

Se puderes fazer a gentileza de informar sua ascendência Castro, ficar-lhe-ei muito agradecido. Se preferir, poderás enviar para meu e-mail que estou disponibilizando via Geneall.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305794 | castrokkbr | 14 mai 2012 01:22 | Em resposta a: #305762

Prezado Samuel,

Antonio Carlos de Castro: eu nasci em Barra Mansa-RJ, estou radicado em Campinas há 37 anos, mas não perdi os vínculos. O Castro veio por parte de mãe e de pai:

Meu pai, José Fanoel de Castro, nascido em Ribeirão Vermeho-MG, era filho de Fanoel da Silva Castro, nascido em Nepomucento-MG, filho natural de Maria Luisa da Silva (crioula), nascida em Nepomuceno-MG e de Evaristo de Castro (fim de linha), ou Ervécio de Castro, de origem espanhola, conforme informações verbais.

Minha mãe, Adalgisa Couto de Castro, nascida em Teixeiras-MG, era filha de Ana de Abreu e Castro, nascida em Guaraciaba-MG, esta filha de Coleta Benedita Duarte e Castro, filha do Ten. José Joaquim Duarte e Castro (fim de linha} e Ana Benedita de Freitas e Castro, que era filha de Luisa Clara Moreira de Castro, filha de Teresa Angélica de Castro Osório, que era filha do Alferes Antonio José de Castro, filho do Cap.Antônio Álvares de Castro e Joana Batista de Negreiros, casal bastante conhecido dos genealogistas.

No Nobiliário de famílias de Portugal de Felgueiras Gayo, conectei dezenas de ramos, incluindo Castro, incluindo Ines de Castro, a do colo de garça, amante do D.Pedro, o cruel, imortalizado por Camões.

Resposta

Link directo:

RE: Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305888 | Samuel C O Castro | 15 mai 2012 12:49 | Em resposta a: #305794

Prezado Antônio Carlos,

Muito obrigado pelo envio das interessantes informações.

Infelizmente ainda não consegui entroncar em minha grande base o casal Cap. Antônio Álvares de Castro e Joana Baptista de Negreiros, que estão aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=609115 .

Arquivei os dados que enviaste, para o caso de, um futuro entroncamento junto aos demais, aproveitá-los na expansão da referida base.

Quanto ao que disseste em seu último parágrafo, peço o favor de esclarecer se conseguiu ligar o referido Capitão AAC, junto aos demais Castros do título do NFP, do Gayo?

Recebi seu comunicado por e-mail, que também salvei junto aos dados que enviaste, preferi por aqui responder, mas estou a disposição por aquela via também, ok.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305913 | castrokkbr | 15 mai 2012 16:33 | Em resposta a: #305888

Caro Samuel.

Eu tenho um estudo dos Antonio Alves de Castro e conexões no Projeo Compartilhar em http://www.projetocompartilhar.org/Familia/AntonioAlvesdeCastro.htm , com fontes primárias, com fontes secundárias há ascendentes no Dicionário das Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata e Mitom Campos e seus Ancestrais, de Carrano Alburquerque, Pedro Wilson, ainda não consegui conectar com a genealogia medieval de Felgueiras.

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305945 | Samuel C O Castro | 15 mai 2012 20:51 | Em resposta a: #305913

Prezado Antônio Carlos,

Lendo o documento da Genere do 5-2, Bruno José, ali diz que a mãe dele era irmã dos padres João Alves da Mota e do Manuel Inácio de Castro.

Por acaso foi pesquisado algum processo de Genere desse dois padres? Por ser de uma geração atrás, quem sabe ali faça alguma menção mais retroativa da ancestralidade do Antônio Alves de Castro?

Nas obras que mencionaste, faz referência da ascendência do AAC?

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#305983 | castrokkbr | 16 mai 2012 00:14 | Em resposta a: #305945

Caro Samuel,

A ascendência do posso enviar direto para você, qual o seu e-mail?


Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Eventuais inconsistências no Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo Barata

#306001 | Samuel C O Castro | 16 mai 2012 13:05 | Em resposta a: #305983

Prezado Antônio,

Escrevi para seu e-mail, podendo para lá enviar a ascendência do AAC.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 10:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen