Pedatura Lusitana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas

Pedatura Lusitana

#305118 | mcmalvim | 06 mai 2012 20:47

Caros Senhores
Duas dúvidas.

Felgueiras Gayo - Pedatura Lusitana, vol. 4,
O título de Alvins Lopes de Sousa ,está nas páginas 251-256?
É de Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989.?
Muito obrigado
Cumptrimrntos

António
,

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305123 | 6099 | 06 mai 2012 21:21 | Em resposta a: #305118

Tudo é correcto excepto o seguinte: a Pedatura Lusitana não é do Felgueiras Gayo, mas sim de Cristóvão Alão de Morais; a edição é de 1998 e não de 1989.
Cumprimentos,
José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305144 | mcmalvim | 06 mai 2012 23:15 | Em resposta a: #305123

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo
Agradeço muito a sua informação.
Já agora se me permite vou explicar.
Pretendendo pedir cópias à Biblioteca Nacional,necessito dos seguintes elementos para Identificação do Pedido :
Titulo
Autor
Volume/Tomo
Ano de Edição
Páginas/Fólio a reproduzir
Nº total de páginas:
Como principiante nestas andanças… fui buscar Felgueiras Gayo à 2ª mensagem do Tópico "Origem dos Sousa e Alvim" deste Fórum (….) Da Pedatura Lusitana, vol. 4, páginas 251-256, digitalizei e selccionei as seguintes passagens. é uma obra de maior fidedignidade que Felgueiras Gayo,(…) e precisava dos restantes elementos.
Mais uma vez muito obrigado
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305149 | 6099 | 06 mai 2012 23:43 | Em resposta a: #305144

Caro António Alvim:

A Pedatura Lusitana de Alão de Morais é um nobiliário mais antigo do que o Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo. O primeiro não é tão vasto nem chega a geraçoes tão relativamente recentes como o segundo, pelo que este é muito mais frequentemente utilizado, apesar dos múltiplos erros e equívocos que se poderão justificar pela monumentalidade da obra e também pela inacessibilidade na época, a fontes de investigação. Todavia não deixa de ser uma das mais relevantes obras de Genealogia portuguesa de todos os tempos e não sei se será menos fidedigna que a Pedatura.

Aconselho-o pois a consultar também o Felgueiras Gayo, nos seus doze volumes com muitos tomos, já que certamente encontrará muita informação sobre os (Sousa e) Alvim.

Melhores cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305156 | pedrolx78 | 07 mai 2012 00:19 | Em resposta a: #305144

caro Antonio,

Tanto uma obra como a outra, estão disponibilizadas na Internet, suponho que pela própria Biblioteca Nacional.

Para as encontrar basta pesquisar no google pelos respectivos títulos das obras, entre aspas.

Tenha apenas cuidado com as referências, porque as obras que estão disponibilizadas online são edições bastante antigas, ao que me parece.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305157 | mcmalvim | 07 mai 2012 00:20 | Em resposta a: #305149

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo
O que me aconselha era o que eu gostava de fazer. Contudo, como lhe disse, estou agora a dar os primeiros passos.... há muita coisa que desconheço. Por outro lado, resido longe das Bibliotecas onde julgo que encontrarei esse e outros livros.
Por estes dois factores, vou pedindo via "net" à Biblioteca Nacional de Lisboa fotocópias onde "estão" Alvim´s, para ....como dizer, construir uma linha de orientação. Os Confrades, aqui no fórum, como agora o Senhor, têm sido de uma amabilidade extrema também : Assim espero mais tarde , tentar as leituras que me sugere.
Mais uma vez o meu muito obrigado

Os meus melhores cumprimentos,

António

Resposta

Link directo:

RE: Pedatura Lusitana

#305158 | mcmalvim | 07 mai 2012 00:33 | Em resposta a: #305156

Caro Pedro Teles
Muito obrigado pela informação
Vou tentar
Os meus cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 23:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen