Genealogia da familia Brandão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Genealogia da familia Brandão

#16161 | brandão | 23 jan 2002 02:02

Meu nome é Nelson Ricardo Rossi Brandão, moro em Londrina, Estado do Paraná.
Apesar de Brasileiro minha ascendência é portuguesa e tenho tentado achar alguns laços de minha família perdidos ai em Portugal. Meu Bisavô, pai do pai de meu pai, é Português e pelas poucas informações que tenho, nasceu em Ponte de Lima no ano de 1852 e deve ter feito algum curso para se tornar padre mas desistiu da idéia. Seu nome era Francisco Fernandes Brandão. Solicito se possível sua ajuda se puder descobrir algum parente ou algum fato relativo a este meu parente e se possivel sua genealogia.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#17085 | vbriteiros | 12 fev 2002 16:57 | Em resposta a: #16161

Caro Nelson.
Tenciono investigar Brandões de Ponte do Lima, mas isso só para daqui a três meses, nas minhas férias, pois isso implica a consulta da Arquivo Distrital de Braga. Eu moro no Porto.
è no entanto um tema que me interessa tambem.
Sabe qual é a freguesia ou lugar de aldeia onde nasceu esse seu antepassado?
Cumprimentos
vasco briteiros
vbriteiros@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#57664 | nelbrandão | 12 fev 2004 01:15 | Em resposta a: #17085

Aguardo Noticias sobre Brandões
http://www.brandao.eng.br

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#57740 | vbriteiros | 12 fev 2004 16:11 | Em resposta a: #57664

Mas era fundamental indicar a Freguesia do Concelho de Ponte do Lima de onde são originários os seus Brandões.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#73795 | tuxa | 24 set 2004 09:32 | Em resposta a: #57740

Caro Vasco Briteiros

Tenho uma 7ª avó, D. Paula da Cunha Brandão, que nasceu provavelmente em Cunha, Paredes de Coura; irmã do abade de Cunha Miguel Brandão (terão nascido por volta de 1700). Esta senhora casou com o avô Francisco de Sá Sotomayor por volta de 1720 (em 1721 era mãe).Era filha de Manuel Brandão de Freitas e de Maria Pereira , neta paterna de Salvador de Freitas e Maria Velho Brandão e materna do abade Francisco Pereira. Isto é tudo o que sei. Se tiver mais alguma informação, datas, detalhes da vida, o que quer que seja, agradecia que me ajudasse.
Muito Obrigada
Maria de Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#73844 | jliberato | 24 set 2004 17:15 | Em resposta a: #57664

Caro nelbrandão,
Convido-o a ver o tópico "Famílias de Brandara, Ponte de Lima" e a nele intervir se o desejar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#73845 | jliberato | 24 set 2004 17:16 | Em resposta a: #16161

Caro Brandão,
Convido-o a ver o tópico "Famílias de Brandara, Ponte de Lima" e a nele intervir se o desejar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#73947 | vbriteiros | 25 set 2004 16:43 | Em resposta a: #73795

Cara Maria de Vasconcelos.
Desculpe o atraso na resposta, mas só agora vi a sua mensagem.
Não consegui entroncar essa D. Paula nos Brandões que que estudo, mas julgo que já vi algures uma referência a " Velho Brandão " dos lados de Barcelos. Se voltar a encontrar alguma informação sobre estes apelidos, transmito-lha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#86120 | Verabrandao | 13 mar 2005 20:26 | Em resposta a: #73845

Caros amigos,
chamo-me Vera Brandao, meu pai é Manuel Moreira Brandao natural de S.Joao da Madeira, meu avô chamava-se Antonio Brandao também natural de S.Joao da Madeira e meu bisavô era Francisco Brandao, também de S.Joao da Madeira.

Gostaria de saber mais informaçOes sobres as origens dos meus antepassados

Cuprimentos,

Vera Brandao

verabrandao4@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#86125 | jliberato | 13 mar 2005 21:47 | Em resposta a: #86120

Cara Vera,
Porque não põe aqui no Forum todas as informações para ver se alguém a consegue ajudar? Datas, nomes das esposas, por exemplo.
De qualquer modo, e em geral, só investigando se pode progredir.
Já estudou os livros de nascimentos e casamentos?
De qualquer modo em São João da Madeira não poderei ajudar, pois nunca investiguei esse concelho.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#115931 | jcteixeira | 06 abr 2006 00:17 | Em resposta a: #86125

Caros confrades,
Tenho ascendestes de apelido Araújo Brandão no Algarve. Capitão José Antunes de Araujo Brandão (* 17?? Tavira) casado com Maria Francisca Pereira (* Azinhal), tiveram Manuel Antunes de Araújo Brandão (* Azinhal) casado com Mariana do Carmo (* Azinhal). Tiveram Manuel Antunes (* 1838 Azinhal) casado com Romana Josefa Vaz Palma (Azinhal), meus terceiros avós maternos. A partir daqui o apelido Araújo Brandão deixou de ser utilizado na minha família.
Algum dos confrades consegue entroncar estes dados ?
Melhores cumprimentos,
José Carlos Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#289248 | motalopes | 15 out 2011 13:21 | Em resposta a: #73795

Olá MARIA VASCONCELOS
Li recentemente o seu pedido,que já é de 2004,por isso penso que já terá tido uma resposta às suas questões.
Curioso é que essa Dª PAULA DA CUNHA BRANDÃO,de que fala,era irmã de JOANA BRANDÃO PEREIRA DA CUNHA,
que casou com JOÃO PEREIRA DE BARBOSA SOARES. Desse matrimónio nasceu D.ª CATARINA LUISA PEREIRA DE
BARBOSA SOARES DA CUNHA BRANDÃO,a qual casou,em segundas núpcias,com o Dr. JOÃO LUIS DA SILVA PEREIRA,
de Valença do Minho. Dessa união nasceu, entre outros,nessa Vila,MARGARIDA ANTÓNIA PEREIRA DA CUNHA ,que
viria a contrair matrimónio com o coronel JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,da Casa de Balsemão, e foram os
trisavós paternos do meu pai.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320507 | hladeiro | 10 jan 2013 18:41 | Em resposta a: #17085

Os meus antepassados são Brandões e de Távora Santa Maria, Arcos de Valdevez O meu tetravô era: Diogo Luís D´Abreu Brandão e gostava de saber mais sobre a família. Se me pode ajudar...

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320508 | f4b2 | 10 jan 2013 19:07 | Em resposta a: #320507

Caro Confrade

Tenho estes nomes para si que retirei dos Anuários de Portugal de 1908/1909,cito:

- DIOGO LUIZ D´ABREU BRANDÃO - Lavrador ou Agricultor em Padreiro(Arcos de Valle de Vez),1908

- JÚLIO da SOLEDADE GOMES D´ABREU BRANDÃO - Ajudante da Conservatória de Arcos de Valle de Vez em 1909

- FRANCISCO JOSÉ BRANDÃO - Commerciante em Santa Maria de Távora(Arcos de Valle de Vez,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320686 | hladeiro | 14 jan 2013 09:44 | Em resposta a: #320508

Obrigada João, pela colaboração. O Diogo Luis,´era o meu bisavô. Vou tentar saber quem é o Francisco José Brandão.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320694 | hladeiro | 14 jan 2013 13:23 | Em resposta a: #320508

Confrade João Barroca, há pouco, fui muito rápida pois ia sair, mas quero vir de novo, para me apresentar. Sou Maia Angela, mãe da Helena ladeiro. O Diogo luís é meu bisavô. Sou de Távora Santa Maria. Ando a fazer a Árvore da minha família, mas luto com muitas dificuldades... O meu bisavô, também viveu em Padreiro, que é perto. Mas em Távora, terá vivido na casa da Cancela. Há lá umas inscrições com o seu nome. Tenho umas escrituras dele, de compra de terras, onde aparece esse Júlio da Soledade, será também familiar? não consta dos nomes dos seus irmãos, que eu tenho. Estou convicta que todos os Brandões dessas duas terras devem ser familiares... A mãr do meu Bisavô Diogo Luís, chamava-se:Josefa Bernarda Brandão de Macedo e Sampaio e o pai António Nicolau de Abreu Baptista. Segundo me deram informação, o meu bisavô nasceu em 13 de maio de 1840 e terá falecido em 1901, 6 de Agosto. A filha Maria Cândida da Cunha de Abreu Brandão era a minha avó.
Gostava de lhe pedir a informação para consultar esse anuário...se lhe for possível. Maia uma vez obrigada. M. Angela Ladeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320695 | hladeiro | 14 jan 2013 13:23 | Em resposta a: #320508

Confrade João Barroca, há pouco, fui muito rápida pois ia sair, mas quero vir de novo, para me apresentar. Sou Maia Angela, mãe da Helena ladeiro. O Diogo luís é meu bisavô. Sou de Távora Santa Maria. Ando a fazer a Árvore da minha família, mas luto com muitas dificuldades... O meu bisavô, também viveu em Padreiro, que é perto. Mas em Távora, terá vivido na casa da Cancela. Há lá umas inscrições com o seu nome. Tenho umas escrituras dele, de compra de terras, onde aparece esse Júlio da Soledade, será também familiar? não consta dos nomes dos seus irmãos, que eu tenho. Estou convicta que todos os Brandões dessas duas terras devem ser familiares... A mãr do meu Bisavô Diogo Luís, chamava-se:Josefa Bernarda Brandão de Macedo e Sampaio e o pai António Nicolau de Abreu Baptista. Segundo me deram informação, o meu bisavô nasceu em 13 de maio de 1840 e terá falecido em 1901, 6 de Agosto. A filha Maria Cândida da Cunha de Abreu Brandão era a minha avó.
Gostava de lhe pedir a informação para consultar esse anuário...se lhe for possível. Maia uma vez obrigada. M. Angela Ladeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#320696 | hladeiro | 14 jan 2013 13:32 | Em resposta a: #17085

A minha familia é D´Abreu Brandão, de Arcos de Valdevez, Távora e Padreiro. Meu bisavô era Diogo Luís D´Abreu Brandão e nasceu a 13 de Maio de 1840. Sua mãe era Josefa Bernarda Brandão de Macedo e Sampaio. Como eu gostaria de saber mais coisas, respondi aqui. Quem sabe?! Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#321441 | hladeiro | 19 jan 2013 22:35 | Em resposta a: #320508

Agradeço ao confrade. foram importantes as informações. Levaram-me para campos onde pude ver os nomes que mencionou. Agora tenho de ir procurar as ligações à minha família. Os brandões parece que são de mais que uma origem. Mas em Távora, apareceu-me um Valentim Brandão Coelho e Abreu. A minha família que é daí, tinha D´Abreu Brandão. Coelho não!... mas a aldeia é pequena. Será que os Brandões dessa freguesia são da mesma família?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#322358 | hladeiro | 03 fev 2013 21:48 | Em resposta a: #320508

Confrade João Barroca, agradeço a sua informação. O Diogo Luís é meu bisavô e os outros tenho de continuar a investigar o parentesco. Conto com a sua ajuda se souber mais sobre a minha familia. Estou pouco ágil por aqui...Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#322631 | hladeiro | 07 fev 2013 21:39 | Em resposta a: #115931

Ando à procura de António Velho Brandão, nascido em Távora Arcos de Valdevez. Alguém que esteja a estudar os Brandões, encontrou dados sobre ele? Pode ser que seja irmão de leonel Velho Brandão?( por volta de 1750?) Estes Brandões que aparecem nesta freguesia de Távora são todos parentes? estou com muitas dificuldades... Espero ajuda de algum confrade que passe por aqui. Obrigada, Helena ladeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#338193 | brandaopereira | 16 nov 2013 17:44 | Em resposta a: #322631

Boa tarde, eu chamo-me Rudolf Brandão, e fiquei surpreso com a história que a minha avó paterna me contou esta tarde. Ao que parece, sou descendente da família Brandão, na época a elite urbana no Porto.. Falou assim por alto, e decidi pesquisar e encontrei este fórum.

A minha avó contou-me que o avô do meu bisavô creio eu, que era dono do Banco de Portugal no Porto, e que tinha investimentos em volfrâmio, etc etc.. Uma história muito comprida.

De momento, a minha avó materna, possui o pergaminho manuscrito da família Brandão.
Um dia que possa, vou ler o documento.


Qualquer pergunta, enviem para rudolfpereira@iol.pt
Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#338194 | PP | 16 nov 2013 18:22 | Em resposta a: #338193

Caros confrades,

Procuro informações sobre:

Artur Gonçalves BRANDÃO c.c. Prazeres da Silva NOGUEIRA; ele, filho de António Gonçalves da Costa BRANDÃO e de Francisca Rosa de Jesus.

Ele faleceu a 07.02.1931, na freguesia da Sé, Porto, Porto, Portugal.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#338204 | f4b2 | 16 nov 2013 22:10 | Em resposta a: #338194

Caro PP

Estive a verificar o Anuário de Portugal do ano de 1909, e retirei este nome, cito:

- ARTHUR GONÇALVES BRANDÃO - Funileiro na rua do Loureiro Nº 43, Porto, 1909

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da familia Brandão

#338248 | PP | 17 nov 2013 21:22 | Em resposta a: #338204

Caro João Barroca,

Agradeço a informação, mas não coincide com o pouco que sei sobre ele.

Obrigado pela sua atenção.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Genealogia da familia Brandão

#348875 | CELEGHINI | 03 ago 2014 19:24 | Em resposta a: #16161

Desculpem-me por entrar na conversa mas eu tenho Rosa Brandão ( nascida em São Vicente (Távora) e era casada com Manuel d'Amorim nascido em São Vicente (Távora) (3ª geração de meu antepassado bisavô) Jose Anacleto d'Amorim. Poderíamos fazer alguma ligação?

Resposta

Link directo:

Genealogia da familia Brandão

#405248 | mtmb76 | 10 jul 2018 20:01 | Em resposta a: #73795

Caro(a) Tuxa,

Acredito que somos parentes, já que meus bisavós vieram de Couras também, no século XIX.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen