Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

Este tópico está classificado nas salas: Património

Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#302661 | AJOS | 12 abr 2012 17:43

Boa tarde
Muito agradeço se alguém me poder dar alguma pista sobre a quem pertenceu a Quinta Marion na zona da Ramada Alta no Porto no inicio do século passado? Julgo ficar na zona onde hoje está implantada a EB23 Carolina Michaelis, sua escadaria e talvez até para a zona dp Tribunal de Menores /Tutoria. Num documento que possuo (escritura predial) de 1916, refere "...é de natureza de prazo do dominio directo ao Dom Prior de Cedofeita, desta cida de, com laudemio de quarenta-um ..."

Melhores cumprimentos
Jorge Oliveira e Sousa
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#302956 | Mário Marques | 15 abr 2012 16:04 | Em resposta a: #302661

Na pág. 252 do XI vol da V.ªserie do Tripeiro na secção "Aconteceu há 50 anos" referindo-se ao dia 27 de Dezembro de 1905 lê-se:
" É posta à venda a importante propriedade denominada "Quinta Marion", cuja casa apalaçada e respectivos jardins se situavam no angulo das ruas das Valas e de Oliveira Monteiro"
Como sabe, com certeza, a rua das Valas tem hoje a designação de Nossa Senhora de Fátima
Mário Marques.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#302960 | vbriteiros | 15 abr 2012 16:23 | Em resposta a: #302956

Caro Mário Marques,
Qual dos "ângulos" ? Um tem a residência da S.J.,outro a Caixa Galícia, outro o edfício Parnaso e o último a Drogaria Schlecker
Suponho que seja o da Caixa Galícia porque me recordo de um edifíco com azulejos azuis e uma alta palmeira no jardim ( quase em cima da linha do combóio) e leva a crer que os terrenos da dita quinta poderiam ir até á rua Barão Forrester ou Quinta dos Melos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#303086 | Mário Marques | 16 abr 2012 18:48 | Em resposta a: #302960

Caro Vasco Briteiros
Pois, não sei qual a esquina. Transcrevi o que se lê no Tripeiro, apenas.
No entanto, fui consultar a planta da cidade do Porto, levantada pelo general Telles Ferreira e publicada em 1892.
Já lá figura a casa actualmente ocupada pela Sociedade de Jesus, a unica bem bem na esquina e com terrenos anexos que se estendem pela rua de Oliveira Monteiro. Tambem se vê claramente a tal casa da palmeira, de que me lembto muito bem, e à sua volta terrenos vazios que se estendem por todo o interior do quarteirão até proximo á Ramada Alta. Ainda se vê implantada uma casa na terceira esquina onde hoje está o edificio Parnaso, com pouco terreno anexo mas ainda assim um razoavel jardim que deve coincidir com o limite dos dois edificios. Pela noticia e pelas plantas não se resolve a questão. Quando se procurar outro assunto aparece a resposta a esta e uma historia fantastica sobra a casa Marion, assim costuma acontecer.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#303087 | Mário Marques | 16 abr 2012 18:53 | Em resposta a: #302960

Acrescento:
Falta a quarta esquina a da Drogaria Schleker mas a rua atraz limita muito a area do lote do terreno
Os meus cumprimentos
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#303137 | GSVS | 17 abr 2012 00:37 | Em resposta a: #303087

Meus caros:

A localização exacta da quinta deve vir referenciada na Planta de Telles Ferreira de 1892, consultável no Arquivo Histórico Municipal do Porto, na Casa do Infante.

Cumprimentos,

GVS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#303139 | vbriteiros | 17 abr 2012 01:04 | Em resposta a: #303086

Caro Mário Marques,
Grato pela sua resposta,mas creio que seria melhor redireccioná-la para o autor do tema. Eu somente dei uma achega porque me lembro ainda desse edifício.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado

#303140 | vbriteiros | 17 abr 2012 01:09 | Em resposta a: #303137

Caro GVS,
Grato pela dica e espero que o Confrade AJOS a leia porque é o mais interessado no tema.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 17:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen