Registro de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Registro de batismo

#300488 | Maria M Luz | 21 mar 2012 22:51

Peço ajuda aos confrades deste fórum para encontrar o tero do documento de batismo de Joanna doRego, nascida em 26 de setembro de 1753 na Freguesia de São João Batista na cidade de Beja, filha de Francisco Xavier do Rego e Anna Joaquina Caramujeira Lobo. Deverá a mesma ter outros irmãos nascidos nesta mesma cidade.
Agradeço antecipadamente a colaboração que por ventura vierem a dar a este meu questionamento.

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300500 | luisjrm | 22 mar 2012 00:24 | Em resposta a: #300488

Cara Maria M. Luz

nem a propósito, pode não ter nada que ver com os nomes que acaba de referir neste tópico, mas há alguns dias encontrei finalmente o rasto dos meus “Lobos” quando li no Arquivo de Évora um Processo referentes as Ordens Religiosas.

Num destes Processos de Manuel Lobo (ano de 1730/35 – Ordens Menores e Sacras/Processo nº 2056/maço nº 148), natural de Évora e filho de Francisco Lopes Caramujeiro e de Tereza Maria.
Este Francisco Lopes Caramujeiro e irmão do Dr. Manuel Esteves Lobo, ambos filhos de Luís Lopes “Caramujeiro” de alcunha e de Catarina Soeira.

O Manuel Lobo que também passou a chamar-se Manuel Lobo dos Reis Caramujeiro era já Diácono do Habito de São Pedro no ano de 1735. E também 2 primo pela parte materna de Manuel Mendes de Vasconcelos filho de Gregório Mendes e de Verónica da Costa, naturais da zona do Porto.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300510 | Maria M Luz | 22 mar 2012 04:29 | Em resposta a: #300500

Olá Luis. Como o sobrenome Caramujeiro é bastante difícil de encontrar nas nossas pesquisas, acho que já é um bom caminho, pois agora tenho outros nomes a pesquisar. No nome de Joanna ele aparace como Caramujeira porque era bastante comum antigamente tornar feminino o sobrenome nas mulheres. Por exemplo o pai tinha o sobrenome Pacheco e a filha constava como Pacheca.
Obrigada pela sua colaboração. Um abraço.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300548 | luisjrm | 22 mar 2012 14:27 | Em resposta a: #300510

Ola Maria

pode ver uma parte da descendência destes “Lobos” no Blogue Alengenea do Dr. Luís Calhau:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/search/label/%C3%89vora

este Titulo não esta actualizado, como lhe havia transmitido só agora consegui mais dados.
O primeiro “Caramujeiro” (Luís Lopes) casou com Maria Soeira (residentes em Évora), esta por sua vez e irmã do “meu” Manuel Lobo Soeiro referido do nº 1, natural de Estremoz, ambos filhos de Manuel Esteves Lobo natural de Alvito, que também foi Furriel

Se observar o mesmo Titulo ira constatar que a dada altura aparece Saturnino Martins natural de Beja, ou até o caso de Manuel Lobo Soeiro referido que casou a 1ª vez com Catarina Lopes, natural de Santiago do Cacem, portanto tudo indica que já existiam laços com o Baixo Alentejo.

Se for necessário mais algumas informações disponha.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300705 | Maria M Luz | 23 mar 2012 21:02 | Em resposta a: #300500

Caro Luis. esqueci de fazer este adendo ao pedido sobre Joanna.
Ana Joaquina era filha de Francisco Lopes Caramugeiro e de Maria Teresa, natural da cidade de Évora. Ela é a segunda esposa de Francisco Xavier do Rego.
Acho que já desvendamos mais alguma coisa importante para os nossos laços. Um abraço. Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300710 | luisjrm | 23 mar 2012 21:57 | Em resposta a: #300705

Cara Maria

E com satisfação que constato que somos ainda parentes, e que curiosamente a Maria inicia este Tópico na mesma semana em que eu consigo descobrir todos esses novos dados sobre estes nossos antepassados.

Já viu certamente o tópico que iniciei sobre os “Lobos de Alvito”, no geneall, na espectativa que algum Confrade que traga este apelido estudado possa dar mais alguma ajuda ou informação sobre o mesmo.
Entretanto também já desenvolvi mais os nossos “Soeiros ou Vaz” de Extremoz, que pode se entender ver no Blogue Alengenea os últimos dados que disponho:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/

Se preferir ou se quiser contactar-me deixo-lhe o meu mail;

luisjrmartins@live.com.pt

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300753 | Maria M Luz | 24 mar 2012 17:46 | Em resposta a: #300710

Devemos ser parentes sim. Minha descendência materna é do Ten-Cel. João Caprestano do Rego Lobo (*11/12/1754 em Beja) filho do segundo casamento de Francisco Xavier do Rego com Anna Joaquina Caramujeiro Lobo. Aqui no Brasil fiz toda a sua descendência numa obra de mais de 400 fls. que quero lançar o mais breve possível. Estou vendo se consigo patrocinadores para este livro.
Até mais...
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registro de batismo

#300759 | luisjrm | 24 mar 2012 21:12 | Em resposta a: #300753

Cara Maria

não imaginava que este ramo tivesse raízes no Brasil, por isso e com supressa e satisfação que recebo a notícia. Com muita curiosidade também pelo facto de ter um trabalho sobre a descendência do seu antepassado Tenente Coronel João Caprestano do Rego Lobo.

Agradeço o seu contacto por mail, gostava de informa-la sobre as minhas investigações aqui em Portugal, isto se a Maria não se importar e tiver interesse no mesmo.

luisjrmartins@live.com.pt

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352215 | Maria M Luz | 17 nov 2014 03:46 | Em resposta a: #300488

Caro Parente Luis
estou precisando de sua ajuda aí em Portugal para encontrar as datas e locais de nascimentos das seguintes pessoas: Antonio de Moraes e Castro (1745); Rita de Moraes e Castro (1747); e os outros seus irmãos, todos com o sobrenome Moraes e castro, Marianna (1750), Manoel Mendes (1752), Francisco Antonio (1754), Isidoro Luis (1758), Jose Luis (1760), Luisa Delfina (1762), Henrique Mendes (1764), Felisberta Henriqueta (6.8.1770), Matilde Delfina (5.9.1772) .. todos filhos de Brites Maria Felizarda de Castro e Luis de Almeida Moraes. Eles são ancestrais de pessoas que casaram com os nossos Caprestanos. São todos nascidos em Valença do Minho e eram moradores da cidade do Porto. Brites Maria vai ser a Baroneza de Nevogildes e alguns de seus filhos herdaram esse título. Veja se consegue alguma coisa ai na Terra do nosso descobridor Cabral. Quanto ao livro sobre nossos familiares, continuo trabalhando muito e já está com mais de seiscentas páginas. Um grande abraço da parente brasileira,
Maria Helena Meira Luz

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352230 | luisjrm | 17 nov 2014 15:07 | Em resposta a: #300488

Olá prima Maria da Luz,
Estive a analisar a informação que consta no Fórum, para ver como a poderia ajudar.
No tópico: Capitão António José de Castro, consta que Luís de Miranda e Castro (contratador de tabaco), casou com Mariana Alvin, filha de Francisco Gabriel Ferreira, mercador, e de Clara da Fonseca.
Mariana Alvin tem processo da inquisição de Coimbra:
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2356475
Este processo ainda não está acessível na net, portanto só é possível de ser consultado na Torre do Tombo, caso seja autorizada a mesma consulta. Posso eventualmente numas das minhas passagens pelo Torre do Tombo, solicitar o processo e retirar alguns elementos da informação da página de Genealogia, caso a Maria tenha interesse nessa linha.
Sobre Francisco de Miranda e Castro (casado com Ana de Sousa e Vale), não consegui encontrar processo de Inquisição, na base de dados da T. do Tombo, aliás dos nomes que mencionou só encontrei o de Mariana Alvim.
Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352232 | luisjrm | 17 nov 2014 15:54 | Em resposta a: #300488

Maria,
Encontrei mais dois processos:
Francisco Gabriel Ferreira
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2359847
Clara da Fonseca
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2352985
Clara da Fonseca é natural de Portalegre (Alentejo), filha de Maria Rodrigues Salgado. Numa das linhas que trago em estudo existem “Rodrigues Salgado”, não sei se tem que ver com estes, vou tentar localiza-los!
Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352243 | luisjrm | 17 nov 2014 21:28 | Em resposta a: #300488

Cara Maria,
Consegui encontrar António Rodrigues Salgado (desconheço a filiação), natural da vila de Moura (Baixo Alentejo), casou anteriormente a 1671 com D. Isabel da Gama da Silveira, natural da cidade de Beja, filha do cristão-novo Dr. Manuel Henrique da Silveira, advogado, de D. Mariana de Castro (xv). O mencionado advogado é neto por via materna dos cristãos-novos André de Castro “O Castro das Alcácarias”, sapateiro e curtidor, e de sua esposa Maria Nunes, ambos naturais de Montemor-o-Novo.
Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352400 | luisjrm | 22 nov 2014 21:39 | Em resposta a: #300488

Cara Maria da Luz,
No livro de batismos nº 5 da freguesia de Valença do Minho (Distrito de Viana do Castelo), do TIF 40 ao 91, não encontrei nenhum batismo de filhos de Luís de Almeida Morais e de Brites de Castro!
Podem ter sido batizados no Porto, resta saber em que freguesia?

http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1071164

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Registro de batismo

#352401 | luisjrm | 22 nov 2014 21:40 | Em resposta a: #300488

livros de Valença
http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1071163

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen