Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#299330 | Maria Ribeiro | 09 mar 2012 18:22

Em 1599, Pedro Jorge de Almeida fez a sua justificação de nobreza. Foram testemunhas Francisco de Tavares, da Casa dos senhores de Mira; André de Sousa, filho de D. Diogo Lopes de Sousa, senhor da vila de Eixo e outras mais; Henrique Esteves da Veiga que foi representante por Aveiro às cortes reunidas pelo cardeal-rei, para decidir da sua sucessão e André Gonçalves o Melão das Quintans da Mouta, termo de Eixo e Lopo Gonçalves, morador em Requeixo. Quem seriam estes Gonçalves?

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357718 | Neida | 17 mai 2015 22:48 | Em resposta a: #299330

Eu sou das Quintans (de Eixo e Ilhavo) e tenho na minha genealogia a família da Cruz Maia (Melão ) da Costa do Valado da freguesia de Eixo e mais tarde Oliveirinha e muitos Gonçalves das Quintans. Se quiser, é favor entrar em contacto comigo.

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357720 | Maria Ribeiro | 17 mai 2015 23:04 | Em resposta a: #357718

Cara Neida
Agradeço qualquer informação que possa dar-me sobre os referidos Gonçalves. O meu interesse tem a ver com um estudo que tenho vindo a fazer sobre a aldeia de Requeixo ( onde um dos dois residia) que, como sabe é vizinha das localidades que refere. Despertou-me a curiosidade o estatuto das restantes testemunhas, que parecia indicar que estes dois, provavelmente familiares, também o teriam.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357722 | Neida | 17 mai 2015 23:20 | Em resposta a: #357720

Há tantos Gonçalves em Aveiro que é dificil de fazer a ligação. Os Jorges da minha árvore são de Requeixo e talvez isto pode ter interesse para si. Os Melões eram da Costa do Valado (de Eixo). Não tenho informação sobre o Lopo Gonçalves de Requeixo, mais sei que os Maias (Melões) de Eixo e os Jorges de Requeixo continuaram a ligararem-se por gerações. Sei que talvez esta informação não é a que procura e por isso desculpe. :)

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357726 | Maria Ribeiro | 18 mai 2015 00:40 | Em resposta a: #357722

Na verdade33, também tenho Jorges, entre os meus antepassados. DE quando datam as informações mais antigas que possui, acerca deles? E os Melões também seriam Gonçalves? É que uma dessas duas testemunhas era Gonçalves e Melão parece ser alcunha.
Verifico que está envolvida noutra investigação que para si deve ser muito mais importante e interessante, para a qual lhe desejo muito boa sorte.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357727 | Neida | 18 mai 2015 00:56 | Em resposta a: #357726

Por agora estou interessada na família Jorge :)

http://gw.geneanet.org/temperpolk_w?lang=pt&m=S&n=jorge&p=

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#357730 | Maria Ribeiro | 18 mai 2015 10:59 | Em resposta a: #357727

Cara Neida
Se os seus jorges forem de Requeixo ou da Taipa, tenho algumas informações, que lhe posso dar. E, não ´~ao obtida apenas nos registos paroquiais. Tenho outras fontes primárias, como os Tombos da Casa de Bragança.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro

#360255 | Neida | 06 ago 2015 13:15 | Em resposta a: #299330

Olá Maria,

Sim, os meus Jorges são de Requeixo. Estou muitissimo interessada em qualquer informações que me possa dar. Ficaria muito agradecida se me poder contactar diretamente para eneida.rbp@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen