Almeida Rabello, de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Almeida Rabello, de Viseu

#298199 | r_nogueira | 24 fev 2012 21:49

Olá,

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a localizar a Certidão de Nascimento do meu bisavô, cujos dados conhecidos coloco abaixo:

Nome: Luis de Almeida Rabello
Cidade onde nasceu: Viseu, Beira Alta, Portugal
Data do Nascimento: 1863

Tenho outras informações que talvez possam ajudar. Ele imigrou para o Brasil em 1880, se estabelecendo no Rio de Janeiro. Em 1885 fundou a alfaiataria Almeida Rabello e veio a se tornar um dos alfaiates mais conhecidos da sua época. Infelizmente, não sei nada mais além disso.

Muito obrigado desde já por qualquer ajuda que possam me oferecer.

Atentamente,

Roberto Luiz Almeida Rabello Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298203 | rgmatos | 24 fev 2012 22:26 | Em resposta a: #298199

Caro Roberto Luiz,

Para começar a pesquisa você terá que descobrir em qual freguesia este seu bisavô foi batizado.

Repare que são muitas: http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php

O nome da freguesia está no assento de casamento religioso dele. Sugiro procurar alguma pista em casa e depois nos paroquiais dos Mórmons:

https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2F11570516

Sabendo a data do desembarque desse seu avô, é possível consultar a lista de passageiros pelo site do Arquivo Nacional.

Este é o manual para a pesquisa: http://www.cbg.org.br/baixar/links_sites_pesquisa.pdf

O começo é sempre complicado, não desista!

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298391 | r_nogueira | 27 fev 2012 15:51 | Em resposta a: #298203

Muito obrigado pela resposta e pelas dicas, Ricardo.

Infelizmente em casa não tenho nenhuma outra pista. Verifiquei os sites que você indicou e me parece difícil encontrar alguma coisa a não ser que tenha alguma informação mais precisa, como uma data ou lugar de casamento, por exemplo. Caso contrário, serão muitas horas de garimpo sem garantia de qualquer resultado.

No entanto, sabendo que meu bisavô aportou no Rio de Janeiro em 1880, talvez eu conseguisse encontrar algo na lista de passageiros do Arquivo Nacional. Mas verifiquei que estas listas não incluem mais informação além daquelas que eu já possuo (nome, idade e profissão). Qual seria a utilidade de encontrar o nome dele aí?

Bem, além disso vou continuar tentando obter mais dados, falando com familiares e buscando em instituições a que ele pertenceu. Eu sei, por exemplo, que ele foi sócio benemérito da Beneficiência Portuguesa e do Real Gabinete Português de Leitura, ambos no Rio de Janeiro.

Abraços,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298395 | rgmatos | 27 fev 2012 16:20 | Em resposta a: #298391

Caro Roberto,

Conhecendo a data de desembarque desse seu avô é possível procurar o processo e o passaporte dele. Apesar de haver muitas possibilidades, com um intervalado de tempo menor é certo encontrar algo.

Aqui no fórum há vários tópicos que dizem respeito aos processos para emissão de passaporte. Depois faça uma busca e dê uma lida.

Uma outra possibilidade é procurar algum no CEPESE. É complicado, é pago e pode não encontrar o que procura.

Eu pesquisei "Almeida Rebelo" e encontrei um Luis De Almeida Rebelo da freguesia de S. Salvador.
Filho de José Maria de Almeida e de Maria Tomaziz. Id 8086. Mande um email para lá e pergunte pela data de nascimento e da viagem.

Há outros nomes que aparecem "VISEU" na coluna "naturalidade". Pergunte sobre esses também, pode ser um primo ou um parente próximo que o levará a freguesia do seu avô.

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25Almeida+Rebelo%25&naturalidade=&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar

Se não abrir tente do começo: http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Boa sorte!

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298420 | f4b2 | 27 fev 2012 19:53 | Em resposta a: #298391

Caro Roberto

Estive a ver os Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909 e em Vizeu á alguns nomes Rebello,mas também em Lamego(Distrito de Vizeu) e nalgumas freguesias que pertencem a este Concelho á alguns Rebellos,se quiser posso enviar-lhe esses nomes poderão ser de alguns familiares?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298467 | r_nogueira | 28 fev 2012 14:48 | Em resposta a: #298395

Muito obrigado pela ajuda, Ricardo. Agora entendi a vantagem de saber a data de desembarque. Continuarei buscando no Arquivo Nacional. Já verifiquei todas as chegadas de janeiro, agora só me faltam de fevereiro a dezembro de 1880.

Vou tentar também as outras sugestões que você deu. O mantenho informado através deste fórum sobre qualquer avanço que consiga obter.

Abraços,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298469 | r_nogueira | 28 fev 2012 14:52 | Em resposta a: #298420

Caro João,

Sim, por favor, gostaria de ver estes nomes. Pode ser que ajudem a localizar um familiar.

Obrigado,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298488 | f4b2 | 28 fev 2012 18:14 | Em resposta a: #298469

Caro Roberto

Passo a citar o Anuário de 1908:

- LUIZ TEIXEIRA REBELLO - Addido da Repartição de Fazenda Distrital de Vizeu,1908

- FERNANDO TEIXEIRA REBELLO - Fiel dos Correios e Telegraphos de Vizeu,1908

- ANTÓNIO da SILVA REBELLO - Sapataria em Vizeu,1908

- ARTHUR da SILVA REBELLO - Official de Diligências da Administração do Concelho de Vizeu,1908


De Lamego(Distrito de Vizeu)

- JOSÉ de SOUSA REBELLO - Capitão do Regimento de Milicias de Lamego,fez três campanhas durante as invasões Francesas e foi condecorado por duas vezes por sua Majestade D.João VI, a última das quais por despacho de 28 de Março de 1822.

- TEIXEIRA REBELLO - Agência Bancária em Lamego,1908

- JOSÉ TEIXEIRA REBELLO - Agência de Seguros em Lamego,1908

- JOSÉ de LIMA REBELLO - Mercearia e Barbearia em Lamego,1908

- FRANCISCO PEREIRA REBELLO - Negociante e Commerciante em Lamego,1908

- MIGUEL REBELLO - Lavrador ou Agricultor em Lazarim(Lamego),1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298549 | MCNN | 29 fev 2012 14:29 | Em resposta a: #298199

Caro Roberto

Infelizmente o site da DGARQ referente ao Arquivo Distrital de Viseu esteve inoperacional durante alguns dias, o que impossibilitou que se fizesse qualquer busca.

Agora que o referido site ficou operacional, a busca permitiu encontrar o registo de pedido de passaporte para o Rio de Janeiro, feito em 20-10-1880, de um Luís de Almeida Rebelo, de 17 anos de idade, filho de José Maria de Almeida e de Maria Tomázia, alfaiate de profissão, natural do lugar de Vil de Moinhos, freguesia de São Salvador, concelho de Viseu.

Pode encontrar esse registo neste link:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1143678

Assim, e salvo se trate de coincidência extraordinária, este é o registo do pedido de passaporte do seu bisavô.

Para obter uma cópia do seu assento de baptismo terá de a pedir ao Arquivo Distrital de Viseu.

Mas peça uma cópia não autenticada em vez de uma certidão. Contém a mesma informação e custa 30 vezes menos.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298552 | rgmatos | 29 fev 2012 15:15 | Em resposta a: #298549

Confrade Mário César Navarro,

Obrigado pela ajuda. O site do CEPESE também possui este registro, veja lá o que eu escrevi dia 27. Seria mais barato solicitar ao CEPESE?

Bom, eu queria te pedir uma ajuda para uma pessoa que deseja contratar serviços de procurador em Luanda. Você conheceria alguém para me indicar?

Forte abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298554 | MCNN | 29 fev 2012 15:30 | Em resposta a: #298552

Amigo Ricardo

Este registo corresponde com toda a certeza ao que consta na base de dados do Cepese.

A base de dados do Cepese contém toda (mas apenas) esta informação. Alguma dela (nome, ascendentes, naturalidade) é disponibilizada gratuitamente.

A informação que é facultada após pagamento é a da data do pedido do passaporte, idade de quem pede o passaporte, cota do livro onde a informação recolhida, etc.

Enfim, não divulga mais informação do que a que consta neste registo do ADVISEU.

Não vale pois a pena, neste caso específico, solicitar a informação ao Cepese, pois não vai adiantar mais do que aquilo que já sabemos.

No que diz respeito ao assento de baptismo, ele não é sequer facultado pelo Cepese, a única alternativa é o ADVISEU.

Finalmente, e relativamente à questão que me coloca sobre Luanda, envie-me um email para

marioc.navarro@gmail.com

e exponha-me a situação em concreto.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298585 | r_nogueira | 29 fev 2012 21:39 | Em resposta a: #298549

Caro Mário César,

Muito obrigado pela informação. Não tenho dúvidas de que se trata mesmo do meu bisavô. Sabendo que ele registrou o passaporte em 20-10-1880, consegui inclusive localizá-lo com mais facilidade nas relações de passageiros do Arquivo Nacional, segundo as dicas fornecidas pelo Ricardo. Agora eu sei que ele é filho de José Maria de Almeida e Maria Tomázia, proveniente da freguesia de S. Salvador em Viseu, e chegou ao Rio em 15-11-1880, no vapor Patagônia.

Sem a sua ajuda e a do Ricardo, dificilmente eu teria chegado a todas essas informações. Agora aparentemente fica tudo mais fácil.

Um grande abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298593 | rgmatos | 29 fev 2012 22:53 | Em resposta a: #298554

Amigo Mário César,

Email devidamente enviado. Veja lá o que dá pra se fazer.

Outro abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Rabello, de Viseu

#298594 | rgmatos | 29 fev 2012 22:55 | Em resposta a: #298585

Roberto,

Fico feliz que você encontrou algo nas listagens de desembarque do Arquivo Nacional. Eu mesmo não encontrei os dois únicos desembarques que preciso.

Ótima pesquisa, boa sorte e qualquer dúvida deixe aqui no fórum.

Forte abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen