"Eu fui este caminho" por Rita Olivais

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

"Eu fui este caminho" por Rita Olivais

#295179 | zamot | 20 jan 2012 09:12

No âmbito das comemorações dos 135 anos da Fundação Condessa de Penha Longa temos o prazer de vos comunicar a edição da obra “EU FUI ESTE CAMINHO”, que será lançada em Março.

O livro, da autoria de Rita Olivaes, percorre os mais de duzentos anos da Família Pinto Leite e a sua ligação a Cucujães, centrando-se na personalidade carismática de Clementina Pinto Leite, Condessa de Penha Longa e instituidora desta Fundação.

Ao longo do mesmo, a autora, baseando-se no espólio documental dos vários ramos da Família e em documentação dispersa noutros arquivos e bibliotecas em Portugal e no estrangeiro, enquadra a Família no século XIX e, partindo daí, projecta a vida e a obra de Clementina Pinto Leite, personagem central do livro. O texto começa por contextualizá-la familiarmente, narrando os passos dados e as peripécias vividas pelos seus diversos tios e por seu próprio pai em Portugal, no Brasil e em Inglaterra, os quais projectaram a família social e economicamente.

Relatando as relações havidas com os seus tios – o mais novo dos quais se tornaria seu marido – permite-nos entender a forma concertada como agiam em conjunto, delineando, também, uma estratégia de criação de negócios, que foi levada à prática com um notável espírito de entreajuda familiar. Um verdadeiro clã.

Tendo sido a documentação pessoal destruída por expressa vontade testamentária da própria Clementina Pinto Leite, a autora traçou o seu perfil e trajecto de vida baseando se nos diversos e detalhados testamentos deixados por ela ao longo dos seus mais de oitenta anos de vida, o primeiro dos quais escrito ainda com vinte anos de idade, cinco após ter casado, confirmando-nos o carácter, a sensibilidade social, a inteligência e a visão de uma das mulheres mais fascinantes dos finais do século XIX e princípios do século XX.

Clementina Pinto Leite tendo dedicado parte substancial da sua energia de vida ao auxílio dos seus conterrâneos de Cucujães, contexto que também é descrito, instituiu uma obra com alicerces que permitiram a sua continuidade até à actualidade.

Os capítulos finais relatam-nos os dramáticos esforços realizados pelos sucessivos responsáveis pela instituição – hoje Fundação Condessa de Penha Longa –, em fase de menores recursos, no sentido de cumprirem a vontade da Condessa de Penha Longa, que era a de contribuir para a educação das crianças menos favorecidas através da escola que criou.

Esta obra, de 296 páginas, em fase de pré-impressão, é constituída por um volume com o formato 21x26 cm, em capa de cartolina a quatro cores com plastificação brilhante, será comercializado ao público em geral por 28 euros.

Se pretender beneficiar do preço especial de subscrição de 25 euros, excluindo portes de correio, deverá enviar o cupão abaixo para a morada acima indicada e remeter o valor correspondente em cheque ou proceder à transferência bancária (com envio da cópia da respectiva transacção) até ao dia 17 de Fevereiro, sendo livre de divulgá-la junto do círculo de

amigos, os quais poderão beneficiar de idênticas condições.

O valor obtido com a comercialização desta obra, reverte integralmente para a Fundação Condessa de Penha Longa, destinando-se o mesmo a comparticipar as bolsas de estudo dos alunos mais necessitados.

Vasco Pinto Leite
(Visconde dos Olivais)

Presidente da Fundação Condessa de Penha Longa



NOTA DE ENCOMENDA :



Pretendo subscrever …… exemplar/es da obra “Eu fui este Caminho” da autoria de Rita Olivaes, pelo que junto cheque nº …………………………….. sobre o Banco ……………………………, na importância de ………….... euros, passado à ordem de Fundação Condessa de Penha Longa (R. D. Estefânia, 159 r/c dir., 1000-154 Lisboa) ou transferência bancária para o Banco BPI (NIB: 0010.0000.2494.6900.00373)



Nome: ………………………………………………………………………………………………………..................................

Morada: ……………………………………………………………………………………………………..................................

Telemóvel: ………………..………. Email: ……..………………………………………..……………….............................

Resposta

Link directo:

RE: "Eu fui este caminho" por Rita Olivais

#295531 | zamot | 24 jan 2012 11:06 | Em resposta a: #295179

Prefácio do Professor Marcelo Rebelo de Sousa

Resposta

Link directo:

"Eu fui este caminho" por Rita Olivais

#416675 | manuel cardoso | 29 jul 2019 12:37 | Em resposta a: #295179

Agradeço o favor de me indicar onde ainda poderá ser adquirido este livro. Muito obrigado. Manuel Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen