Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Património | Pessoas

Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#295131 | seabraemilia | 19 jan 2012 21:16

Caros Confrades:

Mais uma vez recorro a este forum e conto com a vossa sabedoria e amabilidade.
Descobri, através dum postal de 1910, o nome da Camisaria de que o meu avô e irmãos eram proprietários: Camisaria Luso Brazileira situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 26 no Rio de Janeiro, Brasil.
O postal, dirigido à minha Bisavó, está assinado por um dos proprietários- Bernardino Alves da Fonseca e sua mulher Francisca da Mota Fonseca. Julgo que Bernardino era irmão do meu avô materno Manuel Alves da Fonseca que vivia nessa mesma rua no nº 27 em 1908 quando a minha mãe nasceu, como consta da sua certidão de nascimento.
Tenho muito poucos dados sobre o meu avô e pensei que esta descoberta pode ser útil, mas como? Onde tenho de pesquizar para saber mais sobre a camisaria e seus proprietários?
A quem me puder ajudar fico imensamente grata.
Bem hajam,

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#295916 | seabraemilia | 28 jan 2012 19:36 | Em resposta a: #295131

Caros Confrades

Volto a pedir a vossa ajuda
Obrigada
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#295924 | apa50 | 28 jan 2012 20:58 | Em resposta a: #295916

Prezada Maria Emília Seabra

Pesquisando no Diário Oficial da União encontrei algumas publicações referentes à firma Bernardino Alves da Fonseca & Filho, cuja razão social é alterada para Bernardino Alves da Fonseca & Filhos, em edital de 20/03/1918, com a entrada para a sociedade dos sócios Carlos Alves da Motta Fonseca e Jayme Alves da Motta Fonseca.

No edital de 18/08/1937 consta que a firma Bernardino Alves da Fonseca & Filhos é alterada para Camisaria Luzo Brasileira Limitada.

O endereço na Rua Marechal Floriano Peixoto, 26 é confirmado em algum edital.

Encontrei Bernardino Alves da Fonseca Filho, filho de Bernardino Alves da Fonseca e de Feliciana Maria da Fonseca, brasileiro, classe 1903. Documento: Certificado de 3º Categoria nº 164 da 1º Circunscrição de Recrutamento. Este documento é referente à quitação com o Serviço Militar.

Não sei se Feliciana Maria da Fonseca lhe é conhecida. Há um edital de 04/05/1949 que consta que ela é viúva, entre outras informações e vários nomes Fonseca e Alves Fonseca.

Enfim, há um edital de 28/08/1978, onde consta um imóvel à Rua Projetada "A" hoje Rua Bernardino Alves da Fonseca, em Santa Cruz/Rio de Janeiro, aforado em nome de Eneas Alves da Fonseca.

Um abraço
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#295948 | seabraemilia | 29 jan 2012 11:33 | Em resposta a: #295924

Cara Sonia

As suas pesquisas foram preciosas. Carlos e Jaime são os filhos do meu tio avo irmão de meu avô, Manuel Alves da Fonseca. O nome dele nunca aparece? Como posso eu aceder a esse Diário Oficial da União ? Tentei, mas só acho informação recente, desde 1990.
Bem-haja. Um abraço ,

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#295965 | seabraemilia | 29 jan 2012 16:36 | Em resposta a: #295924

Caros Confrades

Depois da resposta da Confreira Sonia penso que este Bernardino Alves da Fonseca casado com Feliciana Maria da Fonseca é um meio-irmão da minha mãe, filho do primeiro casamento do meu avô Manuel Alves da Fonseca.
Alguém sabe como ter acesso ao Recrutamento para o Serviço Militar no Rio de Janeiro? Talvez, por essa via, conseguisse descobrir mais informações.

Agradeço de antemão toda a ajuda que me possam prestar.

Atentamente,

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#296106 | FGJ | 31 jan 2012 11:54 | Em resposta a: #295924

Prezada SONIA,
Por favor, me informe, como descobriu ser a antiga RUA MARECHAL FLORIANO a atual RUA BERNARDINO ALVES DA FONSECA?
Algum sitio q vc me pudesse indicar?
Tambem sou interessado em descobrir a localização atual de endereços do início do século 20.
Saudações,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#296110 | apa50 | 31 jan 2012 12:30 | Em resposta a: #296106

Prezado FGJ

Para esclarecimentos informo que em Edital publicado no Diário Oficial da União de 28/08/1978 consta que a Rua Projetada "A", em Santa Cruz/RJ, é naquela data Rua Bernardino Alves da Fonseca.

Não tenho a informação que referida rua era a antiga Rua Marechal Floriano.

Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#296143 | FGJ | 31 jan 2012 20:00 | Em resposta a: #296110

SONIA,
OK! Eu tinha entendido errado. Obrigado, FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#331519 | Leda Fonseca | 25 jun 2013 00:37 | Em resposta a: #295131

Boa noite , Maria Emília!

Bernardino e Francisca eram meus bisavós ( avos paternos de meu pai)

Meu pai era filho de Carlos e sobrinho de Jayme e Jorge.

A camisaria foi fechada quando meu avo ficou doente ( ele era o mais velho dos irmãos) e os irmãos ja estavam idosos.

Desconheço o seu avo.Lamento...

Adoraria ver uma copia do postal que você tem

Atenciosamente, Leda Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#331525 | HRC1947 | 25 jun 2013 10:15 | Em resposta a: #331519

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=324920&fview=e
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Camisaria Luso Brazileira, Rio de Janeiro

#331527 | HRC1947 | 25 jun 2013 12:00 | Em resposta a: #331525

--
http://goo.gl/maps/42lji
HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 10:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen