O significa "SENHOR DA HONRA"?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Património | Títulos

O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293342 | scamaro | 23 dez 2011 19:15

Amigos, por mais que pesquise, não alcanço o sentido do que seja (ou era) um SENHOR DA HONRA.
Um título? Vitalício e hereditário? Ainda há senhores da honra?

qualquer informação "de ouvido" ou bibliográfica será muito bem vinda!

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293344 | HRC1947 | 23 dez 2011 19:51 | Em resposta a: #293342

Confrade;

Pesquise Google - Senhor da Honra - e aparece logo uma explicação!

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293345 | HRC1947 | 23 dez 2011 21:54 | Em resposta a: #293344

Confrade;

...Para sua análise!


http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo_na_Europa


Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293357 | scamaro | 24 dez 2011 00:43 | Em resposta a: #293345

Senhora Ana,

sou professor de história faz bem uns 30 anos, feudalismo é tema do curso médio aqui no Brasil, nas enciclopédias online aparece de forma bem resumida e de fácil compreensão.

meu interesse é que alguém explique o que é o senhor da honra de Cardoso, por exemplo.

a palavra honra só aparece 2 vezes no texto sugerido, nada que ver com genealogia, títulos honoríficos, etc.

o São Google é o primeiro a ser consultado e nada informa nem de uma nem de outra coisa.

Em todo caso, obrigado pela amável sugestão!

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293358 | JoãoGaspar | 24 dez 2011 01:15 | Em resposta a: #293342

Caro confrade,

Não sendo professor de história como o senhor, arrisco-me a dizer um grande disparate, mas penso que mesmo assim é mais simpatico que o mandar procurar no google.
Penso que Senhor da Honra de X ou Senhor de X, teria o mesmo significado, ou seja os direitos sobre um local, região, povoação, vila etc. Como Historiador penso que está familiarizado com o feudalismo e os Senhorios em Portugal e Brasil.
Quanto à existência de Senhores de honra de alguma vila em Portugal, como saberá desde de 1910 que somos uma República e como tal não existem títulos nobiliárquicos desde então, embora continuem a existir titulares.
A Honra ou Senhorio, poderia ser vitalícia ou por uma vida, depende dos direitos que o dito Senhor tivesse sobre as terras dadas pelo Rei.
Actualmente apenas existem senhores e senhoras que asseguram a sua honra, alguns como mais custo que outros.

:)

Abraço amigo

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293360 | A. Luciano | 24 dez 2011 01:42 | Em resposta a: #293342

Caro confrade,

Como em quase tudo na vida, não há uma resposta tipo "pronto-a-vestir" em que encaixe sem dúvidas essas questões.
Honras e Coutos, eram designações de propriedades originariamente anteriores à monarquia portuguesa embora outras fossem depois concedidas com essas denominações.
Tinham direitos e isenções próprias, normalmente relacionadas com isenção de certos impostos e certas obrigações de serviço comunitário e militar que os aldeões ou habitantes de vilas tinham, estes últimos de acordo com o foral respectivo. Era também vulgar serem refúgio franco, isto é, as justiças municipais e reais não podiam nesses casos prender pessoas dentro da Honra (esta última mais vulgar nos Coutos) e em casos especiais e ao que creio pouco frequentes, o senhor da Honra ou do Couto tinha mesmo o direito de administrar justiça.
Como natural, em períodos de governo fraco, a nobreza tinha tendência a exorbitar e arrogar-se o direito de coutar ou honrar sem mercê régia propriedades que não o eram. O principal objectivo das Inquirições era exactamente averiguar em cada região por testemunho dos habitantes mais antigos se não tinham havido abusos nesse campo e também verificar aquelas que teriam perdido esses direitos por já não serem possuídas por fidalgos, caso em que eram ditas devassadas.
A forma de transmissão dependia e tanto podiam ser propriedades vinculadas que se deferiam ao varão primogénito, como propriedades não vinculadas que eram objecto de partilha entre herdeiros ou podiam ser livremente transaccionadas. A designação de "senhor de", com propriedade, seria apenas referida às propriedades vinculadas, como se verifica em jurisdições europeias onde o feudalismo tem muito maior expressão e em que a designação habitual é exactamente "senhor hereditário" mas em Portugal sempre houve uma certa maleabilidade nisso e hoje, como se pode verificar na BD do Geneall, há inúmeros senhores de vulgaríssimas quintas e meras casas de habitação. Assim, quer na origem que podia ser anterior à nacionalidade ou por concessão posterior quer na forma de transmissão terá de investigar caso a caso.
Mais tarde mas ainda na Idade Média, propriedades rústicas detidas por fidalgos mas que não eram Honras nem Coutos, foram chamadas Quintãs.
Como é evidente, assim que acabaram os direitos senhoriais "grosso modo" com o fim do Antigo Regime, deixaram de haver Honras e com a extinção dos morgadios com Mouzinho da Silveira, terminaram igualmente as propriedades que não eram objecto de divisão.

Desejo-lhe um Santo Natal e permito-me duas reflexões amargas:
Acho que o ensino da História em Portugal já está ao nível do do Brasil; e eu estou velho.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293362 | AQF | 24 dez 2011 01:56 | Em resposta a: #293342

Caro Confrade,

Em complemento ao que já lhe foi dito, deixo o que encontrei:

1) Segundo o Diccionario da lingua Portugueza: F - Z, Volume 2, por António de Morais Silva (ver Google com opção livros):

t. jurid. Honras eram terras, onde alguns senhores tinham as suas casas, ou solares, e por vassalos aos vizinhos delas, as quais eram isentas de tributos reais, governadas por Juizes postos por eles, dos quais havia apelação para a Chancelaria; nelas não entravam Juizes del-Rei ou Alçadas. As Honras, parece que tinham diversas denominações, segundo o modo por que se faziam ou constituiam.

2) Em outros diccionários correntes

Honra (antigo) - terra com gozo de previlégio

O significado de Senhor da Honra penso que fica agora claro. Como se compreende hoje em dia não há Honras, nem os respectivos Senhores.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293365 | scamaro | 24 dez 2011 04:27 | Em resposta a: #293362

Srs. Ângelo da Fonseca, A. Luciano e João Gaspar,

as respostas são complementares e muito contribuem para o entendimento dos termos e fatos da genealogia. Estou lendo "Linhagens Medievais Portuguesas 1275-1329" e terei muito mais proveito com os vossos ensinamentos.
Algum estudo de honra (nobreza) e couto (clero), certamente vai enriquecer a leitura e confirmei a idéia de pesquisar cada "honra" em si mesma, destacada de um panorama geral e sempre relacionada ao modo de concessão e ao tempo histórico.

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293371 | Fernando do Vabo | 24 dez 2011 13:41 | Em resposta a: #293365

Caro confrade SCAMARO,

Estou fazendo a árvore genealogica da minha família (VABO).
Encontrei na Enc. Portuguesa e Brasileira, o seguinte: "VABO" "Familia cujo solar é a HONRA de São Martinho de Vabo, no concelho do Pico de Regalados, e tinha a Torrre de carude.

No Nobiliário da Familias Portuguesas encontrei: VABO "Nomes de raizes toponímicas, é êle derivado do da HONRA de São Martinho de VABO, na antiga comarca de Pico de Regalados, e foi adotado como apelido pela família proprietária de tal HONRA, senhores do Paço de Carude.

Em sua leitura da "Linhagem Medieval Portuguesa" encontre alguma referência aos "VABO", favor me repassar.

Agradeço pela atenção, desejando um FELIZ NATAL e um 2012 com muita alegria,paz e harmônia

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293376 | HRC1947 | 24 dez 2011 15:25 | Em resposta a: #293358

Confrade João Gaspar;

[Topo]
RE: Casa de Sousa - D. Álvaro Alexandre de Sousa Chícharo Martins de Jesus, Duque de Beja - quem é? 17-12-2011, 16:42
Autor: JoãoGaspar [responder para o fórum] OMG mas o que é isto que estou a ver?

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293378 | JoãoGaspar | 24 dez 2011 16:07 | Em resposta a: #293376

Cara Ana Simões,

Diga de sua justiça o que deseja porque não entendi a sua mensagem.
Ficou confusa com a informação dos tais Sousas Chichorros que se dizem Senhores de Sousa?
Ou não entendeu o que eu respondi ?
Incomodada com alguma coisa?
Bem o caso não é para menos, encontrei a informação na internet, fazendo um google à Casa de Sousa e indo parar ao site em questão, o que prova uma vez mais que nem tudo o que está escrito é verdade, e como tal é melhor não sugerir a quem aqui vem à procura de ajuda e conhecimento dos restantes membros deste fórum que vão pesquisar para o google. :) ainda por cima estamos em quadra festiva senhora, é Natal! Não custa nada ser simpático para com os outros.

Entretanto se não entendeu o que quer dizer OMG e se é a informação que pretende, esqueça tudo o que foi dito acima, e passo a explicar, OMG Oh My God, traduzindo Oh Meu Deus! e colocando a expressão no contexto, para que não lhe escape nada, essa mensagem respondia à mensagem do Confrade Ricardo Charters de Azevedo, em que este acrescentou uma pagina web da tal família Real Portuguesa que nos era desconhecida. Como tal essa resposta era à de um confrade e não uma mensagem isolada minha a um tópico que eu próprio criei e vim partilhar no fórum, e que alias a Ana participou se não estou em erro.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=292983#lista

Como poderá ver a sua mensagem poderá ter várias leituras, o que não é agradável para o destinatário, pois coloca-o numa situação em que necessitaria de dominar a arte de adivinhar, para que consiga responder à sua intervenção.
Agradeço então que seja mais objectiva e clara nas suas intervenções e espero que não guarde quaisquer ressentimentos por não ter compreendido ( ;) ) qual era o seu objectivo e lhe pedir para ser mais afável e directa nas suas palavras.


Um Santo Natal

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: NOITE DA CONSOADA

#293382 | HRC1947 | 24 dez 2011 17:14 | Em resposta a: #293371

Confrade João Gaspar;

Com os m/ cumprimentos;

... Para abreviar, o busílis da questão é:

Na m/intervenção de 23-12-2011, indiquei ao Confrade Scamaro, o Google para
tentar encontrar uma resposta à sua dúvida.
Na altura não tinha acesso ao endereço respectivo(por avaria), o que só vim a ter
às 21:54, tendo então feito seguir via Forum.

Quando não tenho oportunidade para exemplificar, ou não estou por dentro dos
assuntos a 100%, tento não me alongar muito, para evitar não ficar em "cheque",com
alguma resposta bem estruturada, e por conseguinte dada por alguém que sabe da
matéria.
Conforme já deve ter visto, é sempre confrangedor certas situações.

Para terminar, deixe que lhe diga, que não vem mal ao Mundo, por se aconselhar um
Confrade a ir ao Google. O Snr. que já cá anda há uns anos, sabe com certeza que
também existem pessoas que gostam do "ponha-mo


aqui", (uma espécie de cucos).

Sendo assim, vamos dar por terminado este assunto, que estamos em tempo de PAZ!.

Bom Natal

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: NOITE DA CONSOADA

#293388 | JoãoGaspar | 24 dez 2011 19:57 | Em resposta a: #293382

Cara Ana Simões,

Eu percebi obviamente que tinha ficado, incomodada com o facto de eu ter dito que não seria correcto responder a uma questão do fórum enviando o confrade para o google ou qualquer outro motor de busca. Seria o mesmo que nos mandar-mos uns aos outros para ler os paroquiais ou outros documentos ou fontes escritas que existem aos milhares.
O Fórum surge exactamente para ser uma partilha de conhecimentos e não apenas um meio de divulgação de fontes, e quando não temos oportunidade para nos exemplificarmos correctamente ou se não estamos por dentro do assunto, devemos dar lugar a alguém que saiba responder com informação relevante a quem coloca a questão, não tem a cara Ana Simões ou qualquer outro confrade deste fórum o dever de responder a todas as questões que aqui se levantem.

Quanto ao facto de andar por "cá à uns anos" é verdade, se bem que nem todos os utilizadores deste fórum se sabem exprimir da melhor forma, ou têm noção do que se trata, nem do código que existe entre confrades, não é legitimo que se responda de uma forma tão impessoal a alguém que é recém chegado a este universo, como lhe disse atrás, se não lhe agrada o que determinada pessoa pergunta aqui, ignore! Será esse o meu conselho de Natal para si. Sair com elegância e coerência e participar unicamente no que nos interessa.

Quanto à mensagem que me enviou sobre outro tópico continuo sem entender a razão pela qual, você me envia um tópico que eu criei e faz um copi paste de um comentário meu a esse mesmo tópico??? Lamento mas ainda não vi a luz sobre a sua intenção ao enviar essa mensagem.

Para terminar não devia levar alguns assuntos tão a sério, isto porque eu não comentei nada sobre si, mas parece que foi a si que a carapuça serviu e foi a Ana que e enfiou.

Paz, Amor e Saude
Santo Natal e um Próspero 2012

ps: e não dê assuntos por terminado unilateralmente, poderá ser confundido mais um sinal de arrogância da sua parte, mesmo em tempo de Paz (?) ou em quadra Natalícia como lhe queiramos chamar.

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: O significa "SENHOR DA HONRA"?

#293414 | fertelde | 26 dez 2011 12:47 | Em resposta a: #293360

Estimado Sr. A. Luciano,

"Honras e Coutos, eram designações de propriedades originariamente anteriores à monarquia portuguesa"
Creio que haverá aqui um erro de interpretaçâo, quando diz serem anteriores à monarquia portuguesa... Que refere? que foi antes de D. Teresa e D. Afonso Henriques? ou pretendia dizer anteriores à implantaçâo da República?

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293427 | JC | 26 dez 2011 18:04 | Em resposta a: #293342

Caro confrade

As Honras eram terras dos nobres, que tinham determinados privilégios e isenções, não pagando tributos à coroa. Aqui, os ricos-homens tinham as suas quintas e paços com jurisdição sobre os seus vizinhos e vassalos. Muitas eram anteriores à formação da nacionalidade enraizando-se na época visigótica. Estas Honras estavam muitas vezes ligadas às casas solares das suas famílias onde se mantinham, e que no caso de transitarem para outra família, poderiam perder os seus privilégios. Parece certo que as Honras que são mencionadas até ao séc. XIII são anteriores à fundação. Muitas Honras tinham uma Torre integrante do paço que além da função defensiva era um símbolo de poder do seu senhor.

Mais tarde, D. Dinis, em 1290, mandou fazer Inquirições tendo devassado e abolido as Honras que se tinham constituído indevidamente com o fito de não pagar tributos e nas quais os seus senhores praticavam abusivamente os seus direitos de jurisdição não sendo autorizada a entrada de magistrados e oficiais do rei.

O Senhor da Honra é portanto o detentor/usufrutuário dessa mesma Honra, que passava de geração para geração.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293499 | Bernardo-Luis | 27 dez 2011 19:18 | Em resposta a: #293427

Uma designação que também aparece com alguma frequência é a de

"Senhor do Prazo"

Há alguma diferença entre um "Prazo" e uma "Honra" ?

Cpmts
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293505 | scamaro | 27 dez 2011 20:53 | Em resposta a: #293371

Prezado Fernando,

dei uma busca pelos índices,nada encontrei de família VABO nem da honra de São Martinho, no entanto, caso encontre, trago a informação aqui no fórum!

obrigado pelos votos, igualmente tenha um ótimo e feliz 2012!

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293510 | Fernando do Vabo | 27 dez 2011 21:39 | Em resposta a: #293505

Caro confrade,

mais uma vez obrigado pela sua gentileza e presteza.


Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: O significa

#293511 | JC | 27 dez 2011 21:40 | Em resposta a: #293499

Prazo nada tem a ver com Honra.

Muitas terras não eram exploradas pelos seus detentores, especialmente as da Coroa, da Igreja e de grandes Senhores pelo que essas terras - Prazos eram dadas a explorar a terceiros - os enfiteutas, que passavam a ter o Domínio Útil desse Prazo e pagavam em compensação um Foro ao detentor do Domínio Directo do prazo, o proprietário. Muitas vezes os prazos eram dados como compensação ou agradecimento ao enfiteuta.
Os prazos eram dados geralmente por 3 gerações transmitindo-se de pai para filho (geralmente o varão primogénito) e eram muitas vezes renovados nas gerações seguintes quando os enfiteutas tinham cumprido bem as suas obrigações. Tinham regras de transmissão podendo ser por vezes transmitidos a terceiros.

Os foros eram geralmente pagos em géneros que poderiam ser convertidos em dinheiro para o que havia tabelas para os valores dos géneros (galinhas, porcos, alqueires de trigo, azeite, etc) que variavam em função da região e da dimensão do prazo. Até há cerca de 40 anos ainda existiam prazos que terminaram tendo sido resgatados aos seus proprietários.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen