O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292607 | PauloBraga | 10 dez 2011 11:53

Caros confrades,

no ADVR, no Concelho de Valpaços, Paróquia de Valpaços, falta pelo menos um livro de registos de baptismo que compreende as datas entre 1658 e 1725. No Arquivo dizem que tudo o que têm está digitalizado e na paróquia nada mais lá havia. Será que está na posse de algum particular que não os quer entregar, ou perdeu-se e não chegou aos dias de hoje.
Para mim esse livro é fundamental na minha genealogia, para não falar que nos registos de casamento acontece o mesmo para antes de 1738 e de óbitos temos o mesmo hiato de tempo do livro de baptismos, ou seja, para os dois registos sería o mesmo livro. Quanto aos testamentos não há um único livro.
O que fazer numa situação destas, certamente que existem mais confrades numa situação destas? Fechar essa linha até melhores dias?

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292611 | Marco | 10 dez 2011 13:33 | Em resposta a: #292607

Caro confrade,
Talvez seja melhor ver os livros notariais de Valpaços e os prazos dos conventos perto de Valpaços
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292633 | AlvesRF | 10 dez 2011 17:09 | Em resposta a: #292607

Caro Sr. Paulo Braga,

Também a mim fazem falta esses livros, os quais desconheço o paradeiro. Provavelmente perdidos para sempre.
Quanto a testamentos quero alertar que há realmente alguns livros aqui nesta cota: PT/ADVRL/NOT/CNVLP1
Na "árvore" à esquerda, no site, pesquise em Notariais, no Livro de Notas do Cartório Notarial de Valpaços - 1º Ofício. Talvez encontre o que procure.

Quanto a ideias para procurar (avançando) não tenho nenhuma, talvez algum confrade, o ajude a si, e simultaneamente a mim.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292635 | cardosodoamaral | 10 dez 2011 18:02 | Em resposta a: #292607

Caro Confrade Paulo Braga

Tanto quanto julgo saber não existem conventos nem mosteiros onde possam estar guardados esses livros que procura.
Uma das referências à cidade de Valpaços é a Casa do Arco. Não sei quem são so seus proprietário atuais (está um pouco degradada), mas quem sabe se não têm esses livros.
Apesar desses livros não estarem onde deveriam estar, não quer dizer que estejam perdidos. Podem até estar "misturados" com outros assentos, noutra localidade, como aqui já foi sugerido.
Quem sabe se até guardados nalguma sacristia.
Sugiro entretanto o seguinte:
- expor com clareza (os nomes, caso disso) o que pretende, quem sabe se alguém não teria tido o mesmo problema e resolveu com partilha aqui no Fórum.
Espero ter ajudado
Cordiais cumprimentos
Adelino Amaral

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292637 | scamaro | 10 dez 2011 18:13 | Em resposta a: #292635

Prezado Rui, que cota é essa? que site é este? só copiando e colando não me levou a lugar algum.
obrigado
PT/ADVRL/NOT/CNVLP1


serginho

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292639 | AlvesRF | 10 dez 2011 18:45 | Em resposta a: #292637

Caro Sérgio,

É a cota onde se encontram os testamentos de Valpaços e Possacos. Se for ao site do arquivo de vila real, carregar em navegar na base, depois à esquerda tem uma árvore de elementos. É só seguir o que disse anteriormente. Notariais-> Cartório Notarial de Valpaços - 1º Ofício -> Livros de notas.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292642 | PauloBraga | 10 dez 2011 19:14 | Em resposta a: #292639

Caros confrades,

muito obrigado pelas v/ respostas. Agora vejo uma luz ao fundo do túnel e portanto vou voltar a investigar esta linha.

Atentamente,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292657 | MontDias | 11 dez 2011 00:03 | Em resposta a: #292642

Caro Paulo Braga,

Não deixe igualmente de ver as ordenações sacerdotais para as datas em que faltam os registos paroquiais.
As inquirições "de genere" eram feitas na paróquia de origem do ordinando e sempre nos aparecem os pais, avós e, às vezes, até os bisavós e outros mais recuados. Algumas até têm a transcrição dos registos de baptismo e casamento e árvores de costados.

Bom trabalho.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: O que fazer quando faltam livros de reg. de baptismos, casamento, etc.

#292681 | PauloBraga | 11 dez 2011 15:10 | Em resposta a: #292657

Caro Tiago Monteiro Dias,

muito obrigado também pela sua colaboração neste meu problema. Irei ver as ordenações também, até porque poderão ser muito mais completas.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 23:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen