Família Reboredo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Reboredo

#292529 | OAOJ | 08 dez 2011 21:11

Consultando o NFP de Felgueiras Gayo, verifiquei que esta família praticamente não é aí estudada. A própria base de dados do Geneall indica como primeiro Reboredo, em Portugal, uma personagem que não é referida por Gayo. Haverá outro Nobiliário, ou alguma obra específica que estude a família Reboredo, em maior profundidade? Estou particularmente interessado na área de Setúbal, séc. XVI e XVII.
Agradeço antecipadamente

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#292676 | OAOJ | 11 dez 2011 13:52 | Em resposta a: #292529

Repito o pedido de ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319605 | pedroacpinto | 23 dez 2012 17:51 | Em resposta a: #292529

O que tenho:

TT:
Ch. João III, Perdões, liv. 8, f. 52 Fernão Carvalho, fidalgo da Casa Real, morador em Setúbal, cunhado de Diogo de Reboredo e António de Reboredo, 1541
Casa de Povolide, Nº 75 48 1543 Afonso Dias de Reboredo casas em Setúbal

Abr
PP

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319651 | OAOJ | 24 dez 2012 15:45 | Em resposta a: #319605

Caro Pedro A. C. Pinto
Muito obrigado pelas preciosas informações que vou aprofundar.
Aproveito para desejar um óptimo Natal.
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319652 | pedroacpinto | 24 dez 2012 15:47 | Em resposta a: #319651

Também há um Cristóvão de Reboredo em Vila Cova e Banho (Barcelos) activo nas décadas de 1580-1600
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319662 | OAOJ | 24 dez 2012 17:28 | Em resposta a: #319652

A minha ligação a esta família Reboredo, é através de Inês de Reboredo, mulher de José Mousinho de Melo, moradores em Setúbal, e pais de D. Antónia de Melo. Esta senhora casou, em 1623(não sei o local) com Teodósio de Almeida Cabral, segundo afirma o Padre Joaquim Espanca, na sua obra "Memórias de Vila Viçosa". Também o refere( sem data) a Dra. Mafalda Soares da Cunha, da Universidade de Évora, na obra "A Casa de Bragança 1560-1640". Teodósio de Almeida Cabral foi Couteiro-Mór da Casa Ducal, assim como seu pai, António Rodrigues Coutinho, e seu avô Francisco Rodrigues, uma das famílias de total fidelidade e de suporte da Casa de Bragança. Conheço, hoje, a ascendência de Teodósio de Almeida Cabral. Quanto à da sua mulher, Antónia de Melo, e seus pais, referidos acima, o Padre Joaquim Espanca afirmava serem dos "Melos de Galveias", mas nada encontrei em Felgueiras Gayo, no estudos da Casa dos Condes de Galveias, embora o sucessor de Teodósio de Almeida Cabral, como Couteiro-Mór da Casa de Bragança, fosse exactamente um dos Condes de Galveias. Na obra "Mercês de D. Teodósio II", Duque de Bragança, a 23.9.1622(pouco antes do casamento de D. Antónia de Melo com Teodósio), é feita mercê a Belchior Mousinho de Seabra e Melo, como "Almocharife e Juiz dos Direitos Reais da Dízima do Pescado da Vila de Setúbal" (Belo emprego...!). Possivelmente Belchior seria irmão de Antónia de Melo.
Quem estudou a família Galveias afirma não terem ligações patrimoniais a Setúbal, mas não é o caso da Família Reboredo. com quem casou José Mousinho de Melo.
É neste "impasse" que está a minha pesquisa, neste ramo.
Obrigado
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319663 | pedroacpinto | 24 dez 2012 17:45 | Em resposta a: #319662

Na P o r t u g a l i a e M o n u m e n t a M i s e r i c o r d i a r u m, vol. 6, encontra o Doc. 108 na p. 191:

1642, Junho 22, Alcântara – Minuta de carta de D. João IV enviada à Mesa da Misericórdia de Vila
Viçosa, dando instruções sobre o pagamento de uma dívida da Casa de Bragança para com
a Santa Casa e ordenando que os eleitores da Confraria elegessem para provedor Teodósio de
Almeida Cabral.
Biblioteca da Ajuda – 51-IX-2, fl. 172.
Provedor e irmãos da Mesa da Misericordia de Vila Viçosa.
Eu el Rey vos envio saudar. Vy a vossa carta de 8 do presente em que me significais a necesidade
como essa Caza tem de se lhes fazer pagamento do que a dita renda da Casa de de [sic] Bragança lhe
dever por fim deste anno que acabais de servir, logo mandes a junta1 que para isso se passassem as ordens
necesarias e asim se vos dara satisfação a tempo que não2 falta para deixardes a Caza desempenhada
como3 , o que vos tenho em serviço e vo-lo agradeço muito.
Para4 servir de provedor este anno que entra de dia de Sancta Izabel em diante, direis de minha
parte aos eleitores elejão a Theodozio de Almeida Cabral, a que tãobem direis5 quando for chamado, que eu
ouve por bem que elle fosse eleito para servir o ditto cargo, porque espero o faça como delle comfio. Escrita
en Alcantara, a 22 de Junho de 642.

A Mafalda Soares da Cunha dá-o como comendador de Santiago de Oura em 1634 (Comendadores e Comendas da Casa de Bragança), no arcebispado de Braga.
PP

Resposta

Link directo:

RE: Família Reboredo

#319671 | OAOJ | 24 dez 2012 19:48 | Em resposta a: #319663

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=2010552
Tem aqui outras referências a Teodósio de Almeida Cabral.
Sabia que tinha sido nomeado Provedor da Misericórdia, mas não sabia que tinha tido uma "cunha" tão forte.
Obrigado
João Afonso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 00:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen