Registros Paroquiais em Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Hispânia | Pessoas | Regiões

Registros Paroquiais em Espanha

#290303 | Cassiano Borowsky | 01 nov 2011 16:07

Prezados,

gostaria de saber se alguém pode indicar onde consigo obter dados relativos aos registros paroquiais de:

- San Esteban de Oca, Pontevedra

- Piriguela, Monumenta, Tamame e Almeyda de Sayagos, todos em Zamora

- Bigo, Tuy

- Santillana, Santander

- Bayona

- Fuentes Nuevas, Ponferrada

- Salcedo del Bierzo, Astorga

Att,

Cassiano

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290305 | isabel71 | 01 nov 2011 16:18 | Em resposta a: #290303

Caro Cassiano,

Eu também tenho ascendência espanhola, nomeadamente na Galiza. Para registos paroquiais da Galiza tem de procurar no Arquivo Histórico Diocesano de Santiago de Compostela, onde já me desloquei.
O site é este http://www.ahds.es/index.html. Alguns registos podem ainda estar nas Paróquias.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290306 | isabel71 | 01 nov 2011 16:25 | Em resposta a: #290305

Caro Cassiano,

O link que lhe deixei não está correcto. Siga http://www.ahds.es/

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290341 | Cassiano Borowsky | 02 nov 2011 13:05 | Em resposta a: #290306

Prezada Isabel,

obrigado pela resposta!

Entrarei em contato por meio do link que recomendaste.

Att,

Cassiano

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290344 | rgmatos | 02 nov 2011 13:37 | Em resposta a: #290341

Cassiano,

E a nossa pesquisa na Terceira? Avançamos?

No post aqui de baixo postaram todos os links para as dioceses da Espanha.

http://fraternidadesaogilberto.blogspot.com/2011/05/espanha-diminui-o-respeito-liberdade.html

É isso.

Abraços,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290346 | Cassiano Borowsky | 02 nov 2011 13:55 | Em resposta a: #290344

Prezado Ricardo,

obrigado pelo link!

E sim, sigo pesquisando na Terceira - com as digitalizações (por enquanto apenas de Angra do Heroísmo), tornou-se possível avançar bastante e obter dados novos. Também obtiveste avanços?

Cassiano

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290348 | rgmatos | 02 nov 2011 14:08 | Em resposta a: #290346

Cassiano,

Não avancei nada na Terceira. Eu vou tentar descarregar os livros inteiros, de uma vez só, para o computador. Aí transformo tudo as imagens em arquivos pdf e junto todos eles. Uma amiga aqui do fórum postou uns tutoriais para fazer o download. Vou testar com os arquivos de Angra do Heroísmo em breve. Mas não sei se vai servir, porque parei em um ramo que é de Praia da Vitória...

Bom, depois dê um ok no facebook. Eu solicitei amizade.

Boas pesquisas!

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290367 | coimbra | 02 nov 2011 21:50 | Em resposta a: #290306

Confrade Isabel Ferreira
Consigo entrar em Archivo Historico Diocesano de Santiago de Compostela. Depois, diz que os registos de San Pedro Rebon ,em Moraña estão lá.Mas vê-los.... não consigo.Que preciso de fazer? Tenho de ir lá?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290373 | Millafre | 02 nov 2011 22:22 | Em resposta a: #290303

Para Cassiano Borowsky

Empiezo por decirle que, en lo que respecta a Galicia, los libros parroquiales antiguos están en buena parte recogidos en los archivos históricos de las distintas diócesis, y solo pueden ser consultados en los correspondientes Archivos Diocesanos, pues no están digitalizados, ni hacen búsquedas por cuenta de tercero.

Los libros de Santo Estevo de Oca están en el Archivo Diocesano de Santiago de Compostela, y tienen las siguientes fechas extremas: B 1667-1934, C 1668-1943, D 1668-1914. El Archivo está en una dependencia del antiguo monasterio de S. Martiño Pinario, y funciona de lunes a viernes de 9,30 a 14 (viernes hasta 13,30). Puede visitar la página del Archivo: http://www.ahds.es/pastoral.htm

Respecto a Vigo, tiene 21 parroquias creadas con anterioridad al siglo XVII, por lo cual deberá concretar la que le interesa; de las 21, 18 han depositado los libros en el Archivo Diocesano de Tui, según los últimos datos publicados. También las cinco parroquias de Baiona tienen sus libros depositaros en Tui, cuyo Archivo está en una dependencia de la propia catedral, y abre solamente los miércoles y los viernes de 10 a 14.

Desconozco la situación de los obispados de Astorga, León y Zamora a que pertenecen las localidades que indica. Saludos cordiales.

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290387 | Cassiano Borowsky | 02 nov 2011 23:34 | Em resposta a: #290373

Prezado Millafre,

muito obrigado pelas informações!

É uma lástima que tais arquivos não estejam digitalizados e disponíveis para consulta... ainda mais para quem reside no Brasil (é o meu caso!) e não tem como fazer uma viagem do gênero para pesquisar.

Mas, de qualquer modo, é sempre bom obter orientações acerca dos registros, de sua situação e de sua localização!

Saudações,

Cassiano

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290393 | isabel71 | 03 nov 2011 00:01 | Em resposta a: #290367

Confrade Coimbra,

Se os registos estão no Arquivo significa que tem que se deslocar ao Arquivo de Santiago de Compostela para os consultar. Os serviços prestados são idênticos aos dos Arquivos Portugueses e os funcionários são muito simpáticos e prestáveis. Se não estiverem no Arquivo é porque ainda se encontram nas paróquias o que torna a sua consulta um pouco mais complicada.

Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#290402 | coimbra | 03 nov 2011 11:33 | Em resposta a: #290393

Confrade Isabel Ferreira
A sua resposta foi a que temia. Nada digitalizado, julguei que estavam mais «avançadinhos» do que nós!
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#336550 | exprima | 10 out 2013 16:59 | Em resposta a: #290387

sim, é meu caso... consegui obter as informações extremamente facil em Portugal, mas simplesmente não encontro meus bisavós na Espanha, sendo q tenho todos os dados da entrada deles no Brasil... mesmo q eu vá à Espanha nãos erá fácil, pq não temos certeza da cidade de origem, ela varia em cada documento!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Registros Paroquiais em Espanha

#336558 | mtpq1234 | 10 out 2013 20:27 | Em resposta a: #290387

Caro confrade,

Para Zamora tente o seguinte link:

http://www.obispadodezamora.es/
mailto:obzamora@planalfa.es

Os registos não estão on line mas se pedir por correio ou por email, respondem-lhe.

Cumprimentos,

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 14:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen